Encontrar forma uma série de números

2 métodos:

Encontrar moda em uma série de dadosEncontrar moda em casos especiais

Em estatística, moda uma série de números é a número que aparece na maioria das vezes nesta série. Uma série de dados não tem necessariamente de uma única forma. Se dois ou mais valores são "relacionado" sendo o mais comum, pode-se dizer que a série é bimodal ou multimodal, respectivamente. Em outras palavras, todos os valores comuns são as modas da série. Para se ter uma maior abrangência do processo de encontrar o modo (s) de uma série de dados, siga estes passos.

método 1Encontrar moda em uma série de dados

1

Escreva os números da série de dados. Normalmente, as formas são tomadas a partir da série de pontos de dados estatísticos ou listas de valores numéricos. Portanto, para encontrar uma forma, é necessária uma série de dados. É difícil fazer cálculos mentais para estimar tendências em toda a série de dados, a menos que sejam as pequenas assim, na maioria dos casos, é aconselhável para começar a escrever (ou digitar) o conjunto de dados. Se você trabalha com papel e caneta, é suficiente para escrever os valores da série em uma seqüência. Se você usar um computador, você pode preferir usar uma folha de cálculo para agilizar o processo.

  • O processo de encontrar forma de uma série de dados é mais fácil de entender se você praticar com um exemplo. Nesta seção, usaremos como exemplo o seguinte conjunto de valores. Nas próximas etapas vamos encontrar moda nesta série.

2

Ordenar os números do menor ao maior. Muitas vezes, é uma boa idéia para colocar os valores da série de dados em ordem crescente. Embora isso não seja estritamente necessário, facilita o processo de encontrar forma que agrupa os valores idênticos. Para grande série, pode ser praticamente uma necessidade para classificá-los em longas listas de valores que mantenha as contagens mentais quantas vezes cada número aparece na lista é muito difícil e pode levar a erros.

  • Se você trabalha com papel e lápis, reescrevendo você pode poupar tempo no longo prazo. Analisa a série de números que começam com o número mais baixo e quando você encontrar atravessá-la fora no primeiro conjunto de dados e reescreve-lo em sua nova série de dados. Repetir este processo para o segundo número mais baixo para o mais baixo terceiro, e assim por diante, tornando-se de escrever cada número de quantas vezes se encontra presente na série de dados original.
  • Com um computador suas opções são mais extensas. Por exemplo, a maioria das planilhas tem a opção de reordenar as listas de valores do menor para o maior, com apenas alguns cliques.
  • No nosso exemplo, depois de reordenamento, a nossa nova lista de valores deve ser parecida.

3

Contar o número de vezes que cada número é repetido. A próxima coisa a fazer é contar o número de vezes que cada número aparece na série. Procure o valor que ocorre com maior frequência na série de dados. Para a série de relativamente pequeno com pontos dispostos em ordem crescente de dados, muitas vezes é simplesmente uma questão de encontrar o "grupo" maior dos valores idênticos e contar o número de ocorrências.

  • Se você trabalha com papel e caneta para manter o controle de suas contas, tentar escrever o número de vezes que cada valor aparece acima de cada grupo de números idênticos. Se você usar uma planilha em um computador, você pode fazer o mesmo por escrito os totais em células adjacentes ou, alternativamente, usando uma das opções de programa para contar pontos de dados.
  • No nosso exemplo, o número 11 aparece uma vez, o número 15 aparece uma vez, o número 17 é exibida duas vezes, o número 18 aparece uma vez, o número 19 aparece uma vez, e o número 21 aparece três vezes. O número 21 é o valor mais comum neste conjunto de dados.



4

Identifica o valor (ou valores) que aparecem com mais frequência. Depois de saber quantas vezes cada valor no conjunto de dados aparece, encontrar o valor que aparece como muitas vezes. Esta será a forma de sua série de dados. Note-se que não pode haver mais do que uma moda de uma série de dados. Se houver dois valores a serem ligadas por valores comuns da série, pode-se dizer que a série de dados é bimodal, enquanto que, se três valores estão ligados, a série é trimodal, e assim por diante.

  • No nosso exemplo, porque o número 21 Parece mais vezes do que qualquer outro valor, este valor é moda.
  • Se um valor diferente de 21, também apareceram três vezes (por exemplo, se houvesse mais 17 na série de dados) ambos os números Eles teriam moda.

5

Não confunda forma de uma série de dados com a média ou mediana. Há três conceitos estatísticos que são frequentemente analisados ​​em conjunto: média, mediana e moda. É fácil confundir esses conceitos, porque eles têm nomes semelhantes e um único conjunto de dados, um único valor pode ser o valor das três. No entanto, se a forma de uma série de dados é ou não é também a mediana ou média, é importante compreender que estes três conceitos são totalmente independentes. Testa o seguinte:

  • o média uma série de dados é a média. Para encontrar a média, adicionar todos os valores da série de dados e este resultado é dividido pelo número de valores da série. Para o nosso exemplo, a média seria: 11 + 15 + 17 + 17 18 + + 19 + 21 + 21 + 21 = 160/9 = 17,78. Note-se que temos dividido a soma dos valores a partir de 9 porque existe um total de 9 valores da série de dados.

  • A mediana de um conjunto de dados é a "número médio" separando os valores mais baixos e mais altos de uma série em duas metades iguais. No nosso exemplo, o número 18 É a mediana, uma vez que está no meio (existem exactamente quatro números mais baixos superiores a este e figuras). Note-se que, se houver um número par de valores no conjunto de dados, então não há forma única. Nestes casos, a mediana é geralmente feita a partir da média dos dois números médios.
  • método 2Encontrar moda em casos especiais

    1

    Não há nenhuma forma para a série de dados em que todos os valores são o mesmo número de vezes. Se todos os valores de uma dada série aparecer o mesmo número de vezes, a série de dados não são moda uma vez que nenhum número é mais comum do que a outra. Por exemplo, os dados da série em que todos os valores ocorrem apenas uma vez, não são moda. O mesmo é verdadeiro para a série de dados na qual cada valor é exibida duas vezes, três vezes, etc.

    • Se alterar os dados de nosso exemplo para que cada valor aparece apenas uma vez, a série de dados agora não seria moda. O mesmo acontece se mudarmos a série de dados de modo que cada valor aparece duas vezes.

    2

    Formas para a série de dados não numéricos podem ser encontrados na mesma forma que para a série de dados numéricos. Normalmente, a maioria das séries de dados são quantitativo(Lidar com dados como números). No entanto, algumas séries contêm dados que não são expressos sob a forma de números. Nestes casos, pode-se dizer que o "moda" é o único valor que aparece mais vezes na série de dados (como o é para a série de dados numéricos). Nestes casos, é perfeitamente possível encontrar uma forma, enquanto é quase impossível encontrar um meio ou um mediano significativa.

    • Por exemplo, digamos que um estudo biológico tem como objetivo determinar a espécie de cada árvore em uma pequena área local. A série de dados para os tipos de árvores no parque é {cedro, amieiro, cedro, pinho, cedro, cedro, amieiro, amieiro, pinho, cedro}. Este tipo de série é chamada série de dados nominal porque os pontos de dados são distinguidos apenas por seus nomes. Neste caso, o modo é cedro porque parece mais frequentemente (cinco vezes contra três para "alder" e dois para "pine").
    • Note-se que, para o exemplo acima, é impossível calcular uma média ou mediana, porque os pontos de dados não têm qualquer valor numérico.

    3

    Para distribuições unimodal simétricas, moda, média e mediana de jogo. Como observado acima, é possível que a moda, mediana e a sobreposição em certos casos significam. Em casos especiais, em que a função densidade da série de dados constitui uma curva perfeitamente simétrica com um único modo (por exemplo, a distribuição normal ou curva do sino), Moda, média e mediana terão todas o mesmo valor. Porque uma função de distribuição traça a ocorrência relativa de pontos de dados, moda ser naturalmente no centro exato de uma distribuição simétrica curva já que este é o ponto mais alto no gráfico e corresponde ao valor mais comum. Porque a sequência de dados é simétrica, este ponto no gráfico correspondem à média (o valor médio do conjunto de dados) e a média (média do conjunto de dados).

    • Por exemplo, vamos considerar o seguinte conjunto de dados :. Se fôssemos traçar a distribuição desta série, gostaríamos de obter uma curva simétrica que atinge uma altura de 3 em x = 3 e se reduz a uma altura de 1 x = 1 e x = 5. Como o número 3 é o valor mais comum, este valor é moda. Uma vez que o conjunto de dados de três central tem quatro valores de cada lado, este valor É também a mediana. Finalmente, a média da série de dados é: 1 + 2 + 2 + 3 + 3 + 3 + 4 + 4 + 5 = 27/9 = 3, o que significa que da média é também três.
    • A exceção a esta regra é para a série de dados simétrica com mais do que uma moda passageira. Neste caso, porque só pode haver uma mediana e uma média para a série de dados, ambas as modas não atender a estas outros pontos.

    dicas

    • Você pode encontrar mais do que uma moda passageira.
    • Não há nenhuma forma se todos os números aparecer apenas uma vez.

    Coisas que você precisa

    • Papel, lápis e borracha

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados