Como calcular um assentamento no méxico
4 partes:
Aprender termos legaisanalisa as circunstânciasbenefícios Sumarcompensação SumarNa conclusão do seu emprego, você tem direito a receber uma compensação financeira. Não importa se a decisão de separar é seu ou sua empresa ou se for feito de bom ou mau circumstances- leva em conta todos os fatores para a quantidade que você recebe para o seu tempo de trabalho é apenas direito.
parte 1
Aprender termos legais1
Observe o que uma solução definitiva. No México, o Direito do Trabalho Federal (LFT) fornece uma série de benefícios contratuais que um empregador deve pagar um trabalhador quando as segundas paradas de trabalho para o primeiro. Esse conjunto de recursos é comumente conhecido como o assentamento.
- Isso é mais do que uma mera transação econômica: assinar o documento chamado "carta de liquidação" implica que ambas as partes concordam que o processo de terminar o contrato foi realizado corretamente.
2
Leve em conta o que significa "liquidação". Quando o termo é usado liquidação, no entanto, muitas vezes se referia a um conjunto de compensação que o trabalhador deve receber se tiver sido injustificadamente demitido.
parte 2
analisa as circunstâncias1
Esclarece a razão legal para a sua separação. Pode parecer óbvio: você vai porque você encontrou um emprego melhor, ou porque ele adoeceu seu empregador, mas a lei prevê alguns casos especiais em que critérios diferentes para o cálculo da liquidação final ou liquidação se aplicam.
- No primeiro caso, é uma decisão que você tomou por motivos pessoais.
- Na segunda, você deixar o seu emprego por qualquer das razões enumeradas no artigo 51 da LFT. Entre eles estão sendo submetidos a alguma forma de violência por parte de seu empregador ou a existência de um risco para a sua segurança ou a sua saúde na fábrica onde laborabas.
- O terceiro caso significa que você tenha sido demitido por negligência, absentismo, deitado sobre as suas qualificações profissionais, ter cometido um crime ou incorrer em qualquer um dos motivos previstos no artigo 46 da LFT. Se assim for, você tem perdido a maioria de seus benefícios, exceto para os prémios de antiguidade, em que detalhes serão dados mais tarde. Se não, você se encontra em último caso, e como mencionado antes, você pode procurar por uma solução.
2
Lembra-se bem quando você relatou, se não desistiu, mas você foi demitido. Artigo 47 da LFT estabelece que se levou mais de cinco dias úteis para alertar sobre a rescisão do seu contrato, ou se tal plano aviso nunca chegou, que é suficiente para considerar a sua demissão foi injustificada.
3
Certifique-se de que tudo está em ordem, em caso de cessação da cooperação é deficiência. Eu gostaria de não passar, mas o fim da relação de trabalho é devido a um acidente ou um incidente semelhante que o deixou incapaz de trabalhar, além dos benefícios a que têm direito todos os empregados devem receber entre um mês e 1095 `dias de pagamento, dependendo do tipo de deficiência.
4
Exige o retorno de seu trabalho antes do conselho de conciliação e arbitragem, se você fosse denunciado abusivamente. Se o empregador se recusa, você deve receber uma indemnização de três meses de salário. Se as exigências de teste e à falta de justificação é verificado, você tem o direito de receber os salários que parei de começar a partir da data de demissão até a data do julgamento.
5
Obter os dados relevantes. Para executar qualquer cálculo, você precisa ter à mão algumas informações básicas: o seu salário diário, os anos em que trabalhou para a empresa (de preferência com a data de entrada e saída), quantos dias de subsídio de Natal pay-lhe um ano.
parte 3
benefícios Sumar1
Calcular a proporção de seu bônus. O Aguinaldo é um dos mais populares costumes mexicanos e termos de trabalho é um extra no final do ano pelo empregador aos seus empregados pagam. Você se lembra o quanto você paga por este serviço? Eles são, por exemplo, os salários de 15 dias para um ano de trabalho, como o mínimo de direito.
- Em primeiro lugar, dividir esse tempo entre o ano 365. O resultado é 15/365 = 0,0411 (quarta casa decimal será arredondada para facilitar contas).
2
Avalia a parte proporcional das suas férias. O segundo termo é a proporção de férias pagas cada funcionário ganha depois de cumprir um ano de serviço. Artigo 76 da LFT estabelece que esse período deve ser de pelo menos 6 dias- 8 se você fez 10 dois anos se transformou 12 três deles a partir do quarto. Esperemos que a progressão continuada, certo? Mas não, depois desse ponto, as suas férias aumentar apenas para cada cinco anos de serviço. Assim, o quinto ano de serviço, você joga 14 dias de férias, mas esse montante não será aumentada novamente até chegar a 10.
3
Determine o seu abono de férias. A terceira é a adição de um prémio de (pelo menos) 25% da parte proporcional do férias- ou seja, o montante calculado nos últimos acrescentando: 1315.06 x 25/100 = 328.76 pesos. A razão para esta disposição tem no artigo 80 da LFT.
4
Estabelece o montante do prémio de antiguidade. O prémio de antiguidade é calculado com base no salário diário integrado e taxa equivalente a 12 dias a mesma para cada ano de serviço.
5
Fazer a soma. O valor total da sua liquidação, com salário diário de 100 pesos por dia e 15 anos de idade, é 1,223.9 + 1.315 + 328,7 + 18,961.7 = 21,829.3 pesos.
parte 4
compensação Sumar1
Verifique que tipo de compensação a que pertence. Devemos repetir: os seguintes cálculos diz respeito a você sozinho se você foi demitido sem justificação. O montante da compensação varia ligeiramente dependendo do tipo de relação de trabalho no momento da demissão. Novamente, a base é o salário diário integrado calculada na etapa anterior.
- Se fosse para um período fixo de menos de um ano, você tem direito a uma indemnização igual a 50% do salário que você ganhou durante esse tempo.
- Se fosse por um período fixo de mais de um ano, você joga salário de 6 meses para o primeiro ano de trabalho e 20 dias de salário por cada ano adicional.
- Se o contrato que assinou foi por um período indefinido, você só vai receber 20 dias de salário por cada ano de trabalho.
2
Multiplica de acordo com a fórmula apropriada. Para concluir o exemplo, você pode começar a partir do pressuposto de que o trabalhador está no segundo caso de aqui. Por isso, eles correspondem 105.34 pesos (salário diário integrado) x 30 (dias do mês) x 6 = 18.961,2, que adicionar 20 x 14 x 105,34 = 29,512 pesos. O total está 48,473.2 pesos.
3
Adicionar a liquidação e liquidação. O total que você começa se você fosse o exemplo do trabalhador faria 21,829.3 48,473.2 + = 70,302.5 pesos.
dicas
- Quando solicitar a sua liquidação ou liquidação, você deve ter aconselhamento jurídico de um advogado. Mesmo que neste momento você não pode pagar um, você pode encontrar alguns que irá representá-lo para um baixo pagamento e uma porcentagem do que você recebe.
- Se você deseja salvar a fadiga fazer a matemática para si mesmo, ou apenas verifique seus cálculos, você pode ver algumas das calculadoras on-line especializadas lá. Ele leva em conta que esses mecanismos poderiam dar de volta um número errado, se você fornecer-lhes informações incorretas e que não pode ser programado para considerar todas as circunstâncias de seu caso.
- Outra possível adição do assentamento é o salário de dias que trabalharam e não tomaram ainda. Não deixá-los fora.
- Aqui eles são considerados as características mais comuns, mas o cálculo da liquidação e liquidação pode aumentar se levados em conta outros benefícios não consideradas como participação nos lucros, comissões ou gratificações. Além disso, se o seu empregador oferece um desempenho superior às disposições da lei.
- Se você tiver qualquer tipo de recibos de pagamento ou qualquer forma de provar a sua relação de trabalho, nem tudo está perdido: um advogado, uma análise detalhada da lei e autoridades, como o Procurador Federal do Trabalho Defesa pode ajudar.
- Este último conselho que você pode soar estranho, mas é uma realidade em um país com uma situação jurídica e social de um país como o México, se a quantidade que a sua empresa oferece é menor do que o que você tem direito por lei, mas você acha que uma quantidade razoável (a soma que permitirá, por exemplo, financiar o seu próprio negócio), levá-la. Isso acontece, principalmente nos casos de despedimento sem justa causa, o montante total do assentamento, além do assentamento, além de salários perdidos, é muito alto para uma empresa ou agência governamental quer pagar. Portanto, ele vai usar toda tática legal e de trabalho à sua disposição para adiar o pagamento, mesmo que depois de um julgamento de ensaio foi-lhe favorecer, não há garantia de que o empregador cumpra em breve ou em tudo. Enquanto isso, o processo pode ser muito drenagem. Abundam notícias de manifestações de trabalhadores que têm lutado por anos sem obter nada ainda. Nem aceitar uma fração, mas pensa que é melhor ter uma quantidade substancial no curto prazo e seguir em frente, para esperar a vida inteira por uma soma quimérica.
- Se você não sabe como qualificar o serpación, certamente contrariar a sua antiga empresa em si, de modo Checa duas vezes para não levá-lo de surpresa. O importante é saber o que pode obter de acordo com a descrição legal de por que você separar-se de seu trabalho: voluntariamente ou por justa causa, justificadas ou demissão despedimento sem justa causa.
avisos
- Deve notar-se, no entanto, que ou a liquidação ou a liquidação são legalmente termos definidos, mas sim usar as palavras que atenda os direitos trabalhistas espalhadas em diferentes leis e regulamentos da lei mexicana complexa. Isto deu origem a mesmo falar sobre "liquidação liquidação", que não é errado, é só depende de como essas palavras são compreendidas.
- Não assine nada que você pode se arrepender mais tarde. Algumas empresas ou agências podem tentar forçá-lo a assinar um documento com o argumento de que tudo será mais fácil, mas se o fizer, perderá o direito a uma compensação adequada.
- De acordo com os montantes no cálculo e as condições em seu contrato, no valor de sua liquidação e liquidação deduções podem experimentar como o pagamento de imposto de renda, a parcela de empréstimos pessoais ou empréstimos de habitação.