A gestão de pequenos grupos

2 métodos:

A realização de reuniões de um pequeno grupoExecutando um pequeno grupo cristão

Facilitação de grupos eficazes requer fortes habilidades de comunicação, técnicas de resolução de conflitos e habilidades organizacionais. Se direcionados corretamente, reuniões de pequenos grupos pode levar a uma contribuição valiosa de todos os membros do grupo e desenvolver laços estreitos no local de trabalho ou na vida pessoal.


Muitas igrejas cristãs organizar "pequenos grupos" (Também chamado "grupos de células") Para permitir que a congregação para discutir questões religiosas e espirituais em ambientes mais íntimos. Embora a orientação geral sobre a realização de reuniões também se aplica neste caso, há estilos e actividades comuns usados ​​em pequenos grupos de igrejas que podem ajudar a orientar os outros membros do grupo.

método 1
A realização de reuniões de um pequeno grupo
1
Criar um plano ou agenda. Seu pequeno grupo pode discutir um tópico, resolver um problema ou compartilhar problemas pessoais. Faça uma lista do que você quer alcançar o grupo e dividi-la em tarefas específicas ou pontos de discussão. Se você não tem certeza quanto tempo será cada tarefa, organizou a discussão para que as tarefas mais importantes são abordados no início da agenda do grupo. Tomar notas utilizando os seguintes passos para guiá-lo através do processo de facilitação.
  • 2
    Se possível, escolha um lugar confortável. A principal vantagem de discussões em pequenos grupos, ao contrário de grandes encontros, é a possibilidade de que cada membro pode fornecer uma qualidade detalhada e elevada à vista discussão. Incentiva as pessoas a deixar papéis formais em uma sala de reunião em um café tranquila, em uma área natural ou ao ar livre.
  • 3
    Comece com pequenas apresentações. Apresente-se, definir o seu papel na discussão e o objetivo do grupo. Convide os membros do grupo para se apresentar.
  • Se os participantes não conhecem uns aos outros ou agir timidamente, faça perguntas específicas, tais como qual é a origem de cada participante eo que eles esperam ganhar o grupo.
  • Ele permite longas apresentações em casos especiais. Se a delve grupo em problemas pessoais ou se o fundo dos membros é importante para o processo, permite a cada participante para falar por um minuto.
  • 4
    Brochuras distribuídas aos membros. Quando você repartas informações ou pedir-lhes para os membros do grupo para resolver problemas específicos, prepara brochuras que podem ser consultados durante a sessão. A informação também pode ser escrito em um quadro negro ou projetada em uma parede.
  • 5
    Incentiva a participação do grupo. Se os membros do grupo acabou de conhecer uns aos outros, talvez hesitar em falar show. Criar um espaço seguro, explicando que todas as perguntas são bem-vindas, para que os participantes contribuam com as suas ideias, sugestões e perguntas. Se alguém está em silêncio, você pode fazer uma pergunta ocasional ou convidá-lo a partilhar os seus pensamentos, mas não forçá-los a participar.
  • Se necessário, dividir o grupo em grupos menores de dois ou três participantes para dar maior tempo de troca.
  • 6
    Orienta os participantes através da discussão. Prepare uma lista de perguntas para manter a discussão indo. Quando você pergunta aos participantes que analisem o tema de discussão, a pergunta volta ao grupo para obter as suas opiniões ou comentários. Esclarece e resume cada ponto antes de passar para o próximo tópico.
  • 7
    Evite dominar a discussão. Bem sucedidos pequenos facilitadores dos grupos de abster-se de falar extensivamente. Uma discussão em um pequeno grupo é considerado eficaz quando se estimula idéias e troca de todos os membros. Enfadonho ou dar em excesso pode causar desatenção ou interesse.


  • 8
    Neutraliza os conflitos e os canais de discussão. Quando as pessoas expressam opiniões diferentes ou têm fortes convicções, você pode dar a conflitos. Solicita membros do grupo para ouvir sem interromper ideias opostas e responde a todo o grupo, em vez de uma pessoa individual. Desenvolve este comportamento por si mesmo abster-se de reagir negativamente para as pessoas cujas crenças ou opiniões diferem das suas.
  • 9
    Manter o controle do tempo. As discussões em grupo pode ter o hábito de se mover muito rápido ou estagnar em um tópico que não é dito nada de novo. A menos que seja devido ao abordar um ponto na ordem do dia para continuar, mantém o controle do tempo e que as pessoas saibam quando para avançar para o próximo ponto. Se este é um problema recorrente, considerar o uso de um temporizador ou outros temporizadores como ferramentas.
  • 10
    Conclui todas as reuniões do grupo com uma declaração de encerramento. resume brevemente as atividades de discussão ou grupo sem tomar mais do que um ou dois minutos. Ele agradeceu aos membros do grupo para a sua participação e anunciou detalhes da próxima reunião, se for o caso.
  • 11
    Gerencia comentário formas (opcional). Avalia a experiência de comentários anônimos solicitando membros. Peça aos participantes para completar formulários de avaliação e deixá-los ir embora. Nas formas de comentário você pode incluir espaços em branco para atribuir uma classificação de qualidade, fazer sugestões para melhorias e compartilhar o conhecimento adquirido durante o processo de grupo.
  • Observe que, se o grupo é muito pequeno, não pode ser apropriado para pedir comentários "anônimo"Como os comentários de cada pessoa pode ser facilmente identificado. Nesses casos, pode ser mais eficaz para encorajar outros membros do grupo para coordenar reuniões pessoais ou correspondência via e-mail.


  • método 2
    Executando um pequeno grupo cristão
    1
    Decidir a propósito do grupo. Muitos pequenos grupos ou "grupos de células"Faça reuniões estão disponíveis para qualquer pessoa que queira participar, embora a frequência regular é recomendado. Grupos discutir sobre espiritualidade e passagens bíblicas, mas geralmente escolhem um tema diferente a cada reunião, para que os novos membros podem facilmente participar. Outros são formados por um grupo de amigos ou pessoas da mesma igreja. Estes só podem aceitar novos membros no prazo de tempo específico ligações estreitas também desenvolveu uns com os outros e fazer discussões que se estendem por várias reuniões.
  • 2
    Ele aproxima as pessoas. A maioria dos pequenos grupos de três a nove membros, incluindo o líder. Se você ainda não tem um grupo pequeno existente, convidar amigos, paroquianos e outras pessoas interessadas a participar das reuniões.
  • 3
    Peça a alguém para ser seu co-líder. Convidar alguém para ajudá-lo a levar o grupo a concentrar-se não cair em um único líder e pode trabalhar em conjunto com foco em Deus e cristianismo. Se o pequeno grupo cresce para mais de nove pessoas, tendo dois co-líderes também pode ajudar a dividir o grupo em dois.
  • 4


    Ele oferece comida e bebida. Um lanche no início da reunião pode ser uma boa maneira de incentivar as pessoas a relaxar e conversar entre si. O foco da reunião não deve ser a comida, mas se alguém no grupo quer contribuir trazendo comida, não desanime.
  • 5
    Comece com apresentações. Durante a sua primeira reunião ou quando alguém novo está presente, pedir às pessoas que possam surgir. Embora todos sabem, fazer uma pergunta ou uma indicação para as pessoas para que conheçam melhor. Isto pode ser um pouco religioso (por exemplo, "Conte-nos sobre uma época em que você se sentiu ligado a Jesus") Ou pode ser algo interessante para falar (por exemplo, "Que parte do mundo você quer viajar?".)
  • Se uma nova pessoa aparece e não se sente confortável ou seguro de sua religião, use perguntas mais genéricas. O ponto das apresentações é fazer com que todos se sentir mais relaxado e eles começam a se relacionar com o outro, não necessariamente aprofundar imediatamente estudo da Bíblia.
  • 6
    Iniciar uma discussão no estudo da Bíblia. Selecione uma passagem da Bíblia antes da reunião a cada semana. Faça perguntas abertas que as pessoas possam discutir em detalhe e se relacionam com as suas próprias experiências e emoções. Uma boa questão em aberto não podem ser respondidas "sim ou não" ou "múltiplas opções" e deve conduzir a um debate, não um acordo unânime.
  • Aqui estão alguns exemplos de boas perguntas ou indicações: "E se você fosse um dos personagens descritos nesta passagem?", "Nós comparamos essas duas passagens e discutir o que cada um sugere", "Essa passagem faz você querer mudar o seu comportamento em sua vida diária? Como você mudaria ou por que você faria?".
  • Evite perguntas que têm respostas simples ou contendo a sua própria opinião. Por exemplo, "Quem é que Jesus fala?" ou "O que você acha sobre os atos de coragem e lealdade do personagem?".
  • 7
    Ele facilita a discussão. Como líder de um pequeno grupo, você é responsável por manter a discussão em curso e incentivar as pessoas a ir mais fundo. Faça perguntas de acompanhamento em resposta a outras pessoas- por exemplo, você pode perguntar como eles podem associar a discussão para suas próprias vidas. Interrompeu educadamente para as pessoas que monopolizam a discussão agradecendo e pedindo alguém como responder. Se o assunto se desvia do cristianismo ou espiritualidade, sugere o grupo para voltar ao tópico.
  • 8
    Não aja como um especialista. O foco do grupo deve estar em Deus e discussão, não é qualquer um. Se as pessoas continuam a pedir-lhe para resolver disputas ou responder a perguntas sobre a Bíblia, veja algumas das perguntas a outros membros do grupo. Ela estimula a discussão e participação de todos os membros, se necessário fazê-lo em turnos em vez de virar a reunião de estudo bíblico em um sermão.
  • 9
    Ele fala da oração e da vida dos membros. Em muitos grupos pequenos, os membros têm a oportunidade para uma discussão mais íntima após o estudo da Bíblia. Desta forma, eles podem conhecer uns aos outros e, especialmente, falar sobre as dificuldades e as mudanças nas vidas dos membros. Como líder, ele pergunta se alguém tem um pedido de oração e anular um tempo para as pessoas também falam de pedidos de oração das reuniões anteriores. Alguns grupos preferem divididos em pequenos grupos de duas ou quatro pessoas e prometem um ao outro orações mais focadas e pessoais.
  • Podem ser dirigidas pequenos grupos, em muitos aspectos, tão à vontade para organizar suas próprias atividades ou discussões espirituais.
  • Muitos grupos pequenos terminar com uma oração de encerramento, mas nem todo mundo é confortável orando em um grupo. Peça aos membros como eles se sentem sobre isso antes de adicionar uma oração de encerramento para a reunião.
  • 10
    Incentiva as pessoas a assumir funções. Dividir as responsabilidades que incentiva a participação e fortalece o vínculo entre os membros do grupo. Na medida em que as reuniões continuarão, pedir voluntários para ajudar a selecionar passagens bíblicas, para acompanhar as orações dos membros escrevê-las em um caderno ou simplesmente para ajudar na organização e limpeza.
  • avisos

    • Em grupos de malha estreita, pode ser fácil para voltar a cair "buzzwords"Em frases ou expressões frequentemente repetidas. Isso pode complicar a integração ao grupo de um novo membro e pode impedir antigos membros se esforçam para pesar sobre o assunto. Solicita uma definição da frase quando você percebe que alguém usa para esclarecer e discussão mais aberta.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados