Como ler e compreender os resultados do laboratório médico

2 partes:

Conteúdo

Compreender exames de sangueCompreendendo os testes de urina

testes de laboratório médicos envolvem a análise de amostras de sangue, urina ou outros fluidos corporais ou para entender melhor o estado de saúde de um tecidos individuais. Alguns testes de laboratório fornecer informações precisas sobre os problemas de saúde específicos, enquanto outros fornecem informações mais gerais informações. Seu Médico combina informações de testes médicos de laboratório com um exame físico, seu histórico médico e outros testes de diagnóstico (como raios-X ou ultra-som) para um diagnóstico para você. No entanto, aprender o que significa que seus resultados de laboratório (especialmente de sangue comum e testes de urina) pode ajudar a compreender mais sobre seus sintomas e como seu corpo funciona.

parte 1
Compreender exames de sangue
1
Saiba o que a CSC. O exame de sangue mais comum analisada em um laboratório médico é o hemograma completo (CBC). A CBC medidas de todos os tipos de células diferentes e elementos no seu sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e hemoglobina. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que transporta oxigênio para todas as células, enquanto as células brancas do sangue são parte de seu sistema imunológico e ajudar a destruir microorganismos como vírus, bactérias e fungos.
  • A baixa contagem de células vermelhas do sangue sugere anemia (oxigênio não é suficiente para os tecidos), mas muitas células vermelhas do sangue (chamado de eritrocitose) pode indicar uma doença da medula óssea.
  • A baixa contagem de células brancas do sangue (chamado de leucopenia) também podem sugerir uma doença da medula óssea ou potencial tomar medicação (um problema comum, passando por quimioterapia para o cancro) efeito colateral. Por outro lado, uma contagem de glóbulos brancos elevada (chamada leucocitose) geralmente indica que você está lutando contra uma infecção.
  • intervalos normais de células vermelhas do sangue são diferentes entre os sexos. Os homens têm de 20 a 25% de células vermelhas do sangue, mais porque eles tendem a ser maiores e ter mais tecido muscular, o que requer mais oxigénio.
  • 2
    Saiba mais sobre painéis de colesterol. outros componentes podem ser adicionados a um CSC, como um painel de colesterol (também chamado painel de lípido). painéis de colesterol são úteis para determinar o risco de doenças cardiovasculares, tais como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Um colesterol perfil ou lipídico inclui medições de seu colesterol sanguíneo total (incluindo todas as lipoproteínas no sangue), a lipoproteína de alta densidade (HDL, por sua sigla em Inglês), a lipoproteína de baixa densidade (LDL, por sua sigla em ) e triglicéridos, que são gorduras que são normalmente armazenados nas células de gordura.
  • Idealmente, o colesterol total deve ser inferior a 200 mg / dL e deve ter uma relação favorável de HDL (colesterol "bom") À LDL (colesterol "ruim") Aproximando 1: 2 para reduzir o risco de doença cardiovascular.
  • HDL remove o excesso de colesterol do sangue e transportá-lo para o fígado para reciclagem. Os níveis saudáveis ​​são maiores do que 50 mg / dL (idealmente acima de 60 mg / dL).
  • LDL transporta o colesterol do fígado para as células que necessitam, bem como os vasos sanguíneos em resposta à lesão e inflamação (isto pode provocar entupimento das artérias, chamado de aterosclerose). Os níveis saudáveis ​​são menos do que 130 mg / dL (idealmente menos do que 100 mg / dL).
  • Médicos observar os resultados de um perfil de colesterol ou lípidos antes de determinar se você precisa ou pode se beneficiar de uma droga que reduz o colesterol.
  • 3
    Ele inclui glucose testes de sangue. Outro componente potencial da CSC é um teste de açúcar no sangue (glicose). Testes de açúcar no sangue medir a quantidade de glicose circulante na corrente sanguínea, normalmente após um jejum de pelo menos 8 horas. testes de glicose são geralmente encomendados, se o seu médico suspeitar que você pode ter um tipo de diabetes (tipo 1 ou 2 ou gestacional). A diabetes se desenvolve quando o pâncreas não produz quantidade suficiente do hormônio insulina (que trabalha para remover glicose da corrente sanguínea e entregá-lo para as células) ou as células do seu corpo "ignorar" os efeitos de insulina. Portanto, os diabéticos têm níveis cronicamente elevados de glucose no sangue (hiperglicemia chamados), que são maiores do que 125 mg / dL.
  • As pessoas com alto risco de diabetes têm níveis de açúcar no sangue entre 100 e 125 mg / dL. Se você está nesta faixa, é possível que se refere a você como "prediabetic".
  • Tenha em mente que existem outras causas de níveis elevados de açúcar no sangue, tais como o estresse crônico, doença renal, hipertireoidismo e glândula canceroso ou inflamação do pâncreas.
  • Muito baixa de glicose no sangue (menos do que 70 mg / dL) são conhecidos como hipoglicemia e pode ser provocada pela administração de muitos medicamentos para a insulina, o alcoolismo e a falha de vários órgãos (fígado, rim ou coração).


  • 4
    Ela compreende o que o PMC. Um painel metabólica completa (PMC) mede outros componentes do sangue, tais como electrólitos (sais minerais carregados necessários para a condutância de nervos e a contracção muscular), minerais orgânicos, proteínas, creatinina, enzimas hepáticas e glicose . A PMC normalmente solicitado para determinar sua saúde geral, mas também para verificar o funcionamento dos rins, fígado e pâncreas, bem como os níveis de eletrólitos e equilíbrio entre ácidos e bases. A PMC, muitas vezes ordenada com a CSC como parte de exames médicos padrão e exames anuais.
  • O sódio é necessário para regular os níveis de fluido e permitir nervos e músculos função, mas muito sangue provoca hipertensão (pressão arterial alta) e aumentar o risco de doença cardiovascular. níveis de sódio normais são entre 136 e 144 mEq / L.
  • enzimas hepáticas (ALT e AST) subir quando o fígado é ferido ou inflamado (causada por trauma físico, infecção, alcoolismo ou uso de drogas, com ou sem prescrição médica ou ilegal).
  • Se os níveis de uréia (BUN acrónimo) e creatinina são elevados, isso provavelmente significa que os rins têm problemas. BUN deve ser entre 7 e 29 mg / dL, enquanto os níveis de creatinina deve situar-se entre 0,8 e 1,4 mg / dL.
  • parte 2
    Compreendendo os testes de urina


    1
    Saiba o que examina uma teste de urina (urina). A análise de urina derivados detecta normal ou anormal metabolismo, células, proteínas e bactérias na urina. urina saudável normalmente transparente e um mau cheiro e é, o que significa que você não tem uma quantidade significativa de bactérias. Muitas doenças metabólicas e renais pode ser detectado em seus estágios iniciais examinados para anormalidades através de exame de urina. Estas alterações podem incluir concentrações mais elevadas do que o normal de glicose, proteína, bilirrubina, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, os cristais de ácido úrico e bactérias.
    • O seu médico pode recomendar um exame de urina, se você suspeitar de um problema metabólico (distúrbios do diabetes, tireóide e hipófise), doença renal ou uma infecção do trato urinário (ITU).
    • Para análise de urina, você terá que coletar 30 a 60 ml (1 a 2 onças) de midstream urina (sem venda de ações inicial da uretra) em um copo de plástico estéril. Coletar a amostra no início da manhã é geralmente aconselhável. Não se esqueça de limpar seus órgãos genitais completamente antes de coletar uma amostra de urina, especialmente se você está menstruada.
    • Sua amostra de urina é analisada em três maneiras: em laboratório um exame visual, um teste com a haste e o exame microscópico.
  • 2
    Ele inclui os resultados laboratoriais que sugerem um problema metabólico ou renal. A maioria dos problemas metabólicos e renais não criam sintomas óbvios, pelo menos em seus estágios iniciais. A sensação geral de cansaço e falta de energia são comuns, mas são difíceis de se relacionar com renal ou disfunção glandular. Uma análise de sua urina pode sugerir que existe um problema, embora não definitivo para a sua responsabilização frequentemente exames de sangue, exames físicos e outros exames (ultra-som, ressonância magnética, etc.) também são necessários.
  • Normalmente, não há quantidades significativas de proteína (albumina) na urina. No entanto, quando os níveis de proteínas na urina são elevados (chamado proteinúria), pode ser um sintoma precoce de doença renal. Proteinúria também é comum em mieloma múltiplo e vários tipos de câncer.
  • doença renal também faz com que o sangue tem (RBC) na urina, bem como elevada acidez e a gravidade específica (concentração de urina). Os cristais na urina pode ser um sinal de pedras nos rins ou gota.
  • A presença de açúcar (glicose) e cetonas na urina geralmente indica diabetes. Portanto, os diabéticos têm excesso de glicose no sangue e na urina.


  • 3
    Saiba como correlacionar sintomas de uma UTI com resultados de laboratório. Outro motivo comum para analisar a sua urina é se há suspeita de uma infecção do trato urinário (ITU). UTI geralmente envolve apenas a uretra (uretrite), mas pode também envolver a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite) em casos mais graves. UTIs são mais comuns em mulheres do que nos homens (cerca de 40% das mulheres americanas têm pelo menos uma vez na vida). Os sintomas de uma infecção do trato urinário são muito mais evidente do que nos estágios iniciais de doenças renais ou metabólicas. micção freqüente ou dolorosa (queima), dor no baixo ventre, dor nas costas e febre baixa são os sintomas mais comuns de uma UTI.
  • A principal evidência de uma parte IU na urina utilizando a haste, é a presença de nitrito ou esterase de leucócitos (um produto de células brancas do sangue).
  • Sob o microscópio, as células brancas do sangue (a sintomas seguros de infecção ou inflamação), bactérias e células vermelhas do sangue, possivelmente, será se você tem uma UTI.
  • Embora muitas bactérias pode causar infecções do trato urinário, devido à mais E.coli, que é comumente encontrada nas fezes.
  • 4
    Reconhece outros resultados laboratoriais relevantes. Outros problemas e doenças podem ser identificados a partir da análise de urina, tais como a doença de fígado ou inflamação, cancro, do rim ou da bexiga, inflamação crónica em algum lugar no corpo e gravidez. Estes parâmetros nem sempre são observados rotineiramente no teste de sangue, por isso é possível que o seu médico tem que solicitá-los especificamente.
  • A bilirrubina é um subproduto da ruptura das células vermelhas do sangue e não é encontrada na urina. Bilirrubina na urina pode indicar lesões no fígado ou doença, tais como cirrose ou hepatite. Ele também pode indicar doença da vesícula biliar.
  • A presença de células aparência anormal, bem como as células de sangue brancas e vermelhas na urina pode ser um indicador de cancro em algum lugar do sistema genito-urinário. Se há suspeita de câncer, exames de sangue geralmente bem e culturas de células são executadas.
  • Se suspeitar que você está grávida, porque você não tem um período, o exame de urina pode ser útil para confirmar. Medlab procuram gonadotrofina coriônica humana (hCG sigla) em sua amostra de urina, que é um hormônio produzido pela placenta em mulheres grávidas. A hormona também pode ser detectado no sangue, embora os testes de gravidez vendidos nas farmácias dosagem de hCG em urina.
  • dicas

    • Todos os exames de sangue e urina devem incluir elementos básicos: o seu nome e número de seguro de saúde, a data em que foi finalizado e impresso o exame, os nomes dos testes, o laboratório e o médico que solicitou o exame, resultados do teste propriamente dito, uma gama normal para os resultados comparativos e os resultados marcada como anormal.
    • Há muitos fatores que podem distorcer os resultados de exames de sangue e urina (idosos, medicamentos, dieta, os níveis de estresse, a altura ou o clima onde você mora, etc.), por isso não tirar conclusões precipitadas até que você tenha tido a oportunidade de conversar com seu médico.
    • Uma vez que você está familiarizado com os testes laboratoriais como médicos em trabalho de papel, você pode rapidamente verificar folha de resultados marcado como anormal (se houver), que são rotulados com as "B" por muito baixa ou "Um" a muito alta.
    • Você não tem que memorizar os intervalos normais para qualquer exame de sangue ou urina, porque eles vão ser impressas com os seus resultados como uma referência conveniente.
    • Altos níveis de proteína C-reactiva (CRP) e homocisteína no sangue são sinais que possuem um maior risco de doença cardiovascular.
    • O antígeno prostático específico (PSA, por sua sigla em Inglês) é um teste de sangue que procura por um tipo de proteína produzida pelas células da próstata e liberado no sangue e sêmen. Os níveis de PSA inferiores a 4,0 ng / ml são desejáveis, enquanto que com maiores quantidades de 10,0 ng / ml representam um risco aumentado de cancro da próstata.

    avisos

    • Este artigo em nenhuma maneira intencional ou pretende dar aconselhamento médico. Para o conselho médico, consulte o seu prestador de cuidados de saúde.
    • Nunca use seus resultados de laboratório para tratar-se. Os resultados laboratoriais são apenas parte de uma ampla variedade de ferramentas de um médico usa para diagnosticar e tratar doenças.
    Artigos Relacionados