Como fazer uma decisão utilizando um sistema de pontuação quantitativa

Métodos 1:

exemplo Cálculo

Na vida você tem que tomar muitas decisões. Na verdade, uma das decisões que você tem que fazer agora é, "Devo terminar de ler este artigo?" Então por que não aprender a tomar a melhor decisão, ou pelo menos boa em cada caso? Enquanto tomar uma decisão com base no seu "instinto" Ele funciona com frequência, por vezes, um sistema de pontos quantitativa simples pode fornecer idéias adicionais e, muitas vezes, irá ajudar a superar uma decisão emocional, que mais tarde seria incapaz de justificar logicamente. Este método irá ajudá-lo a quantificar os seus valores e rapidamente decidir entre alternativas. Aplica-se a tudo, desde o que hipoteca profissional que você deve escolher qual carro você deve comprar.

passos

1
Escreva três perguntas que têm de tomar uma decisão. Por exemplo, "O que hipoteca profissional deve escolher?".
  • 2
    Escrever 5-6 "qualidades que você deve ter". Por exemplo:
  • Integridade (o que ele diz é consistente com o que ele faz)
  • Conhecimento e experiência profissional (suas recomendações são consistentes com o que você valoriza)
  • A qualidade da comunicação (ajuda a compreender rapidamente)
  • Acessibilidade (pode contactá-lo quando você precisar dele)
  • preços competitivos (tarifas e custos estão entre os melhores do mercado)
  • A confiabilidade das recomendações (mostra que dados de mercado em tempo real são consistentes com as recomendações para que você possa tomar uma decisão de escolhê-los tempo)
  • 3
    Classifique da importância de cada uma dessas qualidades na escala de 1 a 10, em termos de como é importante cada um para você. Por exemplo, se a confiabilidade é muito mais importante do que qualquer outra qualidade, que vale 10 se o preço é a segunda qualidade mais importante, ele pode valer 5 ou 6 e assim por diante.
  • 4


    Faça uma lista das suas opções. Por exemplo: agente de crédito, agente imobiliário recomendado, seus empréstimos corretor atuais, etc.
  • 5
    Ele fornece uma pontuação de 1 a 10 para cada qualidade que você escrever para essa opção. Faça isso para todas as opções que você digita (por exemplo, se as taxas de seu corretor de empréstimo atual são boas, com 8- Taxa se você acha que são as taxas médias, Taxa de 5). Esta é uma escala subjetiva, então cabe a você para se qualificar como honestamente possível para tomar a melhor decisão no final.


  • 6
    Calcular a pontuação de cada opção multiplicando o índice de qualidade que lhe deu a sua escolha, o índice de qualidade objetivo, que você criou na etapa 3. Por exemplo, seu oficial de empréstimo tem 56: 8 (A importância da integridade) 7 x (a pontuação que deu nessa área). Faça isso com todas as qualidades de uma lista de todas as suas opções separadamente.
  • 7
    Adicione as pontuações de cada atributo para a pontuação total de uma opção. Faça isso para todos os seus lista opções separadamente.
  • 8


    Calcula a meta de pontuação através da criação de uma opção que abrange dezenas de qualidades que você mais valoriza.
  • 9
    Divida a pontuação total de cada opção entre o alvo e marcar multiplique por 100 para obter um total. A opção com a maior pontuação percentil (em relação à meta) é sua melhor escolha.
  • exemplo Cálculo


    Aqui está um exemplo completo de como selecionar um corretor de empréstimos ideais usando o sistema de pontos quantitativa. seis qualidades para potencial mediador numa escala de 1 a 10 foram marcados.

    exemplo:
    Meus empréstimos ideais profissionais

    Integridade = 9 (9 * 9 = 81)
    Comunicação = 10 (10 * 10 = 100)
    Competitive = 8 (8 * 8 = 64)
    Acessibilidade = 6 (6 6 * 36 =)
    Confiabilidade = 6 (6 * 6 = 36)

    Experiência = 9 (9 * 9 = 81)
    profissional possível empréstimo

    (Opção A) Integridade = 8 (8 * 9 = 72)
    Comunicação = 4 (4 * 10 = 40)
    Competitive = 7 (7 * 8 = 56)
    Acessibilidade = 6 (6 6 * = 36)
    Confiabilidade = 6 (6 * 6 = 36)

    Experiência = 3 (3 * 9 = 27)
    Os empréstimos correntes broker

    (Opção B) Integridade = 9 (9 * 9 = 81)
    Comunicação = 10 (10 * 10 = 100)
    Competitive = 9 (9 * 8 = 72)
    Acessibilidade = 8 (8 * 6 = 48)
    Confiabilidade = 6 (6 * 6 = 36)

    Experiência 10 = (10 * 9 = 90)
    pontuação total target:
    100 + 81 + 64 + 36 + 36 + 81 =398
    pontuação total de opção:

    + 40 + 72 56 + 36 + 36 + 27 =267 objetivo ajustamento percentual desta opção:

    (267/398) * 100 = 67%
    pontuação total de Opção B:

    + 100 + 81 72 + 48 + 36 + 90 =427 objetivo ajustamento percentual desta opção:

    (427/398) * 100 = 107%
    Opção A está em conformidade com a pontuação objectivo de qualidade de 67%, enquanto a opção B excede a meta de 107% índice de qualidade.

    dicas

    • Se você tiver mais de seis qualidades, o valor da pontuação pode ser distorcida, então pense bem sobre o que realmente importa para você. Deixar de lado as qualidades que bom "ter" ou você pode distrair e tomar uma decisão com base em fatores irrelevantes. Certifique-se de que as qualidades não são iguais, caso contrário, estará contando duas vezes o mesmo atributo.
    • Se você usar uma planilha Excel para fazer os cálculos, categorias explicação descritiva dos seus motivos, etc., é muito simples de utilizar o mesmo modelo, revisto em casos excepcionais, para orientar todas as suas decisões futuras.
    • Se todas as opções obter uma pontuação baixa (abaixo de 70%), então você tem que mudar alguma coisa antes que você possa tomar uma decisão aceitável. Neste caso, as opções atuais não atender adequadamente seus padrões, o que significa que precisamos de melhores opções ou suas expectativas são irrealistas.
    • Você pode modificar o mesmo sistema para permitir a circulação de qualidades negativas multiplicando por um número negativo. Desta forma, você pode obter um efeito negativo sobre a pontuação total.
    • Se a melhor opção surpreende você ou acha que não é correto, considere re-avaliar os qualidades e qualificações. Talvez não seja colocado na lista é realmente importante para você ou você não deu o peso correto. Este processo ajuda a quantificar e entender os seus sentimentos sobre suas opções.

    avisos

    • Este método é viciante e pode querer aplicar a potenciais cônjuges. Tenha cuidado quando as emoções se envolver.
    • As emoções podem "racionalizar" qualquer qualidade para representar o nosso desejado como melhor-, portanto, cuidados devem ser tomados para garantir que as qualidades julgar objetivamente opções.
    • Esta abordagem é enganosamente simples. Suponha que seus critérios são independentes uns dos outros e simplesmente somar (são lineares). Infelizmente, muitas coisas nesta vida não são lineares, mas são mais complexas. Beware de simplificar demais. Confie em seus instintos!
    Artigos Relacionados