Como ser um bom ouvinte
3 partes:
Ouça com a mente abertaSaber o que dizerUse uma linguagem corporal adequadaSer um ouvinte bom e paciente ajuda a lidar com muitos dos problemas da vida e ver o mundo através dos olhos dos outros. Enriquecer a sua compreensão e expandir a sua capacidade de empatia. Também aumenta o seu contato com o mundo exterior para ajudar a melhorar o seu habilidades de comunicação. Boa capacidade de ouvinte pode fornecer um nível mais profundo de compreensão sobre a situação de alguém, e isso ajuda a saber quais são as melhores palavras para usar ou o que as palavras devem ser evitados. Ouça (e reconhecer) pode parecer simples, mas para fazer bem, especialmente quando surgem divergências, precisamos de um esforço sincero e muita prática. Se você quiser saber como ser um bom ouvinte, continue a ler para começar!
parte 1Ouça com a mente aberta
1
Coloque-se na outra pessoa. É fácil se perder em seus pensamentos e só considerar o efeito que o "discurso" do que a outra pessoa tem sobre você. Neste caso, os blocos de pensamento introspectivo sua escuta ativa. Em vez de isso acontecer, você deve abrir sua mente e ver os problemas do ponto de vista da outra pessoa, e assumir que se você estivesse no lugar, você teria inventado uma maneira de lidar com o problema muito mais rápido.
- Lembre-se que você tem dois ouvidos e uma boca por uma razão. É mais benéfico para ouvir do que falar. As pessoas que ouvem mais são mais atento e, portanto, mais considerado, também têm uma melhor compreensão das coisas. Certifique-se de ouvir a verdade e não fazer nada. Ficar em um lugar e ouvir enquanto você faz o contato visual para deixar a pessoa saber que você é atencioso. Mesmo se o que você diz que você está entediado, para esta pessoa é muito importante para ouvir o que ele tem a dizer. Se você conversar com o seu amigo e ele não prestar atenção, então, obviamente, você não quer falar com ele novamente, afetando sua amizade.
- Em vez de imediatamente julgar o falante ou propondo uma "solução" de imediato, apenas tomar o tempo para ouvir e ver a situação a partir de sua perspectiva. Isso irá ajudá-lo a realmente ouvir em vez de formar suas próprias opiniões antes de compreender plenamente a situação em questão.
2
Evite comparar as experiências de outra pessoa com o seu próprio. Embora você possa pensar que o melhor que você pode fazer para ouvir o que a pessoa é comparar as suas experiências com o seu, isso está longe da verdade. Se a pessoa fala sobre como lidar com a morte de um membro da família, você pode compartilhar um pouco de sua sabedoria, mas evita dizendo "Isso é exatamente o que aconteceu comigo ...". Eu digo pode ser ofensivo ou insensível, especialmente quando você compara algo realmente sério com suas próprias experiências menos intensas, como ao comparar o divórcio de uma pessoa com o seu relacionamento de três meses, o que pode gerar desconforto.
- Você pode pensar que esta é a melhor maneira de ajudar e resolver a situação, mas esse tipo de pensamento é realmente redutora e pode fazer a pessoa pensar que você não ouvi-lo em tudo.
- Evite falar demais em pessoa. Este é um claro indicador de que você se concentrar mais em você do que a situação da outra pessoa.
- Claro que, se a pessoa sabe que você teve uma experiência semelhante, você pode ser ativamente pedir a sua opinião. Neste caso, você pode brindársela, mas tenha cuidado para agir como se suas experiências eram exatamente como o seu.
3
Não tente ajudar imediatamente. Alguns acreditam que, ao ouvir, também deve tentar encontrar uma solução rápida e fácil para o problema da outra pessoa. Em vez de ter essa atitude, você deve aceitar o que você diz que é e para tomar o tempo para pensar sobre uma "solução" quando as pessoas falam (se você realmente quer sua ajuda neste caminho). Se você começar a pensar freneticamente em todas as possíveis soluções rápidas para o seu problema, então você não vai ouvir muito.
- Concentre-se em assimilar todos dizer-lhe a pessoa. Só depois que você pode realmente ajudar.
4
Simpatiza. Mostre a ele que você se importa para acenar em momentos apropriados, para que você saiba que você ouvi-lo. Eles também dizem coisas como "Sim" quando as pessoas falam com você sobre algo que você quer que você concorda (você pode dizer pelo seu tom de voz) ou "Wow" quando se fala de uma tragédia ou algo ruim que você fez . Dizendo estas palavras irá mostrar que não apenas ouvir, mas você prestar atenção. Diga-los no momento certo e com cuidado de modo a não incomodar ou olhar intrometida semelhantes. Tentando apelar para o seu lado sensível e confortá-la se você se sentir angustiado. Mas, por outro lado, a maioria das pessoas não quer que a pena, portanto, confortá-la, mas sem tentar parecer superior a ela.
5
Lembra do que eu te disse. Uma parte importante de ser um bom ouvinte é realmente assimilar a informação que dá a essa pessoa. Assim, se você considerar os seus problemas com o seu melhor amigo e você nunca conheceu, pelo menos você pode se lembrar do seu nome para que você possa consultá-la dessa maneira, o que implica que você está melhor informado da situação. Se você não consegue lembrar todos os nomes, detalhes ou evento importante, então ele não vai parecer que os ouvintes.
- Não há problema se você tem uma excelente memória. No entanto, se você parar a conversa constantemente para pedir-lhe para esclarecer um ponto ou se você esquecer todas as pessoas mencionadas, então ele não vai olhar muito bom ouvinte. Não há necessidade de lembrar de cada detalhe, mas não quer que a outra pessoa se sinta obrigado a repetir o que disse um milhão de vezes.
6
Hazle acompanhar a conversa. Outra parte importante de ser um bom ouvinte é que você deve fazer mais do que apenas ouvir a pessoa, ter uma conversa com ela e nunca pensar sobre isso. Se você realmente quer mostrar sua preocupação, então você deve perguntar sobre a situação na próxima vez que você está sozinho ou até mesmo enviar uma mensagem de texto ou chamada para ver como é que progride. Se é algo grave, como um divórcio iminente, uma busca de trabalho ou até mesmo uma doença, pode ser bom para mostrar que você se importa se comunicar com essa pessoa mesmo quando você nunca ordenou. No entanto, se você não quer perguntar constantemente, você não, aceitar a sua decisão, mas dizem que sempre vai estar lá para ela.
- Essa pessoa pode sentir-se comovido com o fato de que realmente o esforço para pensar sobre isso além da conversa e que, mesmo que você entre em contato com ela para descobrir como ele vai. Isso traz suas habilidades de escuta para o próximo nível.
- Claro, há uma diferença entre a pista e irritar a pessoa. Se você falou sobre como você pretende sair do seu trabalho, você provavelmente não quer que você envie uma mensagem de texto por dia perguntando se ele fez ou colocar pressão desnecessária sobre a situação e, o que irá sublinhar em vez de ajudar.
7
Considere o que você não deve fazer. Saber o que você deve evitar quando você tenta ser um bom ouvinte pode ser quase tão útil quanto saber o que fazer. Se você quer que a pessoa para levá-lo a sério e pensar que você é respeitoso, então essas são algumas coisas gerais a serem evitadas:
- Não interrompa a metade de uma idéia.
- Não interrogar. Pelo contrário, fazer perguntas com cuidado e somente quando necessário (por exemplo, entre calmarias quando não estiver falando).
- Não tente mudar de assunto, mesmo que se sinta desconfortável.
- Evite dizer "Não é o fim do mundo" ou "Você vai se sentir melhor na parte da manhã." Isso por si só minimiza os problemas da pessoa e faz você se sentir mal.
parte 2Saber o que dizer
1
Permanecer em silêncio no início. Pode parecer óbvio e banal, mas um dos maiores obstáculos para ouvir é a de expressar resistir pensamentos impulsivos. Da mesma forma, muitas pessoas falsamente expressar sua empatia para compartilhar suas próprias experiências semelhantes. Ambas as respostas "intuitivos" pode ser útil, mas geralmente são muito utilizados e, finalmente, abusado.
- Ponha de lado suas próprias necessidades e esperar pacientemente para a outra pessoa para desenvolver seus pensamentos em seu próprio ritmo e em seu próprio caminho.
2
Garantízale a sua confidencialidade a essa pessoa. Se você considerar algo muito particular ou importantes, você deve deixar claro que você é alguém de confiança que pode manter a boca fechada. Diga a ele que ele pode confiar em você, que o que você diz permanecerá entre os dois e sempre manter a sua palavra. Se a pessoa não tem certeza se você pode realmente confiar em você, em seguida, haverá menos probabilidade de ser sincero. Neste caso, você não deve forçá-lo aberto, porque isso vai fazê-la se sentir desconfortável ou irritado.
- Claro que, quando você diz que o que conta vai ser mantido em segredo, você deve falar honestamente, a menos que tenham circunstâncias que o impedem de manter sua palavra, como se a pessoa quer cometer suicídio e você está muito preocupado com ela. No entanto, se você não pode ser totalmente confiável, então você nunca vai ser um bom ouvinte.
3
Ele funciona quando você fala encorajador. É importante falar com empatia em intervalos apropriados durante a conversa, para que a outra pessoa não pensa não ouvir a todos. É útil "resumir e reformular" ou "repeat e incentivar" os pontos principais. Isso ajudará a manter a conversa fluindo e fazer a pessoa sentir-se menos inibidos para falar. Isto é o que você faz:
- E incentivar repeat: repete algumas coisas que ele disse a outra pessoa e, ao mesmo tempo fornece comentários positivos como um incentivo. Por exemplo, você poderia dizer: "Eu posso ver que você não gostava de ter que arcar com a responsabilidade. Nem eu desejo ". No entanto, utilizar esta técnica com cuidado. Ocasionalmente, um empático usado como um tom de pulso, porque se você exagerar muito, você dá a impressão de ser condescendente.
- Resume e reafirma: É muito útil para resumir a sua compreensão do que você disse a outra pessoa e reformular as suas próprias palavras. Isto realmente vai reafirma que você ouviu o que ele disse e que você tenha "compreendido". Ele também fornece uma oportunidade para corrigir suposições e equívocos sobre o que você entendeu idéias.
- Certifique-se de deixar a porta aberta com frases como "Eu posso estar errado, mas ..." ou "... me corrija se eu estiver errado." Esta técnica é especialmente útil quando você se sente frustrado ou pensar sua capacidade de ouvir vacila.
4
Fazer perguntas significativas e motivadoras. Evite investigar ou colocando a outra pessoa na defensiva. Em vez disso, optar por usar as perguntas como um meio através do qual você pode começar a formular as suas próprias conclusões sobre os problemas encontrados. Isso pode ajudá-lo a fazer suas próprias conclusões sem parecer crítico ou muito fortes. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar:
- Depois de ter provado a sua capacidade empática para ouvir, é hora de passar para a escuta motivador: redefinir as perguntas que você fez. Por exemplo, "Você não deve assumir a responsabilidade satisfeito. Mas eu não posso entender por que você culpa em vez de simplesmente pedir-lhe para não fazer isso ".
- Faça a pergunta desta forma dá a outra pessoa uma necessidade para responder diretamente a seu falta de compreensão sobre algo. No processo de resposta, essa pessoa deve começar a mover-se de uma resposta emocional a uma forma mais lógica e construtiva.
5
Aguarde até que a pessoa a se abrir. No processo de estimular uma resposta construtiva, um ouvinte ativo deve ser muito paciente e permitir que a outra pessoa para adquirir o fluxo total de seus pensamentos, sentimentos e idéias. Na primeira, você pode simplesmente começar e desenvolver o fluxo total pode levar algum tempo. Se você pressionar muito cedo e fazer muitas perguntas pessoais e de sondagem, você pode ter o efeito oposto do que o esperado e pode fazer a pessoa ficar na defensiva e se sentir relutantes em compartilhar qualquer informação.
- Continua a ter paciência e colocar-se no lugar da outra pessoa. Às vezes é útil para imaginar por que essa pessoa tenha chegado a essa situação.
6
Não interrompa com seus sentimentos ou pensamentos sobre o que ele diz. Em vez disso, espere até que você perguntar a sua opinião antes de interromper o fluxo de seu discurso. Para escutar ativamente, é necessário que o ouvinte colocar de lado suas próprias opiniões temporariamente e esperar pacientemente o momento certo na conversa. Quando isso for interrompido, ele fornece um resumo ou uma série de opiniões empáticas.
- Se você parar tão cedo essa pessoa, você se torna frustrado e pode não ter plenamente no que você diz. Ele vai estar ansioso para terminar de contar a sua parte e você vai causar um incômodo e distração.
- Evite dar conselhos diretos (a menos que você pedir para eles). Em vez disso, deixe que a pessoa que você falar sobre a situação e tirar suas próprias conclusões. Isto fortalece ambos. É o curso que é mais susceptível de conduzir a uma mudança benéfica e auto-compreensão para ambos.
7
Tranquilizar a pessoa. Independentemente da conclusão da conversa, permite que você saiba que você tem sido feliz em ouvir e ser um bom ouvinte. Deixe claro que você está disposto a ter uma conversa ainda mais se for necessário, mas não a imprensa vontade em tudo. Além disso, reafírmale a sua intenção de manter o segredo de conversação. Mesmo se a pessoa está em uma situação terrível e dizer algo como "Tudo vai ficar bem" parece completamente fora do lugar, você ainda pode tranquilizá-lo dizendo que você vai estar lá para ouvir e ajudar.
- Você pode até tocar sua mão ou seu joelho, coloque o seu braço ao redor dela ou dar-lhe um toque reconfortante. Faça o que for apropriado para a situação. Você não quer exceder os limites quando se trata de tocá-la.
- Ofereça-lhe a sua ajuda com qualquer solução, se você tem a capacidade, tempo e experiência para isso. Porém, não desenvolver falsas esperanças. Se o único recurso que pode fornecer é continuar a ser um ouvinte ativo, deixe isso claro. Em si, esta é uma ajuda inestimável.
8
Quando você dar alguns conselhos lembrar de fazer de forma neutra e sem eco em suas próprias experiências. Pense sobre o que é melhor para a pessoa em questão, em vez de o que você fez, mesmo que possa ser de ajuda.
parte 3Use uma linguagem corporal adequada
1
Faça contato visual. O contato visual é importante quando você escutar. Se você dá a impressão de que você não tem interesse e você está distraído, o seu amigo nunca pode reabrir com você. Quando alguém fala, concentrar diretamente em seus olhos para que você saiba com certeza que você está tomando em cada palavra que digo. Mesmo que o tema não é de interesse, pelo menos, respeitá-lo e ouvir realmente o que você tem a dizer.
- Concentre seus olhos, ouvidos e seus pensamentos apenas no essa pessoa e se tornar um bom ouvinte. você não concentrado pensando sobre o que você vai dizer mais tarde, em vez disso, manter sua atenção no que você diz que (não se esqueça que é ela, não você).
2
Dar a essa pessoa a sua total atenção. Se você quer ser um bom ouvinte, é importante que você crie um espaço físico e mental propício. Eliminar todas as distrações e dar-lhe a sua atenção para a pessoa que tem algo a dizer. Fora de seus dispositivos de comunicação (incluindo telefones celulares) e realiza a conversa em um lugar sem distrações. Uma vez que eles estão enfrentando, acalme sua mente e abrir-se completamente ao que ele tem a dizer.
- Escolha um lugar livre de distrações ou outras que possam obter a sua atenção. Se você vai a uma loja de café, certifique-se de concentrar-se no alto-falante, não os personagens interessantes que vêm e vão através da porta.
- Se eles estão indo para falar em um lugar público, como um restaurante ou café, evitar sentar-se perto da TV. Mesmo se você está determinado a dar a sua total atenção a essa pessoa, pode ser tentador para dar uma rápida olhada para a TV, especialmente se você está dando o seu programa favorito.
3
Encoraja a pessoa que usa sua linguagem corporal. Ele assentiu pede-lhe compreender o que diz e encorajados a continuar. Posturing, posições e movimentos do corpo que são semelhantes ao dela (imitação) permite que você relaxar e se abrir mais. Tente olhar para ela diretamente nos olhos. Ele não apenas provar que você ouvi-la, mas também têm um interesse genuíno no que ele diz.
- Outra maneira de usar a linguagem corporal para incentivar a pessoa é para girar o corpo em sua direção. Se você girar no sentido oposto, pode parecer que você quer ir. Por exemplo, se você cruzar as pernas, ir para o alto-falante, e não o contrário.
- Também não cruza os braços sobre o peito, como com este olhar hostil ou cética gostam da posição, mesmo se você não se sente muito bem.
4
Ouça ativamente para manifestar o seu interesse. A escuta ativa envolve todo o corpo e rosto você e a outra pessoa. Você pode ficar em silêncio, deixando claro que prestando atenção a cada palavra que ele diz. Veja como você pode aproveitar ao máximo a situação por ser um ouvinte ativo:
- Suas palavras: Embora você não precisa dizer coisas como "Eu vejo" ou "OK" a cada cinco segundos para manter a conversa se torna chato, você pode dizer algumas palavras de incentivo de vez em quando para mostrar que você preste atenção.
- a sua expressão: Olhe para a frente e cruza olhares com a outra pessoa de vez em quando. Não sobrecarregar para ela intensamente, mas reflete a bondade e uma atitude receptiva para o que você ouve.
- Ler nas entrelinhas: Sempre estar alerta para as coisas que não foram mencionadas e sinais que podem ajudar a estimar os verdadeiros sentimentos do orador. Assista seu rosto e corpo para tentar recolher todas as informações possíveis expressões, não apenas palavras. Imagine o tipo de estado mental de ter causado tais expressões, linguagem corporal e volume.
- Fale com aproximadamente o mesmo nível de energia que a outra pessoa. Desta forma, você vai saber que você recebe a mensagem e que não há necessidade de repeti-la.
5
Não espere que a pessoa a abrir imediatamente. Seja paciente e manter a sua disponibilidade para ouvir sem dar qualquer conselho.
- Tentar repetir o que ele diz para confirmar o seu significado exato. Às vezes, as palavras podem significar coisas diferentes. A melhor maneira de confirmar e evitar mal-entendidos entre os dois é repetir o que a outra pessoa diz para perceber que você ouve e que ambos compartilham a mesma idéia.
- Considere as circunstâncias. Se é uma pessoa sensível, não ser demasiado "difícil".
dicas
- Só porque alguém dizer-lhe os seus problemas não significa necessariamente que você quer ou precisa de algo para soluções. Às vezes, ele só quer ser ouvido.
- Evite repetir palavra por palavra frases. Se o fizer, pode ser irritante.
- Quando você vê a pessoa que fala, olhar em seus olhos. Isso mostra que você está completamente focado em seu e não distrair com outras coisas. Amaciar os olhos e evitar os olhares de descrença. Seja confortável com o que ele vos disser, enquanto você pode.
- Note-se que, por vezes, precisa ouvir "entre as linhas", mas há momentos em que precisamos de assimilar as coisas como elas são e seguir o fluxo do que a outra pessoa nos diz.
- Se você pensar sobre o que você vai dizer a seguir enquanto a outra pessoa está falando, você não ouvi-lo. Você fora de sua capacidade de ajudar.
- Evitar a banalização. Evite comentários como "Milhares de pessoas têm este problema, então não se preocupe com isso".
- O mais difícil se torna para ouvir, mais importante é fazer.
- Ser um bom ouvinte é uma das habilidades mais importantes que você deve ter se você quiser avançar em sua carreira e desenvolver relacionamentos significativos com os outros.
- Nunca dar conselhos "incrível" (a menos que você pedir). As pessoas só querem alguém para ouvi-los, e não alguém que lhes dê lições.
- A partir de agora ouvir a pessoa falando com você e seus arredores. Você impressionar com o que você ouve. Outros apenas ver e ouvir o que eles dizem e fazem. Você aprende muito apenas por ouvir.
avisos
- Se você formular uma resposta antes que a outra pessoa tenha terminado de falar, você realmente não ouvi-lo. Tente esperar até que tenha terminado de falar para comentar. Limpe sua mente, colocá-lo em preto e começa novamente.
- Mesmo se a história diz-lhe que a pessoa é "muito grande" para permanecer interessado, faça o seu melhor para sacudir a cabeça e ouvir o que ele diz. Você pode não saber, mas você provavelmente vai apreciar muito de ouvir o que ele tem a dizer. Fazendo isso fortalece o vínculo de relacionamento que eles têm.
- Faça contato visual. Se você não ver a pessoa no olho, você pode pensar que você não escuta. * Não só asientas como eles pensam que você está distraído demais para prestar atenção e você realmente não está ouvindo.
- Evite falar demais no momento que a outra pessoa lhe dizer algo muito importante para ela. That`pensará você pode confiar em você o suficiente para dizer-lhe algo valioso para ela e se você desrespeitar alguma forma ou você se comporta como se você não estavam interessados (mesmo se você não faz de propósito) que você vai pensar que você não pode dizer nada mais e que poderiam prejudicar sua amizade ou reduzir as chances de ser amigos. Se a questão é muito importante para ela, você pode querer usar alguns comentários que se relacionam com suas emoções faciais e tentar chegar a acordo.
- Se você não entender o que a outra pessoa diz, acenos e mostrar que se importa, uma vez que o que se espera para ouvir o que ele tem a dizer.