Como fazer pesquisa qualitativa

2 partes:

Prepare pesquisaColetar e analisar dados

A pesquisa qualitativa é um amplo campo de pesquisa que utiliza métodos de coleta não estruturados, como observações, entrevistas, pesquisas e documentos, a fim de encontrar temas e significados para expandir nossa compreensão dos dados do mundo. A pesquisa qualitativa tende a tentar revelar as razões para os comportamentos, atitudes e motivações em vez de apenas os detalhes do que, onde e quando. Ele pode ser usado em muitas disciplinas, como as ciências sociais, cuidados de saúde e de negócios, e é uma característica comum em quase todos os locais de trabalho e ambientes educacionais.

parte 1Prepare pesquisa

1

Decidir uma pergunta que você quer estudar. Uma boa questão de pesquisa deve ser clara, específica e controlável. Para fazer uma pesquisa qualitativa, sua pergunta deve explorar as razões pelas quais as pessoas fazem coisas ou acreditar em algo.

  • A questão de pesquisa é uma das partes mais importantes de seu projeto de pesquisa. Ele permite que você determinar o que você quer aprender ou compreender e também ajuda a concentrar o estudo, não é possível investigar tudo de uma vez. Sua questão de pesquisa também vai dar lugar ao caminho em que você realizar o estudo porque diferentes questões exigem diferentes métodos de pesquisa.
  • Encontrar o equilíbrio entre uma pergunta interessante e uma pergunta pesquisável. O primeiro é algo que você realmente quer saber e muitas vezes é muito ampla. O segundo é aquele que pode investigar diretamente através dos métodos e instrumentos de pesquisa à sua disposição.
  • Você deve começar com um interessante e, em seguida, reduzi-lo e torná-lo mais gerenciável suficiente para investigar efetivamente pergunta. Por exemplo, uma pergunta como "Qual é o significado de ensinar para os professores?" É muito ampla para uma única investigação, mas é o que lhe interessa, você pode reduzi-lo, limitando o tipo de professor ou se concentrar em um nível educação. Por exemplo, "Qual é o significado do trabalho para professores que ensinam como uma segunda profissão?" Ou "Qual é o significado do trabalho de ensino para professores do ensino primário?".

2

Fazer uma revisão literária. Uma revisão da literatura é um processo que envolve estudar o que os outros têm escrito sobre a sua questão de pesquisa e sujeito particular. Você deve ler muito em um campo maior e examinar estudos que relacionam a seu tópico. Em seguida, você deve preparar um relatório analítico sintetiza e integra a pesquisa existente (em vez de simplesmente apresentar um breve resumo de cada estudo em ordem cronológica). Em outras palavras, deveria "investigar investigação."

  • Por exemplo, se a sua questão de investigação centra-se na forma como as pessoas cuja profissão é ensinar segunda atribuir um significado ao seu trabalho, você pode querer rever a literatura relacionada a este tipo de campo. O que motiva as pessoas a escolher o ensino como uma segunda carreira? Quantos professores estão nesta situação? Onde você trabalha a maioria destes profissionais? Executar esta leitura e revisão da literatura lhe permitirá aperfeiçoar suas perguntas e dar-lhe a base necessária para a sua pesquisa. Ele também irá dar uma ideia das variáveis ​​que poderiam afetar a sua investigação (por exemplo, idade, sexo, classe, etc.) e você precisa considerar em seu próprio estúdio.
  • Uma revisão da literatura também irá ajudar a determinar se você está realmente interessado e comprometido com o tema e pesquisa pergunta, e se há alguma lacuna na pesquisa que poderia completar para fazer o seu já existente.

3

A pesquisa qualitativa avalia se é a certa para a sua pergunta da pesquisa. Os métodos qualitativos são úteis quando você não pode responder a uma pergunta com um simples sim ou nenhuma hipótese. Muitas vezes, a pesquisa qualitativa é especialmente útil para responder a perguntas como "como" ou "o quê". Eles também são úteis quando você deve levar em conta as decisões orçamentais.

  • Por exemplo, se a sua questão de pesquisa é: "Qual é o significado de trabalhos de ensino para os professores que escolhem o ensino como uma segunda carreira?, Não é uma questão que pode ser respondida com" sim "ou" não ". Também não é provável que seja uma única resposta global. Isto significa que a pesquisa qualitativa é a melhor escolha.



4

Considere o tamanho ideal da amostra. métodos de pesquisa qualitativa não dependem tão fortemente em amostras grandes como fazem os métodos quantitativos, mas ainda pode fornecer perspectivas e descobertas importantes. Por exemplo, porque é pouco provável que tenha os fundos para estudar tudo aqueles que ensinam como uma segunda profissão tudo seu país, talvez você deve reduzir o seu estudo para uma grande área urbana (tais como capital) ou para as escolas que estão a menos de 200 km de onde você mora.

  • Considere os possíveis resultados. Como os métodos qualitativos são geralmente muito largo, quase sempre existe a possibilidade de que alguma informação útil resultante da pesquisa. Isto é diferente de um ensaio quantitativo, em que uma hipótese foi verificado pode significar uma grande perda de tempo.
  • Você também deve considerar o seu orçamento de pesquisa e as fontes de financiamento disponíveis. A pesquisa qualitativa é frequentemente muito mais barato e mais fácil de planejar e executar. Por exemplo, é geralmente mais fácil e menos dispendioso para reunir um pequeno grupo de pessoas para as entrevistas para comprar um programa de computador que é responsável pela análise estatística e contratar os profissionais certos para o trabalho.

5

Optar por uma metodologia de pesquisa qualitativa. O projeto de pesquisa qualitativa é o mais flexível de todas as técnicas experimentais, de modo que há uma série de metodologias aceitas à sua disposição.

  • Pesquisa-ação: A pesquisa-ação se concentra em resolver um problema imediato ou trabalhar com outros para resolver problemas e resolver problemas particulares.
  • etnografia: Etnografia é o estudo da interação humana e comunidades por meio de observação direta e participação dentro da comunidade que você quer estudar. pesquisa etnográfica vem da disciplina de antropologia social e cultural, mas atualmente está sendo utilizada com maior amplitude.
  • fenomenologia: Fenomenologia é o estudo das experiências subjetivas dos outros. Investiga o mundo através dos olhos de outra pessoa para descobrir a maneira como ele interpreta sua experiência.
  • teoria fundamentada: O objetivo da teoria fundamentada é desenvolver a teoria com base nos dados recolhidos e analisados ​​de forma sistemática. Observe informações específicas, e extrai teorias e razões para o fenômeno.
  • estudo de caso de pesquisaEste método de estudo qualitativo representa um estudo aprofundado de uma pessoa ou fenômeno específico dentro do seu contexto existente.

parte 2Coletar e analisar dados

1

dados de coleta. Cada um dos métodos tem uma ou mais técnicas de coleta de dados empíricos, incluindo as entrevistas, observação participante, o trabalho de campo, pesquisa de arquivo, materiais documentais, etc. O formulário de coleta de dados vai depender da metodologia de pesquisa. Por exemplo, estudo de caso de pesquisa é geralmente baseada em entrevistas e materiais documentais, enquanto a pesquisa etnográfica requer trabalho de campo considerável.

  • observação direta: A observação direta de uma situação ou seus sujeitos de pesquisa pode ocorrer através jogando fitas de vídeo ou através da observação ao vivo. Em observação direta, você faz observações específicas de uma situação sem influência ou participar de alguma forma. Por exemplo, você pode querer ver como aqueles que têm o ensino como uma segunda carreira desempenho de suas rotinas dentro e fora uma sala de aula, assim você decidir assistir por alguns dias, certificando-se de obter a permissão necessária da escola, os alunos e professor, e tomar notas detalhadas ao longo do caminho.
  • observação participante: A observação participante é a imersão do pesquisador na comunidade ou situação em estudo. Essa forma de coleta de dados tende a ser mais lenta, e você precisa de participar plenamente na comunidade, a fim de saber se suas observações são válidas.
  • entrevistas: Entrevista qualitativa é basicamente o processo de coleta de dados por meio de perguntas para as pessoas. Este método pode ser muito flexível porque pode ser uma pessoa, mas também pode ser feita por telefone ou Internet, ou mesmo em pequenos grupos chamados "grupos de foco." Há também diferentes tipos de entrevistas. entrevistas estruturadas utilizando perguntas predefinidas, enquanto não estruturados são conversas mais livres, onde o entrevistador pode sondar e explorar as questões que possam surgir. As entrevistas são particularmente útil se você quiser saber como as pessoas se sentem ou como eles reagem a algo. Por exemplo, seria muito útil para se sentar com aqueles que escolhem o ensino como uma segunda carreira em uma entrevista estruturado ou não, a fim de obter informações sobre como representar e pensar em suas carreiras como professores.
  • pesquisas: Questionários escritos e inquéritos abertos sobre idéias, percepções e pensamentos são uma outra maneira você pode reunir informações para a sua pesquisa qualitativa. Por exemplo, em seu estudo dos professores que escolhem o ensino como uma segunda carreira que você pode querer decidir realizar uma pesquisa anônima de 100 professores na área, porque você está preocupado que pode ser menos sincero em entrevista ao contrário uma pesquisa onde a sua identidade permanece anônima.
  • análise de documentosEste método envolve a análise dos documentos escritos, visuais e de áudio que existem sem a participação ou instigação do investigador. Há muitos tipos diferentes de documentos entre os quais o "oficial" produzida por instituições e documentos pessoais, como cartas, autobiografias, diários e, no século 21, as contas de redes sociais e blogs on-line . Por exemplo, se o seu estudo é baseado em educação, instituições como escolas públicas produzir muitos tipos diferentes de documentos a partir do qual você pode encontrar relatórios, brochuras, manuais, sites, programas de estudo, etc. Talvez você pode ver se um professor tem um grupo blog ou online. Na análise de documentos que muitas vezes pode ser útil se for usado em conjunto com um outro método, tal como a entrevista.

2

Analisa os dados. Depois de coletar seus dados, você pode começar a analisar e determinar as respostas e teorias para a sua pergunta da pesquisa. Embora haja uma série de maneiras de analisar os dados, todos os modelos em análise de pesquisas quantitativas que lidam com a análise textual, escrita ou verbal.

  • codificação: Coding, você atribuir uma palavra, frase ou número para cada categoria. Na começa com lista predefinida de códigos Deriva seu conhecimento prévio do assunto. Por exemplo, "questões financeiras" ou "participação da comunidade" poderia ser dois códigos que podem ocorrer após a conclusão da revisão da literatura sobre professores cuja profissão segunda está ensinando. Em seguida, você verificar todos os dados de uma forma sistemática e "codificar" ideias, conceitos e problemas à medida que se enquadram nas categorias. Você também vai desenvolver um outro conjunto de códigos que surgem a partir de dados de leitura e análise. Por exemplo, enquanto você codificar as entrevistas você poderia ver que a palavra "divórcio" surge muitas vezes. Você pode adicionar um código para ele. A codificação irá ajudá-lo a organizar seus dados e identificar padrões e semelhanças.
  • estatística descritiva: Você pode analisar seus dados usando estatísticas. A estatística descritiva irá ajudá-lo a descrever, expor ou resumir os dados para destacar padrões. Por exemplo, se você tivesse 100 avaliações principais dos professores, você pode focar sua atenção no desempenho global desses alunos. A estatística descritiva permitem que você faça. No entanto, note que você não pode usá-lo para fazer descobertas e confirmar ou refutar hipóteses.
  • análise da narrativa: Análise Narrativa centra-se na fala e conteúdo, como gramática, uso da palavra, metáforas, temas de história, os significados de situações e contexto social, cultural e política da narrativa.
  • análise hermenêutica: A análise hermenêutica incide sobre o significado de um texto escrito ou oral. Basicamente, você tenta fazer o sentido do objeto de estudo e revelar alguma coerência subjacente.
  • Análise de conteúdo ou análise semiótica: A análise de conteúdo e semiótica lhe dá uma olhada nos textos ou série de textos e olhando temas e significados, observando as freqüências com que as palavras são repetidas. Em outras palavras, tentar identificar as estruturas e regularidades designadas no texto verbal ou escrita e, em seguida, fazer inferências com base em essas regularidades. Por exemplo, talvez você encontrar as mesmas palavras ou frases como "segunda chance" ou "fazer a diferença" provenientes de diferentes entrevistas com professores que escolhem o ensino como uma segunda carreira, e decidem explorar o que poderia significar que frequência.

3

Elabora um relatório com sua pesquisa. Na preparação de um relatório sobre a sua pesquisa qualitativa, considere o público a quem se dirige e também as diretrizes de formatação de revista de pesquisa para o qual você deseja apresentar a sua investigação. Você deve certificar-se de seu alvo para a questão de pesquisa que é convincente e explicar a sua metodologia de pesquisa e análise aos detalhes.

dicas

  • A pesquisa qualitativa é muitas vezes considerado o precursor da pesquisa qualitativa, que é uma abordagem mais lógica com base em dados e que emprega estatística, matemática ou computador. A pesquisa qualitativa é muitas vezes usado para gerar possíveis pistas e formular uma hipótese válida que pode ser testado com métodos quantitativos.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados