Como analisar um poema

2 partes:

Determinar o significado de um poemaReconhecer os recursos poéticos presente

Você acha que lendo e discutindo poesia é como tentar decifrar uma língua perdida e antiga? Não tenha medo! Siga os passos abaixo para saber como decifrar corretamente um poema entender seu significado e identificar os recursos que o poeta usado para que o significado é claro.

parte 1
Determinar o significado de um poema
1
Leia o poema mesmo tempo suave e lentamente. A primeira vez que você ler um poema, detecta se você sentir algo em seu coração alguma ligação emocional com o que o autor diz, as coisas que lembrá-lo de experiências pessoais detalhadas, coisas que você não gosta ou agradáveis, etc. Pense assim: "O que me faz sentir assim? Por quê? porque não?". Estas reacções irá ajudá-lo a se concentrar no tipo de resposta que o poeta procura criar no leitor.
  • Por exemplo, ler o poema Bliss Carmen "The Song of the Wanderer". Sua primeira impressão pode estar vivo, com muitas camadas de gelo nas bordas ou a transição do verão para o outono cores. Pode evocar lembranças de momentos na floresta quando as folhas estão em mudança completa.
  • 2
    Leia o poema de novo e procurar o significado literal do poema. O significado literal é a versão mais direta do poema e não se refere a qualquer dispositivo poético. Traduziu o poema a um diário espanhol. Como você dizer a um amigo a história do poema? Pense assim: "O que é a definição do dicionário mais comum para a palavra ou frase?". Este passo pode ser difícil, mas lembre-se que toda a boa poesia, embora pareça incrivelmente inacessível, contém palavras que tem um significado literal.
  • A história de "A canção Wanderer" conta a presença do poeta para a mudança do verão para o outono. Para ele, a temporada de outono é o mais cativante, que faz refletir sobre a transformação das folhas.
  • 3
    Leia o poema novamente para encontrar o sentido conotativo do poema. Tome várias palavras-chave ou frases do poema e leva em conta os tipos de conotações que eles têm. Pergunte a si mesmo: "Por que o autor escolheu esta palavra e não outro?". Relacioná-la com suas primeiras reações freqüentes significados conotativos, ao invés de denotativo, são aqueles que estão ligados com as nossas emoções.
  • Por exemplo, tomar a palavra "mãe". O dicionário define-o como "pai". Agora, a palavra "mãe" provavelmente irá produzir certas emoções e sentimentos cria uma imagem mental. Você poderia pensar em conceitos como amor e segurança ou você poderia pensar em sua própria mãe. Emoções e sentimentos que cria uma palavra é o que é chamado de "sentido conotativo".
  • Por exemplo, pegue a frase "sangue cigano" de "The Song of the Wanderer". Tecnicamente, o sangue cigano refere-se ao sangue de alguém com Roma descida. No entanto, no poema, a conotação de "sangue cigano" evoca um espírito errante. O poeta pode ter uma casa ou um lugar permanente para viver, mas quando o outono, de repente você se sente inquieto vinda.
  • 4
    Pesquisar o significado simbólico do poema. Grava toda alusão a reconhecer referências símbolos, etc. Pergunte a si mesmo: "O que poderia dizer? Por quê? ".
  • Em "Song of the Wanderer" leva em conta a palavra "nativo". O verso diz: "O outono é algo que é nativa do meu sangue". Neste caso, a palavra "nativo" não significa que o orador nasceu com a queda no sangue. Pelo contrário, é uma representação simbólica do conceito de que o orador se sente como se tivesse nascido para ser parte da queda, não mais vivo do que durante a queda e sentir que esta estação é uma parte inerente do mesmo. "Nativo" significa "intrínseca", "encantador", "alegre".
  • Outro exemplo seria a palavra "luz". Isso não poderia referir-se a sua condição literal de ser o oposto da escuridão, muitas vezes, "light" é usada para simbolizar conhecimento, verdade, paz, alegria ou espiritualidade.


  • 5
    Faça uma pausa e perguntar a si mesmo: "O que o autor quer dizer? Qual é o propósito deste poema? Que tipo de reação é tentar provocar nos leitores? Por quê? ". Tente identificar o objectivo da sua escrita.
  • Em "A canção Wanderer," Carmen escreve, a fim de celebrar a transição do verão para o outono. Ele quer expressar o que você sente quando as folhas começam a mudar e a inquietação repentina que ele oprime.
  • parte 2
    Reconhecer os recursos poéticos presente
    1
    Comece analisando diferentes partes do poema. A análise descreverá a seguir irá ajudá-lo a analisar como o autor alcança esse efeito ou essa tarefa, para além o que efeito ou propósito. Para fazer isso, devemos explorar licença poética, voz, audição e muito mais.


  • 2
    Identifica o orador ea audiência. Existe uma pessoa específica falando? Será que o orador é o poeta? Embora o orador é o poeta, na sua análise, você deve sempre consultar o orador como "o orador". Como para o público, a quem os endereços de alto-falante? É um grupo específico? Será que o público ajuda a definir quem é o orador?
  • O alto-falante de "The Song of the Wanderer" é o poeta. todos os outros "bums" Ele vai, a pessoas de se mover em torno das folhas em mudança. No entanto, para ele, os desabrigados são aqueles que se deleitam com as mudanças que ela traz a queda, não necessariamente os sem-teto na rua.
  • 3
    Determina a estrutura e organização do poema. Faz o poema segue uma narrativa? Existem idéias, agrupadas em seções diferentes? Será que cada verso é sobre um assunto diferente ou há um tema constante ao longo do poema? Como ele está fisicamente organizado? É de comprimento, tem estrofes ou versos separados?
  • "A Song of the Wanderer" tem três estrofes compostas de quatro linhas cada. O tema do poema é o que inspira natureza (outono).


  • 4
    Determina o esquema de rimas do poema. Há muitos tipos diferentes de rima. Isso ajuda o poema tem uma musicalidade agradável. Ele também pode ser usado para reforçar ainda mais o significado e forma do poema. Existe um significado por trás do uso da rima? Será que ela insiste numa ideia específica no poema?
  • As rimas finais são uma das rimas mais comuns. Quando a última palavra de um verso rima com a palavra final de outro verso é considerado a rima final. Em "Fable das moscas" Felix Maria Samaniego, versos "corações humanos / perecendo nas prisões", são versos cujo último duas palavras têm rimas finais.
  • As rimas internas são quando as palavras localizado no meio de uma rima verso com outras palavras no meio de outro verso. Em um poema de Garcilaso de la Vega ver: ". Eu vi outra figura de um jovem, que veio de mãos dadas com forma cortês Febo" As rimas internas neste caso são "jovens" e "Febo".
  • As próprias rimas são aquelas palavras que rimam exatamente, por exemplo, as palavras "gato" e "pato" são rimas perfeitas.
  • Os asonantes rimas são as palavras que rimam, mas não completamente exatamente. Eles também são chamados de "rimas imperfeitas". Por exemplo, as palavras "criança" e "Alive" tem assonância, porque o seu som é muito semelhante, mas acabam maneira muito sutil. Este tipo usa rimando assonância e consonância. Assonância é quando duas palavras rimam vogais, enquanto a linha de consoantes é quando duas palavras são as mesmas.
  • 5
    Analisa o poema como seus recursos poéticos. recursos de pesquisa de som (aliteração, assonância etc.), imagem (detalhes sensoriais, imagens de palavras, etc.) e assim por diante. Pense assim: "Que tipo de recursos de linguagem utilizada pelo autor? De que forma esses recursos para ajudar a alcançar o objetivo do autor? ".
  • Que imagens que o autor usar? Você usa uma metáfora, simile ou personificação? Em "A canção Wanderer" Carmen personifica a folha, disse ser uma mulher e que "chamadas e chama cada um vagabundo pelo nome." Ao converter a folha em uma mulher, Carmen paralelo entre a idéia de uma mulher sedutora que o tenta com o Outono e convida a entrar na floresta e revela a sua beleza.
  • Será que o poeta faz uso de aliteração? Aliteração é quando as palavras do mesmo versículo começar com a mesma letra. Por exemplo: "o terrível tigre breve engolir o touro traumatizada."
  • Como você definir a língua (ou fala) do poema? Será que o autor escolheu para colocar palavras específicas no poema por algum motivo particular? É o florido idioma? ¿Raw? Sad? Em "Song of the Wanderer", dicção é fantasiosa, mas cheio de paixão. A cor vermelha da paixão, é usado em todo o poema. Sangue, folhas carmesim, escarlate maples, as montanhas de chamas aparecem no poema que dá uma sensação de vitalidade e paixão.
  • 6
    Tire suas próprias conclusões. Qual é o assunto ou alvo do poema? Que recursos do poeta usado para transmitir o tema ou idéia principal? Como você usou? Se você foi convidado a fazê-lo, Escreva suas descobertas em um ensaio analítico.
  • dicas

    • Se você ainda tiver dificuldade para entender o que o autor está tentando dizer através do poema, ligue-o novamente ler várias vezes. Preste atenção ao tipo de emoções que provoca-lo. Muitas vezes, o objetivo do poeta simplesmente vai ajudar os leitores a sentir uma certa maneira ou de perceber a realidade de uma cena imaginária.
    • Tente não ficar frustrado. Alguns poemas pode ser muito desafiador para entender. Apenas a prática! Não desista, porque aprender a apreciar a poesia complexo é uma habilidade que leva tempo para se desenvolver.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados