4 partes:identificar os perigosDeterminar quem pode se machucaravaliar os riscosRegistre suas descobertas na avaliação
Como parte da gestão de saúde e segurança do seu negócio, você precisa controlar os riscos no local de trabalho. Sua responsabilidade é considerar o que poderia prejudicar os seus trabalhadores e decidir quais as medidas a tomar para evitar tais danos. Isto é conhecido como uma avaliação de risco, o que é exigido por lei para a maioria das empresas. A avaliação do risco não é sobre a criação de grandes quantidades de papelada. Pelo contrário, é para ajudar você considerar todos os possíveis riscos no local de trabalho e maneiras que você pode proteger as pessoas contra esses riscos. Para criar uma avaliação de risco completa, você precisa executar uma série de etapas e, em seguida, escrever a avaliação.
parte 1
identificar os perigos1
Ele inclui a definição de "perigo" e "risco" no local de trabalho. É importante distinguir entre esses dois termos e usá-los de forma adequada na sua avaliação.
- Um perigo é qualquer coisa que possa causar danos. Por exemplo, produtos químicos, eletricidade, trabalho em altura com uma escada ou uma gaveta aberta.
- Um risco é a probabilidade de que esses riscos podem causar danos a outros. Por exemplo: uma queimadura química ou choque elétrico, uma queda de uma altura ou lesão para bater uma gaveta aberta.
2
Ande em torno de seu local de trabalho. Pense em qualquer perigo que você veja como você anda. Pergunte-se que atividades, processos ou substâncias poderia ferir seus funcionários ou prejudicar a sua saúde.
Olhe para qualquer objeto, mobiliário de escritório ou máquina que poderia ser um perigo. Examine todas as substâncias no local de trabalho, a partir de produtos químicos para café quente. Pense em como essas substâncias podem ferir seus funcionários.Se você trabalha em um escritório, à procura de qualquer cabo longo nos corredores ou em mesas, bem como qualquer gaveta quebrada, armários ou superfície de trabalho. Examina as cadeiras nos escritórios de seus funcionários, janelas e portas. Pesquisar qualquer perigo nas áreas públicas, como um microondas ou uma seção falho descoberto na máquina de café.Se você trabalha em uma grande loja ou loja, encontrar qualquer máquina que pode ser um perigo. Por favor, note todas as partes relevantes, tais como cabides ou clipes de segurança que podem tombar ou cair em um funcionário. Pesquisar qualquer perigo nos corredores da loja como prateleiras estreitas ou em pisos rachados seções.3
Pergunte a seus funcionários sobre qualquer possível perigo. Seus funcionários podem ajudar a identificar quaisquer perigos que enfrentam no trabalho. Por favor enviar e-mail ou pessoalmente fala para solicitar feedback sobre quaisquer riscos potenciais no local de trabalho.
especificamente pede para seus funcionários criam perigos que podem causar danos significativos como escorregar ou tropeçar, perigo de incêndio e quedas de alturas.4
Verifique as instruções do fabricante ou folhas de dados para todos os equipamentos ou substâncias. Eles podem ajudar a explicar os perigos e lugar em termos de como é suposto que o equipamento deve ser usado e como uso indevido pode causar perigos.
As instruções do fabricante são susceptíveis de ser nos rótulos de qualquer equipamento ou substância. Você também pode verificar o manual do fabricante para obter mais informações sobre possíveis perigos associados ao equipamento ou substância.5
Verifique qualquer registro de acidentes ou danos para a saúde no local de trabalho. Esses documentos irão ajudar a identificar qualquer perigo menos óbvios e nenhum perigo ocorreu antes no local de trabalho.
Se você estiver em uma posição de gestão, provavelmente você pode acessar esses registros de arquivos de seu negócio ou empresa on-line.6
Pense em qualquer perigo de longo prazo. Os longo prazo perigos são perigos que terão impacto sobre os trabalhadores quando expostos aos perigos durante um longo período de tempo.
Estes perigos podem ser a exposição a altos níveis de ruído ou substâncias prejudiciais, durante um período prolongado. Eles também podem ser riscos de segurança através do uso repetitivo de um computador a partir de uma alavanca na estação de trabalho a um teclado em uma mesa.7
Visite um diretrizes de saúde e segurança do Web site do governo. Dependendo do seu país, você pode acessar um guia prático para os riscos no local de trabalho através de diretrizes de saúde e segurança do Web site do governo. Estes locais têm uma lista de perigos e as possíveis formas de controlá-los, incluindo os riscos reconhecidos como trabalho em altura, trabalhar com produtos químicos e trabalhar com máquinas.
parte 2
Determinar quem pode se machucar1
Identifica grupos de pessoas que podem estar em risco. Você está em processo de criação de um resumo de todos os indivíduos possíveis em risco, por isso evite listando cada trabalhador pelo nome. Em vez disso, fazer uma lista de grupos de pessoas em uma sala.
- Por exemplo, "pessoas que trabalham no tanque" ou "transeuntes na rua".
2
Determinar como você pode se machucar cada grupo. Em seguida, você precisa identificar qual o tipo de lesões ou danos à saúde podem ocorrer para cada grupo.
Por exemplo: "stackers prateleira pode sofrer lesões nas costas de caixas de levantamento repetitivo" ou "os trabalhadores da máquina pode sofrer de dor nas articulações pelo uso repetitivo de uma alavanca".Eles também podem ser lesões mais específicos quanto "trabalhadores pode ser queimado com impressão" ou "produtos de limpeza podem enfrentar cabos sob mesas".Note-se que alguns trabalhadores podem ter requisitos específicos como novos trabalhadores e mães jovens ou de espera e pessoas com deficiência.Você também terá que responder por produtos de limpeza, visitantes, empreiteiros e trabalhadores de manutenção que podem não estar todo o tempo no local de trabalho. Também é importante identificar se existem riscos potenciais para o público em geral ou para "transeuntes".3
Converse com seus funcionários sobre quem está em risco. Se o local de trabalho é compartilhada entre vários empregados ou vários espaço de cem trabalhadores, é importante abordar seus funcionários e pedir-lhes que eles acham que está em risco. Pense em como seu trabalho afeta os outros presentes e como seu trabalho afeta sua equipe.
Pergunte ao seu pessoal se eles podem pensar em qualquer outro grupo que possa ter sido ignorado por identificação de quem pode ser afetado por certos perigos. Por exemplo, você pode não perceber que o pessoal de limpeza também precisam lidar com o levantamento caixas nas mesas dos seus funcionários ou você pode não saber que uma máquina é um perigo de ruído para transeuntes na rua.parte 3
avaliar os riscos1
Determina a probabilidade de ocorrência do risco em seu local de trabalho. Risco é uma parte da vida cotidiana e, mesmo se você é o chefe ou o responsável, não é esperado para ser capaz de eliminar todos os riscos. No entanto, você precisa ter certeza de estar ciente dos principais riscos e você sabe como abordar e lidar com eles. Desta forma, você precisa fazer tudo "razoavelmente praticável" para proteger as pessoas do perigo. Isso significa equilibrar o nível de risco as medidas necessárias para controlar o risco real em termos de dinheiro, tempo ou problemas.
- Note que você não precisa de tomar qualquer medida que possa ser considerada desproporcionada em relação ao nível de risco. Não exagere na avaliação de risco. Você deve incluir apenas o que se espera de saber dentro de limites razoáveis. Não se espera que você antecipar riscos imprevisíveis.
- Por exemplo, o risco de um derramamento químico deve ser levado a sério e registrado como um perigo maior. No entanto, pequenos riscos, como um grampeador ferir o utilizador ou a tampa de um frasco bater alguém não é considerado "razoavelmente praticável". Faça o possível para identificar os perigos maiores e menores, mas não tente dar conta de cada possível perigo no local de trabalho.
2
Faça uma lista de medidas de controle que você pode colocar para cada perigo. Por exemplo, talvez você pode fornecer empilhadeiras prateleiras com protetores de costas e equipamentos de segurança (também conhecido como EPI ou equipamento de protecção individual). No entanto, pergunte a si mesmo:? Eu posso completamente livrar-se do perigo, Existe uma maneira de reorganizar o depósito para que essas pessoas não têm de levantar caixas de piso? Se isso não for possível, então pergunte a si mesmo como posso controlar os riscos de forma que o dano é improvável? soluções viáveis incluem:
Tente uma solução menos arriscado como fazer caixas de subir com uma plataforma ou uma prateleira para reduzir a distância a partir da qual as pessoas se elevam caixas.Impedir o acesso aos perigos ou organizar o local de trabalho para reduzir a exposição ao perigo. Por exemplo, para reorganizar as caixas de depósito estão localizados em um nível em que não é necessário que os empilhadores de elevação.Fornecer equipamentos de proteção ou praticar seus trabalhadores como protetores traseiros, EPI e informações sobre como completar a ação de forma segura. Por exemplo, você pode treinar stackers prateleira sobre como levantar corretamente uma caixa no chão, dobre os joelhos e mantenha as costas retas.Fornecimento de instalações de bem-estar, tais como primeiros socorros e instalações para lavagem. Se os seus trabalhadores lidar com produtos químicos no local de trabalho, por exemplo, você deve fornecer instalações de lavagem e primeiros socorros perto de suas mensagens.3
Buscando soluções eficazes e de baixo custo. Melhorar a saúde ea segurança não significa necessariamente gastar muito dinheiro da empresa. ajustes simples como colocar um espelho em um ponto cego para evitar acidentes de trânsito ou fazer uma curta sessão de formação sobre como levantar corretamente objetos são todas as precauções baratos.
Na verdade, não tomar precauções simples podem custar-lhe muito mais, se ocorrer um acidente. A segurança dos seus trabalhadores deve significar mais do que a linha de fundo. Então, se possível, ter soluções de alto custo, se eles são a sua única opção. Gastar dinheiro em precauções é uma opção melhor do que ter de cuidar de um trabalhador ferido.4
modelos de avaliação de Lee desenvolvido por associações profissionais e organizações de trabalhadores. Muitos desses grupos criar avaliações de risco para actividades específicas, tais como trabalho em altura ou produtos químicos. Visite o seu Instituto Nacional de Saúde e sites que se concentram em um determinado setor, tais como a mineração ou a administração ocupacional.
Tente aplicar estes modelos avaliações em seu local de trabalho e adaptar conforme necessário. Por exemplo, uma avaliação do modelo pode ter sugestões sobre como evitar uma queda da escada no local de trabalho ou uma sugestão sobre como fazer fios soltos no escritório mais seguro para os funcionários. Então você pode aplicar estas sugestões em sua própria avaliação de risco com base nas especificidades do seu local de trabalho.5
Pergunte ao seu feedback para os trabalhadores. É importante envolver seus funcionários no processo de avaliação dos riscos e procura de eventuais precauções. Isso irá garantir que o que definir antes do trabalho na prática e não irá introduzir novos riscos no local de trabalho.
parte 4
Registre suas descobertas na avaliação1
Crie avaliação para ser simples e fácil de seguir. A avaliação deve abranger os perigos, como as pessoas poderiam ser feridas por causa deles eo que você vai fazer para controlar os riscos.
- Se você tem menos de cinco empregados, por lei você não precisa escrever uma avaliação de risco. No entanto, é útil fazê-lo a rever a avaliação em uma data e atualização mais tarde.
- Se você tem cinco ou mais empregados são obrigados por lei a fazer a avaliação.
2
Usar um modelo para a avaliação. Existem muitos modelos disponíveis on-line, dependendo do tipo de local de trabalho onde você trabalha. Uma avaliação de risco básico deve mostrar que:
uma avaliação adequada do perigo foi realizada.Saber quem pode ser afetado.Você lidar com os perigos óbvios e maiores e ter tido em conta o número de pessoas que poderiam estar envolvidos.As precauções tomadas são razoáveis e prático.O risco remanescente é baixa ou administrável.Seus funcionários se envolver no processo.Se a natureza do seu trabalho muda frequentemente ou no local de trabalho muda e se desenvolve como um canteiro de obras, é possível que a sua avaliação de risco precisa se concentrar sobre a ampla gama de riscos que podem ser antecipados. Isso pode significar a possível estado do site que construir seus trabalhadores naquele dia ou os possíveis riscos físicos na área, árvores caídas e pedras.3
Classifica os perigos do mais grave ao menos graves. Se a sua avaliação de risco identifica uma série de perigos, é necessário classificá-las em ordem de importância. Por exemplo, um vazamento de produto químico em uma fábrica de produtos químicos é provável que seja o risco mais grave e uma lesão nas costas de levantar o barril na fábrica de produtos químicos pode ser um risco menos grave.
classificações de perigo geralmente são baseadas em senso comum. Considere os perigos que podem levar a lesões graves e morte, perda de membro ou queimaduras graves ou corte. Em seguida, faça uma lista do mais grave ao menos graves.4
Identifica soluções de longo prazo para riscos com consequências mais graves, como danos à saúde ou morte. Isto pode significar uma melhor prevenção derrame na fábrica de produtos químicos ou de um procedimento claro para a evacuação em caso de um derramamento. Você também pode proporcionar uma elevada qualidade trabalhadores do PAV para evitar a exposição a substâncias químicas.
Observe se tais melhorias ou soluções podem ser implementadas rapidamente ou até mesmo melhorias temporárias até que eles possam colocar controles mais confiáveis.Lembre-se, quanto maior o risco, mais necessidade de ser medida de controle robusto e confiável.5
conta qualquer formação necessária dez empregados. Talvez a sua avaliação de risco inclui a formação dos colaboradores na prática de segurança, como levantar uma caixa de solo ou adequadamente treiná-los sobre como lidar com um vazamento químico.
6
Criar uma matriz de avaliação de risco. Outra abordagem é a utilização de uma matriz de avaliação de risco, o que ajuda a determinar a probabilidade de que um risco em seu local de trabalho ocorre. A matriz pode ter uma coluna com "consequências e probabilidade", Que é dividido em:
Raros: pode ocorrer apenas em circunstâncias excepcionais.Não: é provável que ocorra em algum momento.Possível: pode acontecer em algum momento.Provável: provavelmente ocorrem na maioria das circunstâncias.Quase de certeza: está prevista para ocorrer na maioria das circunstâncias.A coluna superior está dividido em secções:Insignificante: baixa perda financeira, sem capacidade de alteração e nenhum impacto sobre a situação da comunidade.Menor: média perda financeira, diminuição da capacidade cada vez menos impacto sobre a situação da comunidade.Grave: alta perda financeira, alguns capacidade prejudicada regular e impacto modesto sobre a situação da comunidade.Desastrosa: maior perda financeira, diminuição da capacidade de regular e maior impacto sobre a situação da comunidade.Catastrófica: perda financeira de, alteração permanente de missão crítica da capacidade eo impacto desastroso sobre a situação da comunidade.Você pode encontrar um exemplo de matriz de risco aqui: https://intranet.ecu.edu.au/__data/assets/pdf_file/0017/207080/how-to-write-a-risk-assessment-and-management-plan.pdf.7
avaliação de risco Compartilhar com seus empregados. É exigido por lei para compartilhar a avaliação de risco com seus empregados, mas pode ser uma boa prática para compartilhar com eles todo o documento.
Arquivar uma cópia em papel da avaliação de riscos e manter uma cópia eletrônica no disco rígido empreendimento compartilhado. Você deve ter fácil acesso ao documento para que possa atualizá-la ou ajustá-lo em conformidade.8
Verifique a avaliação dos riscos regularmente. Poucos locais de trabalho permanecem as mesmas e, mais cedo ou mais tarde vai trazer novos equipamentos, substâncias e procedimentos que poderiam levar a novos perigos. Verifique as práticas de trabalho de seus empregados todos os dias e actualizar a avaliação dos riscos. Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas:
Houve alguma mudança?Você aprendeu alguma coisa de um acidente ou quase-acidente?Definir uma data para a revisão da avaliação de risco dentro de um ano. Se houver alguma mudança significativa no seu local de trabalho durante o ano, atualizados avaliação de risco o mais cedo possível.