Como fazer um genograma

3 partes:

Decida o que você quer aprender a partir de um genogramaInvestiga a história da famíliaProjetar o genograma

A genograma é um mapa ou uma história familiar usando símbolos especiais para descrever relações, grandes eventos e dinâmica de uma família ao longo de várias gerações. Pense nisso como uma árvore de família extremamente detalhado. Os profissionais de saúde mental e os médicos costumam usar Genograms para identificar padrões de doenças físicas e mentais, como depressão, transtorno bipolar, o cancro e outras doenças genéticas. Para iniciar uma genograma tem que entrevistar antes de os membros da família. Então você pode usar os símbolos genograma padrão para criar um gráfico de documentar o seu especialista história familiar.

parte 1Decida o que você quer aprender a partir de um genograma

1

Determinar a razão para a criação de um genograma. O objetivo do genograma irá ajudá-lo a se concentrar no tipo de informação que pretende recolher família. Provavelmente ele também vai ajudar a decidir quem irá partilhar o diagrama acabado. Às vezes, a informação pode ser considerada preocupante ou muito sensível para algumas famílias, por isso você tem que usar o critério dependendo do contexto.

  • Genograms pode se concentrar em vários padrões e problemas hereditários, incluindo abuso de substâncias, doença mental e violência física, bem como muitas doenças físicas.
  • Genograms pode fornecer profissionais de saúde um documento visual que traça a história de suas tendências mentais ou médicos atuais através de sua linhagem familiar.

2

Tente entender o que você quer. Saber por que fazer o genograma (quer para prestador de cuidados de saúde de um projeto da escola ou apenas para aprender um pouco mais sobre si mesmo e sua família) pode ajudá-lo a organizar a informação que vai encher.

  • Genograms são como árvores genealógicas. Só que, além de me deter sobre os ramos, also`ll ajustá-lo sobre as folhas de cada ramo. Não só você vai aprender que é parte de sua família, mas como estão todos conectados através das relações físicas e emocionais.
  • Por exemplo, um genograma pode dizer-lhe que é casado, divorciado, viúvo, etc. Ele também irá dizer quantas crianças cada junta (geralmente entre duas pessoas), como cada criança é e quais são as relações individuais entre os membros em outros níveis além do físico.
  • Pense sobre o tipo de informação que você quer aprender a fazer o genograma. Você quer saber o que o seu membro da família tem depressão, abuso de substâncias ou uma história de câncer? Talvez você quer saber mais sobre por que sua mãe e sua mãe nunca se deram bem. Ao olhar para o caminho certo, você vai fazer uma genograma que serve seus objetivos.

3

Determina quantas gerações quer representar sua genograma. Isto lhe dará uma idéia clara de quem vai ter que se aproximar para obter a informação que você precisa para completar o diagrama e se isso será possível por causa das idades das pessoas e suas localizações geográficas.

  • Felizmente, você sempre pode usar e-mail, Skype e outros dispositivos de comunicação para manter contato com parentes com os quais você não pode se reunir em pessoa.
  • Sabendo quão longe você vai também tornar o processo mais simples e mais rápido. Você quer começar com os seus avós? Você pode querer voltar (por exemplo, para os seus bisavós). Decida quão longe você vai vai ajudar você sabe quem você precisa entrar em contato.

4

Desenvolver um conjunto de perguntas a fazer a si mesmo e seus parentes. Use o que você quer aprender a genograma para desenvolver algumas perguntas, para que possa obter a maioria das informações o mais rápido possível. Aqui estão alguns exemplos:

  • "Começando com a sua avó, que era o nome dele? Com quem se casou? Quando e como ele morreu? Qual foi a sua etnia? ".
  • "Quantas crianças fez sua avó?".
  • "(O nome da família) tinha drogas abusadas ou álcool?".
  • "(O nome da família) tem alguma doença mental ou física? O que são ou foram? ".

parte 2Investiga a história da família

1



Escreva o que você sabe. Provavelmente, você já sabe um pouco sobre sua história familiar, especialmente se você tem uma estreita relação com um ou mais de sua família.

  • Confira as perguntas que você preparou e verificar quantos você pode responder em seu próprio país.

2

Converse com sua família. Uma vez que você excedeu o seu próprio conhecimento, é hora de falar com a sua família. Faça perguntas sobre as relações familiares e eventos significativos. Anote.

  • Embora as perguntas que você escreveu vai ajudar com o esquema do que você está tentando aprender, você também pode obter informações úteis que você nunca pensou em ouvir as histórias de sua família.
  • Você deve estar ciente de que essas conversas pode ser difícil para algumas famílias.
  • Você deve estar preparado para ouvir muitas histórias. A história é um dos meios pelos quais nos lembramos e transferência de informação. Tentar incentivá-los quando eles surgem ouvir atentamente e fazer perguntas abertas que incentivam a pessoa a compartilhar mais informações.

3

Olhando através de livros e os documentos de internet e familiares. Às vezes, sua família não vai se lembrar de tudo que você precisa saber ou não querer compartilhar informações com você.

  • Pesquisando na web ou em livros da família pode ser usado para cruzar o que você aprendeu com a sua família ou para preencher algumas lacunas.
  • No entanto, você deve ter certeza de que esta informação é exata, se você decidir usá-lo.

4

Confira sua própria história. Você tem um monte em sua história pessoal que podem ajudar você a ter uma base.

  • Reunir informações de seus registros médicos.
  • Leve em conta que usou drogas, já que você pode usar esta informação para descobrir se algum de sua família tomar o mesmo ou similar droga para uma condição.

5

Aprenda com as relações familiares. Ao fazer uma genograma, você tem que saber como eles estão conectados todos em sua família. Investiga as conexões entre os casamentos da família recolha de informação, divórcios, crianças, etc.

  • Notas que é casado, que é divorciado e que vive fora do casamento.
  • Siga qualquer enviudó? E sobre separações ou separações forçadas?
  • Dependendo do que você tentar aprender o genograma, você pode precisar de fazer perguntas mais profundas e, às vezes incômodas perguntas para determinar relacionamentos. Talvez você pode dizer se alguém da sua família teve uma noite ou a muito curto prazo e do montante dessas relações. Você também pode dizer se alguém estava em um relacionamento forçado.
  • Você deve estar ciente de quem você fala e que tipo de perguntas fazer, porque para alguns pode ser desconfortável.

6

Aprenda com relacionamentos emocionais. Agora que você sabe como cada um está ligado, é hora de aprender que tipo de relações emocionais tiveram ou têm a sua família. Descubra as respostas para questões emocionais vai ser muito útil quando se tenta determinar qualquer fator psicológico em sua família.

  • São os parentes estão em uma união amorosa? Os membros se dão bem? Talvez alguns de seus parentes não podem ficar uns dos outros.
  • Como escarbes mais profunda, olhar para os padrões de abuso ou negligência. Você pode até ir mais longe e fazer a distinção entre os componentes físicos e emocionais.

parte 3Projetar o genograma

1

Projetar o genograma. modelos genogramas estão disponíveis on-line ou você pode começar a partir do zero e encher uma mão genograma. Você também pode comprar programas especificamente concebidos para criar Genograms.

2

Use os símbolos genograma padrão para representar a família e relacionamentos (normais e disfuncionais). Os símbolos agir como um indicador visual da informação que se reuniram em suas entrevistas. Você pode desenhar padrões de símbolos mão genograma ou você pode usar as opções de "desenho" ou "formas" de um programa de processamento de texto.

  • Um quadrado representa o homem. Para representar um casamento, o símbolo do homem em pé à esquerda.
  • Um círculo representa a mulher. Para representar um casamento, coloque o símbolo da mulher à direita.
  • Uma única linha horizontal representa um casal e duas linhas inclinadas representam uma separação.
  • O filho mais velho está sempre por baixo e à esquerda de sua família enquanto a criança deve estar abaixo e à direita.
  • Outros símbolos disponíveis ajudá-lo a descrever eventos familiares, como uma gravidez, aborto, doença ou morte. Há até mesmo um símbolo de diamante representando animais de estimação.

3

Organiza a base de interações familiares, começando com as gerações mais velhas que querem representar na caixa superior. Por exemplo, você pode decidir começar o genograma com seus avós ou até mesmo seus bisavós. Genograms pode ser usado para mostrar a diversidade das relações familiares e padrões de doença.

  • A genograma inclui símbolos para indicar as interações familiares, tais como conflitos, proximidade, afastamento, etc. relações emocionais têm símbolos específicos que ajudam a manter o fluxo de genograma clara.
  • Há também são símbolos que denotam abuso sexual e físico, bem como transtornos mentais e físicas.

4

Procure padrões. Depois de ter feito o genograma, observar atentamente o que padrões que você identificar. Deve haver padrões hereditários ou particulares tendências psicológicas que são perceptíveis para agrupá-los desta forma.

  • Tenha cuidado ao fazer suposições. Evite usar a informação que obtém para confirmar que sua família tem uma doença ou um problema mental em particular. Falar com um médico sobre qualquer potencial de tal problema hereditário.
  • Evitar o uso do genograma fazer suposições sobre as motivações de sua família ou usá-lo para confrontá-los. Mesmo se você achar que sua tia tem uma tendência a desistir de cada trabalho que ele teve e que seu primo sempre roubado namorados outros, não é uma boa idéia usar o genograma para "provar" o seu ponto que uma família precisa psicanálise. Tenha cuidado para evitar abordar um parente criticamente como resultado de fazer um genograma. Converse com sua família ou com um conselheiro pessoal antes de tirar conclusões a partir de uma genograma auto-gerado.
  • Se você escrever a história da família, os padrões estabelecidos em um genograma pode ser muito útil como uma forma de explicar por que seus antepassados ​​deixaram uma área geográfica ou que tipo de problemas de relacionamento teve sua família. Ele também pode ajudar a descobrir outros membros da família que não tenham sido reconhecidos oficialmente.

dicas

  • Mantenha o seu genograma concluída em um lugar seguro. A informação representada no diagrama pode ser embaraçoso ou prejudicial para alguns familiares.
  • Sempre manter a confidencialidade da família quando você compartilha o genograma com pessoas de fora da família.
  • Genograms também pode ser usado com as espécies de plantas e animais para descobrir mutações, capacidade de sobrevivência, etc.
  • Ela pode servir como uma boa aula de ginástica. Peça aos alunos para escolher uma pessoa famosa e investigar seu passado e sua família para tentar montar um genograma. Isso pode ser feito mais facilmente usando a internet, mas reconhece as suas limitações. Ela deve ser tratada como um exercício de pesquisa, mas não necessariamente exaustiva (e cansativa).
  • Genograms também são conhecidos como Gerson McGoldrick-estudo ou esquema de Lapidus.

avisos

  • Nunca use um genograma para enfrentar uma família sem a orientação de um conselheiro ou profissional de saúde.

Coisas que você precisa

  • algumas canetas
  • Um notebook
  • Um papel de desenho
  • Um programa de processamento de texto (opcional)
  • Um modelo genograma ou um programa para projetar Genograms

Artigos Relacionados