Como para calcular o volume de uma pirâmide

2 métodos:

Pirâmide com uma base rectangularPirâmide com uma base triangular

Para calcular o volume de uma pirâmide, tudo que você tem a fazer é encontrar o produto da área da base e altura, e multiplicar o resultado por 1/3. O método irá variar um pouco dependendo de se a pirâmide tem uma base triangular ou rectangular. Se você quiser saber como calcular o volume de uma pirâmide, siga os passos abaixo.

método 1Pirâmide com uma base rectangular

1

Encontre o comprimento ea largura da base. Neste exemplo, o comprimento da base é de 4 cm e a largura é de 3 cm. Se você está trabalhando com uma base quadrada, o método é o mesmo, exceto que o comprimento ea largura da base será igual. Grave estas medidas.

2

Multiplicar o comprimento e largura para encontrar a área da base. Para a área da base, simplesmente multiplica 3 cm por 4 cm. 3 cm x 4 cm = 12 cm

3

Multiplicar a área da base pela altura. A área da base é de 12 cm ea altura é de 4 cm, então você pode multiplicar 12 cm por 4 cm. 12 cm x 4 cm = 48 cm



4

Divida o resultado por 3. Este é o mesmo que multiplicando o resultado por 1/3. 48 cm / 3 = 16 cm. A área da pirâmide com uma altura de 4 cm e uma base rectangular com uma largura de 3 cm e um comprimento de 4 cm é de 16 cm .. Lembre-se de colocar sua resposta em unidades cúbicas quando você está trabalhando com espaços tridimensionais.

método 2Pirâmide com uma base triangular

1

Encontre o comprimento ea largura da base. O comprimento e a largura da base deveria ser perpendiculares uns aos outros para que este método funcione. Eles também podem ser considerados a base e a altura do triângulo. Neste exemplo, a largura do triângulo é de 2 cm e o comprimento é de 4 cm triângulo. Grave estas medidas.

  • Se o comprimento e largura não são perpendiculares e não sei a altura do triângulo, existem outros métodos que você pode tentar calcular a área de um triângulo.

2

Calcula-se a área da base. Para calcular a área da base, só se conecta a base e a altura do triângulo com a seguinte fórmula: A = 1/2 (b) (h). Aqui você vai ver como:

  • A = 1/2 (b) (h)
  • A = 02.01 (2) (4)
  • A = 1/2 (8)
  • A = 4 cm

3

Multiplicar a área da base por a altura da pirâmide. A superfície de base é de 4 cm ea altura é de 5 cm. 4 cm x 5 cm de altura = 20 cm.

4

Dividir a resposta por 3. 20 cm / 3 = 6,67 cm. Por conseguinte, o volume de uma pirâmide com uma altura de 5 cm e uma base triangular com uma largura de 3 cm e um comprimento de 3 cm de altura é 6,67 centímetros.

dicas

  • Em todas as pirâmides regular, altura lateral, altura da ponta e comprimento da aresta também estão relacionados pelo Teorema de Pitágoras: (borda ÷ 2) + (altura inclinada) = (altura do cume)
  • Em uma pirâmide quadrada, a altura perpendicular, altura inclinação e o comprimento da borda de uma face da base estão relacionadas por o Teorema de Pitágoras: (borda ÷ 2) + (altura perpendicular) = (altura inclinada)
  • Este método pode ser generalizado ainda mais a objectos, tais como pirâmides pentagonais, pirâmides hexagonais, etc. O processo geral é a) Calcular a área da forma da base-B) medindo a altura da parte superior da pirâmide para o centro da forma da base-C) multiplicar uma divisão por B-D) por 3.

avisos

  • As pirâmides têm três tipos --- alta altura inclinada, no meio dos lados perpendiculares triangulares- altura, desde a ponta da pirâmide para o centro da face da base-e altura do cume, que corre-se a partir de uma extremidade dos lados triangulares. Para o volume, você deve usar a altura perpendicular.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados