Como encontrar o número de nêutrons em um átomo

2 métodos:Encontre o número de nêutrons em um átomo normal deEncontre o número de nêutrons em um isótopo

Determinar o número de nêutrons em um átomo é muito simples e nem sequer exige alguma experimentação. Para calcular o número de nêutrons em um átomo normal ou de isótopos, tudo que você tem a fazer é seguir estas instruções.

método 1Encontre o número de nêutrons em um átomo normal de

1

Localizar o elemento na tabela periódica. Para este exemplo, ósmio (Os), o qual é na sexta linha inferior é usado.

2

Encontre o número atómico do elemento. Ele tende a ser o número mais visível pertencente a um dado elemento, e é geralmente encontrada acima do elemento de símbolo. Na tabela de exemplo, na verdade, não mais números listados. O número atómico é o número de protões em que um átomo de elemento. I é o número 76, o que significa que um átomo que tem 76 protões de ósmio.

3

Encontrar o peso atômico. Este número é normalmente encontrado abaixo do símbolo atômico. Note-se que o gráfico de exemplo é baseado apenas no número atômico e massa atômica não mostra. Mas nem sempre é o caso. Ósmio tem um peso atômico de 190,23.

4



O peso atômico arredondado para o número inteiro mais próximo para encontrar a massa atômica. Neste exemplo, 190.23 rodadas a 190, que é um peso atómico de 190 a ósmio.

5

Subtrair o número atômico de massa atômica. Uma vez que a grande maioria da massa atómica encontrado em prótons e nêutrons, subtrair o número de protões (por exemplo, número atômico) a partir do valor de massa atómica será calculado o número de neutrões no átomo. Os números após o ponto decimal representam a geralmente muito pequena massa de elétrons no átomo. No exemplo, esta é a seguinte: 190 (peso atómico) - 76 (número de protões) = 114 (número de neutrões).

6

Lembre-se da fórmula. Para encontrar o número de nêutrons no futuro, basta usar esta fórmula:

  • N = M - n
  • N = número de Neutrones
  • H = Malça atômica
  • n = number atômica

método 2Encontre o número de nêutrons em um isótopo

1

Localizar o elemento na tabela periódica. Como exemplo, serão tomadas o isótopo carbono-14. Uma vez que a forma não isotópica de carbono é simplesmente de carbono-14 (C), você vai encontrar de carbono na tabela periódica na segunda coluna abaixo.

2

Encontre o número atómico do item. Normalmente, o número mais visível pertencente a um dado elemento, e é geralmente encontrada acima do elemento de símbolo. Na tabela de exemplo, na verdade, não mais números listados. O número atómico é o número de protões em que um átomo de elemento. C é o número 6, o que significa que um átomo de carbono possuindo 6 protões.

3

Encontre a massa atômica. É realmente fácil com os isótopos, porque recebeu o nome de acordo com a sua massa atômica. Por exemplo, carbono-14 tem uma massa atómica de 14. Depois de encontrar a massa atómica do isótopo, o processo é o mesmo que o seguido para encontrar os neutrões num átomo normal.

4

Subtrair o número atômico de massa atômica. Uma vez que a grande maioria dos mase atômica encontrado em prótons e nêutrons, subtrair o número de protões (por exemplo, número atômico) da massa atómica valorizará calculado o número de neutrões no átomo. No exemplo, isto é: 14 (peso atômico) - 6 (número de prótons) = 8 (número de nêutrons).

5

Lembre-se da fórmula. Para encontrar o número de nêutrons no futuro, basta usar esta fórmula:

  • N = M - n
  • N = número de Neutrones
  • H = Malça atômica
  • n = number atômica

dicas

  • O nome de ósmio, um metal que é sólido à temperatura ambiente, derivado da palavra grega para cheiro, "osme".
  • Prótons e nêutrons são quase todo o peso dos elementos enquanto os elétrons e outras partículas várias representam uma parte insignificante de sua massa (quase zero de massa). Uma vez que um próton tem aproximadamente o mesmo peso que um nêutron e número atômico representa o número de prótons, você pode simplesmente subtrair o número de prótons da massa total.
  • Se você não tiver certeza que número é todo mundo na tabela periódica, basta lembrar que a tabela é projetado com base no número atômico (por exemplo, o número de prótons), começa com 1 (hidrogênio) e adiciona um de cada vez da esquerda para a direita, terminando com 118 (ununoctium). Isto é porque o número de protões em um átomo determina que aquele átomo, tornando-o mais fácil traço elementar para organizar. Por exemplo, um átomo com dois protões ser sempre hélio, tal como um átomo com 79 protões ser sempre ouro.

Artigos Relacionados