Encontrar um eixo de simetria

2 métodos:Encontre o eixo de simetria para polinômios quadráticaEncontrando-se o eixo de simetria graficamente

O gráfico de um polinômio ou função revela muitos recursos que não puderam ser claramente entendido sem uma representação visual. Uma tal característica é o eixo de simetria: uma linha vertical que divide o gráfico em duas partes simetricamente iguais. Encontre o eixo de simetria de um polinômio dado é bastante fácil. Aqui estão dois métodos básicos.

método 1Encontre o eixo de simetria para polinômios quadrática

1

Verifique o grau do polinômio. O grau de um polinómio é definida simplesmente por o valor do expoente da função. Se o grau do polinômio é de 2 (não maior do que x expoente), você vai encontrar o eixo de simetria usando esse método. Se o grau de polinómio é maior do que 2, o método utiliza duas.

  • Para ilustrar o conceito, usando como exemplo o polinômio 2x + 3x - 1. Seu sintetizou variável x, que é um polinômio de segundo grau, e você pode usar este método para encontrar seu eixo de simetria.

2

Entre os valores numéricos na fórmula do eixo de simetria. Para calcular o eixo de simetria de um segundo polinomial grau expressa como ax + bx + c (a parábola), você pode usar a fórmula x = -b / 2a básica.

  • Se usarmos o exemplo acima, a = 2, b = 3 e C = -1. Insira esses valores na fórmula para:
    X = -3 / 2 (2) = -3/4.

3

Grave a equação dos eixos de simetria. O calculada com a fórmula de o valor do eixo de simetria é o ponto de corte do eixo de simetria com o eixo X.

  • Continuando com o exemplo, o eixo de simetria é -3/4.



método 2Encontrando-se o eixo de simetria graficamente

1

Verifique o grau do polinômio. O grau de um polinómio é definida simplesmente por o valor do expoente da função. Se o grau de polinómio é 2 (não superior a x expoente) pode encontrar o eixo de simetria usando a fórmula acima método. Se o grau de polinómio é maior do que 2, utilizar o método gráfico.

2

Desenhar os eixos X e Y. Desenhe duas linhas que formam um sinal de mais. A linha horizontal é o eixo X e o eixo vertical Y.

3

Escalas do gráfico. Marca ambos os eixos separados por intervalos iguais com números. Os espaços deve ser uniforme em ambos os eixos.

4

Calcular Y = (X) f para cada valor de x. Note-se a função polinomial ou e calcula os valores de f (x), inserindo todos os valores de x na fórmula.

5

Encontrar um ponto no gráfico de cada par de coordenadas. Agora tem pares de y = f (x) para cada valor de x no eixo. Encontra um ponto no gráfico de cada par de coordenadas (x, y) e marca (corte vertical e horizontalmente ao eixo X com o eixo Y).

6

Desenhe o gráfico do polinômio. Depois de ter marcado todos os pontos do gráfico, você pode conectá-los desenhando uma linha contínua que será a representação gráfica do polinômio.

7

Pesquisar o eixo de simetria. Analisa o gráfico cuidadosamente. Procurando por aquele ponto em que você pode desenhar uma linha que divide o gráfico em duas partes simetricamente iguais.

8

Observe o valor do eixo de simetria. chamada, se você encontrar um ponto (vamos "b") No eixo X por passagem de uma linha vertical que divide o gráfico em duas metades iguais de forma simétrica, em seguida, que é o ponto b eixo de simetria.

dicas

  • Tanto o eixo X e Y devem ser de comprimento suficiente para representar claramente o gráfico inteiro.
  • Alguns polinómios não são simétricas. Por exemplo, y = 3x tem nenhum eixo de simetria.
  • A simetria de um polinômio pode ser classificada como par ou ímpar. Qualquer gráfico que tem um eixo de simetria em torno do eixo Y vontade par simetria enquanto todos gráfico que tem um eixo de simetria em torno do eixo X simetria ímpar.

Artigos Relacionados