3 partes:Estimar a porcentagem de provisão para créditos de liquidação duvidosaEscolha um método de estimativaCalcule as contas a receber líquidas
Contas a receber é um conceito usado em contabilidade para indicar os pagamentos pendentes para uma empresa. Quando uma empresa vende o seu produto ao crédito é faturado para o cliente e, em seguida, dado um período de tempo (geralmente 30 dias) a pagar. Este modelo de pagamento envolve um risco inerente de que o cliente não pagar ea empresa não pode receber o dinheiro que é devido. Há sempre uma diferença entre o saldo de contas a receber e parte desse equilíbrio é realmente esperavam receber, aos quais se refere como contas a receber líquido. Portanto, um contador deve determinar as contas a receber líquidas subtraindo a chamada "provisão para créditos de liquidação duvidosa" (Que estima a quantidade do total de contas que permanecem não pagos) para contas a receber.
parte 1
Estimar a porcentagem de provisão para créditos de liquidação duvidosa1
Reunir contas documentos a receber. Para dar conta de liquidação duvidosa, começando com os registros atuais e históricos de contas a receber do seu negócio. Estes devem detalhar os vários clientes da sua empresa e as quantidades de pedidos, juntamente com se esses clientes pagaram por seus pedidos no passado ou não.
2
Determina qual método de estimativa utilizado. A provisão para créditos de liquidação duvidosa é registrada antes que eles são pagos (ou não) as contas em si. Isto significa que, ao contrário da sua factura de electricidade ou o custo do papel para a impressora, você não vai saber o que suas despesas reais serão em créditos de liquidação duvidosa. Em outras palavras, no final do período, você gravou todas as vendas de crédito (vendas que não foram pagos no momento da entrega ou dinheiro), independentemente de eles pagaram por eles ou não. Portanto, para registrar as vendas de crédito que não podem ser pagos, terá que estimá-las com antecedência usando um dos vários métodos de contabilidade.
Existem várias maneiras diferentes para estimar estes custos, incluindo:usar uma percentagem das vendas totaisusar uma análise de risco individualutilizar uma combinação de ambosA melhor escolha para a sua empresa vai depender da composição da sua base de clientes. base de clientes e processo de estimação ideal para cada método são explicados nas etapas seguintes.parte 2
Escolha um método de estimativa1
Use uma percentagem das vendas totais. Para as empresas com um número relativamente grande de contas menores (os clientes que só compram pequenas quantidades de um produto) ou empresas que historicamente têm experimentado apenas uma pequena contas montante não pago, a melhor escolha, e mais fácil, é para estimar a provisão para créditos de liquidação duvidosa como porcentagem das vendas. Calcular uma percentagem razoável de vendas das seguintes maneiras:
- Analisa o contexto histórico das contas de vendas sem pagar. Verifique os seus registros e ver quando as contas de vendas não foram cobrados. Normalmente, é uma boa idéia para rever os últimos 5 anos e descobrir suas vendas totais para cada ano e o valor total das contas a pagar a cada ano.
- Encontre o percentual médio do total das vendas desta dívida representados. Para cada ano, divida o valor de contas não pagas entre valor total de vendas. Isto lhe dará uma porcentagem do total de vendas não foram cobrados.
- Aplica-se esta percentagem ao número de vendas reais. Por exemplo, se 3% das dívidas não foram cobrados historicamente, a empresa vai ajustar a provisão para créditos de liquidação duvidosa de 3% do total de vendas para o período fiscal em curso.
2
Use a análise de risco. Se a sua empresa lida com um número relativamente pequeno de clientes, através de uma análise de risco individualizada para cada cliente. Isso requer encomendar clientes em categorias com base no risco histórico de contas a pagar. Por exemplo, alguns clientes podem ser considerados de alto risco, enquanto outros podem ser de baixo ou médio risco. Cada categoria é então atribuída uma percentagem de créditos de liquidação duvidosa para refletir a possibilidade de que os clientes nesta categoria não conseguem pagar suas contas. Multiplique estas percentagens de vendas totais em cada categoria de clientes para alcançar uma reserva estimada para créditos de liquidação duvidosa.
Este método pode ser mais uma arte do que uma ciência. Por exemplo, você não pode atribuir um risco de taxa histórica para um novo cliente. Neste caso, você pode usar um percentual histórico de vendas para todas as contas (leia o passo anterior) ou você pode usar seu próprio julgamento do cliente. Além disso, um cliente que historicamente têm permitido suas compras continuam por pagar podem tornar-se mais confiável ao longo do tempo ou melhorar o seu negócio. Isso pode ser suficiente para elevar seu rating de crédito mais do que a análise histórica sugere uma razão.Para um exemplo mais específico, imagine que um cliente historicamente pagou suas dívidas cada vez, ou quase sempre, talvez apenas não uma vez durante tempos difíceis. Classifica as vendas para este cliente, e outros como ele como de baixo risco e atribuir uma percentagem muito baixa de inadimplência, como 0,5%. Em seguida, multiplique esse percentual da dívida pela venda total dessas contas para despesas com devedores duvidosos para contas de baixo risco.3
Use uma análise combinada. Se sua empresa tem um monte de clientes, mas também alguns grandes clientes que compõem uma parcela desproporcional das vendas totais, considere a combinação dos dois métodos acima. Especificamente, usando o método de análise de risco para os grandes clientes e do método de percentagem de vendas a clientes menores. Isso requer vendas totais separados para grandes clientes no total de vendas a clientes menores, mas é mais preciso do que usando apenas um percentual histórico de vendas a nível mundial.
Imagine, por exemplo, você tem três clientes que, combinados, compõem 60% das suas vendas totais. Todos esses clientes estão em uma boa posição e quase sempre pagar por seus produtos no prazo. Atribuí-los a esses clientes um baixo percentual de reserva de inadimplência, como 0,5%, e multiplicar esse número pelo total de vendas para esses clientes a obter uma estimativa das despesas para devedores duvidosos. Os outros 40% da sua empresa é composta de pequenos clientes que pedem apenas alguns produtos de cada vez. Para esses clientes, você examinarías dívidas não pagas no total e as vendas totais a estes clientes para criar um percentual histórico de dívidas não pagas para uso com esses clientes, talvez em torno de 4%.
4
Criar um cronograma de envelhecimento de contas a receber. Esta opção é para todos os tipos de bases de clientes e é um processo mais complexo que utiliza dados históricos para determinar a possibilidade de um pagamento com base em quantos dias de atraso tem um projeto de lei. Essencialmente, ele decide um ponto médio, onde o muito tarde normalmente contas tornam-se créditos de liquidação duvidosa e estimado antiguidade créditos de liquidação duvidosa.
Este contas programação categoriza como quer atual (ainda não vencidas), de 1 a 30 dias de atraso, de 30 a 60 dias de atraso, de 60 a 90 dias de atraso ou mais de 90 dias de atraso. Determinar a percentagem de dívidas incobráveis, utilizando este processo é complicado e é geralmente melhor deixar para o software de contabilidade, que pode calcular esta informação com rapidez e precisão.parte 3
Calcule as contas a receber líquidas1
Colete todas as contas a receber. Isso dará aos ativos de conta que você precisa para este cálculo. Lembre-se calcular esse valor no final de um período contábil. Contas a receber refletir todas as contas correntes a receber (clientes ainda não pagos).
- Se você cumprir qualquer classificação dos riscos em seu cálculo do percentual de reserva para créditos de liquidação duvidosa, não se esqueça de tomar nota de onde nível de risco categoria é cada conta. Isso vai ajudar você a calcular o percentual de reserva para créditos de liquidação duvidosa você tem que usar.
2
Calcula a provisão para devedores duvidosos. Multiplicar o percentual que você decidiu reservar para créditos de liquidação duvidosa para o valor presente de contas a receber para a reserva para devedores duvidosos. Este número deve representar o valor monetário das contas que você espera não será pago. Isto deve ser feito no final de um período contábil.
Se você estiver usando alguma forma de classificação dos riscos, não se esqueça de ajustar a renda adicional com a percentagem de créditos de liquidação duvidosa com base na categoria de cliente ou de risco que vem. Essencialmente, você tem que ser capaz de multiplicar a receita de cada categoria de clientes, a percentagem de risco nessa categoria individualmente. Isso pode exigir a separação em categorias, ou mesmo contas individuais, o valor atual de contas a receber.Após a separação, ou simplesmente multiplica cada categoria pela percentagem de reservas para créditos de liquidação duvidosa associados e, em seguida súmalas. Isto vai dar um valor total da provisão para devedores duvidosos.Por exemplo, imagine que suas contas totais a receber é de R $ 100 000 Desse total, $ 30.000 vêm de clientes de alto risco, $ 20,000 médio risco do cliente e US $ 50.000 para clientes de baixo risco com dívidas percentuais de reserva duvidosa 5, 3 e 1%, respectivamente. A reserva total para créditos de liquidação duvidosa seria ($ 30 000 * 0,05) + ($ 20 000 * 0,02) + ($ 50 000 * 0,01) ou US $ 2400.3
Subtrai a reserva para créditos de liquidação duvidosa recebíveis. Isso dará a valor presente de contas a receber líquido de realização. Esta é a quantidade total de contas a receber realmente esperar para carregar.
Você Continuando o exemplo acima, restarías reserva para créditos de liquidação duvidosa de US $ 2400 para o total de contas a receber de US $ 100.000 para receber líquidas, que seria de R $ 97.600.Lembre-se de registrar a reserva para créditos de liquidação duvidosa de acordo com o princípio da congruência da contabilidade. Embora este cliente pode pagar a conta na íntegra, registros de gastos para combiná-lo com as correspondentes receitas.Tecnicamente, isso "subtração" na verdade é uma conta a soma dos activos correntes, contas a receber, um recurso contra e uma reserva para devedores duvidosos. Os ativos contra é um valor negativo, reduzindo assim a conta de ativo quando adicionado. No entanto, a menos que você é uma empresa cotada na bolsa, não há necessidade de seguir estritamente esta organização. O importante é que a subtração é feita.4
Obter contas a receber líquidas como uma porcentagem. Em muitos casos, as contas a receber líquidas são expressos como uma percentagem em vez de um valor. Isto é feito simplesmente subtraindo 100% o percentual de provisão para créditos de liquidação duvidosa. Neste caso, a percentagem representa a possibilidade de que uma empresa de cobre dinheiro aos seus clientes. Esta pode servir como uma medida da saúde da sociedade.
Por exemplo, se a percentagem de reservas para créditos de liquidação duvidosa está previsto 3%, as contas a receber líquidas expressas em percentagem seria de 100% - 3% = 97%. Isto significa que 97% dos clientes vai acabar pagando a empresa para seus serviços ou produtos.Para diferentes níveis de risco, você tem que usar uma percentagem média ponderada de provisão para créditos de liquidação duvidosa como a percentagem global. Então restarías esse percentual para 100%, como anteriormente, para encontrar as contas a receber líquidas. Leia o artigo Como calcular a média ponderada para mais informações.dicas
- Os cálculos realizados acima também funcionará quando expressos em outras moedas.