Como escrever um currículo

6 Métodos:preparação currículodesenho curricularresumo cronológicocurrículo funcionalCurriculum combinadoRealça o conteúdo

Um currículo é uma forma de auto-promoção que, quando feito corretamente, isso mostra que suas habilidades, sua experiência e realizações profissionais corresponder às exigências do trabalho para o qual você está se candidatando. Este guia vai fornecer três maneiras de fazer o seu currículo e orientá-lo para criar e conteúdo de design para destacar suas habilidades, a fim de capturar a atenção do leitor.

método 1
preparação currículo
método 2
desenho curricular
1
Dale formatar texto. A primeira impressão que o empregador em seu currículo será o texto. Por essa razão, é muito importante que você alcançar a primeira impressão direita. Escolha um tipo de profissional letra tamanho 11 ou 12. Times New Roman é a fonte serif clássico, Arial ou Calibri mas são duas das melhores opções "sans-serif".
  • Você pode usar fontes diferentes para diferentes partes do seu currículo, mas tentar limitar a um máximo de dois. Em vez de alternar entre as fontes, as tentativas de criar seções específicas em negrito ou itálico.
  • A fonte do cabeçalho e da introdução de uma seção pode ser tamanho 14 ou 16, pois de outra forma não tem que usar um tamanho muito grande.
  • O texto deve ser sempre impresso com tinta preta sólida. Certifique-se de desligar o hyperlinks (como e-mail) para não imprimir em azul ou outra cor contrastante.
  • 2
    Definir a página. A página deve ter uma margem de uma polegada (2,5 cm) com um espaçamento de 1,5 ou 2. O corpo do currículo deve ser alinhado à esquerda e o cabeçalho deve ser centrado na parte superior da página .
  • 3
    Criar o cabeçalho. Esta é a seção localizada na parte superior do currículo e fornece todas as suas informações de contato, incluindo seu nome, endereço, e-mail e número de telefone. O seu nome tem que ter um tamanho de letra um pouco maior, 14 ou 16. Insira seu número de telefone de casa e móvel, se você tem ambos.
  • 4
    Determina o design. Existem três formatos gerais para criar um CV: cronológica, funcionais e de combinação. O estilo de design vai depender do seu histórico de trabalho e do tipo de trabalho que você apresenta.
  • O resumo cronológico é usado para mostrar um crescimento estável em um campo profissional específico. Este tipo de resumo é ideal para alguém que tem que trabalhar dentro de sua orientação profissional para demonstrar uma maior responsabilidade ao longo do tempo.
  • currículo funcional estão focados em habilidades e experiência, ao invés de uma história de trabalho. Estes são ideais para alguém que tem tempo de inatividade ou experiência adquirida trabalhando de forma independente por um tempo.
  • O currículo combinado são a combinação de funcional e cronológica. Eles são usados ​​para demonstrar as habilidades específicas e como eles foram adquiridos. Se você desenvolver um certo conjunto de habilidades, trabalhando em vários campos relacionados, então este é o melhor projeto para você.
  • método 3
    resumo cronológico
    1
    Liste a sua história de trabalho. Porque é um resumo cronológico, o trabalho deve ser listados em ordem cronológica, o emprego mais recente. Ele inclui o nome da empresa, localização, a sua posição, seus deveres e responsabilidades enquanto você trabalhou lá, e a data em que foram contratados.
    • Pode ser benéfico se você primeiro colocar a posição de demonstrar a sua posição em cada trabalho, mas você também pode optar por colocar o nome da empresa em primeiro lugar. Não importa o que você escolhe manter essa ordem em todo o lista.
    • Para cada perfil, escreve os "grandes realizações" ou "realizações" com uma breve descrição de algo importante que você realiza nesta seção trabalho.
  • 2
    Ele fornece seu histórico acadêmico. Tal como acontece com o trabalho, você tem a lista a sua educação em ordem cronológica, colocando primeiro a sua educação mais recente. Ele inclui todos os títulos universitários, escolas profissionais ou estágios em que você participou. Se você se formou com um título, digite o nome eo ano em que você o recebeu. Se você não mudar, basta digitar o ano cursaste ea data em que vai se formar.
  • Em cada lista fornece o nome da universidade / programa, endereço e título ou área de estudo.
  • Se você tivesse um GPA (Inglês, ponto de classe média) de 3,5 ou mais, certifique-se de escrevê-lo juntamente com o título de informação / escola.
  • 3
    Fornecer suas qualificações ou habilidades especiais. Uma vez que você tenha listado as informações mais importantes, como a experiência de trabalho e educação, você pode optar por listar qualquer outra coisa que você acha que é importante. Criar uma seção chamada "habilidades especiais" ou "excepcionalmente qualificados" com uma lista dessas coisas.
  • Se você tem um bom nível de conhecimento em mais de uma língua, escreva nesta seção. Certifique-se de escrever o que você nível, como um iniciante, intermediário, amador, avançado, fluente, etc.
  • Se você é um especialista em uma determinada área de trabalho que outros candidatos não podem, para a programação exemplo computador, incluindo seu nível de experiência nesta seção.
  • 4


    Faça referências. Você terá de fornecer pelo menos 2-4 referências profissionais (pessoas que não são parentes ou amigos) com o seu nome, a relação que têm com você e informações de contato, incluindo seus nomes, endereços e e-mails.
  • As melhores referências é um gerente ou alguém superior a você no seu trabalho, ou talvez um professor universitário cuja classe que você era bom.
  • O lugar você se apresenta pode entrar em contato com essas pessoas, para que você sempre chamá-los com antecedência para que eles saibam que você escolheu como referência porque você está aplicando para um trabalho.
  • método 4
    currículo funcional
    1
    Ele fornece seu histórico acadêmico. Tal como acontece com o trabalho, você tem a lista a sua educação em ordem cronológica colocando a sua educação mais recente primeiro. Ele inclui todos os títulos universitários, escolas profissionais ou estágios em que você participou. Se você se formou com um título, digite o nome eo ano em que você o recebeu. Se você não mudar, basta digitar os anos cursaste o programa ea data em que vai se formar.
    • Em cada lista fornece o nome da universidade / programa, endereço e título ou área de estudo.
    • Se você tivesse um GPA (Inglês, ponto de classe média) de 3,5 ou mais, certifique-se de escrevê-lo juntamente com o título de informação / escola.
  • 2
    Apresentar seus prêmios e conquistas. Se alguma vez recebeu um prêmio ou reconhecimento especial, escrever nesta seção com o nome, a data eo objetivo do prêmio. Algo comum para listar aqui é a sua presença no "quadro de honra" da faculdade para o seu alto GPA. Faça parecer tão bem sucedido e trabalhador como você pode adicionar tantos prêmios quanto possível.
  • Se você tinha um emprego em que você recebeu uma honra especial, eu anotá-la aqui também.
  • Mesmo se você recebeu um prêmio de voluntariado, você também pode escrever nesta seção. Ele destaca as coisas maravilhosas que você fez e por que foram reconhecidos, independentemente das circunstâncias.
  • 3
    Escreva suas habilidades especiais. Enquanto os "prêmios e conquistas" é muito específico, a seção de habilidades é muito mais geral. Criar uma pequena lista de seus traços pessoais positivos. Por exemplo, pontual, extrovertido, entusiasta, dedicado, ou jogador de equipe.
  • 4


    Ele fornece seu histórico de trabalho. Porque esta não é a parte mais forte do seu currículo, você tem que escrever o final para o empregador a ler as suas realizações mais impressionantes em primeiro lugar.
  • Você tem que incluir sub cabeçalhos para o tipo de experiência que você forneceu cada trabalho, como "experiência administrativa", "experiência jurídica" ou "experiência financeira".
  • Em cada trabalho, ele menciona o nome da empresa, a cidade em que está localizado, sua posição, seus deveres e responsabilidades, bem como a data.
  • Opcionalmente, você pode incluir um cabeçalho em negrito abaixo de cada descrição de trabalho, dizendo que "grandes realizações" ou "realizações" e descrever há dois ou três realizações, ou a principal conquista nessa posição.
  • 5
    Liste a sua experiência de voluntariado. Se você fez voluntário em sua vida, faça uma lista deles nesta seção. Escreva o nome do programa, a data em que você trabalhou lá ou o número total de horas que eram voluntárias, e suas responsabilidades.
  • 6
    Ele fornece referências. A última coisa a mencionar em seu currículo é uma lista de dois a quatro referências pessoais não têm de ser familiar, mas as pessoas com quem você se relaciona profissionalmente. Você pode considerar um empregador anterior, um professor, ou um voluntário coordenador serviços para adicionar as referências de página.
  • Indica o nome da pessoa, seu relacionamento com você, endereço, endereço de e-mail e número de telefone.
  • O lugar você se apresenta pode entrar em contato com essas pessoas, por isso sempre chamá-los com antecedência para que eles saibam que você escolheu como referência porque você está aplicando para um trabalho.
  • método 5
    Curriculum combinado
    1
    Escolha o que você deseja formatar. Desde que você está escrevendo um resumo da combinação, não existe um guia formato rígido ou limites que você tem que manter. Diferentes pessoas terão seu currículo combinação muito diferente, então se concentrar no que você é bom. Além de seu trabalho e experiência educacional, você pode incluir habilidades, prêmios e conquistas, história de serviços voluntários e qualificações especiais.
  • 2
    Liste a sua história de trabalho. Isto pode ser feito de duas maneiras. Por um lado, se o seu histórico de trabalho inclui posições em mais de uma área, você tem que listar os trabalhos em sub cabeçalhos funcionais, que categoriza as habilidades que você aplicadas em cada caso particular. Por outro lado, se você puder provar que sua história de trabalho destaca principais habilidades de desenvolvimento que querem promover, você pode querer listar o histórico de trabalho em ordem cronológica, sem incluir qualquer cabeçalho de sub.
  • Certifique-se de escrever informações gerais para cada função / cargo, que inclui o nome da empresa, localização, seu escritório, suas tarefas e a data em que você trabalhou lá.


  • 3
    Ele fornece informações sobre sua educação. Os detalhes devem mencionar sobre a sua educação são o mesmo pacote em outros tipos de currículo, a diferença está em onde você coloca a informação. Mencionando cada escola, faculdade ou escola profissional que você foi, você tem que indicar o nome ea localização da instituição, título ou certificado obtido e os anos estudados.
  • Se a sua média de notas ( "GPA") foi de 3,5 ou mais, você também pode querer mencioná-lo.
  • 4
    Menciona outras informações relevantes. Depois de ter escrito sobre o seu trabalho e história da educação, fazer uma lista de qualquer outra informação que você sente pode ser útil para o seu empregador. Você pode incluir qualquer uma das secções adicionais qualificações especiais, habilidades, prêmios e conquistas, ou serviço voluntário.
  • 5
    Ele fornece referências. 2-4 inclui referências profissionais (não parentes ou amigos) com suas informações por contacto ou seja, os seus nomes, sua relação com você, seus endereços, e-mails e números de telefone.
  • método 6
    Realça o conteúdo
    1
    Crie títulos que chamam a atenção do empregador. Olhe para os títulos de seus postos de trabalho e analisa se eles são interessantes e descritivo. Em vez de digitar você era caixa, você pode colocar você fosse um atendimento profissional, ou em vez de escrever que você é secretário, indica que você é um assistente administrativo. Apesar de não ter que usar um cargo enganosa, basta pensar o quão bem o título descreve o trabalho e como é interessante.
    • Por exemplo, a palavra "gerente" não descreve o que ele consegue. Em vez disso, "o pessoal de vendas gerente" ou "gerente executivo" pode ser mais descritivo e desejável em um trabalho títulos currículo.
    • Visite a Occupational Outlook Handbook (Occupational Outlook Handbook) do Bureau of Labor Statistics (Bureau of Labor Statistics) para ver uma lista alfabética de títulos de trabalho e ter idéias de como fazer seus títulos são mais descritivo.
  • 2
    Use palavras-chave estrategicamente. Porque atualmente os empregadores verificar o currículo com um software especial para determinar a presença de determinadas palavras-chave para filtrar palavras e que uma pessoa analisar a poucos escolhidos, você tem que certificar-se de seu currículo contém todas as medidas adequadas para palavras da indústria e trabalho específico ao qual você se apresenta.
  • Olhe para as palavras usadas pelo empregador em publicidade. Se o empregador mencionado pesquisa como uma habilidade necessária, não se esqueça de incluir no seu CV a palavra "pesquisa" ou "investigador" em pelo menos uma descrição do trabalho ou habilidade.
  • Embora, você tem que evitar o uso de cada palavra mencionada na publicação porque o seu currículo vai olhar desconfiado.
  • 3
    Use verbos de ação para descrever suas realizações e responsabilidades. Desta forma, você vai se destacar suas habilidades e capacidades para realizar o trabalho para o qual você se apresenta. Use verbos que descrevem as suas responsabilidades e, em seguida, certifique-se de começar as descrições de trabalho com esses verbos. Por exemplo, se você fosse uma recepcionista, você pode usar verbos como "Eu organizada", "assistiu" e "prevê", e descrevem as tarefas que dizem "compromissos organizados", "Eu participei de clientes" e "I prestou apoio administrativo."
  • 4
    Verificar ortografia e revê o currículo. Você tem que dar importância a esta etapa. Leia as currículo várias vezes e pedir a alguém para verificar para você. Em seguida, pedir a outra pessoa para lê-lo afastado. Erros de ortografia e gramática em seu currículo vai fazê-la descartado independentemente de suas habilidades e experiência.
  • Cuidado com os erros de ortografia, os erros gramaticais, informações de contato incorreta, erros tipográficos e mau uso de acentos, plurais e possessivos.
  • Verifique duas vezes o currículo para garantir que sua forma está correta e que você não se esqueceu de alguma informação importante.
  • dicas

    • Promover a si mesmo. Não basta dizer-lhe o potencial empregador que "respondeu telefones" em seu trabalho anterior, mas "você dirige um sistema de telefone de cinco linhas maneira cortês e oportuna."
    • Seja criativo. Isso não significa que você tem que usar fontes com cores ou spray de perfume em seu currículo antes de colocá-lo no correio, mas sim listas com marcadores, negrito, letras maiúsculas e organização cuidadosa de informações pode se destacar outros candidatos. Lembre-se que os empregadores ver o currículo para uma média de 7 segundos antes de decidir o que ler ou jogar fora, então você precisa agarrar a sua atenção sobre as habilidades e realizações que o fazem a melhor escolha para que pouco tempo.
    • Faça o seu currículo é real e não como "bom demais para ser verdade".
    • Compre um bom papel branco de qualidade e envelopes que combinam se você decidir enviar o currículo pelo correio. Certifique-se de imprimir o endereço e o endereço do remetente nos envelopes. Isto é muito importante quando você aparece para um emprego como secretária, assistente administrativo ou paralegal, onde se espera que a pessoa sabe como preparar e imprimir envelopes para correspondência.
    • Prepare um currículo para cada trabalho. Ao analisar o anúncio de emprego que você vai entender o que o empregador procura. Por exemplo, se um trabalho requer o candidato tem entre 3 e 5 anos de experiência, certifique-se de enviar a versão mostra claramente que têm as qualificações desejadas.
    Artigos Relacionados