Como preencher um teste em euclides da escola secundária
2 métodos:preparaçãoteste formal
A geometria euclidiana é um dos primeiros campos matemáticos que exigem "evidência" em vez de "cálculos". Escrever testes é a forma mais comum em que a matemática relata que os resultados são verdadeiras e porquê. Todo o campo é construído para os 5 postulados de Euclides.
método 1preparação
Tudo nesta secção é considerado como o trabalho a partir do zero. Não faz parte do show, mas seguindo estes passos irá ajudá-lo em seguida, escrever uma demonstração correta e eficiente. É difícil escrever uma prova matemática do nada você tem que compreender a si mesmo por que ela funciona antes de se comunicar como um teste.
1
Leia a declaração do problema. Compreender as definições de todos os termos de dados e proposta conclusão dada.
2
Desenhar um diagrama da situação. Faça todos os ângulos e o mais preciso e para dimensionar como possíveis distâncias. Marcar todos os pontos de ângulos e distâncias relevantes. Observe como cada uma das hipóteses dadas se manifesta no diagrama.
3
Redesenha o diagrama. Sua primeira versão será provavelmente inadequada de alguma forma. Talvez eu estava muito cheio para ser capaz de ler claramente, talvez a intersecção de duas linhas importantes está fora da página, talvez você disse asumieras três bisectors ângulos de um quadrilátero se cruzam em um único ponto e que não acontece em que você desenhou. Em qualquer caso, você aprendeu alguma coisa a primeira tentativa de fazer a sua segunda tentativa é melhor.
4
Adicione observações do diagrama. Dois comprimentos iguais são vistos? Se assim for, você pode provar isso? ¿Que hipótese plausível, se é verdade, ele iria ajudar a encontrar a conclusão desejada? Escrever qualquer relação entre as várias partes do diagrama você pode deduzir de seus pressupostos. Nota: Isto é, quando um diagrama deve ajudar. Se dois ângulos "são" desigual, então você sabe que nenhuma evidência é correta envolve a afirmação de que são iguais. Com um diagrama imprecisas, você nunca sabe.
5
Lembre-se de observar quaisquer resultados anteriores que podem ajudar. É resultados matemáticos muito comum depender do trabalho anterior. Ajuda: se um teorema tem um nome como a abreviatura Teorema de Pitágoras ou CPCTC para "triângulos congruentes partes correspondentes são congruentes" provavelmente freqüentemente usada em resultados posteriores para ter certeza de entendê-los.
6
Ele também funciona em sentido inverso. Tente adivinhar a partir da segunda à última linha do teste. Se você tentar mostrar que as áreas de dois triângulos são iguais, o que você precisa? Talvez eles são congruentes, mas que é um resultado mais forte. Se a extremidade de uma é congruente com a borda do outro, em seguida, é possível verificar que as alturas relevantes têm igualmente o mesmo comprimento?
7
Quando você encontrar uma maneira de vincular logicamente as condições iniciais com a conclusão, fazer um esboço do teste. Realce etapas intermediárias importantes e principais teoremas necessárias à dedução.
método 2teste formal
Uma vez que o trabalho de fundo é suficiente, é hora de convertê-lo em um teste formal.
1
Desenhar um diagrama. Esta não tem de ser extremamente preciso e formal, isso não é necessário em todos, mas geralmente ajuda. Nomear todos os pontos, ângulos ou outras características que você quer para se referir mais tarde no teste.
2
Enuncia o teorema. Define as hipóteses dadas eo que você tentar concluí-lo.
3
Ele define o formato para um teste de duas colunas. Nome da coluna da esquerda como "Declaração" e na coluna da direita como "Razão".
4
Repetir todos os dados fornecidos nas primeiras linhas do teste. Em razão, escreve "dado". Embora alguns dos dados fornecidos não são usados até mais tarde, não há nada de errado se inscrever antes.
5
Objectivo foi o primeiro resultado intermediário importante que você encontrou na fase de preparação. Escreva cada passo em direção a esse resultado e justifica cada um com um motivo apropriado. Os tipos de razões aceitáveis são poucos. Estes incluem:
- dado
- definição
- Axioma (ou postulados)
- teorema anteriormente comprovada (ou slogan, fórmula, lei, etc.)
- Voltar para enunciar (3 alturas de um triângulo se cruzam em um ponto)
- Referindo-se a ele pelo nome (Tales Teorema)
- Referindo-se a um texto (Teorema 5.3 na página 124)
- Através de uma abreviatura padronizada (SAS)
6
Se o motivo é um teorema, certifique-se de especificar quais e por que se aplica. Os seguintes métodos são geralmente aceitáveis:
7
Se um teorema tem associado condições, você deve verificar explicitamente como é que esteja satisfeito. Por exemplo, se a sua declaração é que o triângulo ABC é congruente com o triângulo DEF, você poderia usar esta razão detalhada: BC = EF (linha 5),
8
Continua a trabalhar em direção a sua conclusão, definindo outros passos intermediários chave que você encontrou nos trabalhos preparatórios. Certifique-se de seguir cada passo do anterior.
9
A última linha do teste deve ser a conclusão desejada. Assim como todas as outras etapas, justificá-la com a razão apropriado.
10
Opcionalmente, o teste termina com QED, uma caixa ou uma marca semelhante.
avisos
- Esteja alerta para qualquer pressuposto escondido. Há uma evidência falsa famosa, às vezes atribuída a Lewis Carroll que todos os triângulos são isósceles. O erro é sutil quando bem apresentado. Todos os triângulos são congruentes afirmando ser realmente consistente, e pelas mesmas razões já expostas. Há uma suposição oculta que está implícito por um diagrama equivocada. Um diagrama precisa revela a falsa suposição e mostra por que o teste der errado.
- Nos cursos introdutórios em geometria, é comum para exigir o uso de formatos de duas colunas ou similar onde cada passo é formalmente justificada. Em trabalhos mais avançados, isso é menos comum, uma vez rigor excessivo pode distrair as idéias importantes. Ainda assim, espera-se que um parágrafo informal da prova pode, sob demanda, para se tornar um teste completo e rigoroso, com uma justificativa explícita para cada etapa.