Como lidar com pessoas religiosas, se você é um ateu

3 Métodos:

Evitando a questãoevitar conflitosTer uma conversa construtiva

Se você é ateu, você vai conhecer pessoas religiosas que têm muita curiosidade e respeito por suas opiniões, mesmo se eles estão em um forte desacordo. Você também vai encontrar outras pessoas religiosas que sabem absolutamente nada sobre ateísmo, estão ansiosos porque você acredita em sua verdade ou são hostis a sua presença. Você pode evitar muitos desentendimentos e discussões pelo tato, paciência e bom senso. Por outro lado, se você não pode (ou não deve) evitar, método cortês e respeitosa pode ajudar a prevenir uma situação de conflito.

método 1
Evitando a questão
1
Não traga à tona o assunto desnecessariamente. Você nunca deve se sentir a necessidade de mentir ou fingir que você pensa (ou não). Se você perguntar a suas crenças religiosas, eu sou honesto. No entanto, você não precisa ser uma propaganda ambulante para o ateísmo em todos os momentos.
  • Se você está em um lugar cheio de crentes, pense com cuidado antes de direcionar a conversa para o seu ceticismo. Não há nada errado manter o silêncio às vezes e nunca é demais para ouvir os outros falar sobre suas crenças.
  • Às vezes, todos nós precisamos de ouvir as pessoas como eles falam sobre problemas que não se preocupam ou não entendem (por exemplo, futebol, poesia, carros, etc.). Basta ficar quieto e esperar que o sujeito a alterações.
  • 2
    Mantenha sua atenção em outros assuntos. Em vez de não fazer nada e desejando que a conversa não seja desviado para a religião ou, se isso já está falando sobre religião, esperam para mudar de assunto, você pode tentar orientar a conversa para questões que podem ser mais agradável para todos.
  • Nota para os outros e traz à tona questões que possam ser de interesse geral. Pode parecer trivial conversa sobre esportes ou o tempo durante o jantar de Ação de Graças, mas provavelmente é melhor ter uma longa luta sobre um tema profundamente religioso. Até mesmo a política podia.
  • Por exemplo, se os seus amigos começam a falar sobre as atividades religiosas na igreja, você pode dizer "O que é ótimo que eles estão tão envolvidos em sua igreja, que outras atividades fazer além disso? Eu estive procurando por algumas das novas actividades que eu posso fazer. " .
  • 3
    Evite participar de oração ou rituais religiosos respeitosamente. Como um ateu, haverá momentos em que você vai se sentir a necessidade de defender suas crenças (ou seja, o ensino do criacionismo nas escolas ou orações antes das reuniões do Conselho públicas). No entanto, é normal para decidir que cada pequeno detalhe não vale a pena lutar, como simplesmente permanecer em silêncio durante uma oração em uma refeição grupo. Você precisa decidir o momento certo para "deixar as coisas".
  • Se alguém se queixar porque não inclinar a cabeça durante a oração ou não mostrar a devida reverência em algum outro ambiente, discutir a questão depois com calma e em privado.
  • Por exemplo, se você estiver em um jantar de Ação de Graças e pedir-lhe para dar algum tipo de bênção ou dizer por que você é grato, você pode fazê-lo sem invocar qualquer deus ou religião. Eu digo algo como "eu sou grato para as pessoas que cresceram a comida, que serviram e aqueles que preparou. Sou grato que todos nós podemos estar juntos para apreciar a comida e companhia um do outro. "
  • 4
    Passe algum tempo com outros ateus. Embora seja saudável, educacional e, geralmente, necessário passar um bom tempo rodeado por religiosos, também é bom procurar o conforto de estar rodeado de outras pessoas cujos pontos de vista coincidem mais com o seu. Ao fazer uma busca, você provavelmente vai encontrar uma comunidade acolhedora de companheiros ateus.
  • Os ateus fazem-se cerca de 3% da população dos EUA. No entanto, em sua comunidade, pode parecer que você está sozinho, especialmente se você vive em uma cidade pequena. Tente encontrar suporte via Internet.
  • Confira os sites das várias organizações de ateus ou grupos semelhantes em sua área ou país. É possível organizar reuniões ou eventos.
  • método 2
    evitar conflitos
    1
    Mantenha a calma e não ficar na defensiva. Ao invés de reagir defensivamente quando alguém ataca sua opinião, ter um momento para recolher os seus pensamentos. Pense no que você quer dizer antes de fazê-lo.
    • Lembre-se que você não precisa para defender o seu ponto de vista com ninguém. A sua opinião é igualmente certo e importante.
    • Use I declarações. Isso vai ajudar a suavizar uma situação potencialmente ruim. Por exemplo, você pode dizer "Me sinto atacado neste momento. Eu apreciaria se eu pudesse ter um momento para recolher os meus pensamentos. "


  • 2
    Não tente impor à força a sua opinião sobre os outros. Mesmo se você está ressentido porque você sente que outros tentam impor a sua religião, não abaixe-se ao mesmo nível. Se as estratégias de "intimidação" não conseguem convencê-lo a assimilar a religião, não espere que o oposto de trabalhar com os outros.
  • Se você manter o ressentimento em relação à religião, note que muito do que provavelmente decorre de pessoas que tentam impor suas crenças.
  • Pense em como você gostaria de ser tratado se a situação fosse revertida.
  • Deixe que os outros falam. Caso contrário, você vai olhar agressivo, o que poderia levar a um conflito.
  • 3
    Você concordar em discordar. Não tente determinar qual ponto de vista é correto, especialmente quando você fala de algo tão pessoal como uma crença religiosa. Tentando determinar quem está certo e quem está errado será completamente inútil. Basta tentar explicar o que você pensa e por que fazê-lo de forma calma e fundamentado.
  • Se você estiver indo para ser contradizendo idéias, é melhor colocar um fim à conversa, pelo menos por agora. Pode-se dizer o seguinte: "Parece que não estamos indo em qualquer lugar com esta questão. Eu respeito sua opinião e eu espero que você respeite a minha, mas eu acho que você deve concordar em discordar ". Não fazer sempre o assunto a menos que você tem novas informações para relatar.
  • Lembre-se que todos, independentemente de crenças, assumir que eles estão certos. Você não pode convencer alguém em uma única conversa.
  • 4
    Não discuta com alguém que tenta convencer suas crenças religiosas. Ter uma pessoa animada esperando impor suas crenças podem ajudá-lo a esclarecer seus pensamentos e aprender mais sobre o que os outros acreditam discussão. No entanto, se envolver em um acalorado debate ou discussão aberta com alguém que nunca vai mudar sua mente não vai levar a nada de positivo.
  • Dê-lhe uma chance de falar. Uma vez que a pessoa está acabado para expressar seus pensamentos, obrigado pelo seu tempo. Verifique resposta ou nenhuma medida e calma em tudo, se você preferir.
  • Se é um amigo, diga-lhe que você valoriza sua amizade, mas eu não gosto de tentar convencê-lo. Se você continuar tentando, talvez seja necessário reconsiderar a amizade.
  • Se a pessoa bate à sua porta, não fechá-lo no rosto. Ele permite dizer o que você veio dizer, recebe os materiais oferecidos e obrigado pelo seu tempo.


  • 5
    Se não for possível ter uma discussão tranquila evitá-lo. Se as coisas ficarem muito intenso, apenas fique longe. Não tenha vergonha de deixar a conversa não vai a lugar nenhum. Você sempre pode retomar mais tarde, se desejar, mas não é necessário se faz sentido para tentar novamente.
  • Diga a essa pessoa que vai colocar um fim à conversa. Você pode dizer o seguinte: "Eu me sinto como se estivesse desrespeitando e eu vou evitar essa situação."
  • Fique longe e ter um momento para se acalmar.
  • Se você pensar em outro ponto que gostaria de conversar com essa pessoa, nunca se envolver em uma situação ruim. Enviar um e-mail ou perguntar se eles podem falar sobre isso em outro momento.
  • método 3
    Ter uma conversa construtiva
    1
    Investiga. É muito difícil de se envolver em um diálogo construtivo, se as duas partes não têm um entendimento comum. Antes de ter uma conversa com uma pessoa religiosa, aprender sobre os conceitos básicos de suas crenças.
    • Especialmente se você não está muito familiarizado com a religião a que essa pessoa pertence, investiga Internet, ler artigos, livros ver e considerar dar uma olhada em seus próprios textos sagrados de sua religião. Isso irá ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da origem de suas crenças e permitir-lhe para levantar questões sobre sua fé.
    • É completamente justo para você esperar o mesmo da outra pessoa. Ofereça-se para recomendar algumas obras fundamentais do ateísmo possui expressar a sua opinião e pedir que se referem a facilitar a discussão. Você sempre pode abrandar e retomar a conversa em outro momento.


  • 2
    Ele define o que o ateísmo significa para você. Antes de poder explicar aos outros o que significa ser um ateu, você precisa ser capaz de explicar-se. Não há necessidade de usar uma definição tirada de um livro, porque não existe um único ponto de vista sobre o ateísmo, e não um único ponto de vista cristão ou hindu. Prepara uma definição que funciona para você.
  • Antes de iniciar a conversa, pergunte a uma pessoa, se você entender o que significa ser um ateu. Pode-se dizer o seguinte: "Eu tenho um grande desejo de falar com você sobre o ateísmo. Antes de começar, por que você não me diga o que você sabe sobre isso? ".
  • Se você sabe absolutamente nada sobre o ateísmo ou assumir que significa que você não acreditar em qualquer coisa ou que você está de alguma forma satânico, não criticar isso. Por outro lado, rapidamente, por favor dar-lhes algumas informações básicas sobre o ateísmo. Por exemplo, você pode começar a conversa dizendo: "Por que eu não te contar um pouco mais sobre o ateísmo para que você sabe o meu ponto de vista".
  • Se necessário, recomiéndale algumas fontes de modo que você pode consultar e pedir retomar a conversa em outro momento.
  • 3
    Faça perguntas e ouvir as suas respostas com curiosidade e respeito. Faça um esforço para compreender o seu ponto de vista, ouvindo e fazendo perguntas. Isso vai mostrar que você está imerso na discussão. Se você tiver perguntas específicas, por favor, abra a perguntas como "Diga-me mais sobre suas crenças" ou "Como é que você tomar em suas crenças?".
  • Ouvir as suas respostas. Faça contato visual e se concentrar no que você disse a pessoa. Agora é a hora de planejar sua próxima pergunta ou tentar encontrar algo no seu telefone.
  • Não faça perguntas que são intencionalmente tendenciosa e antagônico. Por exemplo, evitar dizer algo como "O que faz você pensar que a sua religião é melhor que os outros?". Pelo contrário, a pergunta "Quais os aspectos da sua religião diferem dos outros?". Esta é uma maneira educada de fazer a mesma pergunta.
  • 4
    Evite dar golpes baixos. Você pode pensar que o sistema de crenças da outra pessoa é ridículo, mas fazer o divertimento não vai levar a nada de positivo. Só porque você pode ter lido em algum lugar que existe uma correlação negativa entre o QI ea religião (ou seja, menos pessoas religiosas tendem a ser mais religiosos) não significa que você deve fazer suposições generalizadas ou comentários críticos sobre o "burro" ou "ilusória" que possam parecer as crenças da outra pessoa. Mostrar respeito se você quer respeitá-lo.
  • Evite perguntas abertas ou hostis que não permitem o fluxo da conversação. Por exemplo, abster-se de perguntar "Por que os cristãos são tão louco?". Você não só vai generalizar, também são arrinconarás a pessoa, uma vez que não pode ser capaz de responder a sua pergunta.
  • Não culpo a pessoa por todos os erros que você acha que eles têm feito em nome do que a religião. Você não gosta de mim a culpa de todo o mal feito por pessoas que rejeitam a religião, não é? No entanto, você pode perguntar como sua religião assimila os maus atos produzidos disfarçado como atos de fé.
  • 5
    Mantenha a sua vontade de aprender algo novo. Não basta dizer que você está disposto a aprender algo novo, mas ser fiel a essas palavras. Ao aprender mais sobre outras religiões, você expandir a sua própria visão de mundo. Se suas crenças será ameaçado pelo conhecimento, pode ser necessário reconsiderar qualquer maneira.
  • Um ateu deve ser alguém que está disposto a fazer perguntas e procurar respostas. Como um bom cientista, um ateu nunca deve ter medo de mostrar que ele está errado. A verdade deve ser sempre o seu objetivo final.
  • Se a pessoa convida-o a um serviço religioso, você concorda em ir como um observador respeitosa. Não há necessidade de começar a seguir a sua religião ou partilhar as suas crenças, mas definitivamente aprender algo novo. Da mesma forma, você pode convidá-la para conhecer outras pessoas como você.
  • dicas

    • Se você falar com alguém que insiste em falar sobre religião, dizer algo como "Eu entendo que você considerar as suas crenças como verdadeiras, mas também sinto o mesmo sobre o meu."
    • Não é necessário que todos os seus amigos são ateus. Ter amigos religiosos não deve ser necessariamente um problema se todos são respeitosa ao jogar matéria de religião.
    • Note-se que a religião de uma pessoa cumpre funções sociais e culturais importantes, bem como sendo apenas uma crença.

    avisos

    • Muitos ateus acreditam que o fato de acreditar em uma divindade sobrenatural é irracional. No entanto, para dizer isso sem delicadeza é susceptível de causar dor e desacordo. Além disso, quase nunca gera uma mudança de coração. É melhor ser educado e respeitoso.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados