Como calcular o retorno sobre o capital próprio
2 partes:Calcular o retorno sobre o capitalAprender a usar o retorno sobre o capital investido
O retorno sobre o capital investido (ROIC para o short) é um dos mais importantes a considerar quando pensando em investir em um conjunto de indicadores da empresa. Ele mede quanto dinheiro um negócio pode gerar sobre o capital empregado. Normalmente, é relatado na seção "Basics" de seu inspector de ações online. No entanto, também é possível calcular as demonstrações financeiras da empresa.
parte 1
Calcular o retorno sobre o capital1
Recolhe as demonstrações financeiras da empresa. A fórmula para calcular o retorno sobre o capital investido ROIC é = (lucro líquido + dividendos) / capital total. Como você pode ver, você precisa de três tipos de informação, que estão presentes em um estado financeiro diferente.
- O lucro líquido na demonstração de resultados da empresa.
- O dividendo é obtido a partir do estado de fluxo de caixa que a empresa tem.
- O capital total é calculado a partir do balanço da empresa.
2
Obter o lucro líquido de um determinado ano olhando para a demonstração de resultados. Esta figura, geralmente, está localizado na linha de fundo. A demonstração de resultados mostrada foi tomada a partir de uma grande empresa pública. Isso mostra que os lucros líquidos da empresa durante o ano findo em 31 de dezembro de 2009 foram $ 11025000000 (note que todos os números no estado estão expressos em milhares).
3
Resta qualquer dividendo que a empresa emitiu. Não é necessário que os dividendos empresas emitem, mas muitos deles fazem. O montante da distribuição de dividendos está em estado de fluxo de caixa que a empresa tem. Na seção chamada "Eectivo (usado em) atividades de financiamento" (ou um com um nome similar).
4
Determina o capital total para princípio no ano em questão. Você pode obter esta informação na declaração de rendimentos. dívida soma e patrimônio líquido total (que inclui ações preferenciais, ações ordinárias, excedente de capital e retenção de lucros).
5
Subtrair o dividendo de lucro líquido e dividi-lo pelo capital total. Isso nos dá o retorno sobre o capital. Por exemplo, para esta empresa, o retorno sobre o patrimônio líquido é de R $ 11 025 000 000 / $ 434 732 000 000 = 0,025 ou 2,5%. Isto significa que a empresa gerou um retorno de 2,5% em seu capital disponível em 2009. O retorno total sobre o capital leva em conta os dividendos e lucro líquido transferido para resultados transitados.
parte 2
Aprender a usar o retorno sobre o capital investido1
Determina a direcção efectiva da empresa. O retorno sobre o capital investido é uma medida de quão eficiente uma empresa para converter ganhos de capital investidores. Uma empresa que continuamente geram retorno do capital investido de 10% a 15% é muito bom para devolver o dinheiro investido aos seus acionistas. Ao olhar para as empresas para se investir, medir o retorno sobre o capital pode ser de grande ajuda.
- Pesquisa ROIC com valores altos. Quanto maior o ROIC, a empresa terá mais capacidade para tomar dinheiro e transformá-lo em lucros.
2
Usa ROIC para separar as más ações de bom. Suponha que uma empresa com um lucro líquido de US $ 500.000, tendo uma dívida de US $ 10 milhões. A empresa, então, passa a ter um ganho líquido de US $ 1 milhão, aumentando seu lucro em 100%. Se apenas o crescimento dos lucros é observado, não ver que a empresa teve de emprestar US $ 10 milhões para criar esse lucro. A rendibilidade dos capitais próprios de 1% não é impressionante.
3
Use o ROIC, em vez de outros indicadores. O retorno sobre o capital próprio é a melhor medida de retorno sobre o retorno do investimento dos capitais próprios (ROE, por sua sigla em Inglês) e retorno sobre ativos (ROA, por sua sigla em Inglês). Isso ocorre porque esses outros indicadores são baseados em dados incompletos ou possivelmente imprecisos.
dicas
- Quanto maior o retorno sobre o capital, o melhor. A coisa mais importante é a constância. Se uma empresa poderia fazer de forma consistente 15% ou mais retorno sobre o capital por pelo menos dez anos, provavelmente excelente, mas o desempenho passado não garante sempre resultados no futuro. Ele também compara o retorno sobre o patrimônio de uma empresa com os seus concorrentes ao decidir investir.