Como desenvolver uma teoria

3 partes:Conceber uma teoriatestar hipótesesAceitar e expandir uma teoria

Uma teoria explica por que algo acontece ou como as coisas diferentes estão relacionados. É o "como" e "porquê" de um "quê" que pode ser observado. Para desenvolver uma teoria, você deve seguir o método científico. Em primeiro lugar, fazer previsões que podem medir sobre o porquê ou como algo funciona. Em seguida, testar essas previsões com um ambiente controlado e objetiva concluir se ou não os resultados confirmam o experimento hipótese.

parte 1Conceber uma teoria

1

Pergunte a si mesmo "por quê?". Procure padrões entre as coisas que aparentemente não estão relacionados. Explorar as causas por trás dos acontecimentos cotidianos e tentar prever o que vai acontecer a seguir. Se você já tem as sementes de uma teoria em sua cabeça, olhar para as questões que ideia e tentar reunir o máximo de informação possível. Grave o "como", o "porquê" e as relações entre as coisas como juntas.

  • Se você não tem em mente uma teoria ou uma hipótese, você pode começar a fazer ligações. Se você andar pelo mundo com um olhar curioso, você pode de repente surge uma ideia para você.

2

Desenvolve uma teoria para explicar a lei. Em geral, uma lei científica é a descrição de um fenômeno observado. Ele não explica por que o fenômeno existe ou o que ele faz. A explicação do fenômeno é chamado de teoria científica. Um equívoco comum é que as teorias se tornam leis se há pesquisa suficiente.

  • Por exemplo, a lei da gravidade de Newton foi o primeiro a descrever matematicamente como eles interagiram juntos dois corpos diferentes no universo. No entanto, a lei de Newton não explicou por que havia gravidade ou como funcionava. Apenas três séculos depois de Newton, quando Albert Einstein desenvolveu sua teoria da relatividade, os cientistas começaram a compreender como e por que a gravidade funciona.

3

Investiga a formação acadêmica de sua teoria. Saber o que já foi tentada, testada e refutada. Saiba tudo o que puder sobre o assunto e determina se alguém tem as mesmas perguntas. Aprender com o passado para que eles não cometer os mesmos erros.

  • Usa o conhecimento existente para entender melhor a questão. Isso inclui equações, observações e teorias existentes. Se você tentar um fenômeno novo, ele tenta se basear-se em teorias relacionadas que já foram testadas.
  • Descobrir se alguém já desenvolveu a sua teoria. Antes de prosseguir, é razoavelmente certo que ninguém mais tem explorado este tópico caminho. Se você não consegue encontrar qualquer coisa, sinta-se livre para desenvolver a sua teoria. Se alguém já fez uma teoria semelhante, leia este trabalho e ver se você pode trabalhar algo para fora de lá.

4

Construir uma hipótese. Uma hipótese é uma suposição ou proposição que procura explicar um conjunto de fatos ou fenômenos naturais. Propor uma possível realidade que é uma consequência lógica de suas observações: procura padrões e pensar sobre o que poderia fazer com que essas coisas aconteçam. Ele usa uma forma "se, então": "se (X) é verdade, em seguida (Y) é verdadeira "- ou"se (X) é verdade, em seguida (Y) é falso. " A hipótese formal de conter um "independente" e variável contém uma "dependente". A variável independente é uma causa potencial que pode ajustar e controle, enquanto a variável dependente é um fenômeno que você observar ou medir.

  • Se você usar o método científico para desenvolver sua teoria, então a sua hipótese deve ser mensurável. Você não pode provar uma teoria sem números para apoiá-la.
  • Tente criar várias hipóteses que podem explicar suas observações. Compare essas hipóteses. Considere onde se sobrepõem e onde eles divergem.
  • Exemplo hipótese "se cancro da pele está relacionada com a luz ultravioleta, em seguida pessoas que têm uma alta exposição a ele terá uma maior incidência de câncer de pele. " Outro exemplo: "se a mudança de cor de uma folha está relacionada com a temperatura, em seguida exposição das plantas a baixas temperaturas vai levar a mudanças na cor da folha ".

5

Ele sabe que toda teoria começa como uma hipótese. Tenha cuidado para não confundi-los. Uma teoria é um bem comprovada por isso que há um padrão, enquanto que uma hipótese é apenas uma razão para que a explicação padrão fornecido. Sempre evidência suporta uma teoria. No entanto, uma hipótese é apenas um resultado possível é sugerida e pode ou não ser verdadeira.



parte 2testar hipóteses

1

Projetar um experimento. De acordo com o método ciêntifico, sua teoria deve ser capaz de provar. Desenvolver uma maneira de testar se cada hipótese é verdadeira. Certifique-se de testar em um ambiente controlado: tentar isolar a causa do evento ea proposta (a variável dependente e independente) de qualquer coisa que poderia complicar os resultados. Seja preciso e assistir fatores externos.

  • Certifique-se de suas experiências podem ser repetidos. Na maioria dos casos, não é suficiente para demonstrar uma hipótese apenas uma vez. Seus companheiros de equipe deve ser capaz de recriar a experiência para si e para obter os mesmos resultados.
  • Faça seus colegas ou consultores rever o seu procedimento de teste. Peça a alguém para verificar o seu trabalho e para confirmar que sua lógica é boa. Se você trabalha com parceiros, certifique-se toda a sua opinião.

2

Buscar apoio. Dependendo do seu campo de estudo, pode ser difícil de realizar experiências complexas sem acesso a determinados equipamentos e recursos. equipamento científico pode ser caro e difícil de obter. Se você estiver matriculado em uma universidade, falar com um professor e pesquisador que pode ser capaz de ajudar.

  • Se você não está na escola, considerar a busca de professores ou estudantes de pós-graduação de uma universidade local. Por exemplo, em contato com o departamento de física, se você quiser explorar uma teoria da física. Se você ouvir uma universidade distante que está fazendo uma pesquisa muito emocionante em seu campo, considerar enviá-las, apesar da distância.

3

Manter registros precisos. Mais uma vez, os experimentos devem ser capazes de desempenhar: os outros devem ser capazes de desenvolver um teste da mesma forma que você fez e obter o mesmo resultado. Mantenha um registro preciso de tudo que você faz no seu teste. Certifique-se de manter todas as informações.

  • Se você estiver em uma academia, você deve saber que existem arquivos que armazenam os dados em bruto que é recolhida no processo de investigação científica. Se outros cientistas precisam encontrar sua experiência, eles podem consultar esses arquivos ou pedir para sua informação. Certifique-se de fornecer todos os detalhes.

4

Avalia os resultados. Confrontar suas previsões com os outros e com os resultados de seus experimentos. Procure padrões. Pergunte-se se os resultados sugerem algo novo e ver se há algo que você esqueceu. Quer ou não os dados confirmam a hipótese, cuidado com as variáveis ​​"exógenas" ocultas ou que podem ter influenciado os resultados.

5

Estabelece certeza. Se os resultados não sustentam a hipótese rejeita previsão como incorreta. Se você puder provar a hipótese, então a teoria será um passo mais perto de ser capaz de ser confirmada. Sempre documentar seus resultados em detalhes, tanto quanto possível. Se você não pode jogar um procedimento de teste e os resultados, isso vai ser muito menos útil.

  • Certifique-se os resultados não mudam sempre que você fizer o experimento. testes Repita até que você tem certeza.
  • Muitas teorias são abandonados após um experimento refuta. No entanto, se a sua nova teoria explica algo que as teorias anteriores não pode, então ele pode ser um grande avanço científico.

parte 3Aceitar e expandir uma teoria

1

Tira uma conclusão. Determinar se a sua teoria é válido e certifique-se os resultados experimentais podem ser replicadas. Se você aceitar a teoria, você deve ser capaz de refutar com as ferramentas e informações que está à sua disposição. No entanto, não tente girar a sua teoria como um fato absoluto.

2

Compartilhe seus resultados. Provavelmente você acumula suficiente quantidade de informações em sua busca para provar sua teoria. Quando tiver certeza de que você pode repetir seus resultados e suas conclusões são válidas, tente aumentar a sua teoria de uma maneira que outros possam estudar e compreender. Estabelecer o seu processo em uma ordem lógica: em primeiro lugar, escrever uma "sinopse", que resume a sua teoria, em seguida, aumenta a sua hipótese, o procedimento experimental e os resultados. Tente aumentar a sua teoria em uma série de pontos ou argumentos. Finalmente, o artigo termina com uma explicação de suas conclusões.

  • Explique como você definiu a sua pergunta, a abordagem que você tomou e como você testou. Um relatório apropriado levará o leitor através de cada pensamento e ação relevante que o levou à conclusão.
  • Considere o seu público. Se você quiser compartilhar sua teoria com seus colegas em seu campo, escreva um documento formal explicando os resultados. Considere apresentar seu trabalho para uma revista acadêmica. Se você quiser fazer seus resultados disponíveis ao público em geral, aumentar a sua teoria é algo mais digerible- por exemplo, um livro, artigo ou vídeo.

3

Ela compreende o processo de revisão com os pares. Na comunidade científica, as teorias geralmente não considerada válida até que tenham sido revistos por pares. Se você apresentar suas descobertas para uma revista acadêmica, outro cientista pode decidir fazer uma avaliação com os seus pares, ou seja, para tentar replicar a teoria e o processo que você apresentou. Assim, a teoria é confirmada ou ser deixado no limbo. Se a teoria sobrevive ao teste do tempo, outros cientistas poderiam eventualmente tentar expandir a sua ideia, aplicando-a a outros tópicos.

4

Construir a sua teoria. Seu processo de pensamento não deve terminar depois de compartilhar sua teoria. Na verdade, é possível que o ato de escrever as suas ideias obriga a considerar fatores ignorados. Não tenha medo de seguir as evidências e rever a sua teoria até se sentir completamente satisfeito. Isso pode significar fazer mais pesquisas, mais experimentos e mais documentos. Se a sua teoria é suficientemente amplo em escopo, é possível que você não pode sempre compreender plenamente as implicações.

  • Não tenha medo de colaboração. Pode ser tentador para manter a sua soberania intelectual no entanto, você pode ver as suas ideias assumir uma nova vida quando você compartilhar com colegas, amigos e conselheiros.

dicas

  • Tente uma coisa de cada vez. Se você tentar fazer uma grande experiência, você pode contaminar seus resultados.

Artigos Relacionados