Como calcular o excedente do consumidor
2 partes:Define os termos e conceitos-chaveCalcule o excedente do consumidor para as curvas de oferta e demanda
O excedente do consumidor é um termo usado por economistas para descrever a diferença entre a quantidade de dinheiro os consumidores estão dispostos a pagar por um bem ou serviço e seu preço de mercado actual. Especificamente, um excedente do consumidor ocorre quando os consumidores estão dispostos a pagar mais para um bem ou um serviço que eles realmente pagar. Enquanto isso soa como um cálculo complicado, calcular o excedente do consumidor é realmente uma equação muito fácil uma vez que você sabe o que isso inclui.
parte 1
Define os termos e conceitos-chave1
Ele entende o conceito de a lei da demanda. Quase todo mundo já ouviu a frase "oferta e procura" usado em referência às forças misteriosas que governam as economias de mercado, mas muitos não entendem todas as implicações desses conceitos. Geralmente, se todos os outros fatores são iguais, a demanda por um produto vai cair como seus aumentos de preços.
- Por exemplo, digamos que uma empresa está prestes a lançar um novo modelo de TV. Quanto mais você cobrar por este novo modelo, menos TVs pode esperar para vender no total. Isso ocorre porque os consumidores têm dinheiro limitado a gastar quantidades e para pagar uma televisão mais caro, pode ter que renunciar a gastar dinheiro em outras coisas que podem dar maiores benefícios (como mantimentos, gasolina, hipoteca, etc.) .
2
Ele entende o conceito da lei da oferta. Em vez disso, a lei da oferta afirma que os produtos e serviços que exigem um alto preço será fornecido em alta velocidade. Basicamente, as pessoas que vendem coisas que eles querem ganhar o máximo de lucro com a venda de muitos produtos caros. Portanto, se um certo tipo de produto ou serviço é muito lucrativo, os produtores correm para produzir esse produto ou serviço.
3
Entenda como a oferta ea demanda são representados graficamente. Uma maneira comum economistas expressar a relação entre oferta e demanda é através de um gráfico XY bidimensional. Geralmente, neste caso, o eixo X é definido como Q, a quantidade de produtos no mercado, eo eixo Y é definido como P, o preço das mercadorias. A demanda é expressa como uma inclinação da parte superior esquerda para a direita inferior do gráfico ea oferta é expressa como um ângulo a partir do canto inferior esquerdo para a curva canto superior direito.
4
Ele entende o conceito de utilidade marginal. A utilidade marginal está aumentando a satisfação que alguém recebe por consumir uma unidade adicional de um bem ou serviço. Em termos muito gerais, a utilidade marginal de bens e serviços está sujeita a retornos decrescentes, em outras palavras, cada unidade adicional comprada fornece cada vez menos benefícios para o consumidor. Por fim, a utilidade marginal do bem ou serviço diminui até ao ponto em que o consumidor não faz "Vale a pena" comprar uma unidade adicional.
5
Ele entende o conceito de excedente do consumidor. O excedente do consumidor é amplamente definida como a diferença entre o "valor total" ou "valor total recebido" um objeto para os consumidores eo preço real que pagar por isso. Em outras palavras, se os consumidores pagar menos por um produto do que o que se aplica a eles, o excedente do consumidor representa o seu "poupança".
parte 2
Calcule o excedente do consumidor para as curvas de oferta e demanda1
Prepara um gráfico XY para comparar o preço e quantidade. Como já mencionado, os economistas usam gráficos para comparar a relação entre oferta e demanda no mercado. Desde o excedente do consumidor é calculada de acordo com esta relação, vamos usar este tipo de gráfico no nosso cálculo.
- Como já se referiu, o eixo Y como P (preço) e o eixo X como Q (quantidade de mercadorias) está definido.
- Os diferentes intervalos ao longo dos eixos correspondem às respectivas diferentes valores, intervalos de preços para o eixo de preço e quantidades de bens ao eixo do montante.
2
Coloque as curvas de oferta e demanda para o bem ou serviço vendido. As curvas de oferta e demanda, especialmente nos exemplos anteriores de excedente do consumidor, são geralmente representados como equações lineares (linhas retas no gráfico). Seu problema do excedente do consumidor já pode ter tirado as curvas de oferta e demanda, ou você pode ter que localizá-los.
3
Encontrar o ponto de equilíbrio. Como discutido acima, o equilíbrio na relação entre oferta e demanda é o ponto no gráfico onde as duas curvas se cruzam entre si. Por exemplo, dizer que o ponto de equilíbrio é de 15 unidades com um preço de US $ 5 por unidade.
4
Desenhar uma linha horizontal sobre o eixo dos preços no ponto de equilíbrio. Agora que você sabe o ponto de equilíbrio, desenha uma linha horizontal a partir desse ponto que cruza perpendicularmente ao eixo dos preços. Para o nosso exemplo, nós sabemos que o ponto irá cruzar com o preço eixo $ 5.
5
Use a equação correta. Uma vez que o excedente do consumidor correspondente triângulo é um triângulo rectângulo (o ponto de equilíbrio intersecta o eixo preço a um ângulo de 90 °) e "área" desse triângulo é o que você quer calcular, sei como calcular a área de um triângulo. A equação para isso é: 1/2 (base x altura) ou (base x altura) / 2.
6
Ele inclui os números correspondentes. Agora que você sabe a equação e números, você está pronto para incluí-los.
7
Calcule o excedente do consumidor. Com os números incluídos na equação, você está pronto para resolvê-lo. Na forma de realização exemplar, CE = 1/2 (15 x 7) = 1/2 x 105 = 52,50 $.
dicas
- Este número corresponde ao excedente total do consumidor, porque o excedente do consumidor para um consumidor individual é apenas um benefício marginal do consumidor ou a diferença entre o que ele teria pago em relação ao montante efectivamente pago.