Como prevenir o cancro do colo do útero
3 partes:
Conteúdo
Todas as mulheres têm o risco de câncer cervical. No entanto, com testes de rastreio regulares e respectivo follow-up, o câncer do colo do útero pode ser o tipo mais fácil de câncer feminino para prevenir. É também altamente curável quando detectada e tratada precocemente.
parte 1
testes realizados1
Realizar provas regularmente. cancro do colo do útero começa com a presença do HPV (vírus do papiloma humano), que é a infecção mais comum de doenças sexualmente transmissíveis. Praticamente todos têm HPV pelo menos uma vez em suas vidas. No entanto, geralmente, a infecção não tem sintomas, então a maioria das pessoas não percebem que eles têm. Ao longo do tempo, o HPV pode gerar alterações pré-cancerosas em células sensíveis em torno do colo do útero. Isto pode constituir um risco de desenvolver câncer cervical.
- Na triagem realizarte regularmente, você vai detectar células suspeitas e dar tratamento adequado.
- Realizar teste de rastreio seja regularmente a maneira mais eficaz de prevenir o câncer cervical.
2
Visite o seu médico para que você possa realizar um teste Pap. Recomenda-se que este teste de 3 anos após o início da vida sexual e com a idade de 21 anos (o que ocorrer primeiro). As mulheres devem continuar a realizar exames de Papanicolau até a idade de 65 anos ou até que o médico indique o contrário. Durante o teste, o médico insere um espéculo (um dispositivo de metal ou plástico) em sua vagina, para que possa ver o colo do útero. Então ele terá uma amostra de células do colo do útero para exame sob um microscópio.
3
adequadamente preparado para um exame de Papanicolaou. Se você pretende ver o seu médico para que você possa realizar um teste Pap nos próximos dois dias, é importante para evitar o seguinte:
4
Realizarte considera o teste de HPV. Além do teste de Papanicolau tradicional, você pode perguntar ao seu médico para realizar um teste para detectar a presença de HPV, ao mesmo tempo. Isto é chamado "testes conjuntos". O benefício de realizarte um teste para o HPV, enquanto as células circundantes são analisados o colo do útero é que se ambos os resultados são negativos, você pode ter mais confiança de que você não corre o risco de câncer cervical.
parte 2
Reduzir fatores de risco1
Você reconhecer os fatores de risco para desenvolver câncer cervical. Compreender o que isso aumentar suas chances de ter câncer do colo do útero pode ajudar a reduzir tais atividades e adotar comportamentos mais seguros. Os fatores de risco de câncer cervical a sofrer incluem:
- múltiplos parceiros sexuais;
- sexo desprotegido (sem preservativo)
- tabagismo;
- HIV / AIDS (uma doença que suprimem o sistema imunológico);
- uso de contraceptivos de longo prazo (mais de 5 anos).
2
Se vacinar. Existem duas vacinas contra o HPV disponíveis, Gardasil e Cervarix, que são recomendados para crianças com idade de aproximadamente 12 anos. Estas vacinas impedir a presença de estirpes de HPV que são mais susceptíveis de causar câncer cervical ou verrugas genitais. Embora as vacinas não são 100% eficazes, estes reduzir muito o risco de contrair uma estirpe de HPV que é um precursor do câncer cervical.
3
Deixa de fumar. O facto de fumar tem sido associada a um risco aumentado de cancro do colo do útero (e também os cancros em outras partes do corpo). Se você fuma e você está interessado em parar de fumar, fale com o seu médico para lhe dar estratégias e apoio. Os benefícios para deixar de fumar são muitos e incluem um menor risco de câncer cervical.
4
Praticar sexo seguro. Como o câncer cervical está ligada ao HPV, doença sexualmente transmissível, praticar sexo seguro e uso de preservativos durante as relações sexuais pode reduzir o seu risco. Além disso, mantenha em mente que ter múltiplos parceiros sexuais tem sido associada a um risco aumentado de câncer cervical. Portanto, você deve ser seletivo com as pessoas que você escolher para fazer sexo.
parte 3
Pesquisar diagnóstico e tratamento numa fase precoce1
Entende a importância do rastreio e diagnóstico precoce. O câncer cervical é um dos tipos mais prevalentes de câncer em mulheres. No entanto, se submeter a testes de despistagem com regularidade, conforme indicado pelo seu médico, você pode reduzir o risco de câncer cervical para quase zero. Isto é porque é um dos poucos tipos de cancro que pode ser detectada e tratada numa fase precoce, ou seja, numa "fase pré-cancerosa" e antes que se torne plena capacidade.
- Portanto, um diagnóstico precoce e tratamento, a maioria dos casos de cancro do colo do útero pode ser evitado antes que eles representam um risco para a saúde.
2
Continua submeter a outros testes, conforme necessário. Se o teste Pap revela a presença de células suspeitas ou uma lesão preocupante, o seu médico irá recomendar acções a tomar para controlar a causa de preocupação. Tais medidas podem incluir um segundo teste de Papanicolau, a fim de monitorar mudanças ou evolução das células. Em alternativa, estes podem incluir um procedimento chamado "colposcopia"Qual é que os médicos usam uma ferramenta similar a um microscópio para examinar visualmente o colo do útero com um nível de ampliação alta o suficiente para detectar lesões pré-cancerosas ou cancerosas.
3
Permanece atenta aos sintomas preocupantes. Normalmente, a presença de células suspeitas no colo do útero e cancro cervical do mesmo, sem sintomas associados. Apenas o mais avançado e em uma fase tardia sintomas do cancro do colo do útero, tais como:
dicas
- Sempre acompanhar com o seu médico se os seus resultados não são normais.
- Para aqueles que não têm seguro ou que recebem baixos salários, o Programa Nacional para a detecção precoce de cancro da mama e do colo do útero poderia ajudar com os testes. Para mais informações, acesse: cdc.gov/cancer/nbccedp.
- Se você tem mais de 65 anos, e têm obtido resultados normais em seus exames de Papanicolaou por alguns anos ou se você tiver um histerectomia, o seu médico pode dizer-lhe que está tudo bem para parar realizarte esses testes regularmente.