Como medir o índice tornozelo-braquial

3 partes:

Conteúdo

braquial de medição da pressãoMedição da pressão arterial no tornozeloCalcular o índice tornozelo-braquial (ITB)

O índice braquial do tornozelo (ABI) é o índice que compara a pressão do sangue do tornozelo com o braço de pressão arterial. Sabendo o ITB é importante, pois pode ser utilizado como um indicador de doença arterial periférica (DAP). artérias periféricas do corpo podem ser afectadas da mesma maneira como as artérias coronárias (artérias do coração). Por exemplo, eles podem ficar obstruídos com o colesterol ou rígida devido à calcificação. Uma diferença significativa entre a pressão do sangue na parte inferior das pernas e dos braços pode ser um sinal de doença arterial periférica. Esta doença pode causar problemas médicos mais graves, tais como acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

parte 1
braquial de medição da pressão
1
Peça para o paciente se deita de costas (também chamado de "posição supina"). Verifique se o seu paciente está deitado sobre uma superfície plana de modo que seus braços e pernas estão ao nível do coração. Permite que o paciente para descansar pelo menos 10 minutos antes de tomar a sua pressão arterial ,. Resto vai ajudar a normalizar a pressão arterial, especialmente se alguém está nervoso, e também permitir que o pulso braquial e da frequência cardíaca são nivelados.
  • Ambos os braços de seu paciente deve ser descoberto. As mangas devem ser bem esgalgado livremente para não ajustar os braços.
  • 2
    Localize a artéria braquial. Use o dedo indicador eo dedo médio para localizar um pulso. Não use o seu polegar como este tem o seu próprio pulso, o que poderá tornar mais difícil a tarefa de encontrar o pulso de seu paciente. Normalmente, o pulso braquial pode ser sentida apenas acima da fossa antecubital (meio da prega do cotovelo).
  • 3
    Coloque a braçadeira esfigmomanómetro em torno do braço esquerdo do paciente. Certifique-se que a braçadeira está localizado a cerca de duas polegadas (5 cm) acima do pulso braquial. Para evitar leituras imprecisas, verifique se a braçadeira está solto o suficiente para que ele possa rodar ligeiramente em torno do braço, mas não tão solto, caso contrário, poderia deslizar seu braço.
  • Se for possível, utilizar o manguito esfigmomanómetro que tem uma largura de cerca de dois terços do comprimento do braço do paciente.
  • 4
    Infla a pressão arterial sistólica braço achado manguito. Para tirar a leitura da pressão arterial, coloque o diafragma (peça circular) do estetoscópio sobre o pulso braquial. Feche a bomba manual da válvula e usá-lo para inflar o manguito até cerca de 20 mmHg maior de sangue ou até que você já não pode ouvir a pressão de pulso do paciente.
  • A pressão arterial sistólica descreve a máxima resultante da contracção do ventrículo esquerdo do coração.
  • A pressão diastólica descreve a quantidade mínima de pressão que ocorre quando os ventrículos são preenchidos com o sangue durante o início do ciclo cardíaco.
  • 5
    Esvazia a braçadeira. Lentamente libera a pressão a uma taxa de 2 a 3 mmHg ao abrir a válvula perto de você supervisionar indicador (pressão manométrica). Registro quando o som de pulso retornos e quando esta desaparece novamente. A pressão arterial sistólica é o ponto onde o som retornos de pulso e pressão arterial diastólica é quando o som de pulso desaparece. A pressão arterial sistólica é o valor que você vai usar mais tarde para calcular a ABI.


  • parte 2
    Medição da pressão arterial no tornozelo
    1
    Pergunte ao seu paciente permaneça em posição supina. O objetivo é manter os braços e as pernas na altura do coração para leitura da pressão arterial mais precisa. Remova o manguito do esfigmomanômetro seu paciente.
  • 2
    Coloque a braçadeira esfigmomanómetro torno do tornozelo esquerdo do paciente. Coloque a pulseira de duas polegadas (5 cm) acima do maléolo (saliência óssea) do tornozelo. Certifique-se que o manguito não é muito apertado. Para verificar isso, colocou dois dedos. Se você não pode colocar dois dedos, então é muito apertado.
  • Certifique-se de que você tem a pulseira de tamanho indicado para o seu paciente. A largura da pulseira deve ser ligeiramente mais largo que o diâmetro da parte inferior da perna.
  • 3
    Localize a artéria dorsal do pé. Os pedis dorsalis (ADP) está localizado na superfície superior do pé, o pé direito, onde se encontra com o tornozelo. Coloque gel de ultra-som na zona superior do pé. Utiliza uma sonda Doppler para localizar o ponto mais forte da ADP. Mover a sonda até encontrar o ponto onde o pulso é maior. Você deve ouvir uma combinação de teclas ou um som de assobio semelhante.


  • 4
    Registra a pressão arterial de ADP. Esfigmomanômetro manguito infla a 20 mmHg acima da pressão sistólica regular do paciente ou até que ele desapareceu como uma sonda de som Doppler apito. Esvazia a braçadeira e gravar a que horas retorna o som. Este é a pressão arterial sistólica do tornozelo.
  • 5
    Procure a artéria tibial posterior (ATP). Para um ITB mais precisa, você deve tomar a pressão sanguínea tanto da artéria pedis dorsal ea artéria tibial posterior. A ATP está localizado atrás do maléolo medial do pé, abaixo do bezerro. Coloque gel de ultra-sons na área e utilizando a sonda de Doppler para localizar o ponto onde o pulso do ATP é mais forte.
  • 6
    Registra a pressão arterial de ATP. Repetir o mesmo processo que você fez para localizar o ADP. Quando esse processo for concluído, registra o manguito de pressão arterial e depois mudar para a perna direita. Grava a pressão sanguínea da artéria dorsal do pé e tibial posterior da perna direita.


  • parte 3
    Calcular o índice tornozelo-braquial (ITB)
    1
    Grave o maior valor da pressão arterial sistólica do tornozelo. Comparar leituras esquerda e direita tornozelo e leituras ADP e ATP ambos os tornozelos. O valor mais elevado de cada tornozelo irá ser utilizado para calcular a ITB.
  • 2
    tornozelo dividida pressão arterial sistólica pressão arterial sistólica pelo braço. Você vai calcular a ITB individualmente para cada perna. Utilizar o valor mais alto das leituras das artérias do tornozelo esquerdo e dividi-lo pelo valor da artéria braquial. Em seguida, repetir este processo com os resultados do tornozelo direito.
  • exemplo: A pressão arterial sistólica é de 120 pressão esquerda tornozelo arterial sistólica e braço 100. 120/100 = 1.2 é.
  • 3
    Registros e interpreta o resultado. O índice tornozelo-braquial normal, varia entre 1,0 e 1,4. Quanto mais se aproximar 1 ABI paciente, melhor o resultado. Isto significa que a pressão sanguínea do braço deve ser tão próxima da pressão sanguínea no tornozelo.
  • Um ITB inferior de 0,4 indica a presença de doença arterial periférica grave. Isto significa que o paciente pode desenvolver uma úlcera que não curam ou gangrena.
  • Um ABI de 0,41 a 0,90 indica a presença de doença arterial periférica de leve a moderado e exige mais testes, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou angiografia.
  • Um ABI de 0,91-1,30 indica vasos sanguíneos normais. No entanto, um valor entre 0,9 e 0,99 pode causar dor durante a atividade física.
  • Uma leitura acima de 1,3 indica vasos incompressíveis e severamente calcificadas ITB que artificialmente aumentar a pressão arterial. A diabetes de longa duração ou doença renal crônica pode levar a esta condição.
  • dicas

    • Os sintomas que indicam a presença de doença arterial periférica incluem dor na panturrilha ao caminhar, nonhealing de úlceras nos dedos, pés ou pernas, mudança de cor e perda de pêlos nas pernas, pele pegajosa , etc.
    • pessoas assintomáticas, que deve medir o seu índice tornozelo-braquial para a presença de doença vascular periférica pode ser cadeia de fumar, os pacientes diabéticos com mais de 50 anos, as pessoas com história familiar de doença cardiovascular e pessoas com níveis elevados de colesterol.
    • Se o paciente tem uma lesão ou braquial pé a área, colocar uma gaze estéril para proteger a ferida ao colocar a manga em volta.
    • Verifique o desejo do médico ou quaisquer considerações especiais que devem ser feitas antes de executar o procedimento. Tome a pressão arterial braquial de um submetidos a diálise paciente pode ser uma contra-indicação para o procedimento.
    • Controlar o estado geral do paciente, tal como outras condições patológicas poderá afectar a precisão do procedimento.

    avisos

    • Se você não foi treinado para usar o esfigmomanômetro manguito ou para fazer leituras de pressão arterial, você ou o paciente deve consultar um médico para obter uma leitura precisa da ITB.
    Artigos Relacionados