Como calcular a correção do fator de potência

Você está prestes a começar a calcular a correção do fator de potência. Isto permite-lhe calcular a potência aparente, potência ativa e potência reativa do seu ângulo de fase. Considere a equação de um triângulo rectángulo- para calcular o ângulo de teoremas precisa saber co-seno, seno e tangente. Você também precisa saber o teorema de Pitágoras (c² = √ (a² + b ²)) para calcular as magnitudes dos lados do triângulo. Você também precisa saber quais as unidades se expressa cada tipo de poder. A potência aparente é medida em volt-amperes (VA). A potência ativa é medida em watts (W) e potência reativa é medida em unidades chamadas volt-amperes reativa (VAR). Várias equações para calcular estes e tudo será explicado neste artigo. Agora você tem a base necessária para calcular o que você está tentando calcular.

passos

1

Calcular a impedância (impedância suponha que é no mesmo local onde está a potência aparente na imagem acima). Assim, para encontrar a impedância é necessário usar o Teorema de Pitágoras c² = √ (a² + b ²).

2

Portanto, a impedância total (representado como "Z") é igual à potência activa quadrado mais quadrado da potência reactiva, e, em seguida, tem de calcular a raiz quadrada do resultado.

  • (Z = √ (60² + 60²)). Assim, se você inserir isso na sua calculadora científica, irá mostrar uma pontuação de 84,85 Ω (Z = 84,85 Ω).

3



Encontre o seu ângulo de fase. Você tem a hipotenusa, que é a sua impedância. Você também terá o seu lado adjacente, que é a sua potência ativa e ter o seu lado oposto, que é a sua potência reativa. Então, para encontrar o ângulo que você pode usar qualquer um dos teoremas acima mencionados. Por exemplo, vamos usar a lei da tangentes, o que indica que você tem que calcular o lado oposto dividido pelo lado adjacente (reativo / ativo).

  • Você deve ser semelhante a esta equação: (60/60 = 1).

4

Encontrar a tangente inversa e obter o seu ângulo de fase. O inverso da tangente é um botão na sua calculadora. Agora calcular a tangente inversa da equação na etapa anterior e isso vai dar o seu ângulo de fase. Sua equação deve ficar assim: tan ~ ¹ = ângulo de fase (1). Portanto, sua resposta deve ser de 45 graus.

5

Calcule o total de corrente (amperes). O seu actual é expressa em unidades de amperes, que também estão representadas com um "A". A fórmula utilizada para calcular a corrente de tensão entre a impedância é, que deve ser numericamente como se segue: 120 V / 84,85 Ω. Agora você deve ter uma resposta de cerca de 1.141 A (120 V / 84.84 Ω = 1.141 A).

6

Agora você deve calcular a sua potência aparente, que é representado como "S". Para calcular a potência aparente não precisa usar o teorema de Pitágoras, uma vez que você teve sua hipotenusa em conta para calcular a impedância. Recordando que a potência aparente é expressa em unidades de volt-amperes, pode-se calcular a potência aparente utilizando a fórmula: tensão quadrado dividido pela sua impedância total. Sua equação deve ser semelhante a este: 120 V² / 84,85 Ω. Agora você deve obter um resultado de 169,71 VA. (120² / 84,85 = 169,71)

7

Agora você deve calcular a sua potência ativa, que é representado como "P". Para calcular a potência ativa, você deve ter encontrado o atual, como você fez na etapa número quatro. A energia activa, que é expresso em unidades de watts, é calculada multiplicando o seu actual quadrado (1,414²) pela resistência do seu circuito (60 Ω). Você deve obter um resultado de 78,11 watts. Sua equação deve ficar assim: 1,141² x 60 = 78,11.

8

Ele calcula o fator de potência! Para calcular o fator de potência que você precisa as seguintes informações: watts e volt-amperes. E você descobriu essa informação nas etapas anteriores. Seu poder é igual a 78,11 watts e volt-amperes são iguais ao seu 169,71 VA. A fórmula para o fator de potência, que também pode ser representado como f.d.p. é watts divididos por volt-amperes. Ele deve ficar semelhante a esta equação: 78,11 / 169,71 = 0,460.

  • Você também pode expressá-la como uma porcentagem, portanto, você deve multiplicar 0460 por 100, e você vai ter um fator de potência de 46%.

avisos

  • Este foi apenas um exemplo básico de como calcular um ângulo de fase e fator de potência. Há muito mais complicado circuitos, incluindo energia capacitiva, resistores e reatores maiores.
  • Durante o cálculo da impedância, você deve usar o inverso da tangente e não a função tangente regular sobre a sua calculadora. Se você cometer este erro, você tem um ângulo de fase errado.

Coisas que você precisa

  • Calculadora científica
  • Um lápis
  • Borracha
  • Folha de papel

Artigos Relacionados