Como desenhar gráficos em matlab
Este artigo se destina a dar novos usuários uma introdução básica à MATLAB a representação gráfica dos dados. Ela não foi feita para cobrir todos os detalhes de desenhar gráficos em MATLAB, mas cobrir o suficiente para você começar. Esta introdução pressupõe que você não tem experiência de programação anterior, de modo que todas as construções de programação comuns que são utilizados serão explicados.
Conteúdo
passos
1
Sabe algumas coisas sobre MATLAB.
- operador de ponto e vírgula: Se um comando segue um `-` não será exibido o seu resultado. Isto pode não ser importante em um curto atribuição como y = 1, mas se torna um problema ao criar uma grande matriz. Além disso, sempre que você deseja exibir a saída como um gráfico, você deve omitir o ponto e vírgula.
- O comando Limpar: Existem alguns comandos úteis para gerenciar a janela. Se você escrever "clear" na janela de comando após o símbolo gt; gt; todas as variáveis atuais serão limpos, o que pode ajudar se você ver um resultado incomum. Você também pode escrever "clear", seguido do nome de uma variável para apagar dados que variável específica.
- Variável `tipos`: A única variável que está em MATLAB é a matriz. Isto significa que as variáveis são armazenadas como listas de números, a lista mais básico que tem um único elemento. No caso de MATLAB, não é necessário especificar o tamanho da matriz para criar a variável. Para atribuir um único número a uma variável, basta digitar z = 1. Se depois quiser adicionar outro número para z, simplesmente escreve z = 3. Em seguida, você pode consultar o número armazenado em qualquer posição writing z, onde "i" é a posição "Artis" sobre a mesa. Então, se você deseja obter o valor de z 3 exemplo, simplesmente você deve escrever z.
- Loops: Loops ou loops são usados quando você quer uma ação repetida várias vezes. Existem dois tipos comuns de loops em MATLAB, o loop for (para) e o loop while (enquanto). Ambos podem ser trocadas, mas é mais fácil para criar um loop infinito um infinito enquanto loop. Você pode saber que um loop infinito é pelo fato de que o computador irá mostrar nenhuma saída exceto o que está no circuito.
- laço: MATLAB para loops assumir a forma: "para i = 1: n / fazer algo / fim" (A barra indica uma quebra de linha). Este ciclo "fazer alguma coisa" n vezes. Então você iria imprimir "Olá" a cada vez que você vá através do laço, e n tinha 5 anos, então ele irá imprimir "Olá" cinco vezes.
- while: O loop while em MATLAB assumir a forma: "enquanto afirmação verdadeira / fazer algo / fim". Este ciclo "fazer alguma coisa", enquanto a afirmação é verdadeira. Geralmente, a porção de "fazer alguma coisa" é um lugar que acabará por se tornar a afirmação falsa. Para criar um loop while como o loop acima, escreve "enquanto ilt; = n / fazer algo / fim".
- loops aninhados: Um loop aninhado é um loop dentro de outro. Sua forma é "para i = 1: 5 / para j = 1: 5 / fazer algo / desligar / fim". Assim, "fazer alguma coisa" 5 vezes para j, então eu vai aumentar, vai algo 5 vezes para j, i vai aumentar, e assim por diante.
- Para mais informações sobre qualquer parte deste tutorial, ou MATLAB, em geral, visite o documentação MATLAB
2
MATLAB é aberta. A janela é semelhante a:
3
Criar uma nova função de arquivo. Não há necessidade de concluir esta etapa se você só vai representada graficamente como uma função básica y = sin (x). Se este for o caso, vá para passo 4. Para criar uma função, basta selecionar New (novo) no menu Arquivo (File), em seguida, selecione Function (função) no menu suspenso. Você verá uma janela como na imagem. É a janela onde você escrever suas funções.
4
Função Define o arquivo. Remove a parte eo sinal "=". Eles só são necessárias se você deseja obter um valor de saída, o que não é necessário para gráficos. mudança parte "sem título" (Sem título) com o nome que você deseja colocar a função. Digite um nome de variável em vez de "entrada args." A partir de agora ele será usado "n" como o argumento de entrada no exemplo. Esta variável é usada para dizer ao programa como são necessários muitos pontos de dados. O código deve ter esta aparência: Você pode apagar as partes após os sinais% ou deixá-los como quiser, porque tudo para ir atrás de um `%` é considerado um comentário, eo computador irá ignorá-lo quando a função é executada.
5
Prepara-se os dados. Este passo pode ser feito de várias maneiras, dependendo do tipo de dados que deseja representar graficamente. Se você quiser chamar uma função simples como y = sin (x), utilizando o método simples. Se você tem um conjunto de dados plotados contra um valor incremental de x, como (1, y 1), (2, y2) ... (n, n), mas quiser usar um número variável de pontos, em seguida, usar o método de vector . Se você deseja gerar uma lista de pontos com 3 variáveis em vez de dois, então será método de matriz útil.
- método simples: Decide o intervalo de x que deseja usar para as variáveis independentes, e como você deseja separar. Por exemplo,"gt; gt; x = 0: (pi / 100): (2 * pi) -" x vai se transformar em uma lista de valores entre 0 e 2 * intervalos Pi Pi / 100. L parte do meio é opcional, e se não colocar um intervalo pré-determinado de 1 é usado (ie, x = 01:10 atribuído a x números 1,2,3, ... 10). Escrever a função na linha de comando. Será algo como isto:"gt; gt; y = sin (x) -"
- Método Vector: Preparando um loop para colocar os valores em uma tor VEC. Vetor atribuições em MATLAB seguir a forma x (i) = 2, onde "i" é qualquer número maior que (não igual a) zero. Você também pode fazer referências a partes do vector que já têm um valor x (3) = x (2) x (1). Olhe para os loops de seção do dicas para obter mais ajuda. Note-se que n é o número que você irá usar para determinar a quantidade de pontos de dados. exemplo:
- método de matriz: Preparando dois loops aninhados, ou um loop dentro do outro. O primeiro circuito de controlo os valores de x, enquanto que os segundos valores de alça e de controlo. Ele pode ajudá-lo a saber o circuito está ativo em um momento se você pressionar a tecla Tab antes do segundo loop. Escrever a equação na segunda espira, a qual será dada a valores de z. Matrizes atribuições seguem a forma x (i, j) = 4, onde "i" e "j" são dois números maiores que zero. Note-se que n é o número que você irá usar para determinar a quantidade de pontos de dados. exemplo:
6
Agora preparar o gráfico.
- Métodos simples e Vector: Grava plot (x) após o loop, se você usou o método de vetor. Se você usou o método simples escreve plot (x, y) e pressione Enter, em seguida, vá para a etapa 8. A forma geral da função é traçar plot (x, y), onde x e y são listas de números. Se você escrever plot (z) z valores contra uma lista de 1,2,3,4,5 ser desenhado, etc. Você pode escolher a cor dos pontos, o tipo de linha utilizada, e como pontos, acrescentou uma corda seguinte argumentos trama. Deve ser algo como plot (x, y, `r-p`). Neste caso, o `r` seria uma linha vermelha, o ";" seria uma linha reta entre os pontos, eo `p` aparecerá pontos da estrela. O formato deve estar entre apóstrofos.
- método de matriz: Grava mesh (x) após os loops aninhados. certificar-se não coloque um ponto e vírgula depois de malha ou trama.
7
Verifique se a função de arquivo linha de chegada é "final" e salve o arquivo. Pule esta etapa se você usou o método simples. Abaixo estão alguns exemplos de código para os métodos de vetor e matriz.
- Método Vector:
- método de matriz:
8
Executa a função. Isto é feito escrevendo o nome (n) na janela de comando, onde "nome" é o nome da função e "n" é a quantidade de pontos que você quer. exemplo:"gt; gt; FibGraph (8)".
9
Exibe o resultado. Será aberta uma janela de gráfico.
- Método Vector:
- método de matriz:
Coisas que você precisa
- O acesso ao MATLAB
- representação gráfica de dados (opcional)