Desenvolver competências para a resolução de problemas

4 partes:Compreender o problemaDesenvolver um plano deImplementar e avaliar o planoAprimore suas habilidades ainda mais

A capacidade de resolver problemas não só se aplica a lição de matemática. habilidades de pensamento analítico e resolução de problemas são parte de muitos postos de trabalho, desde a contabilidade de programação de computador, trabalho de detetive e até mesmo obras de arte como arte, performance e literatura. Embora os problemas individuais variam, existem algumas estratégias gerais para a resolução de problemas como proposto pelo matemático George Polya em 1945. Seguindo seus quatro princípios (a compreensão do problema, desenvolver um plano, levá-lo para fora e olhar para o passado) pode melhorar o seu habilidades para a resolução de problemas e enfrentar as dificuldades de forma sistemática.

parte 1
Compreender o problema
1
Definir claramente o problema. Este é um passo aparentemente simples, mas fundamental. Se você não entender bem o problema, suas soluções podem ser ineficazes ou pode falhar completamente. Para definir o problema, você terá que fazer-lhe perguntas e olhar para ele a partir de ângulos diferentes. Por exemplo, não é apenas um problema ou realmente são vários? Você pode re-expressar o problema em suas próprias palavras? Ao passar o tempo com o problema, você vai entender melhor e estar totalmente preparado para dar soluções.
  • Faça perguntas. Por exemplo, digamos que você como um estudante têm muito pouco dinheiro e quer encontrar uma solução eficaz. Qual é o problema? São sua renda (ou seja, não ganhar dinheiro suficiente)? Você gasta demais? Talvez você tem despesas inesperadas ou sua situação financeira mudou?
  • 2
    Defina seu objetivo. Declare seu objetivo é uma outra maneira para chegar à natureza do problema. O que você conseguir? O que você descobriu? Lembre-se que levar em consideração o que você sabe eo que você não sabe o problema, e você deve saber onde encontrar informações para ajudá-lo a alcançar seu objetivo.
  • Por exemplo, digamos que o seu problema é o dinheiro. Qual é a sua meta? Nós nunca pode ter dinheiro suficiente para sair no fim de semana e se divertir no cinema ou em uma boate. Determina que o seu objetivo é ter mais dinheiro. Muito bem! Se você tem um objetivo claro, o melhor que você vai definir o problema.
  • 3
    Reúne informações de forma sistemática. Além de definir o seu problema e seu objetivo, você deve reunir tantos fatos quanto possível sobre o problema, a fim de ter uma imagem clara. Coleta informações, pedir a outras pessoas ou peritos relacionados com o problema, procurar fontes on-line, fontes publicadas ou em outro lugar. Depois de ter a informação, encomendá-lo. Você pode fazer para reformular ou resumir isso. Talvez você poderia planejar isso em um gráfico. Você não precisa seguir este passo se o seu problema é simples, mas será crítico para esses problemas mais complexos.
  • Por exemplo, para resolver o problema da falta de dinheiro, você pode querer a um quadro mais detalhado quanto possível de sua situação financeira. Reúne informação da sua última declaração e falar com um funcionário do banco. Hazle controlar suas receitas e despesas em um caderno, e, em seguida, cria uma planilha ou gráfico para mostrar sua renda com suas despesas.
  • parte 2
    Desenvolver um plano de


    1
    Analisa a informação. O primeiro passo para encontrar uma solução é olhar para as informações que você coletou sobre o problema e analisar a sua importância. Quando você analisar, você procurar ligações e relações, a fim de compreender melhor a situação em geral. Comece com os dados brutos. Às vezes você precisa quebrar a informação em partes menores, mais manejáveis ​​ou ter que classificá-lo de acordo com sua importância ou relevância. Para isso, algumas ferramentas úteis são diagramas, gráficos ou modelos de causa e efeito.
    • Por exemplo, você reuniu todas as suas declarações. Olhe para eles. Quando, como e onde está o seu dinheiro? Onde, quando e como você o gasta? Qual é o padrão global de suas finanças? Você tem um excedente ou défice líquido? Existe algum elemento que você não pode explicar?
  • 2
    Ele gera soluções possíveis. Digamos que você tenha revisado sua informação e você percebe que você tem um déficit líquido de seus fundos (ou seja, gastar mais do que ganha). O próximo passo é gerar uma gama de soluções possíveis. Não é necessário que você avalie agora. Por exemplo, você pode refletir inversa. Isto implica perguntar: "Como é que este problema vem?" E, em seguida, investir o que você responder. Você também pode pedir aos outros o que eles fariam.
  • Seu problema é a sua falta de dinheiro. Seu objetivo é ter mais dinheiro. Quais são suas opções? Sem avaliar menciona algumas soluções. Talvez você pode obter mais dinheiro ou um part-time tirando um empréstimo do estudante. Por outro lado, você pode salvar, reduzindo suas despesas ou reduzir outros custos.
  • 3


    Avaliar e escolher soluções. Como você analisou os dados brutos do problema, você também tem que analisar tudo o que poderia ser adequado. Em alguns casos, isso pode significar para testar um cenário ou fazer uma experi- em outros casos, isso poderia significar utilizando uma simulação ou uma experiência para ver as consequências de uma determinada solução. Escolha a solução que melhor se adapte às suas necessidades, parece que trabalho e não criar mais problemas.
  • Como você pode ganhar dinheiro? Assista suas despesas, ou seja, você não deve gastar em muitas coisas além de suas necessidades básicas como suas aulas, refeições e alojamento. você pode reduzir seus custos de outra forma como encontrar um companheiro de quarto para dividir o aluguel? você pode dar ao luxo de pedir um empréstimo de estudante apenas para se divertir neste fim de semana? você pode fazer o tempo para seus estudos para trabalhar a tempo parcial?
  • Cada solução irá levar a seu próprio conjunto de situações que têm de ser avaliadas. Projetar-se. O seu problema de dinheiro será necessário que você desenvolver um orçamento. No entanto, você também precisa fazer considerações pessoais. Por exemplo, você pode reduzir seus gastos em coisas básicas como alimentação ou hospedagem? Você está disposto a dar mais prioridade ao dinheiro para a escola ou o fato de tomar uma dívida?
  • parte 3
    Implementar e avaliar o plano
    1
    Executa uma solução. Depois de ter escolhido a melhor solução, colocá-lo em prática. No início, você poderia fazer uma escala limitada para testar e avaliar os resultados. Você também pode ir all-in. Lembre-se que problemas imprevistos podem surgir nesta fase, as coisas que não são planejadas durante a análise e avaliação inicial, especialmente se você estruturou o problema de forma adequada.
    • Decidir reduzir suas despesas, porque você não está disposto a tomar sobre a dívida, para distraí-lo de seus estudos ou para viver com um companheiro de quarto. Você pode desenvolver um plano detalhado, reduzindo alguns dólares em partes e realizando um teste mensal.


  • 2
    Comentários e avalia o resultado. Agora que você já implementou uma solução que você terá que monitorar e avaliar os resultados. Pergunte-se se a solução funciona. Você pode alcançar seu objetivo? Há novos problemas imprevistos? Verifique o problema e o processo de resolução de problemas.
  • Os resultados do seu teste será misturado. Por um lado, você salvou o suficiente durante o mês para se divertir nos fins de semana. No entanto, novos problemas surgem. Você vai perceber que você tem que escolher entre gastar dinheiro e comprar coisas básicas como comida. Você também vai precisar de um novo par de sapatos, mas você não pode pagar de acordo com seu orçamento. Você pode precisar de uma solução diferente.
  • 3
    Fazer ajustes, se necessário. Lembre-se que a solução de problemas obras em um ciclo. Ele irá gerar muitas soluções possíveis que devem ser avaliados. Se você resolver o problema, você encontrou uma solução adequada. Se não, então você deve procurar uma solução alternativa e começar tudo de novo. Reconsidere a sua solução inicial e adaptá-lo, se não funciona. Use outra solução, executá-lo e verificar o resultado. Repita este processo até que finalmente resolver o problema.
  • Depois de um mês, você decidir deixar o seu primeiro orçamento e procurar um emprego a tempo parcial. Você encontrar um estágio no campus. No desenvolvimento de um novo orçamento vai lhe dar mais dinheiro sem tomar muito tempo em seus estudos. Você poderia ser uma solução eficaz.
  • parte 4
    Aprimore suas habilidades ainda mais
    1
    Faça exercícios mentais frequentemente. Como os músculos do seu corpo, você terá de tentar resolver um problema se você quiser ser mais forte e trabalhar com o passar do tempo. Em outras palavras, você tem que exercitar frequentemente. Estudos mostram que elementos tais como jogos de mente pode fazer você ter uma mente mais ágil. Há muitos jogos ou atividades que você pode fazer.
    • Trocadilhos são excelentes. Por exemplo, não é um jogo para quebrar palavras em que você tem que coincidir com uma palavra fragmentos para formar palabas sob um dado, como a questão "filosofia". No jogo "Torre de Babel" necessidade de memorizar e, em seguida, combinar palavras em língua estrangeira ter uma imagem adequada.
    • jogos matemáticos também irá testar suas habilidades para resolver problemas. Um número ou palavra problema, você tem que ativar partes do seu cérebro a analisar a informação. Por exemplo, "James tem metade da idade que você vai ter quando estou sessenta anos mais velhos do que quando ele tinha seis anos antes de ter metade da sua idade agora. Como vontade James idade, quando sua idade é duas vezes que foi 10 anos após a metade de sua idade atual ?. "
  • 2
    Jogar jogos de vídeo. Por um longo tempo, jogos de vídeo têm sido vistas como um jogo mentalmente inativo. No entanto, uma nova pesquisa mostra que os videogames podem melhorar algumas partes do pensamento e percepção espacial, raciocínio e memória. No entanto, nem todos os jogos são criados iguais. Enquanto os jogos onde os tiros são feitos na primeira pessoa pode melhorar o seu raciocínio espacial, eles não são tão eficazes como os outros a desenvolver habilidades na resolução de problemas.
  • Jogar algo que obriga a pensar estrategicamente ou analítica. Arma um quebra-cabeça ou jogar Tetris. Você também pode preferir uma dramatização ou um conjunto de estratégias. Nesse caso, alguns jogos como "Civilization" ou "Sim-City" pode ser mais adequado para você.
  • 3
    Começa a fazer um hobby. Um hobby é outra excelente maneira de desenvolver suas habilidades para resolver problemas. Escolha algo que envolve uma solução de problemas ativa ou ativar partes apropriadas do seu cérebro. Por exemplo, começar a aprender uma língua estrangeira. A linguagem funciona nos dois hemisférios do cérebro, para aprender uma língua irá ativar as áreas que controlam a análise e raciocínio e resolução de problemas. Esses elementos ajudam a resolver problemas:
  • A web design, programação software, quebra-cabeças, Sudoku e xadrez também são hobbies que irá forçá-lo a pensar estrategicamente e de forma sistemática. Qualquer um vai ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas em geral.
  • Artigos Relacionados