Como calcular o retorno sobre o capital próprio

2 partes:Calcular o retorno sobre o capitalAprender a usar o retorno sobre o capital investido

O retorno sobre o capital investido (ROIC para o short) é um dos mais importantes a considerar quando pensando em investir em um conjunto de indicadores da empresa. Ele mede quanto dinheiro um negócio pode gerar sobre o capital empregado. Normalmente, é relatado na seção "Basics" de seu inspector de ações online. No entanto, também é possível calcular as demonstrações financeiras da empresa.

parte 1
Calcular o retorno sobre o capital
1
Recolhe as demonstrações financeiras da empresa. A fórmula para calcular o retorno sobre o capital investido ROIC é = (lucro líquido + dividendos) / capital total. Como você pode ver, você precisa de três tipos de informação, que estão presentes em um estado financeiro diferente.
  • O lucro líquido na demonstração de resultados da empresa.
  • O dividendo é obtido a partir do estado de fluxo de caixa que a empresa tem.
  • O capital total é calculado a partir do balanço da empresa.
  • 2
    Obter o lucro líquido de um determinado ano olhando para a demonstração de resultados. Esta figura, geralmente, está localizado na linha de fundo. A demonstração de resultados mostrada foi tomada a partir de uma grande empresa pública. Isso mostra que os lucros líquidos da empresa durante o ano findo em 31 de dezembro de 2009 foram $ 11025000000 (note que todos os números no estado estão expressos em milhares).
  • 3
    Resta qualquer dividendo que a empresa emitiu. Não é necessário que os dividendos empresas emitem, mas muitos deles fazem. O montante da distribuição de dividendos está em estado de fluxo de caixa que a empresa tem. Na seção chamada "Eectivo (usado em) atividades de financiamento" (ou um com um nome similar).
  • Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que as empresas pagam os seus accionistas. Quase sempre eles pago em dinheiro, mas também pode ser pago em ações ou outras propriedades.
  • As empresas também podem optar por reter lucros (para torná-los investir em si mesmos) em vez de pagar dividendos aos acionistas.


  • 4
    Determina o capital total para princípio no ano em questão. Você pode obter esta informação na declaração de rendimentos. dívida soma e patrimônio líquido total (que inclui ações preferenciais, ações ordinárias, excedente de capital e retenção de lucros).
  • O saldo dos resultados da empresa no início de 2009 é mostrado na coluna do meio. Usando os valores apresentados no balanço patrimonial de 31 de dezembro de 2008, sabe-se que o capital total é $ 330 067000 000 (dívida de longo prazo) + $ 104.665.000.000 (patrimônio líquido total) = $ 434.732.000.000.
  • Observe também que dívida só a longo prazo está incluído, como a dívida de curto prazo, por definição, é a dívida inferior a um ano, para que a empresa não tem que usar o dinheiro para todo o ano lucros são obtidos.
  • 5


    Subtrair o dividendo de lucro líquido e dividi-lo pelo capital total. Isso nos dá o retorno sobre o capital. Por exemplo, para esta empresa, o retorno sobre o patrimônio líquido é de R $ 11 025 000 000 / $ 434 732 000 000 = 0,025 ou 2,5%. Isto significa que a empresa gerou um retorno de 2,5% em seu capital disponível em 2009. O retorno total sobre o capital leva em conta os dividendos e lucro líquido transferido para resultados transitados.
  • parte 2
    Aprender a usar o retorno sobre o capital investido
    1
    Determina a direcção efectiva da empresa. O retorno sobre o capital investido é uma medida de quão eficiente uma empresa para converter ganhos de capital investidores. Uma empresa que continuamente geram retorno do capital investido de 10% a 15% é muito bom para devolver o dinheiro investido aos seus acionistas. Ao olhar para as empresas para se investir, medir o retorno sobre o capital pode ser de grande ajuda.
    • Pesquisa ROIC com valores altos. Quanto maior o ROIC, a empresa terá mais capacidade para tomar dinheiro e transformá-lo em lucros.


  • 2
    Usa ROIC para separar as más ações de bom. Suponha que uma empresa com um lucro líquido de US $ 500.000, tendo uma dívida de US $ 10 milhões. A empresa, então, passa a ter um ganho líquido de US $ 1 milhão, aumentando seu lucro em 100%. Se apenas o crescimento dos lucros é observado, não ver que a empresa teve de emprestar US $ 10 milhões para criar esse lucro. A rendibilidade dos capitais próprios de 1% não é impressionante.
  • Olhe para esta analogia útil: pensar em um jogador de basquete. Você pode pensar que um jogador de basquete com média de 15 pontos e 20 tiros por jogo está jogando muito bem se de repente pontuação 30 pontos. Mas se você perceber que você precisava de 60 tiros de marcar 30 pontos, você provavelmente acha que você não está jogando tão bem, porque não é eficaz com os seus tiros.
  • ROIC opera da mesma maneira. Na analogia de basquete, o ROIC irá indicar a eficácia de um jogador para marcar.
  • 3
    Use o ROIC, em vez de outros indicadores. O retorno sobre o capital próprio é a melhor medida de retorno sobre o retorno do investimento dos capitais próprios (ROE, por sua sigla em Inglês) e retorno sobre ativos (ROA, por sua sigla em Inglês). Isso ocorre porque esses outros indicadores são baseados em dados incompletos ou possivelmente imprecisos.
  • Com relação ao ROE, se você investiu US $ 1000 para iniciar um negócio, você emprestado US $ 10.000 e ganhou US $ 500 após um ano, o retorno sobre o patrimônio líquido é de R $ 500 / $ 1000, ou 50% ao ano. Parece bom demais para ser verdade. Bem, ele realmente é. O verdadeiro retorno sobre o capital investido é de US $ 500 / ($ 1000 + $ 10 000) = 4,55%, um valor mais razoável.
  • ROA não é confiável. Isto é devido à diferença entre o custo de um ativo e seu valor de mercado em um determinado momento.
  • dicas

    • Quanto maior o retorno sobre o capital, o melhor. A coisa mais importante é a constância. Se uma empresa poderia fazer de forma consistente 15% ou mais retorno sobre o capital por pelo menos dez anos, provavelmente excelente, mas o desempenho passado não garante sempre resultados no futuro. Ele também compara o retorno sobre o patrimônio de uma empresa com os seus concorrentes ao decidir investir.
    Artigos Relacionados