Como criar uma cooperativa no méxico
4 partes:
Definir o tipo de cooperativaorganizar membrosregisto cooperativa no Registro Público de ComércioExecutar outras registrosNo México, as cooperativas têm ajudado muitos sectores económicos sobreviver e competir com as grandes empresas. Eles são sociedades de interesse social que permitem que as pessoas se comprometem a atividade econômica em conjunto, porque individualmente seria muito difícil. Criar uma cooperativa pode ser a melhor opção para entrar com sucesso no mercado.
parte 1
Definir o tipo de cooperativa1
Ele leva em conta os tipos de cooperativa reconhece a lei mexicana. A Lei Geral das Sociedades Cooperativas considera três tipos:
- Cooperativa de consumidores de bens e / ou serviços. Estas empresas são baseadas, de modo a permitir que os membros para obter itens, bens ou serviços a eles, suas casas ou negócios. Eles são obrigados a distribuir artigos ou bens a sócios e pode vender o que foi alcançado ao público em geral, contanto que eles estão autorizados a juntar-se dentro de suas bases constituintes estabelecidos.
- Cooperativa dos Produtores de bens e / ou serviços. Os membros associados a trabalhar juntos. A mesma cooperativa pode comercializar os seus produtos para o lucro com outros consumidores, ou estadual, federal ou distribuidores privados.
- Poupança e cooperativas de crédito. Os membros associados para proteger o dinheiro dos membros e fornecer recursos sob a forma de empréstimo, tendo em conta os recursos financeiros dos mesmos membros da cooperativa. No entanto, a lei não considera essas empresas como intermediários bancários para o lucro, de modo que os interesses são frequentemente baixas. É as pessoas que dependem de salvaguardar o seu dinheiro e mais fácil de obter capital.
2
Identifica as necessidades de sua comunidade. As empresas geralmente baseados para ajudar os membros de uma determinada população, especialmente quando se trata de pessoas que estão envolvidas na mesma, como os produtores de café, rapé ou cana.
3
Procurar membros de sua cooperativa. Para as empresas de consumidores ou produtores é exigido um mínimo de cinco pessoas. De poupança e empréstimo, são necessários pelo menos 25 membros.
4
Minimiza possíveis perigos ao criar a sua cooperativa. Um investimento é sempre arriscado, especialmente para o erro de cálculo de derrapagens das despesas e de consumo não abrangidos. Reduz os riscos de analisar cuidadosamente o que o investimento inicial seria gasto e considerou um fundo cooperativo para possíveis contingências.
parte 2
organizar membros1
Considere os direitos da cooperativa. um voto é reconhecida por cada membro, independentemente de suas contribuições. A lei exige que a igualdade de direitos e obrigações dos parceiros.
2
É a Assembléia Geral. Este é o órgão supremo onde as questões importantes da sociedade são discutidas e votadas. acordos que requerem todos os parceiros, a lei e seus regulamentos são decididas.
3
Eleger os membros do Conselho de Administração. Este é o órgão executivo. Ele é nomeado pela Assembleia Geral de acordo com as suas bases constituintes.
4
Nomear um Conselho de Administração. Este órgão deve ser composto minimamente por um presidente, um secretário e um vogal, mas se for uma sociedade menos de 10 membros, só é necessário nomear um administrador.
5
Escolha os membros do Conselho Fiscal. Este órgão supervisiona as atividades da sociedade, recebe a notícia de todas e cada uma das resoluções tomadas pelo Conselho de Administração e tem o direito de contestar as suas decisões, para que reconsidere ou colocar em discussão na Assembleia Geral.
6
Acredite lei comissões. Estes são projetados para poupança e empréstimo. É o Comitê de Crédito, ou equivalente, que é responsável por analisar e autorizar dotações e ao Comité de Risco, que controla os efeitos sobre o excedente eo valor do capital social da cooperativa.
7
Formando as comissões designados pela Assembleia. Se membros suficientes da sociedade, a Assembléia pode nomear comissões para tratar de questões relacionadas à adesão, como uma comissão para os assuntos laborais, segurança social, educação ou pesquisa e desenvolvimento.
8
Levante a fundação da cooperativa. A organização deve ser feita em Assembléia Geral, que deve ser um registro onde estão especificados os dados dos fundadores, os nomes das pessoas eleitas para conselhos e comissões, e as bases constituintes da cooperativa assinada por todos os membros.
parte 3
registo cooperativa no Registro Público de Comércio1
Ele apresenta os documentos fundadores perante um notário. Os membros fundadores devem provar a sua identidade com identificações oficiais. Também é necessário para ratificar, por escrito, a sua vontade de criar a cooperativa e a autenticidade das assinaturas ou impressões digitais que foram estabelecidos na Carta.
- O mais comum é que este procedimento é realizado perante um notário, mas se você tiver um por perto, você também pode ir para um corredor público, juiz distrital, juiz de primeira instância sobre a tribunais, presidente, secretário ou delegado municipal, cabeça dos órgãos políticos e administrativos do Distrito Federal ou do local onde a empresa tem sua cooperativa registrada.
2
Reunir informações para estatuto social. Em si o nome de todos os parceiros, o que limita a sua responsabilidade, os poderes do Conselho de Administração, os valores de contribuição para a sociedade e seus certificados, como os fundos sociais são organizados e direitos incluídos e obrigações.
3
Formaliza a criação de sua cooperativa. Ela é feita com a autorização do notário e com os estatutos. O notário tenha verificado que os minutos e as assinaturas são verdadeiras e que tudo está em ordem.
4
Regista a tua cooperativa no Registro Público de Comércio da sua comunidade. Este procedimento também geralmente realizada por um notário público. a sociedade cooperativa são registrados tanto como seu Estatuto Social.
parte 4
Executar outras registros1
Inscrever a sociedade cooperativa no Registo Federal dos contribuintes. Este procedimento também faz com que o salão notário ou público. Ele deve ser feito dentro de um mês após a assinatura da Carta perante o notário.
- O processo começa preenchendo o pedido de RFC eletronicamente e termina na sede da SAT.
- cópia autenticada da carta, comprovante original de domicílio fiscal, procuração cópia autenticada atestando a representante legal para realizar este processo, a identificação com fotografia original do representante legal e pré-registo on-line de confirmação é solicitada.
2
Lida com o padrão de inscrição no IMSS. Este procedimento é necessário quando a Carta prevê que os parceiros estão segurados e quando a cooperativa tem trabalhadores externos salário, isto é, se houver um varredor de rua, uma mesa de cabeceira ou um guarda de segurança do parceiro.
3
Obter licenças para a rotação da cooperativa. Por exemplo, se você estiver indo para produzir cachaça, você precisa de uma licença para vender bebidas alcoólicas. Se você estiver indo para colocar uma cooperativa de motoristas de táxi, você precisa de licenças, placas e permissões apropriadas.
dicas
- Leia completa a Lei Geral das Sociedades Cooperativas.
- Se você tiver alguma dúvida, ir para a delegação ou subdelegação da Economia mais próximo Secretariado.
- Se você está prestes a realizar cooperativa, confie em pessoas próximas e comprometidas que você pode dizer se as coisas ficam complicadas.
avisos
- Se você investir pela primeira vez em uma cooperativa, certifique-se que é um projeto sério.
- Se a cooperativa já existe, verifique se ele está devidamente regulamentada, que cumprem as regras de investimento específicas e pagamento de seu certificado, se você quer sair. Certifique-se especialmente que ele está registrado e de trazer os seus assuntos jurídicos e financeiros em ordem.
- O tutor legal, o notário público ou corretor deve ser alguém respeitável e registrado com as autoridades. Há charlatães que defraudar cooperativas e empresas. Pesquisar a pessoa muito bem antes de assinar qualquer poder.