Como proteger o seu fígado
3 partes:Manter um estilo de vida saudávelEvite substâncias nocivasReconhecer os sinais de doenças hepáticas
O fígado é o maior dentro do corpo humano e um dos órgãos mais importantes. não é apenas responsável por filtrar todos os tipos de toxinas do sangue, mas também ajuda a digerir os alimentos e armazenar energia. O fígado é também um dos órgãos mais fáceis de danificar e requer algum cuidado para manter a funcionar correctamente. Este guia irá dar-lhe dicas sobre como manter seu fígado em um estado ideal com um estilo de vida saudável sem expor-se aos tipos de substâncias nocivas que podem danificá-lo. Nós também ensiná-lo a reconhecer alguns dos sintomas comuns de anormalidades no fígado em si mesmo ou aos outros.
parte 1
Manter um estilo de vida saudável1
Comer uma dieta saudável. Uma das melhores maneiras de manter um fígado saudável é comer uma dieta baixa equilibrada em gorduras trans e frutose (como no "xarope de milho com alto teor de frutose".) Estas substâncias encontram-se em muitos alimentos processados, incluindo batatas fritas, refrigerantes, alimentos fritos, etc., e tem sido demonstrado ter efeitos negativos sobre a função do fígado ambos.
- Os alimentos processados contêm também uma série de produtos químicos para manter a frescura e aparência, que exigem muito trabalho para filtrar fígado.
- Sua melhor opção para manter o fígado e saúde (em geral) é minimizar o consumo de alimentos processados e embalados e preparar refeições a partir do zero usando ingredientes frescos sempre que possível.
2
Considere a escolha de alimentos orgânicos para limitar sua exposição a pesticidas e outros produtos químicos. Os alimentos orgânicos são produzidos usando um mínimo de pesticidas nos produtos de origem vegetal e mínima ou sem hormônios ou antibióticos em produtos de origem animal. Isto traduz-se num menor número de produtos químicos e aditivos filtro para o fígado.
3
Beber café. Um estudo recente publicado em Hepatology constatou que os bebedores de café, incluindo aqueles que bebem café descafeinado, foram até 25 por cento menos probabilidade de ter níveis anormais de enzimas hepáticas. Os pesquisadores ainda não sabem por que isso é, mas o consumo de café pode ser benéfico para o fígado.
4
Exercer regularmente. O exercício regular não só ajuda a manter um peso corporal saudável, mas também tem vantagens para o fígado. Estudos têm demonstrado que apenas 150 minutos de atividade física por semana (que é apenas meia hora, cinco dias por semana) é suficiente para melhorar os níveis de enzimas hepáticas e função global fígado. Você também pode reduzir suas chances de desenvolver doença hepática gordurosa.
5
Deixa de fumar. Como se você tivesse motivos suficientes para parar esse vício: vários estudos têm demonstrado que fumar aumenta drasticamente o risco de ambos cirrose (cicatrização) do fígado, tais como câncer de fígado.
6
Proteja-se contra a hepatite. A hepatite é uma inflamação do fígado, que é normalmente causado por um vírus. Existem três tipos principais de hepatite A, B, e C, e todos são contagiosos- no entanto, a hepatite C geralmente apenas se espalhou através da partilha de agulhas por via intravenosa. As vacinas estão disponíveis para a hepatite A e B.
parte 2
Evite substâncias nocivas1
Moderar o seu consumo de álcool. Quando o fígado processa o álcool, uma série de produtos químicos tóxicos que podem prejudicar o seu fígado está liberado. doença hepática alcoólica é o resultado do consumo excessivo de álcool e é responsável por até 37% de todas as mortes por doenças do fígado. As pessoas que estão em risco de desenvolver doença hepática alcoólica são aqueles que são dependentes do álcool, mulheres, pessoas obesas e pessoas com uma tendência familiar para desenvolver a condição. O consumo regular de álcool também pode levar a doença hepática gordurosa. No entanto, a boa notícia é que o fígado é capaz de regenerar melhor do que qualquer outro órgão do corpo e do fígado induzida por problemas de alcoolismo, muitas vezes podem ser interrompidos ou mesmo revertidos.
- Se você beber muito, fazer uma pausa. O fígado precisa de 2 semanas sem álcool para iniciar o processo de cicatrização.
- Depois disso, tente não exceder cerca de 3 a 4 unidades de álcool por dia (1,5 litros), se você é do sexo masculino, e de duas a três unidades por dia (1 litro), se você é do sexo feminino.
2
Tenha cuidado ao usar o paracetamol (Tylenol). A maioria das pessoas consideram o acetaminofeno dor contador apaziguador é uma droga segura, quase benigna. No entanto, overdose de paracetamol é uma causa comum de danos no fígado e é responsável por até 1.000 mortes por ano nos Estados Unidos sozinho, a maioria dos quais são acidentais. Lembre-se que o paracetamol é um medicamento e usá-lo como indicado pelo seu médico.
3
Tenha cuidado quando você tomar medicamentos prescritos. Todos os medicamentos colocar alguma pressão sobre o fígado, e ele deve trabalhar horas extras de metabolizar e filtrar as toxinas em excesso. No entanto, alguns medicamentos pode colocar pressão indevida sobre o dano hepático e da causa, especialmente quando eles são misturados com outras substâncias. Drogas que têm o potencial de causar danos ao fígado incluem estatinas (drogas colesterol), amiodarona e até mesmo alguns antibióticos como Augmentin, que é prescrito frequentemente.
4
Evitar a exposição a outras toxinas. A exposição a pesticidas, metais pesados e toxinas ambientais ainda encontrada no ar e a água contaminada pode aumentar o risco de desenvolvimento de doença hepática. Evitar qualquer exposição desnecessária a tais toxinas, e usar equipamentos de segurança adequados, se você não pode.
parte 3
Reconhecer os sinais de doenças hepáticas1
Aprenda a reconhecer os sintomas da doença hepática. Porque o fígado faz o seu trabalho em silêncio, muitas pessoas não reconhecem que eles estão enfrentando danos sofrimento hepática ou doença hepática até que ele tornou-se bastante sério. A seguir estão alguns dos sintomas de doença hepática que muitas vezes surgem gradualmente ao longo do tempo. Se sentir algum destes sintomas, ou todos de uma vez, especialmente icterícia, consultar um médico e comentale suas preocupações imediatamente:
- Perda de apetite
- Náuseas e vómitos
- diarréia
- urina escura e fezes pálidas
- Dor de estomago
- Icterícia: coloração amarelada da pele e do branco dos olhos
2
Aprender a reconhecer os sintomas de insuficiência hepática aguda. insuficiência hepática aguda pode ocorrer muito rapidamente, em uma pessoa saudável e, muitas vezes não reconhecidos até que o dano é significativa. Se você ou alguém que você conhece, de repente desenvolve alguns ou todos esses sintomas, especialmente icterícia (amarelamento da pele ou do branco dos olhos), fadiga incomum, confusão inexplicável ou fadiga, procurar atenção médica inmediato.Los sintomas de insuficiência hepática aguda incluem:
3
Solicitar um teste de função hepática. Devido à natureza progressiva e silenciosa dos sintomas do fígado, você pode precisar de ser proativo sobre como controlar a sua saúde do fígado. Se tiver motivos para suspeitar que o seu fígado foi danificado devido ao abuso de álcool ou drogas, a possível exposição à hepatite viral, uma história familiar de doença hepática, etc., marcar uma consulta com o seu médico e pedir um teste função hepática de rotina (LFT). É um simples exame de sangue que poderia salvar sua vida.
avisos
- Se você tem uma coloração amarelada da pele ou do branco dos olhos, procure assistência médica imediatamente.