As pessoas inteligentes nem sempre agir com o senso comum. Às vezes as pessoas confusas e lista irracional faz coisas como aposta todo o seu dinheiro na bolsa, ou se esqueça de usar roupas inadequadas ao caminhar para um lugar escondido no campo e o clima está mudando. O senso comum pode ser aprendido e aplicado em situações da vida cotidiana, independentemente de sua formação, treinamento ou experiência. E enquanto ele pode parecer provocativa que sugerem que pessoas inteligentes não use o bom senso, esta associação deliberada é utilizado apenas para indicar que todo mundo falha o senso comum às vezes. O mais acostumados que estamos a pensar de uma determinada maneira (como o nosso trabalho ou a sociedade, a cultura a que pertencemos, etc.), maior a possibilidade de que os pensamentos, por vezes irracionais e automáticas acabam tomando o lugar do senso comum . O senso comum não é um fim, mas um modo de pensar que necessita de prática e um estímulo constante, e este artigo dá-lhe algumas orientações para desenvolver seu senso comum um pouco mais.
passos
1
Familiarize-se com o propósito e significado do senso comum. Segundo o dicionário Merriam-Webster, o senso comum refere-se a exercer "prudente juízo com base em uma simples percepção da situação ou fatos". Esta definição sugere que o senso comum não depende complicar a situação, (simplicidade) aplicar a experiência e conhecimentos gerais para o contexto (prudente juízo) e implícita neste é a suposição de que a auto-confiança em sua experiência será válida para situações futuras. Karl Albrecht chama a inteligência prática senso comum. definida como "capacidade mental para enfrentar os desafios e as oportunidades da vida". Explica que o senso comum é situacional, dependente do contexto, e que o senso comum poderia muito bem ser excelente em um aspecto de sua vida e outra falhar completamente. Quanto à finalidade do senso comum, basicamente, ele deve impedi-lo de cometer erros ou tomar decisões irracionais, uma abordagem para a idéia de que você deve abrir os olhos para a possibilidade de que a insistência em estar sempre certo pode impedir que você vê um panorama mais de largura.
- O senso comum também pode servir ao propósito de fazer você retrogressive sem regras e teorias, idéias ou diretrizes que dificultam ou reprimir as decisões corretas em uma determinada situação. Em outras palavras, algo não está certo só porque alguém diz isso, ou apenas porque ele tem feito sempre que, esta não é uma razão para abandonar o senso comum às necessidades e circunstâncias.
2
Tente compreender a facilidade com que a mente humana está convencido de que uma idéia é bem-sucedido, embora os indicadores mostram o oposto. Nós somos humanos e, portanto, falíveis. Nossos cérebros são programados de forma a encontrar atalhos que irão garantir a sobrevivência, como no homem pré-histórico foi cercado por predadores que poderia acabar com sua vida. No mundo moderno, onde as cavernas e tigres dente de sabre não estão mais ao redor, alguns desses pensamentos reagentes pode nos levar a água fervente em uma fração de segundo, como eles reagem em vez de refletir, assumimos, em vez de desvendar o realidade ou manter velhos hábitos, em vez de questionar a sua validade. Algumas das coisas que nossa mente desconcertante é capaz de fazer para ignorar o senso comum são:
Manter o nosso próprio senso de realidade em proporção à realidade identificável. Enquanto cada um de nós cria uma realidade a partir de suas próprias experiências, e dá sentido ao nosso mundo através desta equipe prisma, a maioria de nós compreender que o nosso senso de realidade é apenas uma pequena parte de uma imagem muito maior. Para algumas pessoas, no entanto, seu senso de realidade torna-se o único sentido da realidade e acreditam que podem manipular ou transformar magicamente situações para torná-los como eles querem. Passo a passo, por algum comportamento irracional, e loucura para os menos afortunados.Reflexão ou pensamento associativo. O pensamento reativa é baseado no que sabemos com o que temos experimentado, aprendeu recriando modelos e aplicá-las a cada nova situação aparece sem alterar os processos de pensamento que estão a ser aplicadas. Esse tipo de pensamento leva a erros, porque nos recusamos a ver além das associações padrão formados em nossas mentes sobre como "as coisas devem ser". O senso comum é cancelada quando aplicamos o que sabemos a partir de referências do passado para uma nova situação com base em uma mentalidade, sem adaptar a nossa experiência com o contexto. Mesmo quando este regime não for bem sucedida, o insistente prejudicado mente ou simplesmente ignora as partes do regime que não se encaixam mentalmente e cortá-los vê apenas as peças se encaixam. Portanto, vamos resolver o problema sem pensar nisso. Esse tipo de pensamento tende a fazer-nos facilmente influenciado por modas e correntes transitórias que controlam a opinião popular enfatizando o medo de vírus, criminosos e terroristas ou falta de trabalho.Invocando uma certeza absoluta. O pensamento absolutista em "preto e branco" sobre o mundo e os outros nele de modo que abriga qualquer margem para dúvidas, muitas vecees é uma causa clara para a omissão de bom senso. Para essas pessoas a "única forma verdadeira" É a única forma e, por conseguinte, acreditar eles estão usando o senso comum, mas não é.Teimosia. Um simples indisposição de reconhecer que estamos errados. Teimosia se baseia em uma série de razões, incluindo insegurança, medo, raiva, incompreensão e medo do ridículo estão incluídos. Teimosia é a causa de muitas ações e decisões irracionais e injustificáveis.3
Divórciate da realidade. Este não é um convite à folia. É um pedido que você pensa seu senso de realidade não é real. O que você vê é o que você programou o seu cérebro para ver. E uma vez que você pisa no terreno escorregadio da auto-confirmação de que a realidade é apenas o que você vê como tal, você se abre para a intolerância, egoísmo e preconceito, porque constantemente à procura de todos e tudo o mais apto seu padrão de realidade e o seu padrão "o que é certo". Nesta realidade divórcio unilateral, e aprender tudo que puder sobre como as outras pessoas percebem o mundo e nosso lugar nele, você começa a deixar espaço para o senso comum desenvolve, porque o seu bom senso é construído com base em experiências "comum"Não apenas o seu próprio.
Comece por verificar as suas próprias emoções, crenças e práticas para garantir que eles não estão cancelando seu bom senso. Experimentar diferentes cenários em sua mente para tentar determinar as consequências práticas da aplicação da decisão ou ação que você deseja. É este prático, você já viu tudo? Você já pensou sobre o que acontecerá se as coisas vão mal? Se as coisas vão mal, você pode corrigi-los? E se você não pode, o que serão as consequências?Consulta com os outros. Se a sua realidade está nublando seu julgamento demais, entre em contato com os outros e discutir a situação para ter uma apreciação mais ampla de suas perspectivas e idéias. Isso é mais importante quando você está muito envolvido em uma situação e qualquer decisão ou ação que você tomar vai ser infectado por sua proximidade.
4
Familiarize-se com a sua mente pensativa. Esta é a parte de sua mente, onde o bom senso real. A festa leva um pouco de tempo à inteligência, à alegria, à importância de tudo o que se apressar agora e sugere que é hora de adicionar uma dose de água fria para a emoção. inteligência reflexiva é capaz de voltar atrás e ver um quadro mais amplo, para você, de forma realista, valoriza a situação ou ambiente ao invés de forçar os outros para atender a sua conveniência ou para obter suas esperanças. Após uma avaliação precisa da situação, uma atitude reflexiva permite que você defina metas realistas e tomar medidas sensatas para alcançar essas metas. Daniel Willingham cita exemplos de pessoas perdendo seu dinheiro no mercado de ações, ou a escolha de situações impróprias em suas vidas, ys e se refere a eles como pessoas que tomam decisões ou tomar ações sem usar o pensamento reflexivo. Racionalizar estes sinais externos parece ser o ideal, ignorando as discrepâncias entre a pessoa que você é e suas crenças é uma negação do senso comum. Em outras palavras, os outros fazem ou usar algo efetivamente não significa que você também servirá- você tem que colocar sua própria mente reflexiva para trabalhar em cada situação para decidir o que é melhor para você, seu estilo de vida e para aqueles ao seu redor e estão condicionados por suas decisões.
Faça menos, pense mais. Siimon Reynolds diz que muitos de nós sofrem "Obsessed fazer. Isto significa simplesmente que estamos obcecados com fazer mais coisas o tempo todo em vez de pensar. E à medida que correm freneticamente tentando ser ocupado o tempo todo, não estamos sendo produtivos e estamos a contribuir para uma cultura que admira as pessoas constantemente ocupado. É este o senso comum? Pode ser dificilmente. Este é trabalhar mais e mais, sem ter tempo para refletir.Atribui um tempo cada dia para pensar, mesmo se apenas 20 minutos. Siimon Reynolds sugere que se você tentar fazer isso durante uma semana, você vai notar que seus níveis de estresse são reduzidos significativamente. E o bom senso vai melhorar significativamente.5
Volta ao familiarizadas com a cognição rápida. O primeiro passo tem sido sugerido que você precisa pensar mais antes de tomar decisões ou agir. Mas, obviamente, do lado oposto da reflexão é certo que algumas coisas precisam de um pensamento muito rápido e decisões rápidas que produzem resultados apreciáveis. A cognição rápida é o tipo de pensamento que diz que se você vai se dar bem ou não essa pessoa que você acabou de conhecer, se essa escada extraviado vai cair mais cedo ou mais tarde e deve ser mudado no lugar o mais rapidamente possível ou você deve se afastar rapidamente de um carro que está fora de controle. Como você ligar o rápido cognição com o pensamento reflexivo sob o título de "senso comum"? É simples: ele usa o seu tempo de pensar com sabedoria para que possa reagir de forma inteligente quando necessário pensar rapidamente. O senso comum é construído com base em reflexões sobre experiências passadas, habilitándote que aprimora a compreensão do mundo e como ele funciona, novamente e novamente. Isto contrasta com as pessoas que só reagem visceralmente e tendenciosa, e falharam na reflexão sobre as experiências anteriores. chumbo reflexão "reações viscerais" avaliações sensatas ou rápidas de situações, porque sua reação é baseada em ter tempo para trabalhar com os erros e acertos de experiências passadas.
Em Blink, Malcolm Gladwell diz "decisões podem rapidamente ser tão bom quanto as decisões tomadas com cautela e deliberadamente". O problema surge quando queremos algo para ser diferente do que realmente é, permanecer com a nossa própria idéia da realidade, em vez de muitas realidades que nos cercam. E é aí que o nosso senso comum nos falha.
6
Aprender coisas que são senso comum. Há coisas que todo ser humano deve saber e não deixe que outra pessoa. Coisas que apontam para o centro de sobrevivência pessoal, auto-consciência e saúde e segurança a longo prazo. Desta forma, você pode conhecer o senso comum através do conhecimento e aplicação prática, informando com precisão em tempos difíceis ou quando você precisa de reagir rapidamente. Alguns dos conceitos básicos do senso comum que cada um de nós deve saber, incluem:
Sabe cozinhar e como a comida chega à sua mesa. Para cada pessoa que orgulhosamente proclama não sabe cozinhar, não é uma tarefa simples por outros que nenhum alimento é adequado para ele, e não importa o que suas origens não são saudáveis, imoral ou improdutiva. Não é questão de honra não sei cooking- muitas vezes é um sinal de preguiça ou rebeldia contra a tarefas domésticas. Saber cozinhar é senso comum, uma vez que garante uma existência saudável sob qualquer condição. E não importa quantas vezes você usa esta habilidade, você pode se tornar uma tarefa agradável e gratificante.Sabendo cultivar seu próprio alimento. Ser capaz de crescer o seu próprio alimento garante a sua sobrevivência. Saiba esta prática, se você não tiver feito isso, e infúndela em seus filhos.Nutrição compreensão. Se cozinhas e, talvez, também cultivar seu próprio alimento será mais conectado com as necessidades do seu corpo para alimentar saudável. Comer de forma saudável na maioria das vezes, com moderação e conhecimento para reunir todos os benefícios nutricionais necessárias com base em sua idade, sexo, altura e condições pessoais.Conhecer e respeitar o seu entorno. É senso comum para saber quais as condições locais têm um impacto sobre a sua vida, desde a atmosférica até tempo de vida selvagem. Tire um tempo para conhecer o seu ambiente e responder a ela de forma adequada à prova d`água de sua casa para a eliminação de pragas em seu jardim.Aprenda a fazer orçamentos e não gastar mais do que ganha. É senso comum para gastar apenas o que você tem. Infelizmente, muitas pessoas esquecem isso em uma orgia comum de gastos excessivos, comportando-se como se uma enorme dívida no cartão de crédito foi uma completa surpresa para eles. Gastos excessivos é um hábito irracional, como esconder contas fechadas na parte de trás de uma despesa do controle armário com um orçamento e auto-controle é um sinal de bom senso. E certifique-se de refletir toda a papelada financeiro importante por escrito, de um empréstimo a um Windows em questões de dinheiro nunca é demais ter cuidado. Inflectir as despesas com um orçamento e auto-controle é uma ação de senso comum. E certifique-se de refletir, por escrito, todas as decisões e acordos financeiros, de empréstimos até vendas- nunca pode ser muito cuidadoso quando se trata de dinheiro.Conhecer as limitações de seu próprio corpo. Isso inclui saber que tipo de alimentos alterar o seu corpo, o que os alimentos que você se sentir bem, quantas horas você precisa dormir, e que tipo de exercício é mais benéfico para o seu corpo e seu metabolismo. Leia muito, mas descobrir por si mesmo o dano ou curar o seu corpo, porque você é o especialista sobre este assunto. Lembre-se que você não é um super-herói, que pode ignorar feridas perigosas, transportar cargas pesadas que sofrem de dor nas costas, ou para ignorar a dor permanente.Aprenda a analisar situações e pensar por si mesmo. Em vez de digerir todos os dias tudo o que você jogue os tablóides, e chegar a um estado de pânico, porque cada segundo há um crime ou desastre, começar a pensar sobre a realidade por trás da notícia e pensar sobre a vida e eventos com uma curiosa, de mente aberta e saudável. Ele ajuda os outros a serem livres do medo da mídia ensiná-los a reconhecer as táticas que eles usam.Aprenda a reparar objetos. Num fortemente dependente da disposição dos elementos, ao invés de repará-los ir mundo, nós adicionar carga à Terra. E estamos assistindo aqueles que fabricam itens com obsolescência planejada, porque perdemos a capacidade de liquidar e reparar as coisas nós mesmos. Aprenda a compor ou organizar roupas, eletrodomésticos, utensílios domésticos, motores de automóveis e muitos outros itens que são importantes para a nossa operação diária, não só a liberdade, mas é uma boa maneira de exercitar o senso comum.Aprenda a planejar com antecedência. Para fazer coisas aleatórias, a maneira mais caro, mais caro, ou sem uma ideia das consequências, aprender a planejar com antecedência. A visão é sempre um sinal de bom senso comum, como é ser capaz de examinar as consequências de diferentes resultados.Ser engenhoso. Ingenuidade é a arte de "fazer"- É para tirar pequenas coisas e fazê-los percorrer um longo caminho com um pouco de imaginação e força. Tente ser capazes de prosperar em condições difíceis e não se sentir deprimido. Ingenuidade é uma parte fundamental do senso comum, e mais uma vez, é uma habilidade que liberta-o a consumir para viver.Aprender a interagir com a comunidade. É senso comum para fazer parte de sua comunidade, mas muitas pessoas preferem enclausurar-se e ficar longe daqueles que o rodeiam. Conectar com outras pessoas em sua comunidade faz parte da natureza humana e relacionamentos, denotando abertura e generosidade.Saiba como se proteger. Se você está em um lugar público ou em casa, a segurança pessoal é o senso comum em si. Não toque no pan alças quando eles estão pegando fogo, olhe para os dois lados quando atravessar a rua, ou não ir sozinha à noite em áreas escuras da cidade, etc. Todas estas são medidas preventivas de sentido e de segurança comum, e pode impedir que algo aconteça perigoso. Pense prevenção, não no desastre.7
Ele define novos hábitos de bom senso pensava. Tome a filosofia, psicologia e teorias populares para trás o que pensamos e adicionar esse conhecimento para formas ativas que você pode usar seu bom senso. Leia Como pensar "fora da caixa" e obter grandes ideias para restaurar a confiança no seu próprio processo de pensamento inovador. E Karl Albrecht sugere que os seguintes métodos irá ajudá-lo a manter sua inteligência prática (senso comum) em plena forma (e recomenda-se a ler o livro inteiro):
Praticar a flexibilidade mental. Esteja aberto e ouvir noções e ideias dos outros. Esta é a capacidade de manter uma mente aberta e ouvir idéias e idéias de outras pessoas, mas você assustado ou descarrilar o seu próprio pensamento. É bom tê-lo expandir sua mente elasticidade e pensamentos para além das coisas que você pensa que sabe.Usa pensamento positivo. Esta é a maneira de perceber a si mesmo e aos outros de uma forma positiva, sempre olhando para ver o melhor de você e outros, e tomar decisões conscientes constantemente sobre o porquê ou quem deixa influência, e que o que você pensa valerá a pena gastar o seu tempo. Isso não é tão simplista como cantar trabalho mental afirmações ou pensamentos happy-necessário para manter uma mentalidade consciente e positiva é difícil, mas gratificante.Confie sanidade semântica. Esta é fazer com que o uso da linguagem para suportar o pensamento claro, livre de dogmas.ideias Valora. Este conceito leva a novas idéias ao invés de derrubá-las rapidamente para desconhecido, tolo ou impraticável. Como você sabe que não combinam com seu ponto de vista antes de realizá-las? Além disso, avaliar idéias, condensa-se a necessidade de reflectir, muitas vezes, porque não há tempo suficiente para a reflexão, você vai deixar de inventar suas próprias ideias.
8
Confia em ti mesmo. Se você lhes trazer algo como aprender tudo que puder sobre o mundo e os pensamentos dos outros, ele será bem posicionada para parcelas constantes e duras de pensamento. Você não tem que ser muito educadores devem apenas ter uma mente aberta e curiosa. E perceber que este é um processo, não um objetivo. Você vai ter que fazer um esforço mental em toda a sua vida para filtrar as mensagens que absorvem e que as pessoas lhe permitem influenciar o seu pensamento. Mesmo este artigo é apenas um guia de senso comum: eu analisá-lo, criticá-lo e adaptá-lo às suas circunstâncias, e aceitar ou rejeitá-lo manipulálo você não concordar com você ou não se encaixam. Afinal de contas, agindo desta forma é sentido absoluto.
dicas
- A popularidade não corresponde ao senso comum. Pense dos lemingues proverbiais pulando do precipício antes de cair por ele.
- Saiba tudo o que puder em qualquer lugar do universo que lhe interessa antes de morrer. Isso permite que você a cultivar o senso comum no contexto. "O senso comum" sem qualquer conhecimento real não é tão bom para os seres humanos e instinto animal. Guaxinins têm toneladas de tais "senso comum" mas ainda olhar para baixo quando os carros estão se aproximando.
- Pergunte às pessoas por que algo é presumido dessa forma. Muitas vezes estamos tão acostumados a acenar e engolir culturalmente clichês dispostos, que nos esquecemos de que é direito de perguntar por que alguém disse alguma coisa é assim. Por exemplo, se o seu amigo lhe diz que não é seguro para ir à noite porque estranhos mostrar apenas 1 por cento da boa causa e toda a gente é um ladrão, perguntar por que você pensa assim. Se você só pode citar generalizações, peça fatos e exemplos. Mesmo com fatos e exemplos, perguntar por que este é um problema onde você mora, onde você vai quando você está em um grupo, quando você está sozinho, quando estão juntos, etc. Finalmente, você deve chegar ao cerne da questão derivada da série de histórias contadas pela mídia. Em seguida, peça do seu amigo melhor estar seguro ou com medo e estar preparado e seguro? Sempre haverá riscos na vida, mesmo ficar em casa pode trazer morte e ferimentos. O que conta é estar preparado para o pior de uma forma saudável e sensata (por exemplo, ter aulas de auto-defesa, sabendo onde não andará em trevas, apenas a sair à noite com as pessoas, tomar um táxi quando você tem bebido, etc. ) em vez de limitar a vida de medo.
- As estratégias de manipulação e controlo não são comparáveis com o senso comum. Estes são sinais de pessoas que querem mudar a realidade e fazer outras pessoas se encaixam suas noções de realidade. Você não pode mudar este tipo de pessoa, a menos que você paga para ouvir os seus problemas, use seu bom senso e manter uma boa distância com eles.
- O senso comum é aprender com a experiência. Seus amigos e familiares será mais do que felizes em falar sobre os prós e contras de qualquer situação dada, que está familiarizado com se eles sabem que é garantir a sua própria segurança.
- Evite falar ou escrever sobre coisas sem importância que fazem nossas vidas diárias, principalmente, e só são um fardo sobre o que é realmente importante. Você não será apenas apperceived ter bom senso, em emplearás fatos.
- O senso comum é natural, mas as coisas podem sempre ir bad- não bater-se muito sobre o passado. Algumas coisas são inevitáveis.
- Ouça o mundo e as pessoas ao seu redor antes de falar, especialmente se você tem algo a dizer que pode ser considerado como crítico. Se você não pode adicionar nada de significativo, não diga nada. Isto pode não aumentar imediatamente ou crescer o seu senso comum, mas dá a impressão de que você realmente tem bom senso.
- O senso comum diz que todos os acordos importantes, tais como contratos de casamento e financeiros deve ser por escrito. Não contar com os caprichos do tempo e da memória com defeito.
- O conhecimento ancestral pode ajudar, mas também impedi-lo depende de onde vem a sabedoria e se ainda é válido ou não.
- Ouvir as pessoas ao seu redor antes de falar, especialmente se você tem algo a dizer que pode ser considerado sententious.
- Simplifica as coisas.
- Escolha o essencial.
- Não vitimiza.
- Tome a discrepância como uma oportunidade.
- Vá além, pensar sobre a sequência ou conseqüência.
- Deixe de paradigmas.
- Cuidar do processo.
- Co-responsabilidade dos resultados.
- Orientar-se para o bem comum.
- Misture sabedoria e serenidade.
- Use o erro como uma fonte de aprendizagem.
- Sem medo, sim confiar.
avisos
- Seja compassivo. Aqueles que usam o senso comum pode tornar-se impaciente com a estupidez em torno deles. Encurralar esse desejo, amanhã pode ser a sua falta de senso comum que provoca riso ou ser repreendido. Somos todos igualmente estúpido em diferentes momentos da vida, como todos nós somos igualmente inteligentes em outros momentos. Este é contextual e embaraçoso ou errado apenas se recusam a aprender com ele.
- Não seja paranóico Seja sábio, não é chato! Acho que as coisas de antemão.
Coisas que você precisa
- recursos de pesquisa. Leia livros, páginas web, etc. para aumentar a sua compreensão do mundo e de outras culturas, crenças, etc.
RELACIONADOS