Dando apoio emocional

3 Métodos:

Conteúdo

escutar ativamentevalidar emoçõesMostre o apoio

Você poderia ter uma inclinação natural para ajudar outras pessoas que estão passando por um momento difícil. No entanto, se você não for cuidadoso, você pode acabar dizendo ou fazendo algo que faz com que a outra pessoa se sentir invalidado. Com isto em mente, é realmente benéfico para aprender técnicas específicas que você pode usar quando você oferece apoio emocional para os outros.

método 1
escutar ativamente
1
Vá a uma área privada. É importante que você tenha certeza que a pessoa que precisa do seu apoio para ter um senso de confidencialidade. Um quarto vazio é a melhor escolha se você tiver um disponível. No entanto, um canto desocupado é suficiente se não estão disponíveis quartos. Certifique-se de falar suavemente, especialmente se você estiver em uma área onde outras pessoas podem, eventualmente, vir e ouvir.
  • Reduzir as distrações, tanto quanto possível. Tente escolher uma área tranquila, onde você não está distraído por rádio, televisão ou outros dispositivos electrónicos. Além disso, certifique-se de evitar fazer outras coisas como o envio de mensagens de texto ou verificar sua carteira enquanto a outra pessoa está falando.
  • Uma alternativa para se sentar em uma área privada iria "falar durante a caminhada." Em vez de sentar em um lugar, você ea outra pessoa poderia falar ao dar um passeio tranquilo. Isso muitas vezes permite que a pessoa se sentir mais à vontade para discutir seus problemas.
  • A escuta activa também pode ser conseguida por telefone. No entanto, é importante ter a conversa em que não há muitas distracções.
  • 2
    Faça perguntas. Você pode pedir que a pessoa que foi o que aconteceu ou o que sente. A chave aqui é para garantir que você está lá para ouvir. É importante que a pessoa se sentir que você está realmente interessado no que você diz, e você realmente quer ajudar.
  • Use aberta para ajudar a direcionar a conversa e incentivar perguntas para discussão. Faça boas perguntas abertas vai lhe dar uma olhada em que, para que a outra pessoa está pensando.
  • Suas perguntas devem começar com palavras como "por que" "como" e e incentivar uma discussão é dado, em vez de receber uma palavra respostas.
  • Exemplos de perguntas abertas são "O que aconteceu?", "O que você vai fazer agora?", "Como você se sente?"
  • 3
    Ouça a resposta da pessoa. Olhe para a pessoa ao falar e dar a sua total atenção. Tendo toda a atenção de uma pessoa ajuda para fazê-la se sentir mais valorizado.
  • Fazer contato visual é importante para deixar a pessoa saber que você está ouvindo. No entanto, certifique-se que o contato visual não é excessivo. Tenha cuidado para não acabar de vê-lo.
  • Use linguagem corporal aberta e outros indicadores não-verbais para mostrar que você está ouvindo. Tente nod ocasionalmente e sorrir quando apropriado. Além disso, não se esqueça de cruzar os braços, porque reflete uma atitude defensiva e a pessoa pode não responder bem a esta posição.
  • 4
    Reafirma que a pessoa está dizendo. Demonstre empatia é a chave para ajudar alguém se sentir componente suportada. Para refletir mais a empatia é importante que você entenda claramente o que a pessoa está tentando se comunicar. Reconhecer e considerar o que você está dizendo é uma ótima maneira de certificar-se de que você entenda isso. A pessoa também vai se sentir mais apoiada e compreendida.
  • Não só vai repetir exatamente a mesma frase que ele ou ela expressa roboticamente. Você pode parafrasear a ser mais de conversação em sua abordagem. Apenas certifique-se que, enquanto você vem para expressar o que a pessoa está dizendo, use suas palavras. Você pode dizer coisas como "Eu acho que o que você está dizendo é ..." ou "O que eu ouço é ..." ou declarações semelhantes. Isso ajuda a pessoa saber que você está realmente ouvindo.
  • Não interrompa a pessoa quando ele está falando. Em vez disso, mostre o apoio, permitindo a oportunidade de expressar o que ele ou ela pensa e sente, sem interrupção. Basta refletir sobre o que ele está dizendo quando há uma calmaria natural na conversa ou quando é evidente que a pessoa que está à espera de comentários.
  • Este não é o momento de julgar ou expressar críticas. Ouvir e mostrar empatia não significa que você necessariamente de acordo com o que a pessoa dizendo ao contrário, é para refletir que você se preocupa com a pessoa eo que eles estão experimentando. Evite dizer "Eu te disse", "realmente não é tão importante", "não pode ser tão ruim", "Você não está olhando na proporção certa" ou outra observação crítica ou minimizar a situação. Seu trabalho durante este tempo é simplesmente para mostrar apoio e empatia.
  • método 2
    validar emoções

    1
    Ela determina que a pessoa está sentindo. Tentar determinar como a pessoa se sente quando você falar. Algumas pessoas lutam para definir suas emoções ou pode até mesmo tentar esconder seus sentimentos. Isso geralmente acontece quando os outros têm criticado a sua sensibilidade emocional no passado. Outros podem estar confusos sobre como eles se sentem. Por exemplo, alguém pode confundir frustração com raiva ou felicidade com emoção. Ajudar a pessoa a identificar o que ele ou ela está sentindo é realmente o primeiro passo para a validação.
    • Não diga a pessoa como você se sente. Em vez disso, oferecer sugestões. Pode-se dizer "Eu acho que você se sentir bastante desapontado" ou "Você parece muito chateado."
    • Olhe para a linguagem corporal da pessoa e suas expressões faciais enquanto fala. Além disso, seu tom poderia dar-lhe uma idéia de como você se sente.
    • Lembre-se, se você assumir algo não está certo, ele ou ela irá corrigi-lo. Não subestime correção. Você aceita que ela é a única pessoa que realmente sabe como você se sente. Aceitar a sua correcção é também uma validação de suas emoções.
  • 2
    Concentre-se na compreensão da pessoa. Isto significa colocar de lado seus próprios pensamentos ou noções preconcebidas sobre a situação. Você deve estar realmente presente e prestar atenção ao que a pessoa diz. Seu objetivo não deve ser para corrigir o problema ou encontrar soluções. Em vez disso, se concentrar em dar um espaço seguro onde a pessoa vai se sentir ouvido.
  • Evite tentar dar conselhos a menos que você pedir para eles. Tentando dar conselhos poderia fazer a pessoa sentir que você está criticando e invalidar.
  • Não tente convencer a pessoa a fazer você se sentir uma certa maneira. Lembre-se, ela tem o direito de sentir a maneira que você sente. Mostre o apoio emocional consiste na aceitação do seu direito de experimentar as suas emoções, independentemente do que.
  • 3


    Tranquilizar a pessoa que seus sentimentos são normais. É importante que as pessoas se sintam seguros para expressar seus sentimentos. Este não é o momento para criticar a pessoa ou situação. Seu objetivo é fazer com que ela se sentir apoiados e compreendidos. As declarações curtas e simples são a melhor opção. Aqui estão alguns exemplos de observações que validam:
  • "Você muito a lidar com eles."
  • "Sinto que isso está acontecendo."
  • "Eu acho que realmente te machucar."
  • "Te entendo".
  • "Isso também me faria com raiva."
  • 4
    Observe a sua própria linguagem corporal. Mais a comunicação ocorre de forma não verbal. Isto significa que a sua linguagem corporal é tão importante quanto a sua linguagem verbal. Certifique-se de sua linguagem corporal reflete que você está prestando atenção e estão mostrando empatia e nenhuma crítica ou rejeição.
  • Tente aceno de cabeça, sorrir e fazer contato visual enquanto ouve. A pesquisa mostrou que as pessoas que têm esses comportamentos não-verbais são frequentemente descritos como mais empatia pelos observadores.
  • Sorrir é especialmente útil porque o cérebro humano está programado para reconhecer sorrisos. Isto significa que a pessoa não só vai se sentir mais apoiado, mas ambos que sorri como ver o sorriso vai se sentir melhor mais rápido.
  • método 3
    Mostre o apoio
    1


    Peça que a pessoa que eles querem fazer. Se a pessoa sente que precisa de mais apoio emocional, é provável que algo está fora de equilíbrio em sua vida. Esta é uma excelente oportunidade para ajudá-la a explorar as ações que você pode tomar para ser centrado novamente são emocionalmente.
    • A pessoa pode não ter a resposta imediatamente e isso é bom. Nenhuma pressão para tomar uma decisão de imediato. Ele ou ela simplesmente teria de ser ouvido (a) e se sentir validada (a) em primeiro lugar.
    • Faça perguntas como "o que se ...?". Estas questões irão ajudar a pessoa a fazer um brainstorm possíveis ações que podem não considerado antes. Apresentando opções em um formato de pergunta é menos ameaçadora ea pessoa provavelmente não vai sentir que você está dizendo para fazer. Esta abordagem permite-lhe dar sugestões de uma forma que irá apoiá-lo Brindas sem tomar o poder.
    • Lembre-se, você não está resolvendo o problema que a pessoa. você está simplesmente dando apoio para encontrar uma solução para o problema em si.
    • Por exemplo, se seu amigo (a) tem problemas financeiros que você poderia perguntar: "E se você e seu supervisor discutir um aumento?" Talvez o seu sobrinho (a) você se sentir sobrecarregado com o trabalho e responsabilidades familiares. Você pode perguntar "E se nós planejar um feriado sem stress com a sua família?" Uma pergunta tipo apropriado "E se ...?" Poderia ser útil.
  • 2
    Identifica uma medida de acção. A pessoa pode não ter todas as respostas imediatamente, mas é importante para apoiá-lo em pequenos passos para resolver o problema. Identificar o próximo passo é importante, mesmo que seja algo pequeno como uma pessoa ir para ter outra conversa com você no dia seguinte. As pessoas tendem a se sentir mais suportado quando eles sabem que têm pessoas de confiança do seu lado que irão ajudá-los a ver a foto maior.
  • Continua a apoiar as etapas da ação pessoa que toma até que o problema seja resolvido. Pode ser um processo lento, mas ele ou ela irá apreciar o apoio que lhes oferecer.
  • Quando uma pessoa está em um processo de luto pode não ter medidas de acção específicos. As pessoas choram uma perda de forma diferente e dor pode durar até um ano ou mais. Quando você está apoiando uma pessoa no meio de um duelo, ouvir as histórias que você deseja compartilhar e aceitar os seus sentimentos sem minimizar a sua perda é muito importante.
  • Às vezes, uma medida de ação pode ser para obter ajuda de um profissional de saúde mental.
  • 3
    Mostre seu apoio formas tangíveis. Às vezes pode ser conveniente dizer coisas como "Eu estou aqui para você, se você precisar de mim" ou "Não se preocupe. Tudo vai ficar bem "em vez de realmente fazer algo para ajudar. No entanto, é muito importante que realmente mostrar o seu apoio, em vez de apenas falar. Depois de passar tempo ativamente ouvir essa pessoa, você provavelmente tem uma ideia das coisas específicas que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir mais apoiado. Se você ficar preso, então você vai encontrar alguns princípios para liberar seus pensamentos:
  • Em vez de apenas dizer "Tudo vai ficar bem", você pode fazer tudo em seu poder para ajudar a melhorar as coisas para a pessoa. Por exemplo, você poderia ajudar um amigo doente encontrar um bom médico ou ajudá-lo a pesquisar o seu especialista opções de tratamento.
  • Além de dizer "eu te amo" você poderia fazer algo para a pessoa que você sabe que irá apreciá-lo. Isso poderia incluir a compra de um presente, passar mais tempo com ele ou ela ou tomar (a) para um lugar especial para parar o stress.
  • Em vez de apenas dizer "Eu estou aqui por você" você poderia tomar algum jantar à pessoa ou ajudar com tarefas que precisam para alcançar medidas de acção.
  • 4
    Ten seguir com a pessoa. Todos têm uma agenda e, por vezes, as coisas ficam agitadas, mas é importante dar tempo para a pessoa. Ele ou ela provavelmente tem recebido muito apoio verbal, mas muito apreciar este nível mais profundo de apoio. Lembre-se, pequenos atos de bondade pode realmente ter um grande efeito.
  • dicas

    • Não minimizar a experiência da pessoa. Embora possa não parecer importante para você se ele ou ela está passando por problemas emocionais, então a situação provavelmente é bastante estressante.
    • Evite dar a sua opinião, a menos que eles lhe pedir para comentar diretamente sobre ele. Há um tempo e um lugar para dar conselhos que não foram solicitados, especialmente em situações perigosas. No entanto, se a situação justifica brindes único apoio emocional, evitar dar a sua opinião até que a pessoa pede.
    • Lembre-se, o apoio não significa que você concorda com a decisão do indivíduo. Se você acha que algo é ruim, você não tem que concordar com a pessoa para mostrar apoio emocional.
    • Quando você está explorando soluções, usando perguntas como "E se ...?" É uma excelente maneira de sugerir soluções saudáveis ​​e equilibradas, sem dar a impressão de ser sufocante.
    • Lembre-se, você não está fazendo decisões para a pessoa. Seu trabalho é apoiar e ajudar (a) a tomar suas próprias decisões.
    • Certifique-se de ter calma. Antes de tentar dar apoio emocional a alguém, certifique-se que você mesmo está em um lugar saudável do ponto de vista emocional. Ele não vai fazer qualquer bom para a pessoa nem it-yourself se você sentir-se agitado ao tentar apoiá-lo.
    • Certifique-se de manter o controle com o compromisso de ajudar a adquirir. Voluntariamente oferecer é melhor para as coisas que você sabe que você pode realmente comprometer, em vez de decepcionar a pessoa se você quebrar sua palavra depois.
    • Mantenha-se focado sobre a outra pessoa. Tenha cuidado ao compartilhar suas próprias experiências quando você está tentando apoiar os outros. Embora possa ser eficaz para partilhar as suas próprias experiências, outras vezes isso pode ser contraproducente, especialmente se você sentir que você está tentando minimizar sua situação ou sentimentos. Então, provavelmente melhor para manter o foco da sua situação.
    • Palpites pode ajudar quando você está tentando compreender a outra pessoa e mostrar empatia. Não há problema em seguir seus instintos quando você supongas o que alguém sente ou quando você sugestões. No entanto, se a pessoa corrige você, você aceitar a sua correção. aceitação incondicional é uma parte importante de apoio emocional.

    avisos

    • A pesquisa mostrou que algum contato físico é bom quando você está tentando prestar apoio. No entanto, é muito importante limitar o toque físico a menos que você conhece bem a pessoa. Um abraço pode ser bom no caso de um amigo, mas se for um conhecido, até mesmo um simples abraço poderia desencadear uma resposta relacionada com trauma. Então certifique-se de limitar o contato físico e pedir permissão antes de abraçar outra pessoa.
    • Se você está dando apoio durante uma crise, não se esqueça de observar o seu ambiente para garantir a segurança de todos. Se você precisa ter cuidados médicos, torná-lo uma prioridade.
    Artigos Relacionados