Como raciocinar

A razão é as faculdades mentais e processos relacionados com a formação de conclusões, julgamentos ou inferências. O uso adequado de raciocínio é muito importante para tomar decisões diárias. Aqui estão algumas diretrizes para o exercício razão no seu comportamento diário.

Conteúdo

passos

1
Seja liberal. Errar é humano. Estamos todos míope, e muitas vezes visto, mas apenas um dos lados de uma questão, e não consegue ver o quadro inteiro. Vemos em parte, em parte conhecemos, e, portanto, pode tirar conclusões errôneas, inferências e juízos de nossos pontos de vista parciais. A intolerância é uma grande falha de raciocínio que todos devem se esforçar para evitar.
  • 2
    Buscar a verdade e segui-lo a sério. Nunca imagine que você sabe tudo o que há para saber sobre qualquer assunto, e que não há verdade para saber.
  • pepitas de ouro
    Buscar a verdade a sério, como os homens procuram por ouro. Homens cavar e procurar ouro escondido e tesouros com grande trabalho, e deve analisar cuidadosamente toda a sujeira e detritos antes de tocar o metal puro. Mas todo o trabalho não é em vão, como o ouro é, no entanto ouro, e enriquecer o homem que lança o esforço para encontrá-lo. entender que a verdade é mais preciosa do que o ouro seleccionar.
  • 3
    Tente todas as coisas, retende o que é bom. Dissipar todos os preconceitos de sua mente. Não pense que não há verdade, exceto nas ciências você estuda. Se você prejudica outras noções, antes de examiná-los, você ainda não descobriu o escuro, mas tem apenas olhos. Estar ansioso para descobrir a verdade em indivíduos desconhecidos para você. Leia muito e ter interesse em muitos assuntos diferentes.


  • 4
    Aprender com os outros. Confúcio disse uma vez, andando entre três pessoas, acho que meu professor entre eles. Escolha o que é bom para eles e que se segue, e que é ruim e mudanças. Você sempre pode aprender algo com os outros é que eles criam, irmãos, amigos, vizinhos, ministros, etc. Se você ver algo que ele faz bem, aprender com ele seguindo o terno. Se você ver algo que ele faz errado, aprender com isso também, que vem sem ajuda para melhorar não repetir o erro você mesmo.
  • 5
    Distinguir a verdade da aparência de verdade. Ao escavar para o ouro, por exemplo, você encontrar areia, seixos, e drossed misturado com ele, e superfície de brilho pode imitar o ouro substancial iniciante. As capacidades de discernimento vêm com a prática repetida e frequente de procurar a verdade, sem qualquer preconceito ou suposições.


  • 6
    Os resíduos facilmente ofendido, mas aprender a ver as coisas de outras perspectivas. Alguns lidar tão rapidamente com as suas crenças, eles não considerá-lo quando os outros fazer as crenças que eles têm infalível ou sagrado. Nenhum homem é infalível. Supor que um é infalível é razão para recusar. Portanto, você aceita que a crítica com o desejo, como meio conveniente para examinar suas próprias crenças, idéias e pontos de vista. Seja humilde, e afastar qualquer tendência ou erros ocorrem naturalmente desentupir-lo imediatamente, incondicionalmente, e incondicionalmente. Note que isso inclui todas as disciplinas e áreas de sua vida, mesmo em matéria de religião ou política.
  • 7


    paixão abandonada. A paixão é uma maior tendência que pode nos cegar para os fatos, e pervertidos (contorções) razão, a tal ponto que você se torna incapaz de usar a sua própria ou ouvir o direito dos outros. Raciocinar corretamente, você deve adotar um espírito de desinteresse justo.
  • 8
    Obter todos os fatos. Encontrar os melhores livros em cada ciência, pesquisar na Internet para fontes mais seguras, e aprender com as pessoas mais informadas em indivíduos.
  • 9
    O estudo aplica a lógica e raciocínio.

    ~ O raciocínio dedutivo tira conclusões do geral para o específico. No raciocínio dedutivo, se uma sequência lógica é seguida, o argumento é válido, ea conclusão deve ser verdadeira se as premissas são verdadeiras. Por exemplo, se "Todos os homens são mortais" é a premissa maior, e "Sócrates é um homem" é a premissa secundária, em seguida, "Sócrates é mortal `é a conclusão válida, ela deve ser verdadeira se as premissas são verdadeiras. O raciocínio dedutivo é para ser contrastado com o raciocínio indutivo.

    ~ O raciocínio indutivo é tirar uma conclusão a partir do específico para o geral, e é usado principalmente para formular teorias. No raciocínio indutivo, os fatos específicos não requerem necessariamente a conclusão geral. Por exemplo, se você mão mãos-lhe um saco de pedras de cores desconhecidas, e todas as pedras que você tirar é branco, você pode induzir a todas as pedras na bolsa são brancos. Isto pode ou não pode ser verdade, a conclusão pode falsificar pedra próxima cor que você extraído para fora do saco. Quanto mais você reunir fatos, e quanto maior o tamanho da amostra, mais forte é o processo de raciocínio indutivo, que também é chamado de fazer uma suposição. Sua conclusão é mais provável de tal conjectura de que todas as pedras na bolsa são brancos, se você tirar um milhar de pedras, que se você tirou apenas dez pedras. A recolha destes dados é parte da razão para a inferência estatística e `probabilidade.
  • dicas

    • Assim como você não iria fazer uma compra grande, sem encontrar mais sobre ele, você não obter os fatos iria raciocinar. Mas não tome medidas extremas não sobre ele. Não é necessário visitar cada montanha, rio, córrego na face da terra, e inspecionar toda a terra para ser um bom geógrafo, mas é desejável para conhecer a terra melhor através dele para cima e para baixo, antes de ser limitado a apenas um campo particularmente terra.
    • Aprenda a fazer um equilíbrio entre razão e paixão. Há tempo para a razão, e por um tempo para a paixão. Que ninguém confunda o outro.
    Artigos Relacionados