Como dar um bom conselho para as pessoas

A única coisa a ver com um bom conselho é passá-lo. Nunca nos servido sobre eles.

--Oscar Wilde Em primeiro lugar, certifique-se a pessoa que você está falando realmente esta pedindo o seu conselho. Você pode querer ouvir mais nada, porque você é um bom amigo. Não presuma que todo mundo está olhando para alguns conselhos. O que você realmente deve fazer é ouvir o que a pessoa com muito cuidado para tentar entender a situação. Se, e somente se você pedir conselhos, você deve dar. É uma grande honra ser convidado para o conselho, mas também uma grande responsabilidade. Um bom conselho pode fazer uma pessoa tomar boas decisões e encontrar o caminho certo na vida, enquanto um mau pode ter consequências desastrosas. Felizmente, se você pensar sobre isso você pode dar bons conselhos.

passos

1
Ouça a pessoa que está pedindo conselhos. Cada situação é única, por isso nunca assuma que você sabe tudo o que você precisa saber sobre o problema. Ouça com atenção e aprender tudo que puder sobre a situação. Se você precisar de esclarecimentos, fazer perguntas. Ser um bom ouvinte não vai ajudar a dar um bom conselho, mas vai aumentar a probabilidade de que a pessoa vai tomar o seu conselho.
  • 2
    Coloque-se no lugar você precisa de conselhos. Tente imaginar na sua situação. Se você já esteve em uma situação semelhante, pensar sobre o que você aprendeu, mas não confie apenas em suas próprias experiências para dar conselhos - imagine que você está dando esse conselho para as mesmas circunstâncias que você está enfrentando o seu amigo.
  • 3
    Pensar sobre as consequências que você pode enfrentar se você seguir o seu conselho. Enquanto você está nisso, pensar sobre as consequências da "não" tomar o seu conselho. Se há uma diferença significativa entre os resultados de ambos os cenários, o resultado não é má, mas é muito útil. Se você pode imaginar a maneira como você sugere dando um resultado pior de um caminho alternativo, então o seu conselho é ruim.
  • Fique à vontade. Quando possível, pensar a longo todas as possíveis ações e considera os prós e contras (ou benefícios e dificuldades) de cada opção. Isto é especialmente importante para qualquer pessoa com problemas complexos.
  • Pense em uma solução de curto e longo prazo para o seu conselho. decisões muito importantes têm geralmente efeitos a longo prazo. Pensar sobre o futuro, tanto quanto possível.


  • 4
    Empatia. Muitas questões exigem sensibilidade e consideração. Se você realmente tente se colocar no lugar do outro, empatia irá desenvolver naturalmente. Ainda assim, você deve ter cuidado para usar as palavras e devem ser sensíveis aos sentimentos e emoções da outra pessoa. Dar conselhos é muito mais do que um exercício de lógica. Geralmente envolve ajudar uma pessoa com emoções e decisões conflitantes.
  • 5
    Dez de brainstorm com a pessoa. Às vezes não há resposta "certa" para o problema. Neste caso, o melhor que você pode fazer é ajudá-la a procurar alternativas para que eles possam chegar a uma conclusão em conjunto com você ou em seu próprio país. Mesmo perguntas simples, pode ser benéfico para ajudar essa pessoa a desenvolver o seu próprio conselho, apenas pela simples razão de que é mais propensos a seguir.


  • 6
    Seja honesto. Se o conselho é uma série de ações que têm algumas desvantagens, dizer a pessoa sobre eles. Se você não se sente qualificado para lhe dar conselhos suficiente, diga a ele honestamente. Seu objetivo não deve cegamente encaminhado para a outra pessoa, mas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
  • 7
    Ele dá um bom exemplo. Se você aconselharia uma coisa, mas fazer exatamente o contrário, o seu conselho vai fazer você olhar como um hipócrita. Se você faz o que dizer, então, a pessoa estará mais inclinado a respeitar o seu conselho.


  • 8
    Você entende que a pessoa não pode tomar o seu conselho. Só porque pediu seu conselho, não significa que você precisa seguir Perceba que a outra pessoa sabe mais sobre suas próprias situações e desejos do que você, então você nunca pode ter certeza de que o conselho é o melhor. Ele entende que as pessoas costumam pedir conselhos apenas para acomodar as suas ideias, e não se surpreenda se ele rejeita um bom conselho e decide cometer seus próprios erros.
  • dicas

    • Pense duas vezes antes de dar-lhe conselhos que não foi solicitado. Se alguém não pedir-lhe conselhos, você pode considerá-lo ofensivo se você dá-lo, e pode prejudicar o seu relacionamento com essa pessoa. Com isso dito, se você vê alguém próximo a você tomará uma decisão muito, muito ruim, você deve avisar sobre isso.
    • Não dar conselhos que não estão dispostos a seguir. Este é um bom teste para a força ea viabilidade do seu conselho.
    • A maioria das dicas são sentimentos subjetivos. Certifique-se de separar o fato da opinião, e sinta-se livre para dar tanto a pessoa.
    • Nunca tenha medo de admitir que você não tem um bom conselho para essa situação particular.

    avisos

    • Se alguém diz algo confidencial, você não deve contar aos outros.
    • Evite dar conselhos quando você não está qualificado para dar-lhes, como um aconselhamento jurídico ou médico. Ok compartilhar informações que você aprendeu, mas certifique-se a pessoa sabe as suas qualificações (ou falta de) quando eles vão para dar conselhos.
    • Certifique-se de considerar um conflito de interesses entre você e quem você está indo para aconselhar. Se você começar a convencê-lo a fazer algo que não é de seu interesse, então você não deve dar conselhos a menos que essa pessoa pode ser completamente honesto com essa pessoa sobre suas próprias motivações.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados