Como saber se você tem sinestesia

2 partes:

Conteúdo

Reconhecer os sinais de sinestesiaObter um diagnóstico profissional

A sinestesia é uma estranha mistura dos sentidos (visão, audição ou gosto), em que a estimulação de um tipo de sentido desencadeia um efeito previsível e reprodutível contrário. Por exemplo, alguém com sinestesia pode ouvir cores, sentir os sons e formulários de exemplo. A maioria das pessoas que têm sinestesia nascem com a doença, por isso não percebem a diferença. No entanto, uma vez que dizer às pessoas como eles experimentam o mundo, eles podem acreditar que têm alucinações ou são loucos. Receber um diagnóstico de cinestesia é muitas vezes um alívio nestes casos.

parte 1
Reconhecer os sinais de sinestesia
1
Note-se que a sinestesia é relativamente rara, mas que é provavelmente subdiagnosticada. A sinestesia é considerada uma condição neurológica rara que afeta os sentidos, mas é provável que muitas pessoas que não receberam um diagnóstico ou acreditam que os outros percebem o mundo como eles. As estimativas variam muito para as pessoas que se acredita ter sinestesia: 1 100 000 200 para 1 em (0,5% da população). Então, se você acha que tem sinestesia, é pouco provável que seja uma condição incomum.
  • 2
    Por favor, note que nem todas as pessoas com experiência sinestesia fisicamente. Se você realmente ver as cores no ar, cheiro, ouvir ou sentir coisas, você tem uma sinestesia projetada. Esta forma de a sinestesia é mais raro do que a sinestesia é associado e que as pessoas inicialmente acreditam que é a sinestesia. sinestesia associado é quando a reacção está no olho da sua mente. Por exemplo, se você tem sinestesia de letras com cores, um projetor seria realmente vê-los em cores, mas um idólatra simplesmente pensar que a letra "j" Parece verde (ou outra cor). Ambos os tipos são sinestesia legítima, mas muitas pessoas não sabem a diferença.
  • Algumas pessoas que têm sinestesia (chamados sinestésicos) ouvir, cheirar, provar ou sentir dor nas cores. Os outros podem perceber formas gosto ou letras e palavras escritas em cores diferentes. Por exemplo, você pode ver um "F" em vermelho e "P" no amarelo para ler.
  • Alguns sinestésicos ver conceitos abstratos (tais como formas abstratas, unidades de tempo ou equações matemáticas) que flutuam no espaço fora de seus corpos. Isso é chamado de "sinestesia conceitual".
  • Faça um teste com base na pesquisa, se você acha que tem sinestesia: https://synesthete.org/.
  • 3
    Identifica fatores de risco para a sinestesia. Segundo a pesquisa feita nos Estados Unidos, existem alguns fatores sinestesia fortemente associados. Por exemplo, existem aproximadamente 3 mulheres com cinestesia por cada homem com a mesma condição, nos Estados Unidos. Os indivíduos que têm sinestesia também são muito mais propensos a ser canhoto e tem 40% de chance de ter um parente com a mesma condição. Portanto, aparentemente, a sinestesia tem uma ligação hereditária. Especialmente no cromossomo X que é passada de mãe para filho.
  • No Reino Unido, foi relatado que existem 8 mulheres com cinestesia por cada homem com a mesma condição. No entanto, os pesquisadores não tem certeza da causa.
  • Normalmente, os sinestésicos têm normal ou inteligência abaixo da média, portanto, não há nenhuma ligação a qualquer forma de retardo mental ou autismo.


  • 4
    Não confunda sinestesia com alucinações. Muitas vezes, quando as pessoas falam sobre sua sinestesia, outros assumem que têm alucinações ou ter problemas com drogas, mas isso raramente é o caso. O que distingue os verdadeiros experiências sinestésicas alucinações é que estes são repetitivo, previsível, não é grande e aleatória. Por exemplo, se você se sentir um gosto de morangos quando você ouve uma determinada canção, em seguida, um sentimento sempre deve provocar um outro de uma forma previsível para uma experiência sinestésica é considerado. Além disso, alucinações são geralmente fantástica e experiente na cabeça (no olho da mente), mas as cores sinestésicas e padrões literalmente ver com seus olhos físicos e ainda ser capaz de ver o palco e as pessoas ao redor.
  • No sinestésicos vezes eles perturbar e ridicularizando (normalmente desde a infância) para descrever experiências sensoriais que os outros não pode experimentar.
  • Alguns cantores e compositores famosos têm sinestesia, como Mary J. Bilge e Pharrell Williams.
  • 5
    Note-se que duas pessoas com sinestesia não terá a mesma experiência. A sinestesia é como ter uma conexão cruz sobre os nervos e sinapses cerebrais relacionadas com os cinco sentidos. Mas não há duas sinestésicos com o mesmo esquema de ligação. Por exemplo, o tipo mais comum de sinestesia parece ser colorido audiência (sons, música ou vozes ouvidas e fazer os olhos vêem cores). No entanto, pode-se ver o vermelho quando ouve a palavra "cão", enquanto outro pode ver a cor de laranja. percepções sinestésicas são específicos para cada pessoa.
  • Os pesquisadores acreditam que a causa da sinestesia é cross-conexão incomum neural no cérebro ou mais ligações do que as pessoas sem a condição.
  • Alguns cientistas acreditam que todos nascem com sinestesia, mas a conexão for perdida no cérebro ao longo do tempo. No entanto, sinestésicos reter as ligações incomuns ao longo da vida.


  • parte 2
    Obter um diagnóstico profissional
    1
    Visita a um neurologista. Porque sentimentos de sinestesia pode assemelhar-se certas condições médicas e lesões na cabeça, é uma boa idéia para visitar um especialista (neurologista) para descartar qualquer coisa séria. Um neurologista irá verificar o funcionamento do seu cérebro, seus reflexos e seus sentidos para saber se você tem algum problema ou defeito físico. Note-se que as pessoas com sinestesia geralmente gastam todos os exames neurológicos convencionais e são considerados normais nesse sentido. Se você tem um defeito neurológico que faz com que você tenha sensações visuais, então é muito provável que você também sinestesia.
    • O traumatismo craniano, a síndrome pós-concussão, tumores cerebrais, infecções cerebrais, dores de cabeça da enxaqueca, crises com aura, epilepsia, acidente vascular cerebral, reações tóxicas, "regressão" do LSD e experimentação com alucinógenos (peyote ou cogumelos) podem produzir um fenômeno sensorial semelhante à sinestesia.
    • Normalmente, a sinestesia está presente ao nascimento, então desenvolvê-lo como um adulto é muito raras. Se de repente aparece na idade adulta, consulte um médico imediatamente para uma avaliação, uma vez que pode estar relacionado a um problema do cérebro ou no sistema nervoso.


  • 2
    Visita a um oftalmologista. Algumas das sensações visuais de sinestesia pode também se assemelham a certas doenças e condições do olho, por isso é uma boa idéia para ver um oftalmologista para examinar seus olhos. O trauma ocular, glaucoma (pressão intra-ocular), cataratas, descolamento da retina ou edema vítreo, córnea, degeneração macular e atrofia do nervo óptico são as condições que podem produzir o fenómeno visual e distorção cor.
  • A grande maioria das pessoas que não sofrem de qualquer condição física sinestesia dos olhos.
  • Provavelmente um oftalmologista (especialista em doenças dos olhos) é uma escolha melhor do que um optometrista, que se concentra principalmente em determinar a nitidez da visão e prescrever óculos ou lentes de contato.
  • 3
    Visita a um especialista que esteja familiarizado com sinestesia. Se os problemas neurológicos e oculares são descartados e são saudáveis, em seguida, à procura de um especialista que está muito familiarizado com sinestesia. O especialista pode ser um neurologista, um médico, um psiquiatra, um psicólogo, um fonoaudiólogo, terapeuta ou quiroprático não importa ocupacional. O que importa é a experiência do especialista sinestésicos reconhecer e dar conselhos, orientação ou apoio.
  • A sinestesia especialista pode fazer uma variedade de testes (tais como baterias sinestesia) ou realizar experiências visuais e auditivas para determinar se é isso que você tem. Estes ensaios e experiências são indolores e pode ser feito em poucas horas.
  • Hipnotismo pode reduzir as sensações e o fenômeno da sinestesia, embora muitas sinestésicos aparentemente valorizar a condição e não quero mudar isso, basta entender melhor.
  • Eles também devem ser excluídos condições psiquiátricas (tais como esquizofrenia e transtorno delirante), especialmente se experiências semelhantes sinestesia começar na idade adulta.
  • dicas

    • Junte-se a grupos sinestesia orientada para que você possa entender melhor sobre linhas.
    • Você aceita que a sinestesia é incomum e não é um doença ou uma deficiência. Você não se sente ou pensa que é estranho.
    • Pergunte a seus parentes sobre suas percepções de sensações. É provável que têm experiências semelhantes à sua e pode oferecer o seu apoio.

    avisos

    • Se de repente você vê cores e formas incomuns, você pode estar alucinando ou experimentando um ataque, uma enxaqueca ou acidente vascular cerebral. Não assuma que é a sinestesia. Consulte um médico se essas experiências são novas e são acompanhados por algum desconforto.
    Artigos Relacionados