Como desenvolver o pensamento crítico
Se o seu pensamento é distorcido ou com defeito, suas decisões podem levar a algumas consequências inesperadas. habilidades de pensamento são um dado adquirido. "É claro que eu posso pensar"Pode dizer-se. A pergunta é: Como assim você pode pensar?
Conteúdo
passos
1
Valora realidade objetiva. Nosso pensamento só pode ser eficaz se for baseada na realidade. A realidade é objetiva, existindo independentemente de seus desejos, desejos, caprichos e objetivos. Seu pensamento será produtivo se você é capaz de perceber e interpretar esta realidade com precisão. Isto requer objectividade, a capacidade de separar "o que é" o que você quer pensar ou o que pode ser mais confortável para pensar.
2
Mantenha a mente aberta. Uma mente fechado é fora da realidade. O pensador de mente fechada podem ser facilmente reconhecidos. Ele tem opiniões rígidas e atitudes que não estão abertos à discussão juntos. Com este tipo de pensador não pode ser fundamentada, uma vez que o processo envolve o processamento de informação nova. Se você sente que você está falando com uma parede, provavelmente você está lidando com um pensador de mente fechada. No entanto, ter a mente aberta não significa que você não deve defender a verdade que você sabe ou que você deve aceitar qualquer ponto de visita. A verdade vai suportar perguntas. Apenas a ilusão é ameaçada pela troca de pensamentos.
3
Não tolerar a ambiguidade constante e improdutiva. Maioria das decisões que você enfrenta envolvem um certo grau de ambiguidade, uma área cinzenta entre alternativas óbvias preto-branco. Este não é um argumento para tolerar a incerteza. É uma recomendação para o exercício do poder de pensar para estabelecer a clareza. A ambiguidade é muitas vezes um sintoma de um pensamento superficial, incompleta ou irracional. Quando você enfrentar esse estado, é tempo para examinar cuidadosamente os seus pressupostos, seus princípios, o seu conhecimento e eficácia do processo de pensamento. O conhecimento é a recuperação progressiva de clareza da incerteza e confusão.
4
Evite salto no movimento. Quando uma idéia se torna popular, muitas pessoas entrando na onda da vitória para abraçá-la. Esta é mais uma função de conformidade pensamento crítico. Olhe (e pensar) antes de saltar.
5
Distinguir entre observação e conclusão, entre os factos apurados e conjecturas que se seguem.
6
Adiar o julgamento até que você tem certeza de ter as informações corretas. Pode ser tentador para saltar para conclusões, mas pode acabar em um buraco que você não viu. Por outro lado, uma vez que você tem a informação correta, não hesite em fazer julgamentos baseados nele. Os julgamentos são parte do processo de pensamento, a aplicação de sua capacidade de chegar a conclusões sobre a realidade.
7
Mantenha seu senso de humor. Você não pode pensar bem, se tudo parece algo de vida ou morte. A capacidade de rir de si mesmo e ver o humor em situações muitas vezes pode ajudar a manter a clareza de pensamento e perspectiva. No entanto, ter cuidado para não usar o riso como uma arma para denegrir o que você valoriza ou como uma defesa psicológica. Esta aplicação requer uma resposta séria.
8
Cultive a curiosidade intelectual. O mundo está cheio de coisas que você não conhece ainda. A curiosidade é o sinal de uma mente que é gratuito e aberto para admirar a realidade sem medo de enfrentar o desconhecido só para ganhar novos conhecimentos. Um pensador curioso explorar novas formas de olhar para as coisas e fazer as coisas. Aprender pode ser uma aventura constante e excitante se você cultiva uma descoberta mente curiosa.
9
Não leve as coisas pelo seu valor primário. Em tenra idade, a maioria de nós não aprender a acreditar em tudo o que ouvimos. Imagine como decepcionado que você seria se você acredita em tudo que ouve em comerciais de TV. O mesmo se aplica a outras informações provenientes da mídia, mesmo que apresentada como "notícia". Deve ser mastigados (e às vezes cuspir) não completamente engolido. Tenha cuidado com o pacote que esconde a verdade. Às vezes, uma grande caixa com uma imagem elegante na frente não tem relação com o que está escondido dentro. Abra-o e vejam por si mesmo!
10
Desafia a sabedoria convencional. Cada cultura é baseada em certas suposições que não têm cuesionamientos. Galileo Galilei, o astrónomo e matemático italiano, foi levado perante a Inquisição porque ele se atreveu a questionar a "verdade" que a Terra era o centro do universo. Ainda hoje, os membros da Sociedade da Terra Plana dizem acreditar que a terra é plana como uma panqueca. Você não pode assumir que o que é comummente aceite como a verdade é a verdade. A verdade é estabelecida com o pensamento racional, não a opinião pública ou as práticas do passado.
11
Suporta apelo à emoção. As emoções podem, por vezes, ofuscar a sua razão. Se você está com raiva ou animado, seus processos de pensamento não vai funcionar da mesma forma que quando você está em um estado de humor mais desapaixonada. Cuidado com situações em que suas emoções são intencionalmente simulados (por bajulação, medo ou antecipações enquanto você está convidado a tomar uma decisão). Ele pode ser uma estratégia para manipular o resultado.
12
Não aceite automaticamente a autoridade. O apelo à autoridade é o truque favorito: estrelas de Hollywood, figuras do esporte e heróis da cultura popular são usadas para promover qualquer coisa de cereais de pequeno-almoço para roupas íntimas e desodorantes. Nós os encorajamos a pensar que, se ele ou ela dizer que eles são grandes coisas, certamente deve ser. O fato de que essa autoridade vai pagar milhões de dólares para fazer essa aprovação, deve ser suficiente para questioná-lo como uma autoridade objetiva.
13
Beware de acomodar comportamento dos outros. Flattery é muitas vezes um método de persuasão. Se alguém começa a embelezar, muitas vezes tentando destruir o seu pensamento ou o seu dinheiro no seu bolso. Nem sempre é fácil de dizer a diferença entre um elogio sincero e uma frase projetado para manipulá-lo. É uma boa idéia ter um programa de si mesmo "alarme Mental" quando você embelezar. Avisá-lo para ver o gancho no verme está envolto.
14
Observar o seu próprio comportamento para melhorar o ego. As decisões muitas vezes pode ser influenciada pela forma como você quer que apareça para os outros. Se você está muito preocupado com a manter uma certa imagem, é possível que você está fazendo e dizendo coisas que não são realmente de seu interesse. Quando você alcançar a verdadeira auto-estima, comportamento com base em aparências perde o seu apelo.
15
Manter um senso de perspectiva. Quando você está no meio de algo importante, é fácil perder uma visão equilibrada da situação. Muitas vezes pode ser uma boa prática para fazer uma "afastamento" e veja a questão num contexto mais amplo. Um método para estabelecer perspectiva: em uma escala de um a dez, com um sendo a morte de uma folha de grama e dez sendo uma aniquilação nuclear global, o valor que seria a sua situação? É realmente tão importante como parece no momento?
16
Tenha cuidado com as regras não escritas. Alguns vecees comportar como ditado pelas regras ocultas. Se você não está ciente das regras não escritas, você não tem o conhecimento necessário para tomar uma decisão inteligente. Se você estiver em uma situação familiar, é bastante possível conhecer as regras (por exemplo, não balançar o barco, a não questionar o chefe, não desafiar um professor). Se você estiver em uma situação estranha (em uma cultura estrangeira), pode ser bem em observar e pedir aqueles que estão mais familiarizados com esta situação. Isso não significa que você deve limitar-se a estas regras, apenas para levá-los em conta é aconselhável.
17
Preste atenção aos sinais de comportamento não-verbal. O impacto da comunicação verbal é inferior a metade da mensagem que recebe de outros. O resto da mensagem é comunicada através de um comportamento não-verbal. Você será incluído em ambos. Se alguém age com amabilidade enquanto dolorosamente apertar sua mão, você pode estar certo de questionar o que ele está dizendo. O mesmo se aplica se alguém é jogado para trás na cadeira e bocejando como ele diz-lhe como você está interessado em suas idéias. Quanto mais claro você tem a percepção dos fatos, seu pensamento vai ser mais claro.
18
Quando você está sob pressão, pára e pensa. Tomar decisões por impulso muitas vezes resulta em decisões ruins. Como a pressão aumenta por uma decisão, a tentação de tomar uma decisão por impulso também aumenta. Você pode racionalizar esse pensar que qualquer decisão é melhor do que a indecisão. Mas raramente é verdade. A indecisão é frequentemente o resultado de pobres habilidades de tomada de decisão. Impulsividade só garante que você obtenha as consequências dessas más decisões muito mais cedo.
19
Olhe além rótulos e estereótipos. Rótulos e estereótipos são um tipo de atalho mental que pode facilitar o pensamento e comunicação. Se você precisar de uma peça de mobiliário projetado para estar, é muito mais fácil para pedir uma cadeira e ignorar as muitas variações possíveis de design e materiais. No entanto, se você está investigando uma possível escolha de carreira, você não deve estar satisfeito com descrições estereotipadas de ocupações, você vai querer saber exatamente o que significa ser um policial, um cirurgião cerebral ou um analista financeiro. Da mesma forma, lidar com pessoas de diferentes origens e culturas é seriamente dificultada por estereótipos prejudiciais que obscurecem a verdade.
20
Elimine as palavras negativas contra si mesmo. Muito do que acontece no pensamento está constantemente conversação interna você tem com você mesmo. Essa conversa interna muitas vezes toma a forma de julgamentos e atitudes sobre si mesmo críticos. Suas habilidades de pensamento pode ser diminuída pela conversação interna que envolve uma mensagem negativa e, novamente, reforçando uma imagem negativa ("Eu não posso fazer nada direito", "Eu não sou tão inteligente quanto os outros") Ou atitudes negativas ("não é melhor confiar em ninguém", "a escola é um desperdício de tempo". A menos que esse tipo de pensamento negativo é desafiado e substituído por uma forma mais positiva de pensar sobre si mesmo, ele tenderá a influenciar as suas decisões de forma indesejada. O elemento-chave dessa mudança é o cultivo da auto-estima. O aconselhamento é uma boa solução para este tipo de problema.
21
Olhando para a consistência. Ralph Waldo Emerson uma vez escreveu: "coerência tola é o fantasma das mentes pequenas". Uma consistência de pensamento, no entanto, é a marca comercial registada pensamento cuidadoso e completo. Consistência e lógica são critérios que devem ser aplicados a todos o que você pensa. A inconsistência é muitas vezes usado para obscurecer a verdade.
22
empatia prática. Há um provérbio indiano que diz que você deve andar uma milha nos sapatos de outra pessoa antes de julgar. Em outras palavras, você não deve julgar os outros até que você compreender totalmente a sua situação. Ao praticar este tipo de empatia, você irá reduzir a probabilidade de fazer julgamentos vãs pode se arrepender mais tarde. Você também pode encontrar alguma compreensão facilita o pensamento mais profundo para com outras pessoas e seus comportamentos. Quanto mais profundo o seu pensamento para os outros, mais sábios serão suas decisões.
23
Aproveite o tempo para confirmar os fatos. Se você não tem dados claros, suas decisões são susceptíveis de ser tendencioso. É questões importantes, você deve tentar obter acesso em primeira mão aos fatos relevantes. Se você está tentando tomar uma decisão sobre a sua carreira e quer saber algo sobre as habilidades que a ocupação é melhor tomar um teste de aptidão para pedir a seus amigos o que eles pensam "você é bom". Da mesma forma, é melhor para encontrar a natureza do trabalho de uma ocupação particular, com base em referências aceites e entrevistas de emprego, a contar com os estereótipos que podem ser cheio de verdades parciais e omissões importantes. Confirma a precisão das informações. Ele veio de uma fonte confiável? Você pode encontrar outra fonte para confirmar a sua informação? Se você puder responder sim a estas perguntas, você pode ser mais confiante sobre os fatos que você usa como base para suas decisões.
24
Confirma a validade das informações. A informação pode ser confiável, mas não é válido. Validade tem a ver com a relevância da informação no contexto em que se aplicar. Pode ser um fato confiável que quando você acender um fósforo, resultar em incêndio. A menos que seja debaixo de água ou de vácuo no espaço interior. O contexto é importante!
25
Nutrir habilidades de escuta. Quando se trata de conversas, o que você ouve é o que você recebe. Ouvir é outra habilidade que nós tomamos para concedido, mas raramente é usada de forma tão eficaz quanto pensamos. Quantas vezes você já esteve no meio de uma conversa e de repente você percebe que a outra pessoa que você pediu algo que nem mesmo ouvir? O que você está tantas vezes tão preocupado com seus próprios pensamentos em classe, não ouvir o instrutor? Acontece a todos, o que ilustra a dificuldade de praticar uma habilidade aparentemente simples. Quanto mais você ouve, mais você começa a informação correta. A informação mais precisa que você tem, possam ser tomadas as melhores decisões.
26
Cuidado com os pensamentos ilógicos. Há livros filosóficos completos sobre a lógica ea forma como ela pode ser distorcida. Estereótipos são muitas vezes baseadas em pensamentos ilógicos, aplicando características específicas universalmente sem depender de um fato verificável ou assumindo uma conexão causal entre dois eventos não relacionados. Publicidade comumente estimula associações ilógicas: a carne é designado como "carne para pessoas reais" (O que as pessoas comem "irrealista"?) E os dentes brancos ou o desodorante certo parecem garantir um grupo de meninas (ou buzinando) a seus pés (Onde está a crista?). Pode parecer óbvio que essas afirmações são ridículas, mas alguém está a pagar um monte de dinheiro para estes comerciais por algum motivo.
27
Preste atenção à sua intuição. Todos nós temos palpites sobre as coisas de vez em quando. Esses palpites são muitas vezes o resultado de informações gravadas em um nível que não é de consciência. É como quando você sente que alguém está te observando, só para ver o que é verdade. Não havia nenhuma razão lógica para acreditar que alguém estava olhando, mas de alguma forma registrado. A intuição não pode tomar o lugar do pensamento lógico, mas pode desenvolver-se como um complemento valioso. Na tentativa de ser mais conscientes da sua intuição, você pode aumentar a sua sensibilidade para este tipo de informação. Se você aprender a tentar e confiar nela, você pode melhorar a sua capacidade de tomar decisões.