Como lidar com pessoas religiosas, se você é um ateu
3 Métodos:
Conteúdo
Se você é ateu, você vai conhecer pessoas religiosas que têm muita curiosidade e respeito por suas opiniões, mesmo se eles estão em um forte desacordo. Você também vai encontrar outras pessoas religiosas que sabem absolutamente nada sobre ateísmo, estão ansiosos porque você acredita em sua verdade ou são hostis a sua presença. Você pode evitar muitos desentendimentos e discussões pelo tato, paciência e bom senso. Por outro lado, se você não pode (ou não deve) evitar, método cortês e respeitosa pode ajudar a prevenir uma situação de conflito.
método 1
Evitando a questão1
Não traga à tona o assunto desnecessariamente. Você nunca deve se sentir a necessidade de mentir ou fingir que você pensa (ou não). Se você perguntar a suas crenças religiosas, eu sou honesto. No entanto, você não precisa ser uma propaganda ambulante para o ateísmo em todos os momentos.
- Se você está em um lugar cheio de crentes, pense com cuidado antes de direcionar a conversa para o seu ceticismo. Não há nada errado manter o silêncio às vezes e nunca é demais para ouvir os outros falar sobre suas crenças.
- Às vezes, todos nós precisamos de ouvir as pessoas como eles falam sobre problemas que não se preocupam ou não entendem (por exemplo, futebol, poesia, carros, etc.). Basta ficar quieto e esperar que o sujeito a alterações.
2
Mantenha sua atenção em outros assuntos. Em vez de não fazer nada e desejando que a conversa não seja desviado para a religião ou, se isso já está falando sobre religião, esperam para mudar de assunto, você pode tentar orientar a conversa para questões que podem ser mais agradável para todos.
3
Evite participar de oração ou rituais religiosos respeitosamente. Como um ateu, haverá momentos em que você vai se sentir a necessidade de defender suas crenças (ou seja, o ensino do criacionismo nas escolas ou orações antes das reuniões do Conselho públicas). No entanto, é normal para decidir que cada pequeno detalhe não vale a pena lutar, como simplesmente permanecer em silêncio durante uma oração em uma refeição grupo. Você precisa decidir o momento certo para "deixar as coisas".
4
Passe algum tempo com outros ateus. Embora seja saudável, educacional e, geralmente, necessário passar um bom tempo rodeado por religiosos, também é bom procurar o conforto de estar rodeado de outras pessoas cujos pontos de vista coincidem mais com o seu. Ao fazer uma busca, você provavelmente vai encontrar uma comunidade acolhedora de companheiros ateus.
método 2
evitar conflitos1
Mantenha a calma e não ficar na defensiva. Ao invés de reagir defensivamente quando alguém ataca sua opinião, ter um momento para recolher os seus pensamentos. Pense no que você quer dizer antes de fazê-lo.
- Lembre-se que você não precisa para defender o seu ponto de vista com ninguém. A sua opinião é igualmente certo e importante.
- Use I declarações. Isso vai ajudar a suavizar uma situação potencialmente ruim. Por exemplo, você pode dizer "Me sinto atacado neste momento. Eu apreciaria se eu pudesse ter um momento para recolher os meus pensamentos. "
2
Não tente impor à força a sua opinião sobre os outros. Mesmo se você está ressentido porque você sente que outros tentam impor a sua religião, não abaixe-se ao mesmo nível. Se as estratégias de "intimidação" não conseguem convencê-lo a assimilar a religião, não espere que o oposto de trabalhar com os outros.
3
Você concordar em discordar. Não tente determinar qual ponto de vista é correto, especialmente quando você fala de algo tão pessoal como uma crença religiosa. Tentando determinar quem está certo e quem está errado será completamente inútil. Basta tentar explicar o que você pensa e por que fazê-lo de forma calma e fundamentado.
4
Não discuta com alguém que tenta convencer suas crenças religiosas. Ter uma pessoa animada esperando impor suas crenças podem ajudá-lo a esclarecer seus pensamentos e aprender mais sobre o que os outros acreditam discussão. No entanto, se envolver em um acalorado debate ou discussão aberta com alguém que nunca vai mudar sua mente não vai levar a nada de positivo.
5
Se não for possível ter uma discussão tranquila evitá-lo. Se as coisas ficarem muito intenso, apenas fique longe. Não tenha vergonha de deixar a conversa não vai a lugar nenhum. Você sempre pode retomar mais tarde, se desejar, mas não é necessário se faz sentido para tentar novamente.
método 3
Ter uma conversa construtiva1
Investiga. É muito difícil de se envolver em um diálogo construtivo, se as duas partes não têm um entendimento comum. Antes de ter uma conversa com uma pessoa religiosa, aprender sobre os conceitos básicos de suas crenças.
- Especialmente se você não está muito familiarizado com a religião a que essa pessoa pertence, investiga Internet, ler artigos, livros ver e considerar dar uma olhada em seus próprios textos sagrados de sua religião. Isso irá ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da origem de suas crenças e permitir-lhe para levantar questões sobre sua fé.
- É completamente justo para você esperar o mesmo da outra pessoa. Ofereça-se para recomendar algumas obras fundamentais do ateísmo possui expressar a sua opinião e pedir que se referem a facilitar a discussão. Você sempre pode abrandar e retomar a conversa em outro momento.
2
Ele define o que o ateísmo significa para você. Antes de poder explicar aos outros o que significa ser um ateu, você precisa ser capaz de explicar-se. Não há necessidade de usar uma definição tirada de um livro, porque não existe um único ponto de vista sobre o ateísmo, e não um único ponto de vista cristão ou hindu. Prepara uma definição que funciona para você.
3
Faça perguntas e ouvir as suas respostas com curiosidade e respeito. Faça um esforço para compreender o seu ponto de vista, ouvindo e fazendo perguntas. Isso vai mostrar que você está imerso na discussão. Se você tiver perguntas específicas, por favor, abra a perguntas como "Diga-me mais sobre suas crenças" ou "Como é que você tomar em suas crenças?".
4
Evite dar golpes baixos. Você pode pensar que o sistema de crenças da outra pessoa é ridículo, mas fazer o divertimento não vai levar a nada de positivo. Só porque você pode ter lido em algum lugar que existe uma correlação negativa entre o QI ea religião (ou seja, menos pessoas religiosas tendem a ser mais religiosos) não significa que você deve fazer suposições generalizadas ou comentários críticos sobre o "burro" ou "ilusória" que possam parecer as crenças da outra pessoa. Mostrar respeito se você quer respeitá-lo.
5
Mantenha a sua vontade de aprender algo novo. Não basta dizer que você está disposto a aprender algo novo, mas ser fiel a essas palavras. Ao aprender mais sobre outras religiões, você expandir a sua própria visão de mundo. Se suas crenças será ameaçado pelo conhecimento, pode ser necessário reconsiderar qualquer maneira.
dicas
- Se você falar com alguém que insiste em falar sobre religião, dizer algo como "Eu entendo que você considerar as suas crenças como verdadeiras, mas também sinto o mesmo sobre o meu."
- Não é necessário que todos os seus amigos são ateus. Ter amigos religiosos não deve ser necessariamente um problema se todos são respeitosa ao jogar matéria de religião.
- Note-se que a religião de uma pessoa cumpre funções sociais e culturais importantes, bem como sendo apenas uma crença.
avisos
- Muitos ateus acreditam que o fato de acreditar em uma divindade sobrenatural é irracional. No entanto, para dizer isso sem delicadeza é susceptível de causar dor e desacordo. Além disso, quase nunca gera uma mudança de coração. É melhor ser educado e respeitoso.
RELACIONADOS
- Como parar uma religião
- Como evitar uma conversa desagradável sobre religião
- Como mantê-lo de visitar as Testemunhas de Jeová
- Como defender o criacionismo contra o evolucionismo