Reconhecendo pensamento fundamentalista

2 métodos:

Indicações de utilizaçãoAs características mais comuns do fundamentalismo

O fundamentalismo é um conceito que muitas vezes, ou historicamente, tinha conotações religiosas. No entanto, é um termo genérico que descreve uma forma de expressar os ideais e actividades de desenvolvimento, a fim de transmitir (do ponto de vista do alto-falante) uma percepção, uma abordagem ideológica. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a reconhecer algumas características comuns de pensamento fundamentalista.

passos

1
Compreender a definição do fundamentalista prazo, em um sentido genérico. A utilização da palavra "fundamentalista" Ele tem um sentido pejorativo ou depreciativo em um contexto científico, político ou religioso.
  • 2
    Entenda que a busca ou o fato de reconhecer o pensamento fundamentalista pode ser uma atividade educativa ou informativa. O objetivo não é avaliar se o fundamentalismo é bom ou ruim.
  • 3
    Nunca equacionar "fundamentalismo" com "ser religioso". Confundir ou misturar os dois conceitos vai levar a mal-entendidos na localização de expressões, ações ou comportamento fundamentalista. Estes ensaios poderia levar à estigmatização social, a discriminação e em casos extremos, o ódio.
  • 4
    Apreciar as diferenças entre os vários tipos de fundamentalismos. O termo tem sido historicamente usado para descrever alguns grupos diferentes e diversificadas para qualificar alguns movimentos religiosos, políticos ou de pensamento. O termo tem várias definições tanto no uso e significado.


  • 5
    Encontrar um conjunto de comportamentos e indicadores comuns e contrastá-las com as definições.
  • método 1
    Indicações de utilização
    1
    Evite usar a palavra em um sentido pejorativo e, portanto, não subestimar o conjunto de conceitos, crenças ou seus defensores. A lista a seguir diferentes usos do termo são mostrados ao longo da história:
    1. O fundamentalismo religioso
    1. Fundamentalista cristianismo reconhece a sua adesão a um conjunto básico de princípios fundamentais para a preservação da unidade e harmonia entre os crentes. Estas fundações são uma interpretação literal da Bíblia como a palavra inspirada e infalível de Deus ea necessidade de salvação através da expiação e morte de Jesus Cristo. Alguns consideram que o fundamentalismo cristão é idêntico ao evangelicalismo. Enquanto fundamentalistas cristãos inflexíveis princípios básicos que incentivem a discussão aberta e intelectual das doutrinas e práticas.
    2. fundamentalismo islâmico: Isso inclui o retorno à "fundações" Islam: o Alcorão ea Sunnah. As definições variam, como alguns insistem na crença de que todos os muçulmanos são fundamentalistas e é também um termo para descrever as tendências descritas dentro do Islã (islâmica). Alguns dizem que o Islã radical é o termo a ser usado para descrever o movimento que se desenvolveu a partir dos anos 1920 e procurar voltar para os fundamentos históricos do Islã.
    3. o fundamentalismo judaico.
    4. fundamentalismo Mórmon.
    5. fundamentalismo hindu.
    6. ateus fundamentalistas.
  • O fundamentalismo religioso não:
  • conservadorismo político (fundamentalismo), defende seguir o sentido tradicional da lei constituição e básico, rejeitando a moderna.
  • Cientificismo (fundamentalismo). A partir do século XIX, alguns cientistas afirmam que o cientificismo é o ponto de partida para todos os aspectos do universo que pode ser conhecido através de métodos empírico-científicos enquanto a filosofia tinha sido tradicionalmente baseada na intuição.
  • fundamentalismo de mercado, dentro dela há uma forte crença "laissez-faire"O sistema de regulação livre mercado financeiro. Este sistema exige a desregulamentação dos mercados financeiros, sob a suposição econômica clássica, que garante que o mercado tende a auto-regular e atingir o breakeven por si só.


  • 2
    Tente ser o mais objetivo possível ao analisar indicadores. Não olhe para esses recursos por padrão para mostrar que uma pessoa tem um pensamento fundamentalista. Em vez disso, uma vez que eles localizados esses indicadores colocá-los em questão, e se manteve ainda, então você está diante de uma pessoa com um pensamento fundamentalista.
  • 3
    Certifique-se de que os indicadores do "comuns" aplicar-se antes de prosseguir.


  • método 2
    As características mais comuns do fundamentalismo
    1
    Entende que a adesão estrita ou crença absoluta em qualquer momento de ideias ou princípios é um traço fundamentalista, em essência, para qualquer sistema conceitual, conforme descrito abaixo:
    • Olhe para o "crença absoluta em certas idéias". Tenha cuidado com erros de interpretação, não tente nunca mostram a outra pessoa está errada.
    • Espere posições defensivas (para mostrar que não é ruim) quando você iniciar uma discussão.
    • Compreender os seus pontos de vista e ver o que conceitos ou idéias considerada verdadeira, se é uma questão religiosa, ou são considerados essenciais, se falamos de questões políticas ou científicas.

    dicas

    • Só porque alguém mostra alguns indicadores não significa de forma alguma para ser um fundamentalista.
    • O leitor deve compreender que o conceito de "fundamentalismo" É subjetiva e é baseado em uma interpretação. Alguns grupos religiosos pode ser percebido como fundamentalista por alguns setores da sociedade, e não outros.

    avisos

    • Evite qualificar uma pessoa fundamentalista. A palavra tem uma conotação pejorativa em determinados temas e tempos, de modo que a direção da conversa poderia tomar uma direção indesejada e tornar-se pessoalmente.
    • Quando você fala sobre problemas com uma pessoa conceitos fundamentalistas, não use palavras duras ou prejudiciais. Nunca discuta aspectos da fé usando palavras que pode ser ofensivo para essa pessoa. Isso só pode levar a conflitos e mal-entendidos, que se torna a discussão fútil.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados