Como aprender a programar em c
6 peças:
Conteúdo
A linguagem de programação C é um dos mais antigos (que foi desenvolvido na década de 70), mas ainda muito poderosas graças a sua simplicidade. Aprender a programar em C também é uma excelente maneira de entrar línguas mais complexas, mais o conhecimento que você ganha será útil em quase todas as linguagens de programação e pode ajudá-lo a desenvolver aplicativos. Para aprender a programar em C, leia os passos abaixo.
parte 1
começo1
Baixe e instale um compilador. O código C precisa ser compilar um programa que interpreta o código em sinais que o computador possa entender. Normalmente, os compiladores são gratuitos e há uma grande variedade disponível para diferentes sistemas operacionais.
- Para o Windows, tente usar o Microsoft Visual Studio Express ou MinGW.
- Para Mac, XCode é um dos melhores compiladores C.
- Para Linux, GCC É uma das alternativas mais populares.
2
Saber o básico. A linguagem de programação C é uma das mais antigas e pode ser muito poderosa. Ele foi projetado para sistemas operacionais Unix, mas tem se expandido para quase todos os outros. A versão moderna do C é C ++.
3
Examina alguns códigos básicos. Confira o programa (muito) básico abaixo para ter uma ideia clara de como alguns dos vários aspectos do trabalho linguagem juntos e como os programas funcionam.
#include int main () {printf("Olá mundo! n")-getchar()-retorno 0-}
4
Tente compilar o programa. Digite o código no seu editor de código e guardá-lo como um arquivo "* .c". Compilar o compilador, normalmente, clicando no botão "corrida" (construir ou corrida.)
5
Sempre comenta em seu código. Os comentários são parte do código não é compilado, mas permitir-lhe para explicar o que acontece. Isso é útil para lembrar o que é o seu código e para ajudar outros desenvolvedores que pode vê-lo.
parte 2
utilizando variáveis1
Ele entende o papel das variáveis. As variáveis podem armazenar dados fornecidos pelos cálculos no programa ou introduzidos pelo utilizador. Antes de poder utilizar as variáveis precisam ser definidas e há vários tipos para escolher.
- Algumas das mais comuns incluem variáveis int, carbonizar e flutuador. Cada armazena um tipo de dados diferente.
2
Saiba como declarar variáveis. Variáveis devem ser estabelecidos ou "declarado" antes de o programa pode usar. Você pode declarar uma variável inserindo o tipo de dados seguido pelo nome da variável. Por exemplo, estas são algumas declarações de variáveis válidos:
flutuador X-carbonizar nome-int para, b, c, d-
3
Você deve saber onde para declarar variáveis. As variáveis devem ser declaradas no início de cada bloco de código (as partes de seu código fechado entre "{}".) Se você quiser declarar uma variável no final do bloco, o programa não irá funcionar corretamente.
4
Use variáveis para armazenar a entrada do usuário. Agora que você sabe o básico de como as variáveis de trabalhar, você pode escrever um programa simples para armazenar a entrada do usuário. Você deve usar uma outra função no programa chamado scanf. Esta função procura a entrada fornecida para cada valor específico.
#include int principal(){int X-printf( "Escrever um número: " )-scanf( "% d", &X )-printf( "Escreveu% d", X )-getchar()-retorno 0-}
5
Manipular variáveis. Você pode usar expressões matemáticas para manipular os dados que você armazenou em suas variáveis. As expressões matemáticas mais importantes a lembrar diferença é que um simples = Ele define o valor da variável enquanto == compara os valores de cada lado para ver se correspondem.
X = 3 * 4- / * Set "X" 3 * 4 * ou 12 /X = X + 3- / * Adiciona 3 para o valor original "X" e define o novo valor da variável * /X == 15- / * Verifica se "X" É igual a 15 * /X lt; 10- / * Verifica se o valor de "X" é inferior a 10 * /
parte 3
Usando instruções condicionais1
Ele entende os conceitos básicos de sentenças condicionais. instruções condicionais são aqueles que executar a maioria dos programas que estão determinados a ser TRUE (verdadeiro) ou FALSE (falso) e, então, agir com base no resultado. A frase mais básica é IF.
- As demonstrações TRUE e FALSE trabalhar em C de forma diferente do que o que você pode ser usado formulário. As afirmações VERDADEIRAS sempre terminam com um valor zero. Ao fazer comparações, se o resultado for verdadeiro (true), então a resposta é "1". Se o resultado é FALSO (falso), então o resultado é "0". Compreender isto irá ajudá-lo a ver a maneira que as instruções IF são processados.
2
Saiba os operadores condicionais básicas. instruções condicionais giram em torno do uso de operadores matemáticos que comparam valores. A lista a seguir contém os operadores condicionais utilizadas com mais frequência:
gt;/* maior do que */lt;/ * Menos de * /gt; = / * Maior que ou igual a * /lt; = / * Menos do que ou igual a * /== /* igual a */!= / * Diferente de * /
10 gt; 5 VERDADEIRO6 lt; 15 VERDADEIRO8 gt; = 8 VERDADEIRO4 lt; = 8 VERDADEIRO3 == 3 VERDADEIRO4 != 5 VERDADEIRO
3
Escrever uma declaração básica IF. Você pode usar IF para determinar o que o programa deveria fazer depois de avaliar a sentença. Você pode combiná-lo com outras sentenças condicionais mais tarde para criar mais complexas múltiplas opções, mas por agora escrever um simples de se acostumar com isso.
#include int principal(){se ( 3 lt; 5 )printf( "3 é inferior a 5")-getchar()-}
4
Usa ou else if mais para expandir as suas condições. Você pode desenvolver IF usando o ELSE e else if para lidar com diferentes resultados. Os ELSE funcionar se a instrução IF é falsa. ELSE IF julgamentos permite que você incluir múltiplo instruções IF em um bloco de código para lidar com vários casos. Veja o exemplo abaixo para ver como eles interagem.
#include int principal(){int idade-printf( "Informe a sua idade atual: " )-scanf( "% d", &idade )-se ( idade lt; = 12 ) {printf( "Apenas você é uma criança! n" )-}mais se ( idade lt; 20 ) {printf( "Ser um adolescente é ótimo! n" )-}mais se ( idade lt; 40 ) {printf( "Você ainda é jovem no coração! n" )-}mais {printf( "Com a idade vem a sabedoria. n" )-}retorno 0-}
parte 4
Aprender a usar os loops1
Aprende a operação dos circuitos. Os loops são um dos aspectos mais importantes da programação, permitindo que blocos de código de repetição, até estarem reunidas condições específicas. Isso facilita a implementação de ações repetitivas e impede que você deve escrever novas instruções condicionais sempre que você quiser fazer alguma coisa.
- Existem três tipos de loops: for (para), enquanto (enquanto) e do ... while (do-tempo).
2
Use um loop for. Este é o circuito mais comum e útil. Ele continuará a executar a função até que as condições sejam respeitadas para os loops. PARA laços exigem três condições: inicializar a variável, a condição de ser cumpridos e a maneira em que esta variável deve ser atualizado. Se você não precisa de todas estas condições, você ainda precisa de deixar um espaço em branco com um ponto e vírgula, caso contrário, o loop será executado para sempre.
#include int principal(){int e-para ( e = 0- e lt; 15- e++-){printf( "% d n", e )-}getchar()-}
3
Use um loop while. Enquanto loops são mais simples do que o PARA. Eles só tem uma condição e desde que essa condição for verdadeira, o loop vai funcionar. Você não precisa para iniciar ou atualizar a variável, mas você pode fazê-lo na estrutura principal do loop.
#include int principal(){int e-enquanto ( e lt; = 15 ){printf( "% d n", e )-e++-}getchar()-}
4
Usa um loop FAZER...ENQUANTO. Isto é muito útil para loops deseja executar pelo menos uma vez. No FOR e loops de tempo, a condição é verificada no início, o que significa que não poderia passar e falhar imediatamente. A do ... while loops de verificar as condições no final do ciclo, garantindo que ele é executado pelo menos uma vez.
#include int principal(){int e-e = 5-fazer {printf("Este ciclo está em execução! n")-} enquanto ( e != 5 )-getchar()-}
parte 5
usando funções1
Aprender o básico de funções. As funções são blocos de código separados, que podem ser usados em outras partes do programa. Eles facilitam a repetição de código e ajudar a tornar o programa mais fácil de ler e modificar. As funções podem incluir todas as técnicas mencionadas anteriormente neste artigo e até mesmo outras funções.
- A linha main () no início de todos os exemplos acima é uma função, tal como getchar ().
- As funções são essenciais para formar códigos eficientes e fáceis de ler. Faça bom uso deles para otimizar o seu programa.
2
Ela começa com um esboço. As funções são melhor criados quando você faz um esboço do que você quer realizar antes de iniciar a programação real. A sintaxe básica para as funções é "nome return_type (parameter1, parameter2, etc.) -". Por exemplo, para criar uma função que adiciona dois números:
int adicionar ( int X, int e )-
3
Adiciona a função de um programa. Você pode usar o esquema para criar um programa que leva dois inteiros que o usuário digita e adicioná-los juntos. O programa irá definir a forma em que opera a função "adicional" e usar isso para manipular os números inseridos.
#include int adicionar ( int X, int e )-int principal(){int X-int e-printf( "Escrever os dois números a serem adicionados: " )-scanf( "% d", &X )-scanf( "% d", &e )-printf( "A soma dos números é% d n" adicionar( X, e ) )-getchar()-}int adicionar ( int X , int e ){retorno X + e-}
parte 6
manter a aprendizagem1
Encontrar um livro sobre programação em C. Este artigo aborda os conceitos básicos, mas só trata os pontos da superfície de programação em C e todo o conhecimento relacionado. Um bom livro de referência irá ajudar a resolver problemas e salvar muitos problemas durante o processo.
2
Junte-se a algumas comunidades. Há muitas comunidades, tanto virtuais e no mundo real, dedicado à programação e todas as línguas relacionadas. Procurando por alguns programadores em C com ideias semelhantes aos seus, com os quais a troca de ideias e códigos e ficar a saber mais.
3
Tomar algumas aulas. Não há necessidade de voltar para a escola para obter um diploma em ciência da computação, mas tomar algumas aulas pode fazer maravilhas na sua aprendizagem. Não há nada mais útil do que ajuda prática de pessoas experientes no campo. Muitas vezes, você pode encontrar aulas em centros comunitários locais e faculdades, algumas universidades também permitem auditar seus programas em ciências da comunicação, sem ter que se registrar.
4
Considere aprender a programar em C ++. Uma vez que você aprendeu a programar em C, não é uma má idéia para aprender a programar em C ++. Esta é a versão mais recente de programação em C e oferece mais flexibilidade. C ++ é projetado com manipulação de objetos e se você dominá-lo, você pode criar melhores programas para praticamente qualquer sistema operacional.
dicas
- Sempre adicionar comentários em seus programas. Fazer isso não só vai ajudar outras pessoas que possam ter um olhar para o seu código fonte, mas também permite que você se lembra o que você escreve eo que você faz. Você pode saber o que fazer no tempo que você escreve seu código, mas depois de dois ou três meses, não vai se lembrar muito.
- Lembre-se sempre para terminar uma frase como printf (), scanf (), etc. com um ponto e vírgula (-), mas nunca entrar depois de uma declaração de controle, como IF loops, ENQUANTO ou FOR
- Quando você se deparar com um erro de sintaxe em tempo de compilação, se você sabe o que fazer, pesquisar no Google (ou algum outro mecanismo de busca) o erro que tinha. As chances são de que alguém tenha experimentado o mesmo problema e publicou uma solução.
- Seu código-fonte deve ter uma extensão * .c para que seu compilador pode entender que é um arquivo de origem C.
- Lembre-se sempre que a prática leva à perfeição. Quanto mais você praticar sobre a programação, melhor você será. Então comece com programas simples e curtas até que você domine e uma vez que você tem confiança suficiente, você pode passar para programas mais complexos.
- Tente aprender a construção lógica. Isso vai ajudar a superar os vários problemas encontrados quando se escreve código.