Fazendo um questionário

3 partes:Criar perguntasAdministrando o questionárioRever o questionário

Normalmente, quando uma empresa, um grupo sem fins lucrativos ou necessidade política para saber como se sentem os seus accionistas ou os eleitores, criar e administrar um questionário. Se os resultados destes questionários são sólidos, eles podem causar a renovação de uma marca, tomada de decisões e mudanças nas políticas da empresa. Faça um questionário pode parecer muito direta, mas a menos que você projetar de forma adequada, os resultados podem ser tendenciosa e não confiável.

parte 1
Criar perguntas
1
Decida que tipo de informação que pretende recolher para gerir o seu questionário. Pense sobre o que informação que você precisa e como você vai usar. Isso ajudará você a criar perguntas úteis e saber de que forma a colocá-los. Idealmente, o questionário deve ser curto, então você deve decidir o que os objetivos são essenciais e que poderia revelar desnecessário.
  • 2
    Pense em perguntas que ajudarão você a obter as informações que você precisa. Comece com uma vasta gama de questões e, em seguida, reduz o número até que, de uma maneira ou de outra, cada um deles se relaciona com seus objetivos. Usa perguntas simples e respostas e usa o mínimo de palavras possíveis. É uma boa idéia usar perguntas abertas ou fechadas, ou uma mistura de ambos.
  • 3
    Utilize perguntas fechadas para obter respostas específicas. As perguntas fechadas têm um intervalo específico de opções para os respondentes. Estas perguntas podem exigir respostas como sim, não, verdadeiro, falso, ou pode pedir ao entrevistado se você concorda ou não com uma frase. As perguntas fechadas podem ser confundidas com perguntas abiertas- no entanto, estes têm apenas algumas opções para os respondentes. As perguntas fechadas podem parecer com isto:
  • "você ter comprado aqui antes?"
  • "Se sua resposta for sim, quantas vezes você comprar aqui?" (Por exemplo, esta questão poderia incluir respostas explícitas para os respondentes, tais como "uma vez por semana" ou "uma vez ao mês".)
  • "Quão satisfeito com a sua experiência sentida hoje?" (Do mesmo modo, esta questão pode ter limitado tais respostas como "muito satisfeito" ou "nada satisfeito".)
  • "Você recomendaria este loja para um amigo?"
  • 4
    Use perguntas abertas para solicitar opiniões. Perguntas abertas em busca de respostas que não se pode antecipar e não têm um intervalo específico de respostas que você pode escolher. As perguntas abertas são uma oportunidade para os entrevistados para relatar suas experiências e expectativas específicas. As perguntas abertas pode ter esta aparência:
  • "Como você vai usar o que você comprou?"
  • "Que outras lojas costumam fazer as suas compras?"
  • "Como você ficou sabendo sobre esta loja?"
  • perguntas abertas são bons para esclarecer uma resposta anterior, por exemplo, "Por que você se sente assim?"
  • 5
    Faça as suas perguntas para que você evitar confusão e preconceito. Em particular, evitar levando perguntas. Tais questões indicam que o pesquisador buscar uma resposta específica e limitar respostas dos entrevistados. Para evitar respostas sugerem que os entrevistados seguir um caminho marcado, adapta-se as possíveis respostas ou alterar a redacção da sua pergunta.
  • Considere a mesma pergunta de diferentes maneiras, o que reduzirá a tendência dos entrevistados e dar-lhe uma melhor chance de descobrir a verdadeira opinião da pessoa sobre um tópico específico.
  • Você deve escrever suas perguntas de forma clara. Se os seus entrevistados estão confusos, eles vão viés de suas informações. Por esta razão, as perguntas devem ser o mais claro possível. Evitar o uso de duplas negativas, cláusulas desnecessárias ou relações pouco claras entre sujeito e objeto.


  • parte 2
    Administrando o questionário
    1
    Pense em como você vai gerir o seu questionário. Há muitas opções disponíveis para você. Você pode usar um serviço online para criar seu questionário. Você também pode enviar links para o seu questionário por e-mail ou lançar uma campanha através de telefone ou e-mail. Outra opção seria a de lançar uma campanha com pessoas que você pode contratar profissionais ou voluntários para conduzir os inquéritos.
  • 2
    Projetar seu questionário de acordo com o método de administração. Cada método tem vantagens, desvantagens e limites para o que você pode fazer com eles. Pergunte a si mesmo qual é o melhor método de administração o tema principal do seu questionário se encaixa bem como a informação que você espera de recolher. Por exemplo:
  • Surveys administradas por computador, telefone e e-mail pode chegar a uma ampla gama de pessoas, enquanto inquéritos administrados em pessoa exigem tempo e participantes de limite (o que poderia ser útil).
  • Em pesquisas administradas por computador, telefone e e-mail, as fotografias podem ser usados ​​durante as entrevistas por telefone, não.
  • Respondentes pode ser demasiado tímido para responder a certas perguntas pessoalmente ou por telefone. Decida se você quer para esclarecer suas dúvidas se o respondente não entender alguma coisa. Isto pode ser feito apenas no caso de entrevistas ao vivo.
  • Uma pesquisa realizada pelo computador exigem o entrevistado tem acesso a um computador. Se o seu questionário sobre assuntos privados, uma pesquisa pelo computador seria sua melhor opção.
  • 3
    Considere o fim de suas perguntas. A forma do seu questionário tão importante quanto seu conteúdo. Seu objetivo deve ser para ordenar as perguntas para ser acontecer de uma maneira lógica ou que as mudanças de uma seção para o outro estão claramente marcados. Outro tipo de perguntas pode afetar a forma como o inquirido preenche o questionário.
  • É uma boa ideia para ordenar as perguntas de modo que se uma pessoa responde sim ou não a uma pergunta, é possível evitar todas as questões que não se aplicam a ele. Isso permitirá que o questionário conciso e levam menos tempo para ser concluído.
  • As perguntas "clasificatorias" Eles são aqueles que descartar algumas reacções e impedi-los de completar outras questões. Coloque estas perguntas no início do seu questionário.
  • Se a demografia são importantes, fazer perguntas sobre isso desde o início.
  • Salve perguntas pessoais ou complicadas para o final do questionário. Assim, os entrevistados não vai se sentir tão emocionado com estas questões e são mais propensos a ser aberto e honesto.


  • 4
    Decida se você oferecer-lhes incentivos para completar seu questionário. Muitas vezes, é mais fácil atrair os entrevistados se você oferecer algo em troca de seu tempo. Os questionários on-line, por correio ou por telefone pode oferecer um cupão após a conclusão do inquérito. Os questionários em pessoa pode oferecer bens em troca de sua participação. Além disso, os questionários são uma boa maneira de chamar a atenção para as listas de distribuição ou oferece associações, que de outra forma não poderiam receber a atenção dos respondentes.
  • 5
    Teste o seu questionário antes de outros. Você pode fazer isso com os amigos, funcionários e membros da família. Da mesma forma, você pode pedir-lhes para experimentar enquanto ainda em desenvolvimento ou quando você tem o primeiro rascunho de seu questionário.
  • Pede a opinião de pessoas que testaram o seu questionário. Eles poderiam alertar se há seções confusas ou desnecessárias. As impressões dos usuários em relação ao questionário são tão importantes quanto o próprio questionário.
  • Depois de realizar o teste, analisar os dados para certificar-se de ter reunido as informações necessárias. Se você não tiver obtido a informação que você quer, então se adapta ao questionário. Você pode precisar reescrever ou alterar a ordem de algumas questões, adicione introduções ou perguntas ou mesmo eliminar alguns deles, de modo que o seu questionário lhe permitirá alcançar seus objetivos.
  • parte 3
    Rever o questionário

    1
    Verifique seus dados para entender o que a sua pergunta realmente questionário. Lembre-se que um questionário é muitas vezes parte de uma campanha maior. Você pode editar e reutilizar seus questionários várias vezes de acordo com o seu público, fazer perguntas diferentes ou melhor atender às suas metas. Depois de verificar os resultados, você pode perceber que, mesmo que suas perguntas eram sem sentido, eles não são bons o suficiente para permitir que você alcance seus objetivos.
    • Por exemplo, uma pergunta como "Quantas vezes fazer as suas compras aqui?" limitar o seu público que faz compras em uma loja tradicional. Se você quer saber quantas pessoas compram um produto específico, você deve expandir sua pergunta para incluir compras pela Internet.
    • É possível que o seu método de implantação para limitar a informação que você recebe. Por exemplo, os inquéritos administrados pela Internet pode alcançar, principalmente as pessoas com maior do que o conhecimento normal do computador.
  • 2
    Verifique suas perguntas novamente. Algumas de suas perguntas podem ser apropriados durante o período experimental, mas não poderia funcionar tão bem no campo. Suas perguntas devem fazer sentido para as pessoas a quem se dirigem. Pergunte a si mesmo se seus entrevistados realmente entender o que eles são convidados ou se o questionário é tão padrão que impede os inquiridos a responder honestamente.
  • Por exemplo, uma pergunta como "Por que fazer as suas compras aqui?" pode ser demasiado geral e confundir os entrevistados. Se você quer saber se a loja de decoração tem um impacto sobre hábitos de compra, você poderia perguntar aos entrevistados para descrever como eles se sentem sobre a decoração das lojas, marcas, etc.
  • 3
    Verifique suas perguntas abertas. Verifique se suas perguntas abertas têm o efeito desejado. Talvez estes são demasiado aberto, caso em que os entrevistados vai passear. Talvez eles não são suficientemente aberto, caso em que a informação que você recebe não será tão valioso. Pergunte-se qual é a função das questões abertas em seu questionário e adaptá-las conforme necessário.
  • Como mencionado acima, tais como questões gerais "Como é a sensação de fazer as suas compras aqui?" não poderia dar uma orientação suficiente de seus respondentes. Em vez disso, você pode perguntar algo como "Você recomendaria este loja para um amigo? Por que ou por que não?"
  • 4
    Decidir como responder à falta de informações. Nem todos os entrevistados vai responder a todas suas perguntas, o que poderia ser um problema para você. Se assim for, considere o que perguntas foram ignoradas ou respondeu de forma incompleta. É possível que a causa disso é a ordem das perguntas, o texto ou o tema principal destes. Se a informação que falta é importante, considere reformular a questão para torná-lo mais ou menos específica.
  • 5
    Verifique que tipo de feedback que você recebeu. Verificar se houve evolução pouco habitual em seus dados e decidir se isso reflete a realidade ou é devido a uma falha no seu questionário. Por exemplo, suas perguntas fechadas limitar o tipo de informação que os entrevistados podem dar-lhe. É possível que suas perguntas são tão limitados que fazem as opiniões fortes têm o mesmo peso que as opiniões fracos ou que não fornecem uma gama de respostas razoáveis.
  • Por exemplo, se você perguntar aos entrevistados para avaliar a sua experiência, você deve dar-lhes a opção de responder "nada satisfeito"Bem como "muito satisfeito" e muitas opções entre esses dois níveis.
  • dicas

    • Você pode adicionar a resposta "Não sei" para aquelas questões sobre as quais os respondentes não têm uma opinião honesta. Isso pode ajudar a evitar respostas imprecisas.
    • Seja estratégico ao selecionar seus entrevistados. Não importa quão bem concebido seu questionário, os resultados serão menos útil se a sua amostra é tendenciosa, de uma forma ou de outra. Por exemplo, através do levantamento de pessoas usam Internet no seu computador você poderia começar drasticamente diferente daqueles que iria começar a executar a mesma pesquisa por telefone, como sua amostra pode estar mais familiarizado com computadores resultados.
    • Se possível, oferecer algo em troca de completar o seu questionário ou deixá-los saber como os entrevistados usará suas respostas. Esses incentivos podem motivar os respondentes.
    Artigos Relacionados