Como reduzir o antígeno prostático específico (psa)
2 partes:
Reduzir os níveis de PSA naturalmenteObter cuidados médicos para reduzir os níveis de PSAAntígeno prostático específico (PSA, por sua sigla em Inglês) é uma proteína produzida pelas células da próstata. A PSA teste mede os níveis de PSA no sangue e os resultados normal deve ser inferior a 4,0 ng / mL. Os níveis de PSA acima deste limiar deve ser investigada porque eles podem indicar cancro da próstata, apesar de outros factores que podem aumentar os níveis de PSA incluem glândula da próstata hipertrofiado ou inflamada, uma infecção do tracto urinário, um ejaculação recente, o consumo de testosterona , idosos e até mesmo andar de bicicleta. Você pode reduzir os níveis de PSA naturalmente e com o tratamento médico.
parte 1Reduzir os níveis de PSA naturalmente
1
Evitar alimentos que provocam níveis mais elevados de PSA. Certos alimentos parecem afectar de forma adversa a glândula da próstata e aumentar os níveis de PSA no sangue. Mais especificamente, as dietas ricas em produtos lácteos (leite, queijo, iogurte) e as gorduras de origem animal (carne, manteiga, manteiga) têm sido associados ao aumento do risco de cancro da próstata. Portanto, mudar para uma dieta saudável, que é baixa em gordura saturada e rica em frutas e vegetais ricos em gorduras antioxidantes pode reduzir o risco de câncer de próstata e seus níveis de PSA.
- Os produtos lácteos parecem provocar níveis mais elevados de um factor semelhante a insulina, o que tem sido associada a elevados níveis de PSA e de saúde pobre crescimento da próstata.
- Quando você come carne, opte por baixo teor de gordura, como peru e frango variedades. As dietas baixas de gordura pode também ser ligada a uma melhoria da saúde da próstata em geral, e reduzir o risco de hiperplasia benigna da próstata (hipertrofia).
- Substituir a carne por peixes mais frequentemente. Os peixes gordos (como o salmão, atum e arenque) são ricos em gorduras omega-3, que são ligados à redução do risco de câncer de próstata.
- Bagas cor azul ou roxo escuro e uvas e vegetais de folhas tendem a ser o mais rico em antioxidantes, que previnem os efeitos prejudiciais da oxidação nos tecidos, órgãos e glândulas (como próstata).
2
Comer mais tomates. Os tomates são uma rica fonte de licopeno, que é um carotenóide (um pigmento vegetal e antioxidante), que protege os tecidos do stress e ajuda a melhor utilização da energia. As dietas ricas em produtos de tomate e tomate (por exemplo, molhos de tomate e massas) estão ligadas a um risco reduzido de cancro da próstata e contribuir para a redução dos níveis de PSA que circulam no sangue. Licopeno parece ser mais biodisponível (mais fácil para o corpo a absorver e usá-lo) quando em alimentos processados, como pasta de tomate e produtos de purê de tomate.
- Algumas pesquisas sugerem que pode haver licopeno mais biodisponível em tomate picado cozido com azeite em aqueles que são cozidos sem óleo.
- Embora a principal fonte de licopeno na dieta são os produtos à base de tomate, outras fontes incluem damascos, goiabas e melancias.
- Se você não pode comer ou não gosta de tomates, por algum motivo, de qualquer maneira você pode obter o benefício de reduzir o licopeno PSA tomar um suplemento de 4 mg por dia.
3
Beber suco de Granada. Granada suco natural contém muitos compostos saudáveis, alguns dos quais impactar positivamente a próstata e manter baixos níveis de PSA. Por exemplo, sementes, polpa e da casca contém antioxidantes poderosos Granada como flavonóides, antocianinas e compostos fenólicos. Acredita-se que estes fitoquímicos inibir o crescimento de células cancerosas e impedir a acumulação de PSA no sangue. Granada sumo é também uma boa fonte de vitamina C, que estimula o sistema imunitário e permite que o corpo para reparar seus tecidos. Ambos os efeitos têm um impacto positivo sobre os níveis de PSA.
- Tente beber um copo de suco de Granada todos os dias. Se puro suco de Granada não gosto (é muito ácida), procura uma mistura de suco doce contendo Granada.
- Escolha os produtos mais naturais e puros de Granada. Processamento tende a destruir fitoquímicos e vitamina C.
- Granada extracto também está disponível em cápsulas e pode ser tomado como um suplemento dietético diário.
4
Considere tomar suplementos como Pomi-T. O Pomi-T é um suplemento dietético comercialmente disponível contendo Granada, brócolis, chá verde e açafrão e pó-primas. Uma investigação em 2013 concluiu que Pomi-T reduz significativamente os níveis de PSA em pacientes com câncer de próstata. Cada um dos ingredientes é um antioxidante potente e tem propriedades anti-cancro, mas, quando misturado, parece ter um efeito sinérgico que estimula a eficácia. A pesquisa foi baseada em homens com cancro da próstata que tomaram o suplemento de 6 meses. Verificou-se que Pomi-T era bem tolerado e não acreditava que não causou efeitos colaterais negativos.
- O brócolis é uma planta crucíferos ricos em compostos à base de enxofre, que combatem o câncer e dano oxidativo nos tecidos. Quanto mais cozinhas brócolis, torna-se cada vez mais benéfica, de modo a manter as variedades matérias.
- O chá verde contém catequinas, que são antioxidantes, que podem ajudar a matar cancro, reduzindo os níveis de PSA no sangue células. Se você preparar uma xícara de chá verde, não use água fervente porque vai reduzir um pouco o seu poder antioxidante.
- Cúrcuma é um potente anti-inflamatório que contém curcumina, o componente responsável pela redução dos níveis de PSA limitando a disseminação de células cancerosas da próstata.
5
Tente tomar um suplemento, como PC-SPES. PC-SPES (significando "esperança para o cancro da próstata") É um suplemento alimentar à base de extractos de 8 diferentes ervas chinesas. Ele já existe há muitos anos e está comercialmente disponível na maioria das lojas de produtos saudáveis. Uma investigação em 2000 concluiu que PC-SPES pode reduzir significativamente os níveis de PSA em homens com doença de próstata avançado. Os pesquisadores acreditam que PC-SPES age de maneira semelhante estrogênio (hormônio feminino principal), reduzindo os níveis de testosterona nos homens, que encolhe a próstata e reduzir os níveis de PSA.
- Todos os homens no estudo que tomaram PC-SPES por 2 anos (nove cápsulas por dia) viu um declínio em seus níveis de PSA de 80% ou mais e o declínio durou mais de um ano depois de parar de tomar os suplementos.
- PC-SPES é uma mistura de calota craniana Baikal, flores de crisântemo, cogumelos Reishi, raiz isatis, raiz de alcaçuz, raiz de ginseng (Panax ginseng) rubescens Rabdosia e as bagas de Saw Palmetto.
parte 2Obter cuidados médicos para reduzir os níveis de PSA
1
Verifique com seu médico sobre os resultados do teste PSA. A grande maioria dos homens têm um exame de sangue para PSA é feito porque ele tem sintomas da próstata, como dor pélvica profunda, desconforto quando sentado, dificuldade para urinar, urinar mais frequente, sangue no sêmen ou disfunção eréctil. No entanto, existem muitos problemas que afectam a próstata (infecção, cancro, hipertrofia benigna, espasmos) e muitas causas de um aumento nos níveis de PSA (como mencionado acima). Como tal, os resultados do teste de PSA não é um diagnóstico definitivo de câncer, porque ele tende a ter muitos falsos positivos (falsos alarmes). O seu médico irá considerar o resultado do teste de PSA também sua história pessoal, o exame físico da próstata ou possivelmente uma biópsia (amostra de tecido) da glândula antes de fazer qualquer diagnóstico.
- Anteriormente, acreditava-se que um resultado de teste de PSA de menos do que 4 ng / mL era saudável e um resultado superior a 10 ng / mL foi considerada um risco elevado de cancro da próstata. No entanto, verificou-se que os homens com cancro da próstata pode ter valores abaixo de 4 ng / mL com próstatas saudáveis e outros resultados podem ser bem acima de 10 ng / mL.
- Perguntado por testes de PSA alternativos. Existem três formas alternativas de examinar o PSA (para além de padrão), que agora são considerados pelos médicos: a percentagem de PSA livre considera apenas o PSA que circula livremente no sangue, não o nível total de velocidade de PSA-PSA usado os resultados de outros testes de PSA para determinar a mudança nos níveis de PSA ao longo do teste de tempo e PCA3 urina procura uma genes de fusão comuns em pelo menos metade dos homens com cancro da próstata que examinaram PSA.
2
Considere tomar aspirina. Um estudo realizado em 2008 concluiu que a aspirina e outros antiinflamatórios não-hormonais (AINEs) pode ajudar a reduzir os níveis de PSA se tomado regularmente. Os investigadores não sabem o mecanismo exato do impacto que a aspirina tem sobre a próstata (aquele que não é devido ao encolhimento da glândula), mas os consumidores do sexo masculino regulares tinha quase 10% dos níveis de PSA menores, em média, em comparação com os homens que não tomaram aspirina ou outros AINEs. No entanto, fale com o seu médico sobre os riscos de tomar aspirina a longo prazo, como a irritação do estômago, úlceras e reduzindo a capacidade de coagulação do sangue.
- Aspirina consumidores que sofrem o maior impacto sobre seus níveis de PSA são homens com cancro da próstata avançado e não são fumantes.
- cobertura de aspirina em baixa dose (muitas vezes chamado de aspirina infantil) é a opção mais segura para os homens que querem tomar a medicação a longo prazo (mais do que alguns meses).
- Devido ao facto de que a aspirina e outros AINEs "diluído" sangue (que têm uma capacidade reduzida para coagular), há também um menor risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares.
3
Fale com o seu médico sobre outros medicamentos que podem diminuir os níveis de PSA. Há uma série de outros medicamentos que podem, potencialmente, reduzir os níveis de PSA, embora a maioria são projetados para problemas e doenças que não estão relacionados à próstata. Nunca é sempre uma boa idéia para tomar remédio para problemas que não têm a reduzir seus níveis de PSA, especialmente porque os níveis de PSA são difíceis de interpretar e altos níveis de PSA não são uma indicação de doença da próstata .
- Drogas destinadas a inibidores da próstata incluem 5-alfa-redutase (finasteridas, dutasteridas), que são utilizados para tratar a hiperplasia prostática benigna ou de sintomas urinários. Estes inibidores podem reduzir os níveis de PSA como um benefício secundário, mas nem todos os homens que levá-los.
- As estatinas drogas para baixar o colesterol chamados (Lipitor, Crestor, Zocor), também estão ligados a níveis de PSA menores, se tomado por alguns anos ou mais. No entanto, este benefício secundário se também tomar cálcio bloqueador do canal de pressão arterial elevada é neutralizado.
- diuréticos são "pílulas de água" usado para tratar a pressão arterial elevada. O uso a longo prazo de diuréticos tiazida está associada com níveis de PSA inferiores.
dicas
- No caso dos homens que têm câncer de próstata, não está claro se a redução dos níveis de PSA é útil ou desejável.
- Em alguns casos, o factor que pode reduzir os níveis de PSA não tem impacto sobre o risco de um cancro da próstata homem recebendo. Nem sempre se igual a outra.
- Um exame retal digital, um ultra-som diagnóstico e amostra de tecido (biópsia) são mais confiáveis do que o exame PSA para determinar se há um problema com a sua próstata.
avisos
- Reduzir os níveis de PSA de um resultado anormal a um normal pode resultar em não ser capaz de detectar câncer de próstata (disfarçá-lo), o que poderia ser prejudicial e pôr em perigo a vida. Como tal, é importante conversar com seu médico sobre qualquer coisa que você está tomando que poderiam afetar seus níveis de PSA.