Como ler poesia
Você provavelmente já leu um poema antes, mas você já leu o poema como é suposto ser lido? Poetas gastam muito do seu tempo e pensamento para o arranjo e formação de seus poemas para que, quando ler, produzir um som específico, ou certas palavras ou significados são enfatizadas. Tudo isto é, para além do trabalho, e quando lido correctamente, o poema pode ser visto na sua totalidade.
passos
1
Compreender o uso de linhas, estrofes (em outras palavras, parágrafos dos poemas), e pontuação. A poesia não é apenas fantasiosas palavras que rimam. Pense nas muitas maneiras que você pode dizer uma oração que você quer dar a entender que a pessoa com quem você está falando.
- Por exemplo, você poderia dizer "vem aqui" a um amigo. Se você escreveu um romance, você escrever algo como: "vem aqui," Eu pedi. Ou você pode dizer: "vem aqui," Eu disse insidiosamente. Você também pode dizer: "vem aqui!" Por si só, as duas palavras têm conotações diferentes dramaticamente quando estavam juntos. O mesmo se aplica à poesia.
2
Entende que o uso das palavras dos poetas é mais restrito do que o escritor casual. Um poeta vai trabalhar dentro de um ritmo e métrica definido para usar as palavras de formas surpreendentes e inesperadas, sempre que este é de agradar ao leitor.
3
Note-se que só porque uma linha não significa apenas terminou a oração e você deve fazer uma pausa. A pausa que você tome respiração é feita na pontuação, não importa onde ele ocorre na linha. Tomemos por exemplo o primeiro parágrafo do poema de Alfred, Lord Tennyson, "A morte de Cenone":
4
Olhe para as frases. Note-se que, por vezes, uma linha termina com uma vírgula, e às vezes não. Se você ler este: "É aí que reside um vale no Ida, mais bonito, (pausa, pausa) todos os vales de colinas jônicas. (Pausa, a pausa)". Você pode se perguntar por que o poeta escreveu um poema que não flui. A razão é porque eles estão lendo como "cantando uma canção". Tente lê-lo novamente, mas desta vez sem a formatação.
5
Olhe para trás em como você lê-lo. As chances são de que, desta vez você já parou "Ida," e você fez "mais bonito" fluir com "que" sem pausa. Note-se que a ênfase é ainda sobre "Ida," mas a construção "mais bonito" e "tudo" Eles adquiriram uma emoção mais forte porque você disse com um sotaque pesado, dando um som restrito e feridos. Este poema foi escrito mais como um parágrafo de uma matéria, ou como um monólogo para um jogo. Nota sons como os diferentes quando você lê uma história completa e não como uma balada!
6
Volte e leia o poema agora com as quebras de direito, a sua mente enquanto lê-se sentir como um parágrafo. Nota: Isso requer prática! Provavelmente, você tem que lê-lo em voz alta várias vezes antes de acertar. Quando terminar, você vê que você tem sido capaz de acompanhar a história a ser transmitida? Na maioria das vezes, quando você lê um poema como uma balada (com pausas no final de cada linha), você pode ser pego tentando manter-se, tornando-se difícil você pode se concentrar no próprio poema.
7
Medo não encontrar as palavras que você desconozcas. Isso já deve ser óbvio, mas você pode sempre saltar uma palavra e acho que o seu significado "pistas de contexto" ou "significado implícito"Como nos foi ensinado na segunda série. Encontrar as palavras que você não conhece, e até mesmo as palavras que você acha que sabe, mas talvez você não está tão certo sobre isso. Pode surpreendê-lo como poemas pode alterar as cores em sua cabeça.
dicas
- Ler poesia pode ser simples. Se você deixá-lo, ele pode tornar-se mais do que esperávamos, e você vai aumentar o seu conhecimento no processo.
avisos
- A poesia pode ser uma experiência emocional intensa quando lido corretamente. Divirta-se!