Como calcular o calor específico
2 métodos:Aprenda os conceitos básicosCalcule o calor específico
O calor específico é a quantidade de energia necessária para elevar um grama de grau Celsius uma substância pura. O calor específico de uma substância depende tanto da sua estrutura molecular e o seu estado. Devido à descoberta dos estudos de calor específicas sobre termodinâmica, sistemas de transformação de energia de calor e trabalho começou. Sabendo o calor específico e as leis da termodinâmica é necessário estudar os campos da química, engenharia nuclear e da aerodinâmica, bem como para resolver problemas da vida cotidiana, como um colapso do radiador ou sistema de arrefecimento do carro. Se você quiser saber como calcular o calor específico, siga estes passos.
método 1Aprenda os conceitos básicos
1
Se familiarizar com os termos utilizados para calcular o calor específico. É importante se familiarizar com os termos utilizados para calcular o calor específico antes de aprender a fórmula. Você vai ter que ser capaz de reconhecer o símbolo de cada termo e entender o que isso significa. Estes são termos que são vulgarmente utilizados na equação para encontrar o calor específico de uma substância:
- Delta, ou símbolo "Δ"Ela representa a alteração de uma variável.
- Por exemplo, se a primeira temperatura (T1) é de 150 ° C e a segunda temperatura (T2) é de 20 ° C, em seguida, .DELTA.T, ou a mudança de temperatura representa 150 ° C - 20 ° C ou 130 ° C.
2
Saiba a equação do calor específico. Quando estiver familiarizado com os termos utilizados para calcular o calor específico, você deve aprender a equação para encontrar o calor específico de uma substância. A fórmula é: Cp = Q / mΔT.
- Você pode alterar a fórmula, se você quiser encontrar o aumento ou a variação do calor em vez de calor específico. Neste caso, a fórmula seria:
- .DELTA.Q = MCp.DELTA.T
método 2Calcule o calor específico
1
equação estudo. Em primeiro lugar, deve-se observar a equação para ter uma idéia do que você precisa fazer para encontrar o calor específico. Considere este problema: Encontrar o calor específico de 350 g de um material desconhecido quando 34.700 joules aplicado calor e a temperatura sobe até 173 ° C 22 ° C, sem qualquer mudança de estado.
2
Grave ambos os fatores conhecidos e desconhecidos. Uma vez que você tenha entendido o problema, você pode anotar cada variável, conhecidos ou desconhecidos, para melhor analisar os dados que você vai trabalhar. Aqui está um exemplo de como:
- m = 350g
- Q = 34.700 J
- .DELTA.T = 173 ° C - 22 ° C = 151 ° C
- Cp = desconhecido
3
Introduza os valores conhecidos na equação. Você sabe todos os valores, exceto o "Cpc"Portanto, você deve inserir outros dados na fórmula original e encontrar "Cp". Aqui você pode ver como:
- equação original: Cp = Q / mΔT
- c = 34,700 J / (350 g x 151 ° C)
4
Resolver a equação. Agora que você inseriu os valores conhecidos na equação, basta fazer uma simples operação para resolvê-lo. O calor específico, ou a resposta final é ,65657521286 J / (g x C).
- Cp = 34.700 J / (350 g x 151 ° C)
- Cp = 34.700 J / (52850 g x C)
- Cp = ,65657521286 J / (g x C)
dicas
- unidades SI (Sistema Internacional) para o calor específico são joules por grau centígrado por grama. No entanto, calorias por grau Fahrenheit por libra e também são usados para cálculos no sistema imperial de unidades.
- Você pode encontrar o calor específico de muitas substâncias na internet para verificar os resultados de seus problemas.
- O metal se aquece mais rapidamente do que a água, devido ao seu calor específico baixo.
- Às vezes o calorímetro é usado para medir a transferência de calor durante a mudança física ou química.
- Quando se cobrir para calcular o calor específico, unidades strikeout sempre que possível.
- As mudanças de temperatura são maiores em materiais de baixo calor específico, desde que os outros factores são o mesmo.
- Aprender a fórmula para o cálculo do calor específico do alimento. Cp = 4.180 x 1.711 x w + p + f + 1.928 x 1.547 x 0,908 x c + a equação é usado para encontrar o calor específico dos alimentos, onde "w" é a percentagem de água contendo comida, "p" é a percentagem de proteína, "F" é a percentagem de gordura, "c" É a percentagem de hidratos de carbono, e "para" É a percentagem de ingredientes inorgânicos (tais como minerais). Esta equação leva em conta a fracção de massa (x) de todos os sólidos que constituem a comida. O resultado do calor específico é expresso em kJ / (kg-K).