Fazendo um contrato de prestação de serviços na colômbia
2 partes:
informações corroborandoPrepara-se o documentoContratos de prestação de serviços são ideais quando você quer contratar um especialista em uma área específica para desenvolver uma tarefa ou trabalho em um período de tempo definido. Este tipo de contrato pode ser verbal ou escrita, mas para ter "contas claras", como as pessoas popularmente dizer na Colômbia, é o melhor feito por escrito. Aqui você vai encontrar as diferentes etapas para fazer um contrato para a prestação de serviços por escrito.
parte 1
informações corroborando1
Verifique informações pessoais. É importante que você tenha certeza de que a pessoa é contratada idade e é afiliado à pensão geral de segurança social e saúde.
- Você pode pedir que a pessoa contratante você mostrar o seu bilhete de identidade ou documento, este, a fim de evitar futuros problemas legais.
- O empreiteiro interessado deve apresentar à entidade os documentos atualizados contratantes para provar a sua filiação a pensão da segurança social e de saúde.
2
Verifique informação profissional. Peça a carteira profissional pessoa contratante. Se o empreiteiro não tem cartão profissional não significa que você não pode legalmente exercer a sua profissão. Algumas carreiras não emitem cartão profissional.
3
informações específicas sobre as condições do contrato. Para corroborar a informação que contém o contrato, você pode fazer um acordo verbal. É importante tomar o tempo necessário para especificar o acordo e todos os termos do contrato e, assim, evitar mal-entendidos entre o contratante e do contratante.
parte 2
Prepara-se o documento1
Chama-se o acordo.Depois de ter acordado verbalmente todos os termos do contrato com a pessoa que está indo para contratar (contratante), você deve assinar o documento por escrito a data de elaboração e assinatura do documento, as informações básicas dos dois (cliente e contratante) como nomes completos, números de cartão de identidade, nome da empresa ou da sociedade, o nome profissão do contratante eo nome do serviço será prestado. Esta informação deve ser escrita na forma parágrafo.
- Exemplo. (Título) ACORDO contrato de prestação de serviços profissionais. Medellin 10 dias em Fevereiro de 2005. O presente subscrito, Pepito Perez, identificado com número de identificação 00000001 Medellín, em nome da empresa Nuvens S.A. "Que a partir deste acordo vai agir como a parte contratante e Pablito Palitos, identificado com número de identificação 00000005 Medellin, psicólogo, que a este acordo irá atuar como a parte CONTRATADA, acordado entre as seguintes cláusulas será eficaz para dar o cumprimento deste contrato de prestação de recrutamento. Afirma-se que o contratante agindo em seu próprio nome, como uma contratação participar na celebração deste acordo de forma voluntária.
2
cláusulas específicas. Tendo redigido o acordo deve escrever as cláusulas declaração e, em seguida, cláusulas contratuais que mencionam os direitos e obrigações de ambos o contratante eo empreiteiro e as possíveis razões pode rescindir o contrato. Estes são os principais termos e sua ordem:
3
Assinar o contrato. Para que o contrato de prestação de services`re preparando para ser válido, deve ser assinado pelo empreiteiro e as empresas contratante.Antes você deve mencionar quantas cópias do contrato serão entregues. Exemplo: De acordo com o exposto, as partes assinam o presente documento em duplicado com o mesmo conteúdo.
dicas
- Certifique-se de que este tipo de contrato será utilizada exclusivamente para o recrutamento de prestar um serviço e não para outros tipos de aluguer de utilização indevida pode gerar uma demanda por parte do contratante e até mesmo prisão.
- Você pode anexar o caderno de encargos fotocópias apresentadas pelo contratante como apoio.
- Você pode adaptar este modelo de contrato para as suas necessidades.
- Faça um projecto de documento de caneta e papel, por isso vai ser mais fácil de fazer as correções quando você decidir que digitá-lo no computador.
avisos
- Lembre-se que o contrato de prestação de serviços não tem um período de teste para o contratante e não requer o empreiteiro a pagar benefícios sociais.
- O contratante não pode obrigar o empreiteiro qualquer coisa que não está especificado no contrato de prestação de serviços.
- Note-se que este tipo de contrato é regulada pelo Código Comercial e do Código Civil, dependendo do que a actividade a que a sociedade ou empresa é dedicada.
- Se o contratante deverá desenvolver um trabalho considerado de alto risco, o contratante deve filiar com o Sistema Geral de Riscos Profissionais.
- O contratante deve executar o seu Registro no RUT como trabalhadores independentes na atividade para a qual foi contratado.