Como escrever uma carta de reclamação para a empresa
3 Métodos:
Escrever uma carta de reclamaçãoAtingir o tom e formato certoDar seguimentoEscrever uma carta de reclamação é algo que a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas. Se você está insatisfeito com um produto ou serviço de uma empresa, geralmente é possível para resolver o problema de uma forma mutuamente benéfica, através de uma carta firme, mas educado de reclamação. Escrever uma carta de reclamação não deve ser complicada ou assustador. Tudo que você precisa é listar claramente os factos e educadamente pedir uma solução. Leia a seguir para obter instruções detalhadas.
método 1
Escrever uma carta de reclamação1
Enviar a carta para o departamento de atendimento ao cliente. Quando você escrever uma carta de reclamação, as melhores chances de sucesso será a abordar a carta para o departamento da empresa de serviço ao cliente. O departamento de serviço ao cliente geralmente lidar com queixas e é provável que a sua carta é processada de forma eficiente e eficaz.
- Tente descobrir o nome do gerente ou diretor de atendimento ao cliente e enviar a carta pessoalmente. Comece sua carta com "Caro / Mr, a senhora ou senhorita.", Seguido por seu nome. Se você não consegue encontrar o nome do gerente de serviço ao cliente, basta digitar "Caro / Mr ou a Sra"
- Você pode tentar encontrar o endereço do serviço de atendimento ao cliente no site da empresa, em materiais promocionais ou de publicidade da empresa, a embalagem ou os rótulos dos produtos.
2
Chegar ao ponto rapidamente na carta. A primeira linha da carta deve explicar claramente por que você está escrevendo a carta eo que exatamente a sua reclamação. Ele dá o máximo de informações relevantes como você pode possivelmente, além de números de série ou modelo relevante.
3
Explicar especificamente o resultado ou solução irá satisfazê-lo. Se você quer um substituto, um reembolso, um reparo ou alguma outra forma de compensação, explicá-lo claramente no segundo parágrafo. Isso ajudará a evitar que fiquem uma carta geral ou uma resposta comum e dar o destinatário algo para trabalhar no final do mesmo.
4
Anexar cópias de documentos como um backup. Isso pode incluir recibos, garantias, cópias de cheques enviados e, se necessário, fotos ou vídeos. Toda a documentação deve ser incluída na sua carta.
5
Dê-lhes um limite de tempo para resolver o caso. É útil para fornecer um período exato em que você gostaria que o problema fosse resolvido. Isto lhe dará paz de espírito e ajudá-lo a levar o assunto a uma conclusão rápida.
6
Termina a carta com respeito. Graças ao destinatário por sua ajuda e que eles saibam como e quando eles podem entrar em contato para resolver a questão. Isto tornará muito mais fácil o seu trabalho, resultando em um resultado mais eficiente para você.
método 2
Atingir o tom e formato certo1
Seja cortês. Você pode estar com raiva e têm todo o direito de ser, mas ser rude só fará o destinatário está na defensiva. Escrever em um tom respeitoso e evitar ameaçador, ofensivo ou comentários sarcásticos todos os custos. Lembre-se que a pessoa que lê sua carta não foi direcionar tudo o que aconteceu responsável e terá maior capacidade de resposta e desejo de ajudar um cliente cortês e educado do que um irritado e acusatório.
- Lembre-se, a empresa que você escreve, provavelmente, não quero machucá-lo intencionalmente. A maioria das empresas estão interessados em satisfação do cliente.
- Você terá muito mais sucesso tratar o destinatário como alguém que quer ajudar, ao invés de assumir que é preenchido com intenção maliciosa.
- Não escreva quando você está com raiva. Esperar para escrever sua carta até ter se acalmado. Ou se você quiser escrever a letra quando está com raiva e deixá-lo lá por um dia ou dois antes de enviar. Em toda a probabilidade, você vai querer reescrever algumas coisas de uma forma menos inflamatório.
2
Seja conciso. Os representantes de serviço ao cliente pode receber centenas de cartas por dia, por isso é vital que ir para o ponto rapidamente, para que eles saibam exatamente o que eles estão lidando com apenas estão começando a ler. Se o seu cartão for muito longa ou detalhada, o leitor está inclinado a dar uma olhada em seu conteúdo e terminar com uma ideia pouco clara do problema exato ou a resolução desejada.
3
Ser autoritário. Ser autoritário em sua carta cria o tom certo e permite-lhe conhecer a empresa que a sua reclamação deve ser levado a sério. Isto é especialmente verdade para as queixas mais graves, que podem ter implicações financeiras.
4
Criar um formato claro e correto para a sua carta. Como mencionado acima, dar um formato de sua carta profissionalmente pode influenciar favoravelmente como sua carta de reclamação é recebida. Ele inclui seu nome, endereço e data no canto superior direito, seguido do nome ou título da pessoa a quem você escreve, juntamente com o endereço da empresa, no lado esquerdo acima do corpo da carta.
5
Verifique a ortografia e gramática. A ortografia ou gramática ruim podem influenciar negativamente como a sua queixa é recebida. Certifique-se de fazer uma verificação ortográfica no seu computador antes de imprimir a letra ou ter alguém lê-lo antes de enviar.
método 3
Dar seguimento1
Ele espera que o limite de tempo que você forneceu é cumprida. Seja paciente e não olhe para qualquer ação adicional até que o limite de tempo que você forneceu em sua letra inicial está esgotado. Se essa data passa e não ouvi nada, você pode acompanhar com um telefonema ou e-mail para confirmar se a carta foi recebida. É sempre melhor dar o benefício da dúvida para a empresa.
- Se você não receber qualquer informação sobre o seu cartão ou se você receber, mas a situação não foi tratada a sua satisfação, você pode prosseguir com uma queixa a alguém mais acima na cadeia de comando.
2
Ele prossegue através da cadeia de comando. Se você não conseguir lidar com o gerente de serviço ao cliente, tentar encontrar que a próxima pessoa na cadeia de comando e alcança-lo. Toda vez que você subir a escada, a partir de um serviço ao cliente representante para um supervisor, em seguida, o diretor, o vice-presidente, o presidente, comunicações adjuntos você teve a níveis anteriores. Isto irá actualizar a situação do novo representante da empresa e é susceptível de tornar a questão seja resolvida sem litígio.
3
Se você quiser tomar medidas legais, procure um advogado. O advogado vai saber como proceder. Tenha em mente que a ação legal deve ser o último recurso e apresentá-lo como uma possibilidade em sua carta irá criar um tom negativo e desvia simultaneamente qualquer pedido de indemnização a pedir. Você pode ser devolvido se você não gosta do seu blefe.
dicas
- Antes de escrever, levará algum tempo e refletir sobre o que aconteceu. Quando você já pensou em tudo e sabe o que quer e como você quer, você está pronto para escrever a carta.
- Existem sites para clientes que podem enviar as suas queixas e ver se outras pessoas têm sido na mesma situação com a empresa particular.
- Certifique-se de sua carta inclui nome, endereço, endereço de e-mail e número de telefone (sua casa, seu trabalho e seu telefone celular, se possível). Também não se esqueça de pedir a informação em seu leitor, para que ambos possam manter a par de qualquer progresso em relação a sua queixa.
- Leia de novo e de novo e se certificar de que tudo é verdadeiro, sincero e verificáveis.
- Não envie cartas testemunhas juramentadas. Na verdade, se você acha que pode acabar em tribunal para isso, você pode querer prender não apenas a declaração de uma testemunha, mas também o seu nome. Lembre-se que ir a tribunal vai ser caro. Na maioria dos casos, é melhor procurar um acordo informal ou, pelo menos por meio de arbitragem.
- Não insulte. Lembre-se que você quer uma recompensa ou uma solução, e ofender o leitor não vai conseguir isso. Se você gostaria de usar uma linguagem mais forte, evite usar a voz passiva e usar palavras mais diretas e descritivas. Talvez você esteja "chocado" o incluso "aborrecido", As palavras mais fortes do que simplesmente "desapontado".
- Enviar sua reclamação por escrito tem um efeito mais forte do que o envio de um e-mail, fax ou comentário no blog ou no site da empresa. A maioria das empresas procuram reclamações formais por escrito com uma prioridade mais alta.
- Ficar com cópias de toda a correspondência e as datas das cartas que enviou.
- Se você escrever uma carta de reclamação sobre uma pessoa específica, limitar a sua carta a suas deficiências e não desafiar toda a organização. Se você escrever uma reclamação sobre uma política da empresa, e não insultar o destinatário ou à política. Apenas explique seu problema e como pretende resolvê-lo.
avisos
- É ilegal escrever uma carta contendo ameaças de violência física, destruição de bens ou ações contra a saúde ou segurança. Uma ameaça pode ser interpretado como assédio, permite uma acção em tribunal e pode estar sujeito a penalidades que variam de multas à prisão. Faça um favor e não acho que as ameaças. Não escreva-los e enviar!