Como chegar a um consenso
Consenso é definido como "uma opinião ou a posição que vem todo um grupo". A tomada de decisões baseada no consenso é o processo usado para chegar a um acordo geral dentro de um grupo. Estas instruções irão guiá-lo através do processo.
Conteúdo
passos
1
Aprenda os 5 princípios necessários para chegar a um consenso.
- Inclusão. Ninguém na comunidade devem ser excluídos, a menos que seja solicitado.
- Participação. Todos devem participar e dar suas opiniões e sugestões, todos eles têm o mesmo direito na decisão final.
- Cooperação. Todas as preocupações e sugestões devem ser ouvidos para encontrar uma solução que satisfaça a todos, e não apenas a maioria.
- Igualdade. Todos têm o mesmo peso na decisão ea oportunidade de alterar, veto ou rejeitar idéias.
- Solução para a consciência. Um grupo de tomada de decisão trabalha para o bem a todos, considerando comum.
2
Entenda os benefícios da utilização de um processo de consenso envolvendo mudanças de opiniões que vêm a ser concretizadas. benefícios:
3
Decidir como você vai alcançar a decisão final: com 100% de consentimento, sem o consentimento unânime por maioria ou julgamento de um líder, etc.
4
Saiba o significado de dar o seu consentimento. Nem sempre significa que é a sua primeira escolha, mas o que é melhor para o grupo depois de ouvir a opinião de todos.
5
Fazer uma síntese clara do que é necessário decidir. Seja começando algo novo ou corrigir algo que todos podem entender por que eles vão discutir e fornecer algumas opções possíveis.
6
Lista todas as preocupações dos participantes. Esta será a base para o desenvolvimento colaborativo de uma proposta que todo o apoio.
7
Antes de iniciar um feixe de discussão pequenos inquéritos para ver se há um consenso e você pode chegar a uma solução sem demora. Se houver divergências, discutir as preocupações, ele adaptou a proposta para alcançar a unanimidade. Às vezes você chegar à solução com uma média, ou ainda melhor, feito de forma a cobrir todas as necessidades para ouvir todos até o consentimento unânime.
8
Aplicar a decisão final regra. Esta regra deve ser pensado com antecedência de qualquer proposta. Há muitas opções:
9
Implementar a decisão.
dicas
- Enfatiza o papel do grupo para encontrar uma solução para vários problemas sem criar interesses contra qualquer um.
- Algumas pessoas preferem ficar de lado na tomada de decisões, seja porque não apoiar a proposta ou não se sentem qualificados para participar.
- Se a decisão vai envolver muitas pessoas e vai levar um longo tempo, é necessário definir regras para se certificar de que eles são responsáveis e que eles saibam que assim são considerados e será respeitado como tal, que os votos de todos são iguais. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Facilitadores assegurar que o processo de decisão é correta e feito na hora. Pode haver mais de um, e pode renunciar se sente pessoalmente envolvido com a decisão.
- Cronometristas determinado tempo e deixá-los saber quanto tempo resta e ajudar a canalizar a discussão se ele fica fora de contexto. Em geral, você pode fazer um dos facilitadores, a menos que eles são muito ocupados.
- moderadores melhorar "clima emocional" da discussão para que ele não está fora de mão e evita conflitos para evitar ter que corrigi-los mais tarde.
- Tome notas para documentar as decisões, discussões e ações do grupo e para facilitar o acompanhamento dos progressos, especialmente quando se é um longo e difícil de lembrar em detalhes discussão.
avisos
- Se o seu grupo exige a unanimidade exigida, tentar alterar a regra para permitir que ele continue mesmo se há aqueles que discordam, para evitar parar em discussões intermináveis.
- Cuidado com os beligerantes que buscam lutas pessoais. Facilitadores e moderadores deve manter a atmosfera positiva para chegar a um consenso.