De acordo com a lei da cidadania e nacionalidade da Índia: a Constituição da Índia fornece uma única cidadania para todo o país. As disposições relativas à cidadania desde o início da constituição estão contidos nos artigos 5 e 11 da Parte II da Constituição da Índia. A legislação pertinente é a Lei de Cidadania de 1955, o qual foi alterado pela Emenda à Lei da Cidadania de 1986, a Emenda à Lei da Cidadania de 1992, a alteração da Lei de Cidadania de 2003 ea alteração Decreto 2.005 Cidadania Amendment Act de Cidadania de 2003, foi aprovado pelo Presidente da Índia em 7 de Janeiro de 2004 e entrou em vigor em 3 de dezembro do mesmo ano. Alteração da Lei de Cidadania 2005, foi promulgada pelo Presidente da Índia e entrou em vigor em 28 de Junho do mesmo ano.
passos
1
Obtenha seu cidadania inata. Qualquer pessoa nascida na Índia entre 26 de janeiro de 1950, mas antes que o registro de 01 de julho de 1987 1986 é um cidadão da Índia por nascimento. Uma pessoa nascida na Índia após o primeiro de Julho de 1987, é um cidadão da Índia, se um dos pais é um cidadão da Índia no momento do nascimento. Os nascidos na Índia após o 03 de dezembro de 2004 são considerados cidadãos da Índia somente se ambos os pais são cidadãos da Índia ou se um deles corresponde a esta exigência e o outro não é ilegal no momento do nascimento do indivíduo migrante. Caso contrário, o indivíduo pode ser um cidadão da Índia ou no exterior.
2
Obter cidadania por descendência. As pessoas nascidas fora da Índia entre 26 de janeiro de 1950, mas antes de 10 de dezembro de 1992 são cidadãos da Índia por descendência se seu pai era um cidadão da Índia no momento do nascimento. Uma pessoa nascida fora da Índia após o 10 de dezembro de 1992 é considerado um cidadão da Índia, se um dos pais era um cidadão da Índia no momento do nascimento. A partir de 03 de dezembro de 2004 em diante, as pessoas nascidas fora da Índia não podem ser considerados cidadãos da Índia, a menos que seu nascimento foi registrado em um consulado da Índia em seu primeiro ano de vida. Sob certas circunstâncias, é possível registrar um nascimento após o primeiro ano com permissão especial do governo central. O formulário para registrar uma criança deve ser aplicado por pelo consulado da Índia e devem ser acompanhados por um documento escrito pelos pais da criança para provar que a criança tem um passaporte de outro país.
3
Obter o registro de cidadania. O governo central pode, relativamente a um pedido de registo de um cidadão da Índia nos termos do Artigo 5 da Lei Cidadania 1955 qualquer pessoa (que não seja um imigrante ilegal) se ele pertence a uma das seguintes categorias:
Qualquer pessoa de origem indiana, que também tem sido um residente da Índia nos últimos 5 anos antes do pedido de registo.Qualquer pessoa de origem indiana que atualmente reside em qualquer país ou lugar fora da Índia.Qualquer pessoa que é casada com um cidadão da Índia e viveu na Índia há pelo menos 7 anos antes do pedido de registo.Os filhos de cidadãos da Índia.
Uma pessoa com capacidade total cuja padreas são registrados como cidadãos da Índia e viveu na Índia durante os últimos 7 anos atrásQualquer um que tenha plena capacidade e que um dos seus pais era um cidadão da Índia independente e viveu na Índia durante um ano antes da data do pedido de registo.Qualquer um que tenha plena capacidade e foi registrado como um cidadão da Índia, em outro país, pelo menos, 5 anos e tem vivido na Índia há pelo menos um ano antes do pedido de registo.4
Obter a cidadania por naturalização. Cidadania da Índia pela nacionalização pode ser comprado por um estrangeiro que viveu na Índia por doze anos. O candidato deve ter vivido um total de 11 anos na Índia ao longo de um período de 14 anos e deve ter passado os últimos 12 meses na Índia antes da data do pedido.