Como lidar com as questões de idade, em uma entrevista de emprego

2 partes:Reconhece os problemas associados com a idadeSupera os obstáculos relacionados com a idade

Em teoria, a discriminação de idade não devem afetar uma entrevista de emprego: se uma empresa é profissional e respeitoso da lei, a entrevista deve basear-se apenas sobre as qualificações de uma pessoa. Infelizmente, a discriminação por idade acontece às vezes. Você pode considerar o homem velho demais ou jovem no entanto, existem maneiras de superar os obstáculos relacionados com a sua idade. Leia este artigo para saber mais.

parte 1Reconhece os problemas associados com a idade

1

Tente entender por que um empregador pode discriminar em razão da idade. Quando os empregadores têm aberturas de trabalho, muitas vezes eles têm certos tipos de candidatos ideais em mente. A maioria deles, geralmente, se preocupa com a encontrar candidatos com experiência e competências adequadas (incluindo habilidades físicas, se necessário). Às vezes, para atender a esses requisitos, os empregadores desenvolver um "vista" candidato ideal pertencente a uma determinada faixa etária. Por exemplo, uma nova empresa de tecnologia inovadora pode estar em busca de novos engenheiros e solicitar que a maioria dos seus melhores candidatos têm entre 22 e 32 anos. Se você não estiver dentro dessa faixa etária, a empresa pode ter dúvidas sobre sua candidatura.

2

Ele reconhece as maneiras em que uma idade mais avançada podem afetar sua candidatura. Se você está sobre a faixa etária ideal para um determinado trabalho, o empregador pode pensar que você não tem conhecimento de ponta e conhecimentos tecnológicos. Além disso, você poderia ser considerado menos inovadoras. O empregador também pode ter preocupações sobre seus problemas de saúde ou aposentadoria.

3

Considere como tendo menos idade poderia afetar sua candidatura. Se você é mais jovem do que a faixa etária ideal, um empregador pode pensar que você não tem as habilidades, conhecimentos e maturidade suficiente. Além disso, ele pode se preocupar que não ser capaz de ganhar o respeito e autoridade por uma taxa de supervisão.

4



Identifica questões relacionadas com a sua idade. Os empregadores não perguntar diretamente para a sua idade, mas eles podem fazer outras perguntas destinadas a estimar a idade que tem. Isso torna mais difícil identificar a discriminação potencialmente ilegal. Algumas destas questões podem ser:

  • Quando se formou no colegial (ou faculdade)?
  • Você é casado (a)?
  • Tem filhos?
  • Quantos anos têm seus filhos?
  • Quais são seus objetivos de carreira a longo prazo?

5

Conheça os seus direitos. A lei de discriminação etária no emprego de 1967 (ADEA, na sigla em Inglês), imposta pela Comissão para Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA protege todos os requerentes, os candidatos e funcionários com mais de 40 anos a partir de discriminação por causa de sua idade. Esta proteção se estende a recrutamento, remuneração, promoção, demissão, condições e privilégios de emprego. As pessoas com menos de 40 não são protegidos, no entanto, há excepções outros bem. Se a idade é considerada uma qualificação profissional de boa-fé (BFOQ), os empregadores podem usar para tomar decisões. Por exemplo, se um produtor de TV quer atribuir uma função a um adolescente, isso poderia legalmente discriminar contra qualquer um que não é velho o suficiente para desempenhar o papel.

  • A ADEA também impede os empregadores citam a idade em aberturas de trabalho, a publicidade de recrutamento ou publicidade.
  • Note-se que os empregadores têm o direito de fazer perguntas não discriminatórias em relação à idade de um candidato, se eles têm razões legítimas para fazê-lo. Por exemplo, os empregadores podem precisar determinar se um candidato atende ao requisito mínimo para a segurança ou a idade de emprego legal.

parte 2Supera os obstáculos relacionados com a idade

1

Saiba quando você pode se recusar a responder. De acordo com as leis que regem o emprego, as questões que são ilegais (ou não recomendado) não precisam ser respondidas. Infelizmente, você tem que avaliar o seu direito de não responder e o fato de ser considerado um candidato atraente e cooperador. Dito isto, você pode se recusar a responder o seguinte:

  • Quantos anos tens?
  • Em que ano você nasceu?
  • Você está em idade de reforma?
  • Quando você planeja se aposentar?

2

questões relacionadas com a idade, com profissionalismo e cortesia respondeu. Se a questão é ilegal ou não, não responder de maneira rude. Normalmente, a melhor opção é reconhecer a natureza problemática da questão, desviar e redirecionar a atenção do entrevistador para um tópico relacionado.

  • Por exemplo, se eles perguntam se você atingiu a idade da reforma, você pode indicar que esta questão é inadequado, sem ser rude ou pouco profissional e pode redirecionar a atenção do entrevistador para um tópico relacionado. Pode-se dizer, por exemplo: "Eu não acho que a idade da reforma tem a ver com o sucesso nesta posição, mas eu vou ser feliz para explicar os meus objetivos de carreira e plano de cinco anos".

3

Responda as perguntas com sinceridade. Se a questão é ilegal ou não, não minta. Responda a pergunta é certo e abster-se de responder a uma pergunta ilegal, também é correto, mas mentir não é adequado. Note que você dizer qualquer mentira pode ser descoberto em algum ponto.

4

Tentar reforçar as suas qualificações com exemplos concretos. Não importa as perguntas que lhe fazem o entrevistador, lembre-se de se concentrar em suas notas, destacando suas habilidades e sua capacidade para ter sucesso em uma tarefa específica. Dar exemplos específicos para ilustrar estas classificações podem ajudar a superar uma eventual discriminação etária. Ele explica, por exemplo, que você conseguiu aumentar a eficiência através do desenvolvimento de um processo inovador.

5

Se você é jovem, você trabalha para demonstrar a sua maturidade. Se você está preocupado que os empregadores pensam que você é muito jovem, usa a experiência da entrevista para mostrar a sua maturidade, profissionalismo, confiança e cortesia. Concentre-se em sua experiência, destacando seus sucessos passados. Se você está entrevistando para uma posição de supervisão, disse exemplos de sua capacidade de liderar e ganhar o respeito dos outros. Essas táticas vai ajudar o entrevistador ver que você é a pessoa certa para fazer o trabalho.

6

Se você é mais velho, mostrar entrevistadores que você está atualizado. Se você está preocupado que os empregadores pensam que você é muito velho, você usar a experiência da entrevista para mostrar que você está atualizado em seu campo. Enfatizar suas habilidades tecnológicas, se necessário. Prove que você é mentalmente e fisicamente capaz de fazer o trabalho corretamente e fornece exemplos de experiências recentes que são relevantes para o trabalho em questão. Essas táticas vai ajudar o entrevistador ver que você é um elemento importante para a empresa.

dicas

  • Não deixe que a possível discriminação de idade arruinar toda a entrevista. Concentre-se em provar que você é o melhor candidato para o trabalho enfatizando suas habilidades, experiência e outras qualificações.
  • Não assuma que a discriminação por idade é um fator importante quando você não conseguir um emprego particular. Se você diz que a posição foi oferecido a alguém mais qualificado, isso pode ser verdade.
  • Enquanto você pode ter recursos legais, suas chances de ganhar um julgamento não são animadores. Se você acha que foi vítima de discriminação por idade, você pode e deve falar com um advogado. No entanto, você teria que provar que a idade foi a razão pela qual você não foram contratados e que é muito difícil de provar.

Artigos Relacionados