A tomada de decisões
3 partes:
Conteúdo
Tomamos decisões diário tudo o que dizemos e fazemos é o resultado de uma decisão, se você fazê-lo conscientemente ou não. Não existe uma fórmula simples de tomar a decisão certa, seja grande ou pequeno. A melhor coisa a fazer é abordá-lo de tantas perspectivas quanto possível e, em seguida, escolher o procedimento que parece razoável e equilibrada nesse momento. Se tiver que fazer uma grande decisão, pode parecer esmagadora. No entanto, existem algumas coisas simples que você pode fazer para torná-la menos intimidante, tais como identificar o pior cenário possível, prepare uma planilha e siga seus instintos. Leia para saber mais sobre como tomar decisões.
parte 1
Compreender a origem do seu medo1
Escrever sobre seus medos. Manter um diário onde você gravar seus medos podem ajudá-lo a começar a compreender e, como resultado, fazer uma melhor decisão. Comece escrevendo sobre a decisão que você precisa fazer. Descreve ou lista de tudo o que o preocupa sobre esta decisão. Permita-se para ventilar esses medos sem julgar por eles.
- Por exemplo, você poderia começar o dia fazendo-lhe a seguinte pergunta: "Qual é a decisão que precisa tomar e que eu temo que poderia acontecer se eu tomar a decisão errada?".
2
Identifica o pior cenário possível. Uma vez que você tenha escrito sobre a decisão que você precisa tomar e por que você tem medo sobre essa decisão, leva as coisas um passo adiante. Tente identificar o pior cenário possível para cada decisão possível. Leve a sua decisão aos limites do que poderia dar errado se tudo falhar pode tornar o processo menos assustador.
3
Considere se a decisão que você fizer vai ser permanente. Uma vez que você pensou sobre tudo o que poderia dar errado, ele determina se a decisão é reversível. A maioria das decisões são, então você pode encontrar conforto em saber que, se você não gosta de sua decisão, você pode sempre alterá-lo posteriormente para resolver a situação.
4
Fale com um amigo ou parente. Você não sente que você tem que tomar uma decisão difícil unicamente em seu próprio país. Peça a um amigo ou membro da família de confiança para ajudá-lo ou pelo menos para ouvir as suas preocupações. Compartilhe detalhes sobre a decisão e os seus medos sobre o que poderia dar errado. Proferir seus medos sobre a decisão que você pode fazer você se sentir melhor e seu amigo ou parente poderia dar-lhe uma grande dica ou frase tranquilizadora.
parte 2
Considere a decisão1
Mantenha a calma. Preenchido com as emoções, positivas ou negativas, pode afetar sua capacidade de tomar uma decisão racional. Quando você deve tomar uma decisão, a primeira coisa que você geralmente precisa fazer é permanecer o mais calmo possível. Se você não pode fazer isso, você adiar a decisão até que sejam capazes de pensar claramente.
- Tente respirar profundamente algumas vezes para se acalmar. Se você tem mais tempo, ir para uma sala silenciosa e realiza exercícios de respiração profunda durante cerca de 10 minutos.
- Para executar exercícios de respiração profunda, começar por colocar uma mão em sua barriga, sob a caixa torácica, eo outro no peito. Ao inalar, você deve sentir que tanto o abdômen e no peito expandir.
- Inspire lentamente pelo nariz. Inspire por cerca de 4 segundos. Concentre-se na sensação da respiração enquanto seus pulmões se expandem.
- Prenda a respiração por 1 ou 2 segundos.
- gradualmente expire pelo nariz ou boca. Fazê-lo por cerca de 4 segundos
- Repetir este processo de 6 a 10 vezes por minuto durante um período de 10 minutos.
2
Obter o máximo de informação possível. A maioria das decisões são melhores quando você tem informação suficiente para tomar uma forma informada. A decisão deve ser baseada na lógica, especialmente quando se trata de questões importantes. Tente descobrir o máximo que puder sobre a sua decisão.
3
Utiliza a técnica dos "cinco porquês" para entender o problema. Perguntar "por quê?" Cinco vezes pode ajudá-lo a descobrir a origem de um problema e determinar se ele vai tomar uma decisão pelas razões certas. Por exemplo, se você quiser para decidir se quer manter um emprego a tempo inteiro e conseguir um emprego a tempo parcial para ter mais tempo com sua família, seus cinco porquês poderia ser o seguinte:
4
Pense nas pessoas afetadas. Em primeiro lugar, você deve considerar como sua decisão o afecta. Especificamente, como isso afeta a sua decisão como você considerar-se como uma pessoa?, Quais são seus valores e objetivos? Tomar decisões que não são consistentes com seus valores (por exemplo, não estão em conformidade com as crenças fundamentais que orientam você) podem deixá-lo com um sentimento de infelicidade e insatisfação.
5
Lista todas as suas opções. À primeira vista, pode parecer que existe apenas um procedimento a ser seguido, mas geralmente não é verdade. Mesmo se a sua situação parece limitado, tente desenvolver uma lista de alternativas. Não tente avaliá-los até que você tenha uma lista completa. Tenha cuidado, se você tem dificuldade para pensar em alternativas, pede a ajuda de alguns familiares ou amigos para contribuir com ideias.
6
Crie uma planilha para pesar os benefícios e perdas potenciais de suas decisões. Se o seu problema é complexo e você se sentir sobrecarregado por causa da variedade de resultados possíveis, considere fazer uma planilha para orientar o seu processo de tomada de decisão. Você pode usar o Microsoft Excel para criar uma planilha ou simplesmente fazer uma lista em um pedaço de papel.
parte 3
Tomar a decisão1
Aconsejate-se como se você fez com um amigo. Às vezes, longe da decisão pode ajudar a determinar a escolha certa. Pense sobre o que você diria a um amigo que tem dificuldade com a mesma decisão. Que decisão você aconselhá-lo a tomar?, O que iria tentar fazê-lo ver com a decisão?, Por que você aconselharia isso?
- Tente para representar o uso desta estratégia. Sente-se ao lado de uma cadeira vazia e fingir que fala para si mesmo como se fosse outra pessoa.
- Se você preferir não para sentar e falar sobre si mesmo, você também pode escrever-lhe uma carta oferecendo conselhos. Comece sua carta dizendo: "Querido _____, eu considerei a sua situação e acho que o melhor que você pode fazer é _____". Continua a carta explicando o seu ponto de vista (a partir da perspectiva de um outsider).
2
Desempenha o papel de advogado do diabo. Desempenhar o papel de advogado do diabo pode ajudar a decidir como você se sente verdadeiramente sobre uma decisão que o obriga a tomar o ponto de vista oposto e defendê-la como se fosse o seu próprio. Se o seu argumento contra algo que você queria começar a ter um monte de sentido, então você terá de considerar novas informações.
3
Determina se você se sentir culpado. É comum para tomar uma decisão por causa da falha, mas esta não é uma motivador útil para a tomada de decisões saudáveis. Normalmente, a culpa distorce a nossa percepção dos acontecimentos e resultados, de modo que não vemos (ou o nosso papel neles) claramente. A culpa pode ser particularmente comum para as mulheres que trabalham, que enfrentam pressão social adicional para equilibrar perfeitamente trabalho e vida familiar.
4
Pensar no futuro. Em última análise, a melhor maneira de decidir é pensar em como você vai se sentir em poucos anos. Pense sobre o que você pensa quando você olha no espelho e como você vai explicar aos seus netos. Se você não gosta do que o impacto de longo prazo será, talvez você precise repensar a sua abordagem.
5
Confie em seus instintos. Você provavelmente tem uma idéia do que decisão está correta, por isso, se tudo o mais falhar, você deve seguir seus instintos. Faça a sua decisão com base no que você acha que é certo, mesmo quando a planilha diz o contrário. A pesquisa mostrou que as pessoas que tomam decisões com base em como eles se sentem tendem a se sentir mais satisfeitos com as suas decisões do que aqueles que pesar cuidadosamente.
6
Tenha um plano de contingência. pensando no futuro Ele pode ajudá-lo a sentir-se menos preocupado com qualquer resultado negativo possível. Elabora um plano de contingência para lidar com o pior cenário possível. Mesmo que seja improvável que precisa deste plano, o simples fato de ter ele irá ajudá-lo a sentir-se melhor preparados para lidar com o pior cenário possível. Espera-se que as pessoas que estão em uma posição de liderança sempre tem um plano de contingência, porque há sempre a possibilidade de que algo poderia dar errado. Esta estratégia também pode ser útil para a tomada de decisões menor.
7
Tomar uma decisão. Independentemente da escolha que você faz, estar preparado para aceitar a responsabilidade de cada resultado. Se as coisas não funcionam, é sempre melhor ter feito uma decisão consciente de ter sido negligenciado. Pelo menos você pode dizer que você fez o seu melhor. Tomar uma decisão e estar preparado para defendê-la.
dicas
- No cenário é perfeito. Depois de ter feito uma decisão, cumpri-la totalmente da melhor maneira possível, sem remorso e sem se preocupar com as outras alternativas que você não escolheu.
- Considere todas as suas opções pode ser tão bom se você pensou sobre a decisão por um tempo muito longo. Nesse caso, todas as opções pode ter grandes vantagens e desvantagens. Sua decisão será tomada se puder ser demonstrado que uma das opções é significativamente melhor do que os anteriores.
- Lembre-se que você pode não ter informações suficientes para tomar uma boa decisão. Se você tiver problemas para estreitar as suas opções, faz uma investigação mais profunda. Observe também que a informação que você precisa pode não estar disponível para você. Depois de analisar todas as informações que você tem, você pode precisar de ir em frente e tomar uma decisão.
- Depois de fazer sua decisão, você pode nova e importante informação vem à luz, sugerindo modificações ou o investimento total da sua decisão original. Se isso acontecer, mantenha a sua disponibilidade para examinar o processo de tomada de decisão novamente. A flexibilidade é uma excelente habilidade.
- Procure um limite de tempo se os outros a tomar a decisão em breve ou se esta é relativamente insignificante. O risco de "paralisia da análise" é real. Se você quiser para decidir qual filme alugar este fim de semana, você não precisa gastar uma hora títulos de pontuação.
- Se você tentar demasiado duro, você poderia omitir o óbvio. Evite pensar coisas também.
- Evite pensar muito sobre a possibilidade de manter suas opções em aberto. A investigação descobriu que nossa aversão a deixar as portas fechadas, por assim dizer, leva a decisões erradas.
- Faça uma lista de prós e contras! Você também pode fazer uma lista de opções e reduzir até permanecer apenas duas possibilidades. Em seguida, discutir o assunto com os outros para chegar a uma decisão final.
- Lembre-se que, em algum momento, a indecisão torna-se uma decisão de não fazer nada, o que pode ser a pior decisão de todos.
- Tente todas as experiências como se estivessem experiências de aprendizagem. Ao tomar decisões importantes, você sempre aprender a enfrentar as consequências e até mesmo usar contratempos como experiências que você pode desenvolver e adaptar a aprendizagem.
avisos
- Evite o estresse para fora também. Isso só vai piorar as coisas.
- Fique longe de pessoas que parecem querer o melhor para você, mas assume que eles sabem o que é e você não. suas sugestões poderia estar correta, mas se você não considerar seus sentimentos e preocupações, também poderia ser muito errado. Além disso, ficar longe de pessoas que menosprezam suas crenças.
- Às vezes, antes de uma decisão é melhor pensar sobre isso, impulsividade pode levar a decisões cujas conseqüências podem ser desastrosas.