Compreender o determinismo filosófico

Não temos o livre arbítrio ou nossas ações são determinadas? Esta é uma das questões clássicas da filosofia. Os grandes pensadores ambas as posições têm vindo a discutir o problema durante milhares de anos. A maioria das pessoas já estão familiarizados com a doutrina do livre arbítrio. Esta teoria afirma que nós sempre temos o poder de decidir as nossas acções, independentemente das circunstâncias. Este ponto de vista é popular nas culturas ocidentais, mesmo que isso signifique que, como as pessoas sempre têm controle. No entanto, há um ponto de vista oposto: que muitos pensadores importantes discutir. O determinismo filosófico afirma que nenhum controle e são capazes de realmente ter uma vontade livre. Este artigo é uma breve introdução ao determinismo filosófico em termos simples e explica como ela difere das crenças mais populares sobre o livre-arbítrio.

passos

1
Você deve entender o que realmente é o determinismo. É simples: o determinismo é a crença de que todos os eventos têm causas e que, se há causas idênticas, em seguida, ocorrem os mesmos efeitos. Isto é muito fácil de ver no mundo natural e todas as ciências em que se baseiam. No entanto, pode ser difícil reconhecer como isso se aplica ao comportamento humano (que muitas pessoas consideram é separado do mundo natural). Além disso, o determinismo significa que tudo é previsível, até mesmo o processo de tomada de decisão, e que a decisão de não ocorrer como primeira causa, mas como resultado de um padrão para uma decisão específica a ser tomada depois de terem encontrado critério.
  • 2
    Determinista pode dizer que uma crença do livre arbítrio implica o reconhecimento do sobrenatural. A lógica dita que se o ser humano é parte do mundo natural, seu comportamento deve ser determinista. Para escapar do determinismo, é necessário um elemento sobrenatural. Na cultura ocidental, o que normalmente assume a forma de uma "alma", um "espírito" ou "superior". Para a pessoa que acredita no livre-arbítrio, essa "pessoa mágica" (como poderia chamar determinista) pode tomar decisões de consciência, que prevalecem sobre as causas naturais que governam o resto do universo. Claro, a criação de uma entidade superior, ou alma, é em si perfeitamente determinista.


  • 3
    Você deve entender como isso acontece crença no determinismo. Geralmente, quando se aceita o naturalismo (a ideia de que tudo é parte do mundo natural unificados em um), o determinismo é uma consequência lógica. A maioria dos deterministas rejeitar o livre arbítrio, porque eles primeiro rejeitou o sobrenatural. Para supernaturalistic, o livre arbítrio continua a ser uma ideia lógica, mas para o naturalista, não é. Naturalmente, nenhuma vontade livre (ou, se desejado, o "livre pensamento"), não haveria o determinismo, para que possa ver o determinismo como um ideal revolucionário, uma rebelião contra a ordem sobrenatural existente, defendendo um retorno ao leis "naturais" de existência.
  • 4
    Você deve perceber que o realismo significa no "mundo real." Muitos filósofos acreditam que, se as pessoas são naturalmente motivados a se comportar da maneira que eles fazem (em vez de "escolher magicamente" fazer), devemos ter em conta a ideia de que muitas ações disciplinares (com base na punição) poderia ser irracional . Para o determinista, as pessoas punir (psicológica, económica ou juridicamente) por suas ações ou circunstâncias que estão completamente motivados é logicamente inconsistente. Consequentemente, existe uma culpa reduzida e ênfase punição, e um maior desejo de descobrir as causas ocultas do comportamento humano.


  • 5
    Nota: alguns deterministas, na verdade a maioria (desses compatibilistas e mais incompatibilistas) acreditam que punir as pessoas por suas ações não é logicamente inconsistente. Enquanto alguns perceber que você não pode culpá-los ou fazer as pessoas responsáveis ​​por suas ações, nenhum deles nega a eficácia de um sistema em que determinado comportamento é recompensado e outro comportamento é punido. Nada pode ser mais logicamente determinismo consistente (um conceito que afirma que cada efeito é seguido por algo como uma causa). Este ponto de vista sugere que é possível controlar o mundo ao nosso redor, mesmo comportamento. Em seguida, por meio de punição e recompensa, bem e mal pode ser prevenida e fomentar respectivamente.


  • 6
    Finalmente, você pode decidir se você acredita no determinismo, o livre arbítrio, ou ambos. Se você acredita que as pessoas têm almas, espíritos que sobrevivem a morte, é provável que o determinismo não é para você. Da mesma forma, se você acreditar em qualquer forma de o sobrenatural (fora ou acima do mundo natural qualquer coisa), você provavelmente vai ser difícil aceitar o determinismo. Lembre-se que se você escolher o determinismo, você deve acreditar que é porque você estava motivado a fazê-lo (seja este artigo ou uma variedade de outros possíveis determinantes). Se você optar por livre arbítrio, você deve acreditar que é inteiramente sua decisão e você poderia ter feito de outra forma.
  • dicas

    • Nem todos os deterministas parar de acreditar no livre-arbítrio. Alguns deterministas (Compatibilistas) acreditam que o livre arbítrio refuta não necessariamente o determinismo. Compatibilistas livres geralmente definida como a capacidade de agir de forma voluntária, em vez de ser forçado ou obrigado a agir.
    • Se você é um crente do livre-arbítrio, mas gostaria de um exemplo prático do que é o determinismo, tenta passar um dia inteiro sem usar a palavra "porque". Afinal, você está falando sobre o determinismo. Se a sua crença no livre-arbítrio pode sobreviver um dia sem mencionar as causas de qualquer tipo, sua fé é forte o suficiente para resistir a qualquer argumento lógico.
    • A ideia de que declara que não há livre arbítrio pode fazer você se sentir deprimido e vacío- mas lembre-se que, mesmo que a sua vontade não é livre, mesmo assim é sua e isso é tudo o que você sente e pensa.
    • Pode ser útil para ver o determinismo e a teoria de que o universo está sendo controlada por leis inalteráveis ​​da natureza e, portanto, tornando noções ilusórias de controle pessoal.
    • Se você quer queimar seu cérebro um pouco, tenha em mente que, mesmo se você acredita no livre-arbítrio, deve haver uma razão (uma causa) de modo que você faz. Se você acredita no livre-arbítrio, porque você acredita que as pessoas têm alma, você veio a essa crença por algo, E isso é uma evidência de determinismo!
    • Não cometa o erro de pensar que o determinismo indicam que as pessoas não escolher entre as opções, porque as decisões voluntárias são feitas entre as opções, mas é apenas que qualquer opção escolhida é proposto como o único que pode ser tomada por uma pessoa em particular, num momento em particular e de um grupo de interno e externo em circunstâncias particulares. Para uma pessoa que escolheu o contrário, você precisa de um ou mais dos anterior ou atual em contrário também tem sido fatores.
    • No final, a questão do livre-arbítrio e determinismo não faz sentido. Querendo ou não você tem o livre arbítrio, você vai se comportar da maneira que você faz, seja qual for a causa. Não arruinar qualquer relação social por causa disso. É apenas algo que você deve ponderar.
    • Uma objeção comum ao determinismo é que ele fornece "uma desculpa para tudo", mas a maioria dos filósofos sentem que é um equívoco. O fato de que uma ação é determinada em vez disso eles livremente optou por não alterar a natureza da ação. Determinismo não é "ficar livre de quaisquer problemas, resistiéndote qualquer argumento lógico." As ações têm consequências, se acreditamos no livre-arbítrio, no determinismo ou nada.

    * No entanto, se você é um crente de determinismo, mas gostaria de um exemplo prático do que é o livre-arbítrio, tente passar um dia inteiro sem deliberadamente se comportar. Ou seja, tentar cometer qualquer ação como se você fosse simplesmente uma cadeia de dente de uma máquina, em vez de uma entidade cuja decisões tomadas pela própria vontade e guia consciência de suas ações. Atividades que servem como exemplos possíveis são: sobre acreditar que você foi dormir com a mulher do teu próximo plano de férias usando o Big Bang para mapear seu itinerário previamente estabelecido pela chance- defender-se na tribunal de polícia local para dizer ao juiz que as manchas solares forçado você exceder o limite de velocidade. Isso deve ser muito instrutivo que a relação entre o que você pode acreditar na teoria e na prática o que é (que às vezes é antagonista), na realidade (a metafísica, independentemente se o determinismo é verdadeiro ou falso). Se a sua crença no determinismo pode sobreviver um dia sem qualquer comentário deliberada de qualquer espécie, a sua fé é forte o suficiente para ser implementado.

    avisos

    • A maioria dos deterministas também são ateus ou agnósticos (), naturalistas ou livres-pensadores. Se esses pontos de vista são atraentes para você, o determinismo poderia ser algo que você gostaria de saber mais. Se você estiver incomodado (ou ofende), você pode não querer discutir este assunto com determinista. Discutir livre-arbítrio e determinismo é necessária uma avaliação de muitas crenças mais profundas, que podem não ser sempre uma experiência agradável.
    Artigos Relacionados