Como para calcular o volume de um prisma

5 Método:Calcular o volume de um prisma triangularCalcular o volume de um cuboCalcular o volume de um prisma rectangularCalcular o volume de um prisma trapezoidalCalcular o volume de um prisma pentagonal regulares

Um prisma é um sólido geométrico, com dois lados opostos idênticos e composta apenas por superfícies planas. Cada prisma recebe o seu nome a partir da forma de sua base, de modo que um prisma com uma base triangular é conhecido como "prisma triangular". Para encontrar o volume de um prisma, você só deve calcular a área de sua base multiplicada por sua altura. Calcule a área da base pode ser a parte mais complicada. Aqui, mostramos como calcular o volume de uma variedade de prismas.

método 1Calcular o volume de um prisma triangular

1

Anote a fórmula para encontrar o volume de um prisma triangular. A fórmula é simplesmente V = 1/2 x comprimento x largura x altura. No entanto, para usar esta fórmula vai separar a fórmula V = área da base x altura. É possível encontrar a área da base, utilizando a fórmula para a área do triângulo. ½ multiplicado pelo comprimento e largura da base.

2

Encontre a área da base. Para calcular o volume de um prisma triangular, primeiro você deve encontrar a área da base triangular. Localizar a área da base do prisma multiplicando ½ a base do triângulo altura.

  • Exemplo: se a altura do triângulo é 5 cm e a base é quatro centímetros, em seguida, a área da base triangular é de 1/2 x 5 cm x 4 cm, dando 10 cm.

3

Encontrar a altura. Vamos dizer que a altura deste prisma triangular é 7 centímetros.

4

Multiplicar a área da altura da base do prisma triangular. Basta multiplicar a área de sua base pela altura. Depois de multiplicar altura da base, você tem o volume do seu prisma triangular.

  • Exemplo: 10 cm x 7 cm = 70 cm

5

Escreva sua resposta em unidades cúbicas. Você deve sempre usar para calcular unidades de volume cúbico porque você está trabalhando com objetos tridimensionais. Sua resposta final é de 70 cm.

método 2Calcular o volume de um cubo

1

Anote a fórmula para encontrar o volume de um cubo. A fórmula é simplesmente V = lado. Um cubo é um prisma tendo três lados iguais.

2

É o comprimento de um lado do cubo. Todos os lados são iguais, então não importa o que você escolher.

  • Exemplo: Comprimento = 3 cm.

3

Faça o cubo. Para obter o cubo de um número, basta multiplicar por si duas vezes. o cubo "para" isto é "A X A X A," por exemplo. Uma vez que todos os lados do cubo são do mesmo comprimento, que não se encontra na área da base multiplicado pela altura. Multiplicando quaisquer dois lados do cubo irá dar a área da base, e um terceiro lado representar qualquer altura. Você pode continuar a ver como multiplicar o comprimento pela largura e altura que é de apenas três que têm o mesmo valor.

  • Exemplo: 3 cm = 3 cm. * 3 cm. * 3 cm. = 27 cm.



4

Escreva sua resposta em unidades cúbicas. Não se esqueça de escrever a sua resposta final em unidades cúbicas. O resultado final é de 125 cm.

método 3Calcular o volume de um prisma rectangular

1

Anote a fórmula para encontrar o volume de um prisma retangular. A fórmula é simplesmente V = width * comprimento * altura. Um prisma rectangular é um prisma de base rectangular.

2

Encontrar comprimento. O comprimento mais longo que representa a superfície plana do rectângulo no lado superior ou inferior do prisma rectangular.

  • Exemplo: Comprimento = 10 cm.

3

É a largura. A largura de um prisma rectangular, é a mais curta da superfície plana do rectângulo no lado superior ou inferior da figura.

  • Exemplo: width = 8 cm.

4

Encontrar a altura. A altura é a parte das subidas prisma rectangular. Você pode imaginar a altura do prisma retangular como parte esticar um retângulo-se e transforma-lo em um objeto tridimensional.

  • Exemplo: Altura = 5 cm.

5

Multiplicar o comprimento pela largura e altura. Você pode multiplicá-los em qualquer ordem e obter o mesmo resultado. Com este método você pode obter a primeira área da base retangular (10 x 8) e depois multiplique esse resultado por altura (5). Mas, para encontrar a quantidade deste tipo de prisma pode multiplicar estes valores em qualquer ordem.

  • Exemplo: 10 cm. * 8 cm. * 5 cm = 400 cm.

6

Escreva sua resposta em unidades cúbicas. A resposta final é de 400 cm.

método 4Calcular o volume de um prisma trapezoidal

1

Insira a fórmula para calcular o volume de um prisma trapezoidal. A fórmula é: V = x altura do prisma. Você deve usar a primeira parte desta fórmula para encontrar a área da base do prisma trapezoidal antes de continuar.

2

Encontre a área da base trapezoidal. Para isso, basta inserir os valores das duas bases e a altura da base trapezoidal na fórmula.

  • Diga base 1 = 8 cm, 6 cm = base 2, e altura = 10 cm.
  • Exemplo: 1/2 x (6 + 8) x 10 = 02.01 x 14 cm x 10 cm = 80 cm.

3

Localizar a altura do prisma trapezoidal. Deixe que a altura do trapézio é de 12 cm.

4

Multiplicar a área da base por a altura do prisma. Para calcular o volume do seu prisma trapezoidal, você só precisa multiplicar a área da base pela altura do prisma.

  • 80 cm x 12 cm = 960 cm.

5

Escreva sua resposta em unidades cúbicas. O resultado final é 960 cm

método 5Calcular o volume de um prisma pentagonal regulares

1

Insira a fórmula para encontrar o volume de um prisma pentagonal regular. A fórmula é V =

  • Se você não obter o apotema, ver on-line como calcular o apotema de um polígono regular.

2

Encontre a área de sua base pentagonal. Vamos dizer que o comprimento de um lado é de 6 cm eo comprimento do apotema é 7 centímetros. Basta inserir esses valores na fórmula:

  • A = 1/2 x 5 x lado x apotema
  • A = 1/2 x 5 x 6 cm x 7 cm = 105 cm

3

Encontrar a altura. Diga a sua altura figura é de 10 cm.

4

Multiplicar a área da sua base pentagonal pela altura. Basta multiplicar a área de sua base pentagonal, 105 cm, altura de 10 cm, para encontrar o volume do seu prisma pentagonal.

  • 105 cm x 10 cm = 1050 cm

5

Escreva sua resposta em unidades cúbicas. Sua resposta final é 1050 cm.

dicas

  • Não confundir a base da figura bidimensional com a base da figura tridimensional. A base da figura tridimensional é a face bidimensional (que é o dobro do prisma, para cima e para baixo). Esta base bidimensional, por sua vez têm uma base, uma medida unidimensional que irá ajudá-lo a encontrar sua área.

Artigos Relacionados