Como doar medula óssea

3 partes:

Conteúdo

Noções básicas para doar medula ósseaprocesso de registo e para os doadoresProcesso de doação

Salvar vidas é mais fácil do que nunca, você não tem que resgatar uma pessoa que caiu através do gelo, prática CPR ou empurrar alguém o caminho de ônibus. Ao oferecer para doar medula óssea, pode salvar vidas que estão ameaçadas por câncer e doenças do sangue, como leucemia, linfoma e anemia falciforme. Em os EUA sozinhos, 6.000 pessoas precisam de um transplante de medula óssea. Este artigo vai lhe dar a informação que você precisa para doar medula óssea.

parte 1Noções básicas para doar medula óssea

1

Ele entende por que as pessoas doar medula óssea. O osso é um material esponjoso está localizada dentro dos ossos maiores, tais como a anca. As células-tronco encontradas na medula óssea são os blocos de construção de sangue: glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio glóbulos brancos, que combatem as infecções e as plaquetas que parar o sangramento e todos são produzidos por células-tronco e liberado na corrente sanguínea através das veias eo tecido fino em torno do osso.

  • No entanto, em pessoas com cancros do sangue graves, tais como a doença de células de leucemia, linfoma e foice essas células-tronco já morreram ou não são produtivas. Nesta situação, o transplante é a melhor opção e, por vezes, a única para tratar e curar a doença.
  • Cerca de 10 000 pessoas em US Eles são diagnosticados anualmente com doenças que exigem esse transplante. Sete em cada dez pessoas que necessitam de um transplante não tiver um doador compatível na família e, portanto, estão buscando doadores de medula listagens.
  • O processo de correspondência de um paciente com um doador envolve comparar o tipo de antígeno leucocitário humano (HLA, por sua sigla em Inglês) para caçar com o doador. Pessoas que compartilham ancestrais são mais propensos a conter tipos de HLA corretos, que é por isso que é muito importante que as pessoas com determinada origem racial ou étnica se tornarem doadores.
  • Raças e etnias com maior necessidade de doadores são Africano-Americano e preto, do sul da Ásia ou Ilhas do Pacífico, índios americanos e nativos do Alasca, hispânicos ou latinos e mestiços.

2

Saiba a diferença entre doar PBSC e medula óssea. Existem dois principais tipos de doação de medula. O primeiro é real doação, que envolve a remoção de osso a partir da parte de trás do osso pélvico. Este procedimento geralmente é feito sob anestesia geral. PBSC doação (o que significa que as células-tronco do sangue periférico) é o método mais comum hoje em dia e envolve filtragem células-tronco diretamente do sangue. São estas células, em vez de medula, que são necessárias para o tratamento de cancros do sangue e outras doenças.

  • Em doações de medula óssea, osso contendo o necessário para o paciente para produzir as suas próprias células saudáveis ​​do quadril e o paciente é doado células são extraídas. Com PBSC, as células estaminais são filtrada directamente a partir de sangue periférico. Embora este procedimento não realmente envolve a utilização de osso, é vulgarmente referido como tal.
  • Quando você se registra para doar osso, você concorda que irá doar qualquer método que o médico considere adequado. Você não pode escolher o método de doação.

3

Descobrir os custos e riscos associados com a doação. Em termos de custos, passando a doação é totalmente coberto pela National Marrow Donor Program ou seguro do paciente. Isso inclui os custos de viagem e algumas despesas não-médicas. O único custo que não é coberto é o tempo necessário de trabalho para atender os exames e briefings ou durante o período de recuperação. Por outro lado, um doador não fazer qualquer dinheiro para a doação de osso também.

  • Em termos de riscos, os perigos que existem para a doação são mínimas. Na verdade, mais de 99% dos doadores recuperar totalmente após o procedimento.
  • Com a doação de medula, o maior risco envolve o uso de anestesia durante o procedimento. Em casos muito raros, a anestesia pode causar um acidente vascular cerebral, parada cardíaca e morte. Após o procedimento você vai experimentar um pouco de dor no local no osso, o que poderia complicar seus passos foi tomada. Você pode até se sentir cansado e fraco. Estes sintomas devem curar a partir de 1 a 7 dias.
  • Doação de PBSC, os riscos são mínimos. O procedimento em si, que envolve filtrar o sangue numa máquina, não é perigoso em tudo. No entanto, os produtos que recebem antes e durante o procedimento pode causar sintomas como náuseas, fadiga, dores de cabeça, dores musculares, calafrios ou cãibras, mas deve desaparecer assim que a doação é completa.

4

Você entende que você vai fazer um compromisso. Antes de iniciar o processo de doação ou registar-se para o registro, é importante fazer uma investigação de todo o processo extensivamente e compreenda as implicações de suas ações. Receber um transplante de medula óssea pode ser a única opção para um paciente para sobreviver, é literalmente uma questão de vida ou morte. Portanto, não é algo que você pode tomar de ânimo leve. Certifique-se de que está disposto a realizar a doação quando chegar a hora, independentemente do tipo de procedimento (cirúrgico ou não).

  • As possibilidades de ser contactadas para o processo são difíceis de prever, pois depende do seu DNA individual e se é apropriado para qualquer paciente em necessidade. Se você tem um tipo comum de tecido, sua doação pode ser menos necessária, uma vez que haverá vários doadores potenciais.
  • Se você tem um tecido rara pode ocorrer uma ou duas coisas que você nunca pode chamar ou pode ser o único adequado para um paciente em particular.
  • De acordo com o registro de Be The Match (eu sei direita), cerca de 1 em cada 540 doadores registrados serão chamados a doar, seja através de medula óssea ou estaminais do sangue células para um paciente.
  • Embora seja possível para jogá-lo de volta uma doação, uma vez que você se inscreveu para o registo, considere o fato de que ela pode ser a única pessoa que é certo para um paciente necessitado e recusar-lhe para introduzir o procedimento pode afetar ou retardar as chances de a sério recuperação. Ao fazer a doação, literalmente esteja salvar a vida de uma pessoa.

5

Se você quiser jogá-lo de volta para o processo, certifique-se de notificar o registo o mais cedo possível, para que eles possam continuamente procurar outro doador o mais rápido possível.



6

Considere algumas alternativas. Se você não estiver na posição de doar a medula para si mesmo, porque você não é elegível ou a outros fatores, lembre-se que existem outras coisas que você pode fazer para ajudar aqueles em necessidade. doações monetárias são sempre bem vindos. Estes podem ajudar os pacientes sem seguro de cobertura e outras despesas, o registo ajuda a encontrar e registrar novos doadores ou a investigação médica ajuda de fundos.

  • É possível fazer doações diretas a registo (100% atinge pacientes de uma das maneiras descritas acima) para deixar um legado para incluir a gravação no planejamento de seu estado, para providenciar descontos em folha para a caridade em seu lugar trabalhar ou para levantar dinheiro para patrocinar um evento de arrecadação de fundos ou a consciência. Encontre mais informações bethematch.org.
  • Outra opção é doar o cordão umbilical de seu bebê, se você está esperando um. Junto com as células da medula óssea e estaminais do sangue, o sangue do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco necessário para salvar a vida dos pacientes (geralmente crianças) que sofrem de doenças tais como as células de leucemia. Doar medula é completamente seguro para o bebê e da mãe, porque o sangue é retirado de imediato do cordão umbilical após o parto, analisado e armazenado congelado em um banco de sangue do cordão umbilical. Este tipo de doação é totalmente gratuito e anônimo.

parte 2processo de registo e para os doadores

1

Certifique-se de qualificar-se como um doador. Antes de se inscrever, verifique se você satisfaz os critérios para doação de medula. O principal critério é a idade. Pessoas com idade entre 18 e 44 são incentivados a aderir, como os jovens são menos propensos a sofrer complicações durante o procedimento de doação, enquanto os pacientes que receberam doações jovens têm melhores chances de sobrevivência.

  • Apesar disso, as pessoas com idades entre os 44 e os 65 anos são bem-vindos para entrar no registro, mas é obrigado a cancelar uma taxa de R $ 100 e são menos propensos a ser chamado para doar. Pessoas com mais de 60 não podem aderir ao registo, como os riscos para o doador e paciente são muito elevados.
  • Há também uma variedade de doenças e condições que podem evitar que se torne um doador. Você será convidado a preencher o seu historial médico e informá-lo, se cumprir os critérios da organização. Isto é feito para proteger a saúde do doador e paciente.
  • Note-se que em cada país, os critérios de inclusão são diferentes. Se você mora fora os EUA, fale com o seu médico para saber os critérios e procedimentos no seu país.

2

Junte-se à registo de dadores de medula. Se você acha que preencham os critérios e se comprometer a doar, se eles te chamam, você pode se cadastrar no National Marrow Donor Program. Depois de se registrar, você será solicitado a fazer um teste conhecido como digitando antígeno leucocitário humano (HLA), que é usado para a caça pacientes com potenciais doadores. Em seguida, adicione o seu tipo de HLA para o banco de dados de potenciais doadores, que podem ser acessados ​​pelos médicos para seus pacientes.

  • Se você check-in Donor Program on-line, você terá que fazer uma consulta com o seu médico para dar uma amostra de sangue para ser analisado para determinar o tipo de HLA. Se você se registrar como um doador de medula óssea quando você doar sangue, eles vão tirar uma amostra de sangue extra para análise. Apenas certifique-se que você indicar que deseja aderir ao registo antes de doar sangue para que aqueles que você assistir pode tomar essa amostra extra.
  • O custo da análise de HLA é de US $ 100, mas se você escolher como um doador, este montante será devolvido, uma vez que serão cobertos pelo seguro do paciente. Se você se inscrever para uma campanha de recolha de sangue, pode haver um patrocinador para cobrir o custo desse dia. O que você acaba pagando é dedutível.

3

Esperar para entrar em contato com você como um potencial doador. Uma vez que os resultados vêm HLA e se registrar, você vai ter que esperar e ver se você entrar em contato com um médico ou paciente. Como mencionado acima, as chances de isso acontecer varia muito de pessoa para pessoa e é quase impossível de prever.

  • Um médico olha para o casal para o paciente, comparando cada proteínas de células de sangue para ver se eles são semelhantes. Quanto mais eles são semelhantes, o mais provável é que o paciente vai aceitar o transplante.
  • Se o seu jogo tipo de tecido com um paciente necessitado será contactado, por isso é importante manter suas informações de contato e responder rapidamente, se deseja continuar ou não com o processo.

4

Participa de testes adicionais. Depois de ter identificado como um candidato, você será solicitado a submeter-se a uma série de testes e entrevistas para se certificar de que você é um bom doador. Você pode ter que fornecer uma amostra de swab bochecha ou amostra de sangue, se você não tiver um pré seu.

  • Por exemplo, você tem que se submeter a testes para qualquer doença genética ou infecciosa que pode ser transmitido através de células-tronco doadas. Você também tem que fornecer uma história familiar detalhada e submeter-se a exames médicos para garantir que você está apto para continuar com o processo de doação.
  • Você também será obrigado a assistir ao briefing, onde ele vai deixar você saber a natureza exata do procedimento de doação e irá detalhar o processo de recuperação e os possíveis riscos e efeitos colaterais. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tem podem ser respondidas nesta sessão. Se você ainda deseja continuar com o processo, você será solicitado a assinar um termo de consentimento.
  • Você sabe que leva até 60 dias para que o médico analisou as informações necessárias para tomar uma decisão sobre a sua doação. Uma vez feito isso, você pode informar o tipo de doação que necessitem de medula óssea ou PBSC.

parte 3Processo de doação

1

Sabe o que esperar quando presentes PBSC. Antes de doar células-tronco de sangue periférico, você tem que ter injeções diárias de um medicamento chamado filgrastim, nos cinco dias antes do procedimento. Este medicamento desenha as células estaminais da medula, assim você terá mais deles circulando em seu sangue.

  • Estas injecções será administrada em você centro de doação ou clínica, a equipe médica vai acompanhar de perto a sua contagem de células e reação do seu corpo ao medicamento. A última injeção será colocado no dia da doação.
  • Doe PBSC envolve um procedimento conhecido como aférese. Isto ocorre quando o sangue é feita utilizando um corpo inserido em um braço e desenhada através de uma máquina que filtra as células, junto com plaquetas e glóbulos brancos do cateter. restos sangue (glóbulos vermelhos e principalmente no plasma) devolvido para o corpo através da veia no outro braço.
  • O procedimento é totalmente indolor e é semelhante à doação de plasma. No entanto, você pode sentir formigamento em torno da boca, uma ligeira cãibra nas suas mãos ou sentir tonturas, todo mundo pára quando o processo termina.
  • PBSC doação geralmente requerem 2 a 4 sessões de cada um de 2 a 6 horas.

2

Sabe o que esperar da doação de medula. Se você vai para doar osso em vez de PBSC, o procedimento é completamente diferente. Não haverá necessidade de usar filgrastim, uma vez que as células são extraídos directamente a partir da medula óssea. Esta subvenção exige um procedimento cirúrgico, realizado em uma sala de cirurgia, necessitando de anestesia e é completamente indolor. Todo o processo vai demorar de 1 a 2 horas.

  • Em 96% dos casos a anestesia geral é usado, o que significa que você vai estar inconsciente durante todo o procedimento. Num pequeno número de casos a anestesia local que anestesia a área onde a extracção será utilizado. Nesta situação, você será acordado durante o procedimento. O seu médico irá decidir qual o tipo de anestesia utilizada.
  • Você vai ter que mentir sobre seu estômago. Os médicos vão inserir agulhas especiais roe em ambos os lados do osso pélvico, que vai chamar fluido espinhal. Incisões feitas com agulhas só tem a largura de um quarto de polegada e não vai precisar de pontos.
  • Após o procedimento, você será levado para uma sala de recuperação, onde você vai ser até que você recuperar a consciência. Uma vez que você pode comer, beber e andar (embora com alguma dificuldade) você pode ir. Na maioria das situações, a medula do doador será admitido no hospital como um ambulatório no período da manhã e pode ser retirado durante a noite. No entanto, por vezes, requer doadores para ficar durante a noite para observação.

3

Compreende o processo de recuperação. Depois de ter concluído a doação, vai levar um par de dias para se recuperar completamente, especialmente se você submetido à cirurgia. Pessoas que doam óssea, muitas vezes apresentam sintomas que incluem dores de cabeça, fadiga, dor muscular, dor nas costas ou do quadril, hematomas ao redor do local da incisão e dificuldade para caminhar. Estes sintomas podem durar de dois dias ou algumas semanas.

  • Felizmente, se você doar PBSC poucas oportunidades para experimentar efeitos adversos após a doação, além de hematomas no local da incisão o tempo ea recuperação é quase imediata. Todos os efeitos adversos ocorram através do uso de filgrastim ou sangue mais fino utilizado durante o procedimento e vai parar imediatamente após o procedimento.
  • Se ocorrer uma complicação durante o processo, o custo de qualquer tratamento médico será coberto pelo National Marrow Donor Program. Todos os doadores US Eles são cobertos por apólices de seguros de saúde, vida e invalidez.

4

Decida se você quer entrar em contato com o paciente. Após o procedimento, você pode estar interessado em descobrir o paciente. Embora esta informação é confidencial, você vai saber a idade eo sexo do paciente, bem como alguns detalhes de sua condição.

  • Dependendo centro de transplante, você será fornecido com até três atualizações sobre como o ano paciente após o procedimento vai e, em alguns casos você pode se comunicar com eles de forma anónima.
  • Depois de um ano, pode ser possível para você se reunir com o paciente, eo paciente se assim o desejarem. No entanto, alguns centros de transplante não irá fornecer qualquer informação ou permitir a comunicação entre você e para o paciente.
  • Se você quer saber sobre a condição da pessoa que recebe o transplante, é importante que você se preparar para a possibilidade de que pode não sobreviver ao procedimento. Em alguns casos, o processo de quimioterapia ou radioterapia é muito forte. Em outros casos, as complicações são devido a transplante sozinho.
  • Apesar da possibilidade de este resultado, um grande número de pacientes sobrevivem transplante e pode até curar. Se este for o caso, você pode ter notado uma outra pessoa o grande dom de uma segunda chance de viver.

dicas

  • Há uma escassez de doadores em diferentes grupos étnicos. Um paciente geralmente coincide com outra pessoa do mesmo grupo racial ou étnico. Se você pertence a uma minoria em seu país, é importante considerar a doação de medula, poderia ser vital para outra pessoa.
  • Pesquisar registros de medula Óssea informação em seu país usando os seguintes sites:

avisos

  • Se você entrar em contato com a doar e mudar sua maneira de pensar sobre a doação (você pode fazer a qualquer momento) a sua decisão poderia ser devastador e até mesmo risco para o paciente. Converse com sua família e amigos sobre a sua decisão, a doação será mais fácil com o seu apoio.
  • Procedimentos podem variar dependendo do país que você vá para doar.
  • Se você está convidado a doar medula e chegar no dia da cirurgia, você será anestesiado para reduzir qualquer dor.
  • Como acontece com qualquer procedimento médico, existem efeitos colaterais e riscos envolvidos. Saiba o que são e comprometer-se a doação.

Artigos Relacionados