Como fazer um estudo de viabilidade
5 partes:Você decide se você precisa fazer um estudo de viabilidadeRealizar pesquisas e análises de mercadoFazer uma análise organizacional e técnicoFazer uma análise financeiraestudo de viabilidade completo
Você tem uma grande idéia para um novo produto? Talvez o seu geléia caseira Apple é famoso entre os seus amigos e familiares e estão considerando a idéia de transformar seu hobby em um negócio. Talvez você gostaria de começar um babás cooperativas, mas não tem certeza de que não há demanda suficiente em sua área para fazer valer o seu tempo e esforço. Pode ser que você trabalha no governo local e de ter confiado a tarefa de monitorar o desenvolvimento de um novo parque, mas você não tem certeza de como começar a sua investigação. Em todos estes casos, você pode se beneficiar de realizar um estudo de viabilidade. Ele disse simplesmente, um estudo de viabilidade é um processo durante o qual você testar uma idéia para verificar se possível, ele vai trabalhar? Embora as questões específicas que você tem de se concentrar variar de acordo com a natureza do seu projeto ou idéia, há alguns passos básicos que se aplicam a todos os estudos de viabilidade. Leia mais para aprender os passos básicos.
parte 1Você decide se você precisa fazer um estudo de viabilidade
1
Realiza uma análise preliminar. Digamos que você deve fazer um estudo de pré-viabilidade, a fim de saber se você tem que fazer um estudo de viabilidade pode soar estranho, mas é verdade. Algumas pesquisas inicial irá ajudar a determinar se você precisa ou não prosseguir com uma investigação completa.
2
Considere as suas opções. Faça um estudo de viabilidade completa pode ser um processo demorado e às vezes caro. Portanto, é uma boa idéia para tentar salvar seu tempo e dinheiro para investigar apenas as idéias mais promissoras.
- Se você está considerando a conversão de seu geléia caseira em um negócio, por exemplo, você deve identificar cuidadosamente outros cenários possíveis para a empresa, antes de decidir que você dedicar todos os seus recursos para um estudo de viabilidade. Por exemplo, você já pensou em simplesmente vender suas maçãs no mercado?
- Você pode querer fazer campanha para a criação de um novo parque nos arredores da cidade, mas há terras de propriedade do governo em uma área melhor localizado? Já considerou a possibilidade de melhorar parques existentes em vez de fazer um novo?
3
Avalia a demanda existe para a sua ideia. Você pode ser o melhor padeiro na cidade ou melhor babá Mary Poppins, talvez você possa organizar o melhor festival de rock indie já viu em sua cidade. No entanto, ele acredita que, se todos na cidade consumir produtos sem glúten, eles pensam que babás são uma relíquia do passado ou preferem jazz, você perdeu todos os seus talentos e esforços.
- Antes de decidir investir o tempo eo dinheiro necessários para um estudo completo de viabilidade, é recomendável que você avalie de forma realista se existe uma necessidade ou demanda suficiente para a sua ideia. Se houver, então você pode continuar a estudar o seu projecto mais em profundidade. Caso contrário, ele vai para a próxima idéia.
4
Avaliar a concorrência. Talvez você tenha determinado que, de fato, há uma demanda para sua idéia ou serviço. No entanto, também é aconselhável ter uma noção de quanto a concorrência que você tem que enfrentar.
- Por exemplo, mesmo na sua cidade uma mais valia para o espaço do mercado de artesanato, mas dez outros vendedores oferecem seus navios para venda, você tem que considerar se você pode competir com eles ou oferecer aos compradores um produto diferente e mais atraente.
5
Avalia os desafios. Antes de passar para os estágios ativos do estudo de viabilidade, você deve considerar se haverá qualquer obstáculo intransponível.
- Por exemplo, se você quiser criar cabras para fazer queijo com leite, você terá de obter as licenças e autorizações competentes e respeitar estrita, como ter um sistema séptico aprovado que pode custar cerca de US $ 10.000 normas regulamentares.
- Se você não tem nenhuma maneira de atender a esses requisitos ou levantar fundos suficientes, pode ser melhor deixar essa ideia pendentes no momento.
6
Decida se você quer contratar um consultor. Se após a sua investigação inicial, parece que você tem uma idéia que poderia ser bem sucedido, você pode querer contratar um consultor para dirigir e realizar o seu estudo de viabilidade.
- Você quer que seu relatório final ser o mais objetivo possível, para deixá-lo claro para quem quer que você contratar você quer respostas honestas e que você não está contratando para lhe dar a resposta que você quer ouvir.
- Também lembre-se que você é responsável por encontrar que o estudo corretamente e na unidade completa, por isso certifique-reportarte regularmente com o seu consultor para alertá-lo progredir.
7
Determina se você vai ter que contratar especialistas. Tenha em mente que, para alguns estudos de viabilidade pode precisar obter a entrada de profissionais como engenheiros, por exemplo. Investiga em detalhe a sua necessidade de consultar peritos e ver o que o custo de seus honorários.
- Você tem que ter certeza que você tem orçamento suficiente para cobrir esses custos ou, se eles são muito alta, mesmo nesta fase, você não pode querer ou pode continuar com o estudo.
8
Estabelece um programa. Realizar um estudo de viabilidade pode ser um processo exigente e é provável que levar um longo tempo. Se a sua análise inicial indicou que você tem uma boa ideia e que, portanto, deve fazer um estudo mais detalhado, é melhor que você tenha certeza que você pode fazer o trabalho em tempo hábil.
- Se você dar o relatório para o conselho da cidade, o seu chefe ou potenciais investidores em uma determinada data? Se assim for, trabalhando a partir da data de entrega para trás e estabelece prazos de tempo específico para a realização das diferentes fases do estudo.
parte 2Realizar pesquisas e análises de mercado
1
Saiba mais sobre o mercado. Depois de ter determinado que você tem uma idéia potencialmente viável, você deve aprender o máximo possível sobre o que está atualmente no mercado seu produto ou serviço se ele está mudando e como você pode integrá-lo.
- Por exemplo, se você quer vender personalizado cobre smartphones e tablets, você tem que ir para fora e ver se esses itens estão disponíveis para os consumidores e onde. Fale com os vendedores e donos de lojas e investiga onde eles obter a sua mercadoria e quanto lucro que eles produzem.
- Outro exemplo, se você está investigando a possibilidade de abrir uma creche, você tem que descobrir quantos estão em seus viveiros de área, onde estão localizados, e assim por diante.
2
Obter mais detalhes sobre a demanda por seu produto ou serviço. Neste ponto, você está começando a ter uma idéia de saber se há ou não um mercado para sua idéia, mas você tem que saber mais sobre a demanda atual e, potencialmente, poderia ter no futuro.
- Por exemplo, se você deseja abrir uma creche, seria uma boa idéia para tentar descobrir se há atualmente com listas de espera ou estão olhando para as crianças que se matriculam neles. Você também pode prever as necessidades futuras, se você pesquisar as taxas de natalidade atuais em sua área.
- Talvez você é um padeiro e você só descobriu que os cafés e restaurantes locais comprar seus produtos assados (talvez você, também em breve), mas também quer saber o que seus melhores vendedores, ou vender a menos de alguns -los em certas épocas do ano (por exemplo, em janeiro, quando as pessoas ainda tentam cumprir o seu ano novo).
3
as pessoas de pesquisa em pessoa. Uma ótima maneira para você descobrir tudo o que puder sobre o que eles querem e precisam de seus clientes ou público potencial é, e para fazer perguntas de entrevista específicas.
- Por exemplo, se você quiser construir um novo parque, você pode visitar outros parques e pedir-lhes para encontrar quantas vezes migram para os parques, o que eles gostam sobre eles, o que eles mudariam e se seria ou não visitar outro parque em um local diferente.
4
Realiza pesquisas de mercado através de outros meios. Além de entrevistar pessoas diretamente, você também pode alcançar aqueles que você acha que pode comprar ou benefício da sua ideia através de inquéritos e-mail para responder. Se o fizer, não se esqueça de incluir um envelope com porte pago.
- Dependendo do seu público, talvez você obtenha melhores resultados principais do telefone ou e-mail inquéritos. Você também pode direcionar as pessoas para uma pesquisa online usando redes sociais como o Twitter ou Facebook.
5
Projete sua pesquisa com cuidado. O que quer que significa que você escolher para investigar as necessidades e desejos do seu público, certifique-se de gastar o tempo necessário para se preparar para a sua pesquisa perguntas específicas.
- Por exemplo, se você quiser vender o seu atolamento, não se esqueça de perguntar quem usado para comprar jam em casa e para quem compra (é para os seus filhos, por exemplo?). Perguntado sobre o que os seus sabores favoritos, se há outros sabores que gostaria de experimentar que não estão disponíveis no mercado e quanto estariam dispostos a pagar pelo produto.
- Também perguntar-lhes o que eles gostam sobre a marca que atualmente compra: a cor, a consistência, a empresa que fabrica e assim por diante.
6
Analisa a competição nicho de mercado. Também é importante tentar determinar o que a quota de mercado são os seus principais concorrentes e quanto tempo têm mantido essa posição. Isso poderia ajudá-lo a saber se a sua expectativa de tomar uma parte significativa do mercado é razoável.
- Por exemplo, se você ouvir que uma empresa local domina o mercado de compotas e se os resultados de suas entrevistas e pesquisas mostraram que os clientes são muito fiéis a essa marca, você pode querer considerar a mudança para sua próxima grande idéia .
- Ou talvez você está investigando se a cidade pode ou não pode beneficiar de ser o anfitrião de um festival de música no verão. Se assim for, você tem que determinar o que os outros festivais de música ocorrem na mesma época do ano, para determinar se o caso de você planejar é competitivo.
7
Identificar o seu mercado potencial participação. Depois de entender a maneira em que seus concorrentes estão integrados no mercado, será possível estimar como você poderia integrar. Você vai querer os resultados de seu estudo de viabilidade descrever tão especificamente quanto possível, com os números e percentagens, como você vai integrar tanto quanto você possível o crescimento ao longo do tempo.
- Por exemplo, você pode atender 10% das pessoas disseram que preferem uma escolha de geléia orgânica? Talvez o parque de skate a ser construído você espera atrair 20% dos adolescentes disseram que iriam visitar.
parte 3Fazer uma análise organizacional e técnico
1
Determinar onde você tem que trabalhar. Ele considera que deve dedicar parte do seu estudo de viabilidade para explorar os detalhes de seu local de trabalho.
- Isto é, talvez necessite de um escritório que irá atuar como o centro de sua operação de negócios ou projeto, ou precisa de um terreno com características especiais, se, por exemplo, quiser operar uma fazenda.
- Verifique se você tem acesso ao espaço e instalações que você precisa e investiga tudo sobre locações ou permite que você vai precisar.
2
Você decide como você terá que estruturar sua empresa ou equipe. Se você não só lidar com este projeto, você tem que pensar sobre que tipo de ajuda, seja pago ou voluntário, você vai precisar de um terceiro. seriamente considerada a resposta a todas estas perguntas:
- Quais são as suas necessidades de pessoal? Que habilidades preciso dizer a sua equipe? Existem pessoas com essas qualificações disponíveis para contratar ou recrutar voluntários? Como você acha que vai mudar necessidades de pessoal que a empresa cresce ou desenvolver projectos?
- você vai precisar de um conselho de administração? Qual deve ser as suas qualificações? Quem será ele?
3
Determinar quais materiais precisa. Este é o ponto onde você tem que investigar com cuidado e fazer uma lista de materiais necessários para cada fase específica do seu projeto:
- Que matérias-primas que você precisa? Onde você conseguiu? Por exemplo, se você está fazendo um estudo de viabilidade para construir um campo de jogos, você vai precisar encontrar fornecedores que os compram materiais e equipamentos de jardim, bem como as ferramentas necessárias a sua equipe para montar tudo.
- Você deve também pensar sobre os pequenos detalhes, como os materiais que você precisa para embalar e enviar o seu produto, se sua idéia é fabricar ou produzir algo que vai vender mais tarde.
- Além disso, não se esqueça de incluir itens como material de escritório.
4
Identifica o custo dos materiais. Enquanto você vai ser mais específico com os detalhes do orçamento para a próxima fase do estudo de viabilidade, certifique-se de gravar os preços dos materiais que você precisa como você investigar a sua disponibilidade.
- Notas ou não pode comparar materiais em várias lojas ou você vai ser obrigado a obter os seus fornecimentos a partir de uma única fonte.
5
Identifica toda a tecnologia de que necessita. Você também tem que considerar se você precisa de algum tipo de tecnologia especial e investigar a sua disponibilidade e custo.
- Por exemplo, mesmo se o seu projeto é tão simples como abrir uma loja Etsy para vender seu artesanato on-line, você precisa ter acesso a um computador confiável, uma câmera de boa qualidade e talvez programas para gerenciar suas informações encomendas, facturas e pagamentos.
parte 4Fazer uma análise financeira
1
Faça uma lista de seus custos iniciais. Ele considera que um orçamento detalhado, incluindo os custos devem dirigir quando você iniciar o seu negócio ou projeto, é uma parte importante do seu estudo de viabilidade.
- Por exemplo: o equipamento que você vai precisar para comprar ou alugar? Você vai precisar de instalações especiais ou terra? Você precisa de ferramentas ou máquinas especiais?
- Seus custos de arranque são aqueles que têm de percorrer para abrir o seu negócio, mas geralmente será despesas regulares uma vez que o negócio ou projeto está no caminho certo.
2
Estimar seus custos operacionais. Estes são os custos cotidianos da gestão de uma empresa e incluem coisas como aluguel, materiais e salários terão de pagar regularmente.
3
Suas estimativas de receita previsões. A fim de ajudá-lo a definir o preço de seus serviços ou produtos, usar a sua investigação anterior nos processos atuais sobre os itens que podem comparar. Com base no que a quota de mercado tenha estimado que você pode cobrir e seus custos de produção e do preço a que você acha que vende, e quais as estimativas será a sua margem de lucro?
- Você também deve incluir informações sobre se você acredita ou não que o seu fluxo de receita é estável ou crescer ao longo do tempo.
4
Calcula o resultado de outros tipos de projetos. Talvez você não está planejando vender um item ou serviço, mas o seu estudo de viabilidade tem o objetivo de ver se uma obra pública é viável. Se assim for, talvez você não precisa se preocupar com ganhos financeiros, mas mesmo assim, você pode querer fazer um cálculo de boa você acha que vai levar para a comunidade.
- Quantas pessoas se beneficiarão do serviço e de que forma?
5
Identificar suas fontes de financiamento. É necessário que você tenha certeza que você pode cobrir todas as suas despesas durante esta operação. Portanto, faça uma lista de todas as suas fontes de renda e de financiamento.
- Por exemplo, você tem poupança que você pode girar para? Você vai precisar de investidores e, se assim for, e você identificou? Nós realmente tomar emprestado do banco? Já que você tem pré-aprovação?
6
Calcule suas figuras. Quando se consideram os aspectos financeiros da sua ideia, o passo final será o de realizar uma análise de custo-benefício.
- Subtrair todos os custos para o seu rendimento antecipado detectado, a fim de determinar se será possível cobrir seus custos e operação de inicialização e fazer um lucro. Depois de fazer isso, você pode determinar se a margem de lucro é grande o suficiente.
- Mesmo se o projeto não tem o propósito de ganhar dinheiro, você deve calcular todas as figuras: Dada a quantidade de tempo e esforço que será necessário, irá representar um benefício a longo prazo para as pessoas o suficiente para fazer a pena projeto a pena?
parte 5estudo de viabilidade completo
1
Compilar todas as informações. Depois de ter concluído todas as etapas do estudo terá de organizar seus resultados.
- Reúna todas as suas pesquisas, as provas fornecidas pelos membros de sua equipe ou consultores contratados, seu orçamento, e assim por diante.
2
Analisa os resultados. Considerando todos os riscos associados e benefícios potenciais, parece que o projeto é promissor para você?
- Pode ser que você acabou confiada a organização deste estudo e que a decisão de dar luz verde a depender de outra pessoa. Ainda assim, é aconselhável fazer a sua própria análise com base nos resultados, assim você pode incluir suas conclusões no relatório.
3
Coloque tudo por escrito e distribuir. Considera que um estudo não fornecerá muito benefício para você não está nas mãos das pessoas certas. Uma vez que você incluiu seus resultados, o estudo entregue a todos os diretores, funcionários da empresa ou qualquer outra pessoa que possa beneficiar dos resultados para tomar decisões importantes dentro de uma empresa, agência ou departamento.
- Se a sua responsabilidade é relatar os resultados, certifique-se para ensaiar sua apresentação e ter brochuras e recursos visuais com aparência profissional.