Muitas pessoas sonham em deixar seu trabalho de alto perfil e começar a fazer trabalho social. Se você é um deles, você deve saber que a criação de uma organização como uma ONG na Índia não é fácil. Mas se você está determinado, você tem ajuda na mão.
As ONGs são organizações que normalmente trabalham para melhorar certas causas ou buscar o bem-estar de uma população. Como o trabalho no campo com fins não lucrativos, objectivos e modus operandi são muitas vezes ambígua em comparação com as das organizações com fins lucrativos. Para alcançar seus objetivos, as ONGs devem seguir uma abordagem meticulosa do conceito. Além disso, existem regras e regulamentos estabelecidos pelo Governo da Índia. Aqui está um breve guia para iniciar a sua própria ONG na Índia passo a passo.
Para criar uma ONG, é preciso ter uma vontade de servir de alguma forma.
passos
1
Estabelece os objectivos a sua ONG quer tratar, e identifica a missão e visão.
2
Antes de registrar a organização é necessário ter uma placa no lugar que é responsável por todas as atividades e decisões da organização. O conselho vai estar envolvido em todos os assuntos de importância estratégica, incluindo planejamento estratégico, gestão financeira, recursos humanos e contato com o cliente.
3
Todas as ONG na Índia têm a obrigação legal de documentar um contrato fiduciário, memorando de entendimento ou estatutos que contêm o nome e endereço da ONG, sua missão e objetivos, detalhes de membros da administração, informações sobre recursos regras e regulamentos humanos e de pessoal, leis e procedimentos administrativos.
4
Na Índia, você pode registrar uma ONG em qualquer uma das seguintes leis:
Lei Trust of India: uma fundação de caridade não legally- tem que registrar a menos que a fundação quer reivindicar isenções fiscais ou localizados em um estado governado pela Lei de Trusts públicos, como Maharashtra.Societies Registration Act: Você pode formar uma parceria por um grupo de sete ou mais pessoas. Sua formação é mais complicado do que uma relação de confiança, mas oferece maior flexibilidade em termos de regulamentos.Direito Empresarial: Uma associação constituída para promover a arte, a ciência, comércio, religião ou caridade pode ser registrado como uma empresa, mas seus membros não podem receber dividendos. Todos os rendimentos devem ser usados para promover os objectivos da empresa.
5
Levanta fundos através de fontes internas (taxas de adesão, vendas, taxas de inscrição, doações, etc.) ou de Governo subsídios, organizações privadas ou no exterior. A entrada de fundos estrangeiros é regido pela lei que regula as contribuições estrangeiras (FCRA por sua sigla em Inglês), de 1976. Muitas ONGs opt a isenções fiscais. Certifique-se de verificar as suas opções e aplicar, se você optar por isenção.
6
Além de cumprir com os requisitos obrigatórios mencionados, você precisa construir uma ampla rede de profissionais com outras ONGs, agências governamentais, mídia e setor empresarial. Como a maioria das organizações, uma ONG dá, principalmente, com a força de suas parcerias.